Pular para o conteúdo principal

GABARITO ENEM 2009 PRIMEIRO DIA DE PROVA


Está postado no G1 o gabarito do primeiro dia da prova do ENEM 2009. O grau de dificuldade das provas de ciências humanas e da natureza do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), aplicadas neste sábado (5), foi maior do que o da prova que vazou em outubro, segundo avaliação dos professores de cursinhos ouvidos pelo G1.


Na opinião do coordenador-geral do Curso Anglo, Nicolau Marmo, a prova pediu mais conteúdo e, por isso, estava mais difícil. No entanto, os tópicos não foram abrangentes. "A prova não serve nem para avaliar o ensino médio nem para selecionar candidatos para universidades federais", afirma. "Havia ainda questões com enunciados muito longos, mas desnecessários para responder às questões."

Para Mateus Prado, presidente do Instituto Henfil, que oferece cursos para alunos de baixa renda, a prova realizada neste sábado cobrava muito mais conteúdo do que habilidades. "Havia questões mais específicas. Com a prova mais difícil, saem prejudicados os alunos de escola pública, que acabam aprendendo menos conteúdo."


Segundo ele, na prova que vazou havia uma questão de eletricidade que pedia para o candidato avaliar o preço da conta de luz. Na prova deste sábado, a questão de eletricidade sobre isso pedia conceitos de corrente.

"O objetivo do Enem é avaliar habilidades e induzir mudanças no ensino médio. Desse jeito, com a prova mais difícil, só irá manter o abismo entre os estudantes da rede pública e privada."

Hoje, será a vez das provas de matemática (45 testes) e linguagens (português), que inclui 45 questões e uma redação do tipo dissertativo.

Comentários

Anônimo disse…
olá amigos falando do enem, o que posso dizer é o seguinte: dessa vez acredito q a intensão do enem não foi real,pois segundo as informação q sei sobre enem é q ele tem como objetivo avaliar o conhecimento do aluno no ensino medio,porem nao tinha como raciocinar diante das questões imens e cansativa.ENEM 2009 FOI MAIOR FRAUDE!

Mensagem

Mensagem

Postagens mais visitadas deste blog

PROGRAMA QUALIDADE TOTAL 5 S

O 5S ou  House keeping  é um conjunto de técnicas desenvolvidas no Japão e utilizadas inicialmente pelas donas-de-casa japonesas para envolver todos os membros da família na administração e organização do lar.     No final dos anos 60, quando os industriais japoneses começaram a implantar o sistema de qualidade total (QT) nas suas empresas, perceberam que o 5S seria um programa básico para o sucesso da QT.  O Programa recebeu esse nome devido às iniciais das cinco palavras japonesas que sintetizam as cinco etapas do programa: Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke, mas para a adequação à língua portuguesa adotou-se os 5 sensos: de utilização, de ordenação, de limpeza, de saúde e autodisciplina.  O Programa 5S será definido na instituição como:  Seiri - Senso de Organização: a arte de descartar fora coisas sem uso; Seiton - Senso de Arrumação: a arte de cada coisa no seu lugar para pronto uso; Seiso - Senso de Limpeza: a arte de tirar não sujar; Seiketsu -Senso de Padroniza

OURILANDIA DO NORTE 2011 - AVENIDA PRINCIPAL

Essa foto mostra como está a Avenida principal de Ourilândia do Norte à noite. Ela foi registrada às 19:23h, horário local e mostra a Av. das Nações, agora iluminada. O registro foi feito pouco antes da Praça das Crianças sentido Tucumã - Ourilândia.  Características da foto: Panasonic ZS-7 Distância focal de 22mm Diafragma em f/4.5 Tempo de exposição de 0,6 segundos Velocidade ISO em 400 Fonte: Fotógrafo Arlindo Carvalho (fotografoarlindocarvalho@yahoo.com.br)

SERRA DOS CARAJÁS, VILA RESIDENCIAL DA VALE, AEROPORTO DE PARAUAPEBAS

A Serra dos Carajás fica localizada no Parque Ecológico de Carajás, na cidade de Parauapebas, Pará. Na serra está localizada a maior mina de ferro a céu aberto do mundo, explorada hoje pela VALE. A mina de ferro de Carajás não é conhecida apenas pelo seu tamanho, mas também pela qualidade do minério de ferro extraído, que é hoje considerado o mais puro do mundo. Para entrar no Parque Ecológico do Carajás é preciso passar pela primeira portaria se identificar e percorrer mais 15 quilômetros para atingir 700 metros acima do nível do mar, o visitante se depara com uma bifurcação no alto da serra. À esquerda está o Núcleo de Carajás, uma pequena vila construída durante o regime militar e onde vivem cerca de seis mil pessoas, a maioria funcionários da Vale. Ao chegar neste núcleo passamos por mais uma portaria, desta vez não precisamos nos cadastrar, mas possui segurança, muitas câmeras e vigia noite e dia. Erguida em meio à floresta, o vilarejo é cercado por uma grade para evitar que bi