Pular para o conteúdo principal

JOVENS DE OURILANDIA APRENDEM A ARTE DA ILUSTRAÇÃO BOTÂNICA

27/8/2009
Jovens de Ourilândia aprendem a arte da ilustração botânica
Assessoria de Imprensa - VALE



Estudantes e professores do 8º e 9º anos de escolas públicas de Ourilândia do Norte, no sudeste do Pará, estão aprendendo a arte de registrar no papel todos os detalhes de plantas e frutos da região. Eles participam, até sábado, das oficinas do Projeto Jovens Ilustradores, uma iniciativa da Vale que envolve estudantes e professores da rede pública em 17 cidades brasileiras onde a empresa atua. No Pará, as oficinas também estão acontecendo em Paragominas e já passaram pelos municípios de Parauapebas e Canaã dos Carajás.

Sob orientação de ilustradores profissionais, os participantes estão desenvolvendo a habilidade de fazer desenhos técnicos baseados em plantas da região. A partir dos trabalhos realizados, serão escolhidos seis jovens e um professor, que farão as ilustrações das espécies selecionadas para a segunda edição do prêmio Brasileiro Imortal - no qual uma personalidade escolhida por eleição na internet é eternizada ao batizar o nome de uma planta descoberta na Reserva Natural Vale, em Linhares (ES), Sítio do Patrimônio Natural da Unesco. Os trabalhos serão estampados em selo comemorativo dos Correios.

Pedro Scaldini, Relações Institucionais da Vale em Ourilândia do Norte, falou para os alunos sobre como a participação na oficina pode contribuir para a formação de vida deles. "Se vocês puderem aproveitar esse curso para a carreira profissional de vocês, ficaremos realizados, mas se acabar se tornando apenas um hobby já terá valido a pena", diz. Raimunda Craveiro, secretária municipal de Educação de Ourilândia do Norte, pediu aos estudantes empenho durante a oficina. "Espero que encarem este curso como algo importante para o futuro. Oportunidades como esta não aparecem todos os dias. Elas vêm quando temos parceiros que nos apóiam, como a Vale", disse.
As coordenadoras do projeto e ilustradoras botânicas Ana Iath e Dulce Nacimento estão impressionadas com a qualidade dos trabalhos apresentados até agora. "Estamos percebendo muitos novos talentos, inclusive aqui no Pará. Vai ser difícil selecionar as melhores ilustrações", elogia Dulce reforçando que, apesar de ser direcionada para a ilustração botânica, a oficina ensina técnicas que podem ser usadas em outros tipos de desenhos.

Maria da Penha Soares é uma das professoras que participam da oficina. O trabalho dela é coordenar as professoras de arte das escolas do município. Para ela, esta nova experiência é motivo de empolgação. "Me sinto privilegiada em aprender essa arte e poder levá-la a outras escolas de Ourilândia".

Ourilândia do Norte, 27 de agosto de 2009

Foto 1: Iustradora Dulce Nascimento inicia oficina do Projeto Jovens Ilustradores em Ourilândia do Norte

Foto 2: Maria da Penha pretende ensinar para outras professors o que aprender na oficina www.vale.com/saladeimprensa

Comentários

Anônimo disse…
Olá Monique,
Gostei muito do seu blog,das suas idéias e do seu jeito de ver e de tentar mostrar comoas coisas acontece nesse pedaço do mundo que é Ourilandia do Norte. Gostaria que me enviasse endereços eletrônicos de empresas de mineração, pois, sou téc. em mineração e estou desempregado.
Um abraço.
jurandin@gmail.com
MONIQUE disse…
Oi Jurandin, no momento a empresa que está contratando na região é a VALE, as outras estão em fase de término de obra... você pode acompanhar através das fotos aqui mesmo no nosso BLOG.
Os contatos da VALE são através do site: www.vale.com.br
Ela está fazendo vários testes seletivos para trabalhar na obra... é um processo demorado... são provas, cursos, treinamentos ... enfim... não tá fácil não...
Mas não desanime, pelo contrário, cadastre-se no site da VALE e de todas as grandes empresas que você encontrar na NeT, o curso técnico de mineração é muito bom, e não vão te faltar oportunidades. Procure continuar se especializando enquanto aguarda ser chamado, outra dica muito boa é cadastrar-se no site: www.vagas.com para saber das oportunidades disponíveis no mercado. Obrigada pela visita ao BLOG da MONIQUE.
Anônimo disse…
Olá, Monique
Tb sou de Conselheiro Lafaiete, recebi esta semana uma proposta de participar de processo seletivo para a Vale do Rio Doce aí em Ourilândia do norte.Vc poderia descrever a cidade, ela possui cursos de segundo grau? pois tenho um filho cursando 9 nivel técnico) e uma das minhas preocupações seria a conctinuidade dos estudos dele.
Outra coisa a cidade possui boa infraestrutura?
Se vc puder responder por e-mail (wrmvfaria@hotmail.com) ficaria muito grato.
Um abraço de seu conterrâneo .

Wilson

Mensagem

Mensagem

Postagens mais visitadas deste blog

PROGRAMA QUALIDADE TOTAL 5 S

O 5S ou  House keeping  é um conjunto de técnicas desenvolvidas no Japão e utilizadas inicialmente pelas donas-de-casa japonesas para envolver todos os membros da família na administração e organização do lar.     No final dos anos 60, quando os industriais japoneses começaram a implantar o sistema de qualidade total (QT) nas suas empresas, perceberam que o 5S seria um programa básico para o sucesso da QT.  O Programa recebeu esse nome devido às iniciais das cinco palavras japonesas que sintetizam as cinco etapas do programa: Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke, mas para a adequação à língua portuguesa adotou-se os 5 sensos: de utilização, de ordenação, de limpeza, de saúde e autodisciplina.  O Programa 5S será definido na instituição como:  Seiri - Senso de Organização: a arte de descartar fora coisas sem uso; Seiton - Senso de Arrumação: a arte de cada coisa no seu lugar para pronto uso; Seiso - Senso de Limpeza: a arte de tirar não sujar; Seiketsu -Senso de Padroniza

OURILANDIA DO NORTE 2011 - AVENIDA PRINCIPAL

Essa foto mostra como está a Avenida principal de Ourilândia do Norte à noite. Ela foi registrada às 19:23h, horário local e mostra a Av. das Nações, agora iluminada. O registro foi feito pouco antes da Praça das Crianças sentido Tucumã - Ourilândia.  Características da foto: Panasonic ZS-7 Distância focal de 22mm Diafragma em f/4.5 Tempo de exposição de 0,6 segundos Velocidade ISO em 400 Fonte: Fotógrafo Arlindo Carvalho (fotografoarlindocarvalho@yahoo.com.br)

SERRA DOS CARAJÁS, VILA RESIDENCIAL DA VALE, AEROPORTO DE PARAUAPEBAS

A Serra dos Carajás fica localizada no Parque Ecológico de Carajás, na cidade de Parauapebas, Pará. Na serra está localizada a maior mina de ferro a céu aberto do mundo, explorada hoje pela VALE. A mina de ferro de Carajás não é conhecida apenas pelo seu tamanho, mas também pela qualidade do minério de ferro extraído, que é hoje considerado o mais puro do mundo. Para entrar no Parque Ecológico do Carajás é preciso passar pela primeira portaria se identificar e percorrer mais 15 quilômetros para atingir 700 metros acima do nível do mar, o visitante se depara com uma bifurcação no alto da serra. À esquerda está o Núcleo de Carajás, uma pequena vila construída durante o regime militar e onde vivem cerca de seis mil pessoas, a maioria funcionários da Vale. Ao chegar neste núcleo passamos por mais uma portaria, desta vez não precisamos nos cadastrar, mas possui segurança, muitas câmeras e vigia noite e dia. Erguida em meio à floresta, o vilarejo é cercado por uma grade para evitar que bi