Pular para o conteúdo principal

ARTESANATO DE OURILANDIA 1

RECICLAR PARA NÃO POLUIR

A quantidade lixo produzida diariamente por um ser humano é de aproximadamente 5 kg. Somando-se toda produção mundial, os números são assustadores.Uma garrafa plástica ou de vidro pode levar 1 milhão de anos para decompor-se e reintegrar-se ao meio ambiente. Uma lata de alumínio, de 80 a 100 anos. A cada tonelada de papel produzida, 12 árvores são abatidas. Porém, todo esse material pode ser reaproveitado, transformando-se em novos produtos ou matéria-prima, sem perder suas propriedades.
Por que não reciclar, então?
Separando todo lixo produzido em residências, estaremos evitando a poluição e impedindo que a sucata se misture aos restos de alimentos, facilitando assim seu reaproveitamento pelas indústrias. Depois de separado, o lixo deve ser colocado nos containers especiais ou encaminhado à coleta seletiva que o encaminhará as Usinas de Reciclagem. Os detritos despejados em terrenos baldios acabam prejudicando o meio ambiente e gerando graves problemas para a saúde.Entre você também nessa luta pela qualidade do nosso futuro.

Nesta linda foto temos A professora Penha que é a idealizadora de desse projeto de reciclagem de Papel em Ourilandia e a Diretora da Escola Três Poderes Maria José que a apoia juntamente com todos os professores para que seja um projeto de sucesso.










Essa boneca é toda feita em papel reciclado. Tem o tamanho de um ser humano. A saia é feita de papel picado com detalhes em flor de retalhos que foram feitas por crianças da APAE




Aqui temos vários exemplos de artesanato realizados pelo projeto. São peças feitas totalmente com materiais reciclados, peças lindíssimas!!!!!!!!













Essa poltrona foi toda feita em Petti e lona.














Essa flor é feita de bucha de banho e papel reciclado.





Essa é uma folha esqueletizada













Muito se tem falado sobre aquecimento global, meio ambiente, escassez da água, dentre outros fatores ambientais, mas, com a rotina, esses assuntos passam despercebidos e não notamos que esses problemas poderão afetar nossas vidas em um futuro próximo.
O papel é um dos materiais mais utilizados no ambiente de trabalho e, muitas vezes, o consumJustificaro dele é feito de forma incorreta.
A reciclagem de papel, portanto, torna-se uma atitude de extrema importância no nosso dia-a-dia, uma vez que desempenha um papel fundamental na diminuição do desmatamento, da poluição do ar, do consumo de energia entre outros aspectos ambientais, sem contar, na geração de novos empregos.

Em Ourilândia temos um grande projeto de Reciclagem Artesanal do Papel. Uma iniciativa da Prefeitura de Ourilândia do Norte -PA, através da Secretaria Municipal da Educação, sendo uma ação educativa complementar as ações da escola. Pressupõe-se realização de oficinas utilizando resíduos sólidos com intuito de conscientizar a população ourilandense quanto a importância de reduzir, reutilizar e reciclar o lixo, por meio de criação de peças artísticas utilitárias com vistas na utilidade ambiental e renda familiar.
Fiquei conhecendo este projeto através da professora de Artes Penha. Com ela visitei a escola Três Poderes e o Laboratório para a confecção dessas peças na Secretaria da Educação. Deixo aqui um grande abraço para outra colaboradora desse projeto a Voluntária Graça.

A implantação de campanhas como essa é de grande importância analisando os dados assustadores sobre o meio ambiente, além de promover mudanças em nossas atitudes e comportamentos, ocasionando o bem-estar social e econômico.

A luta para preservar o meio ambiente começa dentro de casa, continua no trabalho e nos acompanha em nossas atitudes diárias.

Para quem se interessar por estes trabalhos, participar do projeto ou adquirir essas peças lindas é só entrar em contato com a professora Penha no telefone (94) 91764680.

Comentários

Mensagem

Mensagem

Postagens mais visitadas deste blog

PROGRAMA QUALIDADE TOTAL 5 S

O 5S ou  House keeping  é um conjunto de técnicas desenvolvidas no Japão e utilizadas inicialmente pelas donas-de-casa japonesas para envolver todos os membros da família na administração e organização do lar.     No final dos anos 60, quando os industriais japoneses começaram a implantar o sistema de qualidade total (QT) nas suas empresas, perceberam que o 5S seria um programa básico para o sucesso da QT.  O Programa recebeu esse nome devido às iniciais das cinco palavras japonesas que sintetizam as cinco etapas do programa: Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke, mas para a adequação à língua portuguesa adotou-se os 5 sensos: de utilização, de ordenação, de limpeza, de saúde e autodisciplina.  O Programa 5S será definido na instituição como:  Seiri - Senso de Organização: a arte de descartar fora coisas sem uso; Seiton - Senso de Arrumação: a arte de cada coisa no seu lugar para pronto uso; Seiso - Senso de Limpeza: a arte de tirar não sujar; Seiketsu -Senso de Padroniza

OURILANDIA DO NORTE 2011 - AVENIDA PRINCIPAL

Essa foto mostra como está a Avenida principal de Ourilândia do Norte à noite. Ela foi registrada às 19:23h, horário local e mostra a Av. das Nações, agora iluminada. O registro foi feito pouco antes da Praça das Crianças sentido Tucumã - Ourilândia.  Características da foto: Panasonic ZS-7 Distância focal de 22mm Diafragma em f/4.5 Tempo de exposição de 0,6 segundos Velocidade ISO em 400 Fonte: Fotógrafo Arlindo Carvalho (fotografoarlindocarvalho@yahoo.com.br)

SERRA DOS CARAJÁS, VILA RESIDENCIAL DA VALE, AEROPORTO DE PARAUAPEBAS

A Serra dos Carajás fica localizada no Parque Ecológico de Carajás, na cidade de Parauapebas, Pará. Na serra está localizada a maior mina de ferro a céu aberto do mundo, explorada hoje pela VALE. A mina de ferro de Carajás não é conhecida apenas pelo seu tamanho, mas também pela qualidade do minério de ferro extraído, que é hoje considerado o mais puro do mundo. Para entrar no Parque Ecológico do Carajás é preciso passar pela primeira portaria se identificar e percorrer mais 15 quilômetros para atingir 700 metros acima do nível do mar, o visitante se depara com uma bifurcação no alto da serra. À esquerda está o Núcleo de Carajás, uma pequena vila construída durante o regime militar e onde vivem cerca de seis mil pessoas, a maioria funcionários da Vale. Ao chegar neste núcleo passamos por mais uma portaria, desta vez não precisamos nos cadastrar, mas possui segurança, muitas câmeras e vigia noite e dia. Erguida em meio à floresta, o vilarejo é cercado por uma grade para evitar que bi