Pular para o conteúdo principal

A cidade de Ourilandia do Norte

No inicio da década de 80, nos últimos cinco anos de governo da ditadura militar, a Construtora Andrade Gutierrez, apropriou-se uma área de 400.000 hectares, no município de São Felix do Xingu-Pa, para implantação de um projeto de colonização particular, as proximidades da reserva indígena Xikrins do Cateté, como a empresa pretendia construir um projeto com agricultores que chegassem com recursos, dando prioridade para agricultores oriundos do sul do país, principalmente do Paraná, que pudessem logo de chegada comprar lotes na área urbana e rural, os pobres dos Estados do norte e nordeste não tinham possibilidade. Com abertura de estrada de Xinguara à sede do projeto, denominado Tucumã, a empresa construiu uma Guarita, na linha divisória, para evitar a entrada daqueles que não se enquadravam às suas exigências, dando margem para constituição, próximo a Guarita, de uma sempre crescente vila.Ourilândia do Norte, hoje município do sul do Pará, com uma população em torno de 35.000 habitantes, oriundos de vários Estados do Brasil, com predominância de maranhenses, paraenses, goianos, mineiros, tocantinenses e piauienses, paranaenses e gaúchos e é criado a partir deste processo seletivo promovido pela Construtora Andrade Gutierrez. Ourilândia do Norte que se tornou município em 1988 já passou por vários ciclos econômicos, tendo como iniciativa primeira a exploração de garimpos de ouro, depois a exploração madeireira, tem desenvolvido a agropecuária, baseada no gado leiteiro e o cultivo de cultura alimentares e cacau. Recentimente com a chegada da empresa de Mineração VALE. Ourilândia tem passado por diversas mudanças.

O que mais me encanta nesta cidade são as pessoas. É uma região em crescimento e com poucos recursos, sem grandes prédios ou construções luxuosas, mas percebo que as pessoas aqui são mais felizes. Não vejo ninguem reclamando da vida, muito pelo contrário, todos me receberam com sorrisos... Agradeço a todos os amigos paraenses pelo carinho que eu e minha família fomos recebidos!!!!!!

Comentários

Paulo disse…
Oi td bm gostaria que tvessem mas fotos da cidade de ourilandia pois estou indo trabalhar em breve em sua cidade um abraço
Paulo disse…
oi td bm gostaria que tivessem mais fotos da cidade pois em breve irei para a mesma a trabalho
Anônimo disse…
prazer. kassio guimaraes.. sou estudante.. e estou meio que ancioso, e preocupado ao mesmo tempo.. pois estou a me mudar para ourilandia.. e como um bom "navegador" procurei sites e fotos dessa cidade.. para me preparar melhor.. bom mas a preocupação cresce, ainda sou estudante.. e estou de mudança para a cidade no intenção de vida melhor.. mas pelo pouco que sei.. me parece que ae ainda nao tem faculdade.. tem uma da vale mas ainda esta em construção..rsrs e oportunidade de emprego, para quem ainda esta tentando ingressar nessa vida? tem?.. bom espero que com sua ajuda, eu possa me informar mais.. desde ja agradeço de coração.. ATT Kassio Guiamaraes.. de Araguaina-TO para Ourilandia do Norte- PA

kassioak@hotmail.com
Anônimo disse…
Oi Monique,, conheci essa cidade de ourilandia do norte quando ela se chamava GURITA-I E GURITA-II, ajudei e elege o 1º prefeito de ourilandia... o sr. (MANOEL DE MELO), que após 2 anos de mandato, foi cassado pela pressão do povo.. então o vice prefeito, sr.(Geronimo Cabral) terminou essa gestão que começou desastrosa... laurencio dias.... GYN-GO
Anônimo disse…
Ola monique
Anônimo disse…
Monique ai em ourilandia, conheci muitas figuras (pessoas), que ajudaram essa cidade a se desenvolve pessoas como o SR. Atonio Correia, que lutava muito pelo Setor aeroporto.o Sr. Zervalto que lutou muito pelo esporte dessa cidade.. o Sr. Salomão que oi o primeiro presidente da camara de vereador. Desse mun.gente que fizeram a historia dessa cidade... gente como a prof. MARIA BATISTA (COLEGIO EST. MADRE TERZA)GENTE FINISSIMA.... L DIAS -GYN-GO.....
Alber disse…
Oi Monique, me chamo Luiz Alberto e estou indo a cidade pois fui convocado para trabalhar na prefeitura através do último concurso público datado de 2007. Gostaria de saber de você, como anda a cidade do ponto de vista de obras, pois sou engenheiro civil e do ponto de vista político e as perspectivas de crescimento da cidade.
Dia 13/07/09 estarei na cidade para me apresentar na prefeitura para ver as condições de trabalho, pois a última vez que fui a cidade foi rápido demais. Aguardo sua resposta em meu email pessoal: luizsousan@gmail.com. Parabéns pelo blog.
abraços
Anônimo disse…
sou tecnico em informatica, e pretendo montar uma empresa em Ourilandia PA>...
se alguem poder me dar uma força... meu msn é danilloassistencia hotmail.com
63 84051076
joão pedro disse…
OI MONIQUE! GOSTARIA QUE ME ENVIASSE MAIS FOTOS DO CENTRO DE OURILÂNDIA DO NORTE COMO POR EXEMPLO OS SUPERMERCADOS COMO O GIRO SUPERMERCADOS E OUTROS MAIS. AGRADEÇO. BJS
leilinhajp@hotmail.com
izabel242 disse…
Oi Monique sou de Dom Eliseu Pará.
Meu nome é Izabel.
Me esclarece uma dúvida.
A cidade de Ourilandia já esta toda no asfalto ou ainda continua na poeira?
Me falaram que ai em vez de se chamar de Ourilandia devia se chamar de Poerilandia por que tem muita poeira!
Isso é verdade?
elton silva disse…
gostei do blog é muito otimo mesmo ok
Denise disse…
Oi!seu blog é bem informativo.
Me chamo Denise e sou de Aracaju Sergipe gostaria de manter contato com vc pois tb estarei indo para essa cidade.
Por favor anote meu msn preciso exclarecer algumas dúvidas.Desde já agradeço e espero anciosa por contato.
denise.teprolim@hotmail.com
Anônimo disse…
Olá Monique, adorei seu Blog! sei que ja não esta mais morando em Ourilãndia, mais gostaria de saber se vc tem alguma informação sobre o supermercado Igarapé que abriu no final do ano passado?

Meus msn é: Annyrosa@hotmail.com
Anônimo disse…
Oie!!!! Moça gostaria de saber sobre um rapaz chamado salomão junior irmão da juliana, que faleceu em um acidente de carro no dia 03/10/10 no dia da eleição como foi???????? tem como vc me informar pois,cheguei de viagem ontem e liguei para o telefone dele estou sem nenhuma informação . obrigada!!!!!!!!!!!
Monique Souza disse…
Oi, obrigada pela visita ao Blog. Infelizmente não estamos mais em Ourilandia, ficamos na obra em Ourilandia até 08/2010, por isso não tenho como ajudá-la mas vou deixar seu apelo postado, caso alguem da cidade possa te responder.Abraços

Mensagem

Mensagem

Postagens mais visitadas deste blog

TATUAGEM NATURAL QUE DURA 5 ANOS

ADOREI ESSA NOVIDADE

Ontem aprendi com uma coordenadora da escola uma coisa super legal. Ela me contou que na sua adolescencia fez uma tatuagem natural que durou 5 anos!!!





Isso mesmo!!! Aqui nessa região eles usam um líquido da castanha do Caju para fazer tatuagem. Fica por 5 anos e depois desaparece.
Funciona dessa maneira . . .
A castanha contém um óleo-resina cáustica, conhecido como LCC (líquido da castanha de caju). A composição do LCC é principalmente de ácido anacárdico, cardol (11,31%) e seus derivados. Dentro da castanha é que se encontra a amêndoa oleaginosa, comestível, conhecida e comercializada como castanha de caju.

O LCC causa forte irritação na pele, deixando cicatrizes quase indeléveis que jovens usam para fazer um tipo primitivo de tatuagem. O LCC espesso é de cor escura, tem uso popular para verrugas, calos, edemas, manchas na pele e tecidos de neoformação.

O uso em estado fresco do fruto (castanha) pode provocar lesões na pele, pois é terrivelmente cáustico. Quando as …

BIOGRAFIA RICARDO NUNES - O DONO DA RICARDO ELETRO

UMA HISTÓRIA EMOCIONANTE E VITORIOSA

Hoje eu quero comentar uma história de vida que assisti no Caldeirão do Huck nessa semana. Foi a história de mais um mineiro que acreditou no seu sonho, lutou muito e hoje é um vencedor, sem contudo perder a humildade.


O nome dessa pessoa que aprendi a admirar é Ricardo Nunes.

RICARDO nasceu em Divinópolis - Minas Gerais, em menos de duas décadas, Nunes partiu do ponto zero -- zero mesmo -- para tornar-se dono de uma das dez maiores redes de lojas de varejo do país. Sua trajetória empreendedora começou cedo e teve profunda influência de seu pai, um comerciante de bijuterias. "Meu pai morreu quando eu era criança", diz Nunes, o segundo de quatro filhos. Aos 12 anos após perder o pai Ricardo tinha que ajudar a mãe a cuidar dos irmãos, e por isso começou a vender as mexericas do sitio.
Ia vender perto das escolas e descobriu que gritando, vendia mais. Logo começaram a aparecer outras crianças vendendo perto dele, e então ele aprendeu que precis…

"O Aplicativo Launcher (com.wmt.launcher) parou inesperadamente. Tente novamente" Como resolver esse problema.

Amigos, ha uns dias o Tablet do meu filho começou a aparecer essa mensagem: "O Aplicativo Launcher (com.wmt.launcher) parou inesperadamente. Tente novamente" Clicava na única opção: "Forçar fechamento". Ele fecha a mensagem e ela tornava a aparecer. E isso se repetia. Levei em técnicos de informática e fui informada que deveria procurar as lojas especializadas em celular. Que a unica opção seria reinstalar o sistema Android e que o preço ficaria em mais ou menos 120,00. 
Depois de muito pesquisar encontrei a solução e relativamente fácil. 
Logo ao ligar você recebe a mensagem, então clica em tente novamente e rapidamente para zerar as infos do Launcher, clique no lado esquerdo da tela, ícone de uma casa e fique com o dedo em cima segurando ate aparecer algo, clique em running task, clique em all ,click no icone de casa vermelha "LAUNCHER", clique em limpar dados, ok. Pronto! Espero que ajude!
Funcionou perfeitamente. Uma economia significativa não é... tá n…