Pular para o conteúdo principal

VALE paralisa obra no PARÁ


Adiado Projeto de Onça Puma, no Pará, operação só em 2011



Os efeitos da crise internacional continuam a bater à porta da Vale, segunda maior mineradora mundial.


Semana passada a companhia anunciou mais um corte de produção, o quinto desde o final de outubro do ano passado.
Desta vez, o setor afetado foi o de níquel. Sob a alegação de um "cenário recessivo global", a companhia anunciou a paralisação da construção do Forno 2 em Ourilandia do Norte- PA .
O processamento de metais preciosos, um subproduto da mineração de níquel, também ficará parado entre 1º de junho e 27 de julho. A mina de Onça Puma terá capacidade para produzir anualmente 58 mil toneladas métricas de níquel. O primeiro ajuste na produção foi anunciado em outubro, com o corte de 30 milhões de toneladas de minério de ferro no País.


Em novembro, duas pelotizadoras no Espírito Santo tiveram suas atividades paralisadas. No mês seguinte, foi a vez de outras duas pelotizadoras, também no Espírito Santo, suspenderem suas atividades. Os cortes atingiram ainda uma subsidiária do grupo, a mineradora Samarco, que também parou suas operações em duas unidades de pelotização.


Analistas calculam que os cortes em pelotização corresponderam a 65% da capacidade produtiva da Vale no segmento. Preço em queda e forte derrocada do preço do níquel nos últimos meses é um dos fatores que explicam os novos cortes de produção no setor e também o adiamento do projeto Onça Puma. Há grande incerteza sobre o comportamento da demanda mundial por metais e minério de ferro, o que vem levando a companhia brasileira a adotar diversas medidas de redução de custos.


Além dos cortes de produção, a Vale demitiu em novembro 1,3 mil funcionários e colocou outros 5,5 mil em férias coletivas. Para evitar novas demissões, 15 sindicatos de trabalhadores ligados à mineradora aceitaram em fevereiro a proposta da companhia de flexibilizar as normas trabalhistas, o que permite a colocação de funcionários em licença remunerada com redução de 50% do salário. De fevereiro para cá, 440 funcionários já foram colocados em licença. O acordo fechado entre os sindicatos abrange 34 mil trabalhadores e tem validade até 31 de maio. Agora, diante ainda de um quadro de forte retração no setor, os sindicatos querem propor uma prorrogação do acordo. O presidente do Sindicato dos Ferroviários de Minas Gerais e Espírito Santos, João Batista Cavalieri, revela que a expectativa é de que outros 500 a 600 trabalhadores da região sejam colocados em licença remunerada nas próximas semanas. Segundo ele, os sindicatos tiveram uma reunião com os representantes da área de recursos humanos da Vale na última terça-feira para discutir a possibilidade de postergar o acordo. Um novo encontro está marcado para meados de maio."Nossa intenção é evitar demissões. Hoje, o cenário está muito incerto.


Em 2007, o níquel respondeu por 29,7% da receita da Vale. No ano passado, a cotação caiu de US$ 29 mil a tonelada na média do primeiro trimestre para US$ 10,9 mil a tonelada no último trimestre, encolhendo a participação do metal na receita bruta para 14,5%.

Comentários

Gedeon Campos disse…
Olá Monique!

Estava procurando informações sobre Ourilândia (distância entre Goiânia e sua cidade, e outras da mesma região) e acabei entrando em sua página por curiosidade. Gostei do que vi e li.

Moro em Aparecida de Goiânia, mas tenho um tio aí em sua cidade,um septuagenário de nome Jerônimo Moraes. Fiquei sabendo que ele construiu um sobradinho na cidade e vive parte do tempo na fazenda.

Tenho uma página na net e sou professor da área de Língua Portuguesa. Se quiser acessar www.blogdodeon.blogspot.com

Um abraço.

Gedeon Campos
jarbas disse…
Olá, eu estou fora de Ourilândia desde de 2002, e atualmente estou concluindo minha faculdade de sistemas de informação na cidade de Palmas-TO. Meus familiares moram ai, talvez você ouviu falar deles...Marceone da EMATER, 'Professor' Carlito da Prefeitura, enfim. A idéia era concluir aqui e voltar, mas com essa notícia desanimei e lamento tudo. Gostei da notícia, aqui em Palmas tenho alguns colegas de Ourilânida também estudando e que estavam todos esperançosos com o projeto da Vale, a cidade melhorando e valorizando os bens.
Até.
Anônimo disse…
Olá Monique, gostei da noticia da vale.

Sou de Tucumã veja o meu site, postei esta notica lá. O site estava desativado a uns 8 meses agora ele esta de volta...

Quem sabe a gente se ve um horas dessas.

www.tucumanews.com.br

Abraços para vc...
Santini
Anônimo disse…
Cara jovem estou bem longe dai ipatinga mg
Para cada conquista existe um sacrificio
boa sorte ...
Animal de ipatinga
Aparecida disse…
Oi Monique!acabei de ver seu blog,gostei muito logo se ver que voce é uma moça muito inteligente,agora queo ver se voce é uma moça bem informada,é o seguinte tenho um amigo que o ano passado estava atuando ai na vale de Ourilandia,matinhamos contanto,e até onde nus falamos estava tudo bem com ele,mais a de uns 6 meses pra cá,tive alguns contratempos,e tive que mudar meu endereço,e-mail e fone,desde então perdir o contato com ele.Pensei então se voce não poderia me ajudar encontra-lo,pois é muito importante para mim e minha familia,bom ele chama-se Leonardo Arantes,caso voce consiga,não comente com ele,Quero faser uma surpresa,obrigada ,,,Aparecida .A meu e-mail é,sempaciencia2@hotmail.com

Mensagem

Mensagem

Postagens mais visitadas deste blog

BIOGRAFIA RICARDO NUNES - O DONO DA RICARDO ELETRO

UMA HISTÓRIA EMOCIONANTE E VITORIOSA

Hoje eu quero comentar uma história de vida que assisti no Caldeirão do Huck nessa semana. Foi a história de mais um mineiro que acreditou no seu sonho, lutou muito e hoje é um vencedor, sem contudo perder a humildade.


O nome dessa pessoa que aprendi a admirar é Ricardo Nunes.

RICARDO nasceu em Divinópolis - Minas Gerais, em menos de duas décadas, Nunes partiu do ponto zero -- zero mesmo -- para tornar-se dono de uma das dez maiores redes de lojas de varejo do país. Sua trajetória empreendedora começou cedo e teve profunda influência de seu pai, um comerciante de bijuterias. "Meu pai morreu quando eu era criança", diz Nunes, o segundo de quatro filhos. Aos 12 anos após perder o pai Ricardo tinha que ajudar a mãe a cuidar dos irmãos, e por isso começou a vender as mexericas do sitio.
Ia vender perto das escolas e descobriu que gritando, vendia mais. Logo começaram a aparecer outras crianças vendendo perto dele, e então ele aprendeu que precis…

TATUAGEM NATURAL QUE DURA 5 ANOS

ADOREI ESSA NOVIDADE

Ontem aprendi com uma coordenadora da escola uma coisa super legal. Ela me contou que na sua adolescencia fez uma tatuagem natural que durou 5 anos!!!





Isso mesmo!!! Aqui nessa região eles usam um líquido da castanha do Caju para fazer tatuagem. Fica por 5 anos e depois desaparece.
Funciona dessa maneira . . .
A castanha contém um óleo-resina cáustica, conhecido como LCC (líquido da castanha de caju). A composição do LCC é principalmente de ácido anacárdico, cardol (11,31%) e seus derivados. Dentro da castanha é que se encontra a amêndoa oleaginosa, comestível, conhecida e comercializada como castanha de caju.

O LCC causa forte irritação na pele, deixando cicatrizes quase indeléveis que jovens usam para fazer um tipo primitivo de tatuagem. O LCC espesso é de cor escura, tem uso popular para verrugas, calos, edemas, manchas na pele e tecidos de neoformação.

O uso em estado fresco do fruto (castanha) pode provocar lesões na pele, pois é terrivelmente cáustico. Quando as …

"O Aplicativo Launcher (com.wmt.launcher) parou inesperadamente. Tente novamente" Como resolver esse problema.

Amigos, ha uns dias o Tablet do meu filho começou a aparecer essa mensagem: "O Aplicativo Launcher (com.wmt.launcher) parou inesperadamente. Tente novamente" Clicava na única opção: "Forçar fechamento". Ele fecha a mensagem e ela tornava a aparecer. E isso se repetia. Levei em técnicos de informática e fui informada que deveria procurar as lojas especializadas em celular. Que a unica opção seria reinstalar o sistema Android e que o preço ficaria em mais ou menos 120,00. 
Depois de muito pesquisar encontrei a solução e relativamente fácil. 
Logo ao ligar você recebe a mensagem, então clica em tente novamente e rapidamente para zerar as infos do Launcher, clique no lado esquerdo da tela, ícone de uma casa e fique com o dedo em cima segurando ate aparecer algo, clique em running task, clique em all ,click no icone de casa vermelha "LAUNCHER", clique em limpar dados, ok. Pronto! Espero que ajude!
Funcionou perfeitamente. Uma economia significativa não é... tá n…