Pular para o conteúdo principal

JOVENS DE OURILANDIA APRENDEM A ARTE DA ILUSTRAÇÃO BOTÂNICA

27/8/2009
Jovens de Ourilândia aprendem a arte da ilustração botânica
Assessoria de Imprensa - VALE



Estudantes e professores do 8º e 9º anos de escolas públicas de Ourilândia do Norte, no sudeste do Pará, estão aprendendo a arte de registrar no papel todos os detalhes de plantas e frutos da região. Eles participam, até sábado, das oficinas do Projeto Jovens Ilustradores, uma iniciativa da Vale que envolve estudantes e professores da rede pública em 17 cidades brasileiras onde a empresa atua. No Pará, as oficinas também estão acontecendo em Paragominas e já passaram pelos municípios de Parauapebas e Canaã dos Carajás.

Sob orientação de ilustradores profissionais, os participantes estão desenvolvendo a habilidade de fazer desenhos técnicos baseados em plantas da região. A partir dos trabalhos realizados, serão escolhidos seis jovens e um professor, que farão as ilustrações das espécies selecionadas para a segunda edição do prêmio Brasileiro Imortal - no qual uma personalidade escolhida por eleição na internet é eternizada ao batizar o nome de uma planta descoberta na Reserva Natural Vale, em Linhares (ES), Sítio do Patrimônio Natural da Unesco. Os trabalhos serão estampados em selo comemorativo dos Correios.

Pedro Scaldini, Relações Institucionais da Vale em Ourilândia do Norte, falou para os alunos sobre como a participação na oficina pode contribuir para a formação de vida deles. "Se vocês puderem aproveitar esse curso para a carreira profissional de vocês, ficaremos realizados, mas se acabar se tornando apenas um hobby já terá valido a pena", diz. Raimunda Craveiro, secretária municipal de Educação de Ourilândia do Norte, pediu aos estudantes empenho durante a oficina. "Espero que encarem este curso como algo importante para o futuro. Oportunidades como esta não aparecem todos os dias. Elas vêm quando temos parceiros que nos apóiam, como a Vale", disse.
As coordenadoras do projeto e ilustradoras botânicas Ana Iath e Dulce Nacimento estão impressionadas com a qualidade dos trabalhos apresentados até agora. "Estamos percebendo muitos novos talentos, inclusive aqui no Pará. Vai ser difícil selecionar as melhores ilustrações", elogia Dulce reforçando que, apesar de ser direcionada para a ilustração botânica, a oficina ensina técnicas que podem ser usadas em outros tipos de desenhos.

Maria da Penha Soares é uma das professoras que participam da oficina. O trabalho dela é coordenar as professoras de arte das escolas do município. Para ela, esta nova experiência é motivo de empolgação. "Me sinto privilegiada em aprender essa arte e poder levá-la a outras escolas de Ourilândia".

Ourilândia do Norte, 27 de agosto de 2009

Foto 1: Iustradora Dulce Nascimento inicia oficina do Projeto Jovens Ilustradores em Ourilândia do Norte

Foto 2: Maria da Penha pretende ensinar para outras professors o que aprender na oficina www.vale.com/saladeimprensa

Comentários

Anônimo disse…
Olá Monique,
Gostei muito do seu blog,das suas idéias e do seu jeito de ver e de tentar mostrar comoas coisas acontece nesse pedaço do mundo que é Ourilandia do Norte. Gostaria que me enviasse endereços eletrônicos de empresas de mineração, pois, sou téc. em mineração e estou desempregado.
Um abraço.
jurandin@gmail.com
MONIQUE disse…
Oi Jurandin, no momento a empresa que está contratando na região é a VALE, as outras estão em fase de término de obra... você pode acompanhar através das fotos aqui mesmo no nosso BLOG.
Os contatos da VALE são através do site: www.vale.com.br
Ela está fazendo vários testes seletivos para trabalhar na obra... é um processo demorado... são provas, cursos, treinamentos ... enfim... não tá fácil não...
Mas não desanime, pelo contrário, cadastre-se no site da VALE e de todas as grandes empresas que você encontrar na NeT, o curso técnico de mineração é muito bom, e não vão te faltar oportunidades. Procure continuar se especializando enquanto aguarda ser chamado, outra dica muito boa é cadastrar-se no site: www.vagas.com para saber das oportunidades disponíveis no mercado. Obrigada pela visita ao BLOG da MONIQUE.
Anônimo disse…
Olá, Monique
Tb sou de Conselheiro Lafaiete, recebi esta semana uma proposta de participar de processo seletivo para a Vale do Rio Doce aí em Ourilândia do norte.Vc poderia descrever a cidade, ela possui cursos de segundo grau? pois tenho um filho cursando 9 nivel técnico) e uma das minhas preocupações seria a conctinuidade dos estudos dele.
Outra coisa a cidade possui boa infraestrutura?
Se vc puder responder por e-mail (wrmvfaria@hotmail.com) ficaria muito grato.
Um abraço de seu conterrâneo .

Wilson

Mensagem

Mensagem

Postagens mais visitadas deste blog

BIOGRAFIA RICARDO NUNES - O DONO DA RICARDO ELETRO

UMA HISTÓRIA EMOCIONANTE E VITORIOSA

Hoje eu quero comentar uma história de vida que assisti no Caldeirão do Huck nessa semana. Foi a história de mais um mineiro que acreditou no seu sonho, lutou muito e hoje é um vencedor, sem contudo perder a humildade.


O nome dessa pessoa que aprendi a admirar é Ricardo Nunes.

RICARDO nasceu em Divinópolis - Minas Gerais, em menos de duas décadas, Nunes partiu do ponto zero -- zero mesmo -- para tornar-se dono de uma das dez maiores redes de lojas de varejo do país. Sua trajetória empreendedora começou cedo e teve profunda influência de seu pai, um comerciante de bijuterias. "Meu pai morreu quando eu era criança", diz Nunes, o segundo de quatro filhos. Aos 12 anos após perder o pai Ricardo tinha que ajudar a mãe a cuidar dos irmãos, e por isso começou a vender as mexericas do sitio.
Ia vender perto das escolas e descobriu que gritando, vendia mais. Logo começaram a aparecer outras crianças vendendo perto dele, e então ele aprendeu que precis…

TATUAGEM NATURAL QUE DURA 5 ANOS

ADOREI ESSA NOVIDADE

Ontem aprendi com uma coordenadora da escola uma coisa super legal. Ela me contou que na sua adolescencia fez uma tatuagem natural que durou 5 anos!!!





Isso mesmo!!! Aqui nessa região eles usam um líquido da castanha do Caju para fazer tatuagem. Fica por 5 anos e depois desaparece.
Funciona dessa maneira . . .
A castanha contém um óleo-resina cáustica, conhecido como LCC (líquido da castanha de caju). A composição do LCC é principalmente de ácido anacárdico, cardol (11,31%) e seus derivados. Dentro da castanha é que se encontra a amêndoa oleaginosa, comestível, conhecida e comercializada como castanha de caju.

O LCC causa forte irritação na pele, deixando cicatrizes quase indeléveis que jovens usam para fazer um tipo primitivo de tatuagem. O LCC espesso é de cor escura, tem uso popular para verrugas, calos, edemas, manchas na pele e tecidos de neoformação.

O uso em estado fresco do fruto (castanha) pode provocar lesões na pele, pois é terrivelmente cáustico. Quando as …

"O Aplicativo Launcher (com.wmt.launcher) parou inesperadamente. Tente novamente" Como resolver esse problema.

Amigos, ha uns dias o Tablet do meu filho começou a aparecer essa mensagem: "O Aplicativo Launcher (com.wmt.launcher) parou inesperadamente. Tente novamente" Clicava na única opção: "Forçar fechamento". Ele fecha a mensagem e ela tornava a aparecer. E isso se repetia. Levei em técnicos de informática e fui informada que deveria procurar as lojas especializadas em celular. Que a unica opção seria reinstalar o sistema Android e que o preço ficaria em mais ou menos 120,00. 
Depois de muito pesquisar encontrei a solução e relativamente fácil. 
Logo ao ligar você recebe a mensagem, então clica em tente novamente e rapidamente para zerar as infos do Launcher, clique no lado esquerdo da tela, ícone de uma casa e fique com o dedo em cima segurando ate aparecer algo, clique em running task, clique em all ,click no icone de casa vermelha "LAUNCHER", clique em limpar dados, ok. Pronto! Espero que ajude!
Funcionou perfeitamente. Uma economia significativa não é... tá n…