Pular para o conteúdo principal

ARTESANATO DE OURILANDIA 1

RECICLAR PARA NÃO POLUIR

A quantidade lixo produzida diariamente por um ser humano é de aproximadamente 5 kg. Somando-se toda produção mundial, os números são assustadores.Uma garrafa plástica ou de vidro pode levar 1 milhão de anos para decompor-se e reintegrar-se ao meio ambiente. Uma lata de alumínio, de 80 a 100 anos. A cada tonelada de papel produzida, 12 árvores são abatidas. Porém, todo esse material pode ser reaproveitado, transformando-se em novos produtos ou matéria-prima, sem perder suas propriedades.
Por que não reciclar, então?
Separando todo lixo produzido em residências, estaremos evitando a poluição e impedindo que a sucata se misture aos restos de alimentos, facilitando assim seu reaproveitamento pelas indústrias. Depois de separado, o lixo deve ser colocado nos containers especiais ou encaminhado à coleta seletiva que o encaminhará as Usinas de Reciclagem. Os detritos despejados em terrenos baldios acabam prejudicando o meio ambiente e gerando graves problemas para a saúde.Entre você também nessa luta pela qualidade do nosso futuro.

Nesta linda foto temos A professora Penha que é a idealizadora de desse projeto de reciclagem de Papel em Ourilandia e a Diretora da Escola Três Poderes Maria José que a apoia juntamente com todos os professores para que seja um projeto de sucesso.










Essa boneca é toda feita em papel reciclado. Tem o tamanho de um ser humano. A saia é feita de papel picado com detalhes em flor de retalhos que foram feitas por crianças da APAE




Aqui temos vários exemplos de artesanato realizados pelo projeto. São peças feitas totalmente com materiais reciclados, peças lindíssimas!!!!!!!!













Essa poltrona foi toda feita em Petti e lona.














Essa flor é feita de bucha de banho e papel reciclado.





Essa é uma folha esqueletizada













Muito se tem falado sobre aquecimento global, meio ambiente, escassez da água, dentre outros fatores ambientais, mas, com a rotina, esses assuntos passam despercebidos e não notamos que esses problemas poderão afetar nossas vidas em um futuro próximo.
O papel é um dos materiais mais utilizados no ambiente de trabalho e, muitas vezes, o consumJustificaro dele é feito de forma incorreta.
A reciclagem de papel, portanto, torna-se uma atitude de extrema importância no nosso dia-a-dia, uma vez que desempenha um papel fundamental na diminuição do desmatamento, da poluição do ar, do consumo de energia entre outros aspectos ambientais, sem contar, na geração de novos empregos.

Em Ourilândia temos um grande projeto de Reciclagem Artesanal do Papel. Uma iniciativa da Prefeitura de Ourilândia do Norte -PA, através da Secretaria Municipal da Educação, sendo uma ação educativa complementar as ações da escola. Pressupõe-se realização de oficinas utilizando resíduos sólidos com intuito de conscientizar a população ourilandense quanto a importância de reduzir, reutilizar e reciclar o lixo, por meio de criação de peças artísticas utilitárias com vistas na utilidade ambiental e renda familiar.
Fiquei conhecendo este projeto através da professora de Artes Penha. Com ela visitei a escola Três Poderes e o Laboratório para a confecção dessas peças na Secretaria da Educação. Deixo aqui um grande abraço para outra colaboradora desse projeto a Voluntária Graça.

A implantação de campanhas como essa é de grande importância analisando os dados assustadores sobre o meio ambiente, além de promover mudanças em nossas atitudes e comportamentos, ocasionando o bem-estar social e econômico.

A luta para preservar o meio ambiente começa dentro de casa, continua no trabalho e nos acompanha em nossas atitudes diárias.

Para quem se interessar por estes trabalhos, participar do projeto ou adquirir essas peças lindas é só entrar em contato com a professora Penha no telefone (94) 91764680.

Comentários

Mensagem

Mensagem

Postagens mais visitadas deste blog

Bodas de Rosas - 17 anos de Casamento

Meu amor, hoje estamos de parabéns e celebrando 17 anos de união. Foi diante de Deus que prometemos amor e fidelidade e é diante d'Ele que todos os dias honramos nossas promessas e esta linda união por Ele abençoada. Com você e nosso filho a vida é o mais apaixonante dos desafios, e não existem obstáculos difíceis demais ou impossíveis de ultrapassar. A Deus agradeço a incrível bênção que recebi no dia em que conheci você e em nossos corações nasceu a chama do amor mais puro e sincero. Que nosso caminho seja longo e maravilhoso e que em cada novo dia juntos renovemos os bons sentimentos em nossos corações. Que Deus nos conceda muitos anos de vida compartilhada e que entre nossa família, sempre reinem a harmonia, a amizade, o companheirismo e o amor, como até agora. Eu te amo, muito!

BIOGRAFIA RICARDO NUNES - O DONO DA RICARDO ELETRO

UMA HISTÓRIA EMOCIONANTE E VITORIOSA

Hoje eu quero comentar uma história de vida que assisti no Caldeirão do Huck nessa semana. Foi a história de mais um mineiro que acreditou no seu sonho, lutou muito e hoje é um vencedor, sem contudo perder a humildade.


O nome dessa pessoa que aprendi a admirar é Ricardo Nunes.

RICARDO nasceu em Divinópolis - Minas Gerais, em menos de duas décadas, Nunes partiu do ponto zero -- zero mesmo -- para tornar-se dono de uma das dez maiores redes de lojas de varejo do país. Sua trajetória empreendedora começou cedo e teve profunda influência de seu pai, um comerciante de bijuterias. "Meu pai morreu quando eu era criança", diz Nunes, o segundo de quatro filhos. Aos 12 anos após perder o pai Ricardo tinha que ajudar a mãe a cuidar dos irmãos, e por isso começou a vender as mexericas do sitio.
Ia vender perto das escolas e descobriu que gritando, vendia mais. Logo começaram a aparecer outras crianças vendendo perto dele, e então ele aprendeu que precis…

TATUAGEM NATURAL QUE DURA 5 ANOS

ADOREI ESSA NOVIDADE

Ontem aprendi com uma coordenadora da escola uma coisa super legal. Ela me contou que na sua adolescencia fez uma tatuagem natural que durou 5 anos!!!





Isso mesmo!!! Aqui nessa região eles usam um líquido da castanha do Caju para fazer tatuagem. Fica por 5 anos e depois desaparece.
Funciona dessa maneira . . .
A castanha contém um óleo-resina cáustica, conhecido como LCC (líquido da castanha de caju). A composição do LCC é principalmente de ácido anacárdico, cardol (11,31%) e seus derivados. Dentro da castanha é que se encontra a amêndoa oleaginosa, comestível, conhecida e comercializada como castanha de caju.

O LCC causa forte irritação na pele, deixando cicatrizes quase indeléveis que jovens usam para fazer um tipo primitivo de tatuagem. O LCC espesso é de cor escura, tem uso popular para verrugas, calos, edemas, manchas na pele e tecidos de neoformação.

O uso em estado fresco do fruto (castanha) pode provocar lesões na pele, pois é terrivelmente cáustico. Quando as …