Pular para o conteúdo principal

MAÇONARIA SEGREDOS E SIMBOLOS


A maçonaria sempre despertou grande interesse e curiosidade por parte do grande público, pois, a maçonaria sempre foi cercada de grandes mistérios e segredos.
A maçonaria como conhecemos hoje, foi fundada em 24 de junho de 1717, em Londres, no entanto, a origem da maçonaria está ligada às lendas de Ísis e Osíris, Egito, ao culto a Mitra, vindo até a Ordem dos Templários e à Fraternidade Rosa Cruz.-

No Brasil, acredita-se que a  maçonaria teve a sua primeira loja – esse é o nome dado aos templos onde os maçons se reúnem – foi fundada em 1802 pelo botânico Manoel Arruda Câmara.

Apesar de muitas pessoas acreditarem que a maçonaria é uma sociedade secreta, os maçons negam, pois, segundo eles, ”uma sociedade secreta é aquela que tem objetivos secretos e ocultos a sua existência assim como as datas e locais de suas sessões. O objetivo e propósito da maçonaria, suas leis, história e filosofia tem sido divulgados em livros que estão à venda em qualquer livraria. Os únicos segredos que a maçonaria conserva é a cerimônia empregada na admissão de seus membros e os meios usados pelos maçons para se conhecerem.”

Para se tornar um maçom – o nome provém do inglês mason que significa “pedreiro”- não precisa ter uma religião específica, mas, deve acreditar na existência de um princípio criador, um Deus, e, como, segundo os maçons, não há “convite” para entrar na maçonaria, os interessados devem manifestar o desejo em ingressar espontaneamente nas lojas pertos de suas casas, ou em conversas com algum maçom amigo.

“As pessoas admitidas como membros de uma Loja devem ser homens bons e de princípios virtuosos, nascidos livres de idade madura, sem vínculos que o privem de pensar livremente, sendo vedada a admissão de mulheres assim como homens de comportamento duvidoso ou imoral.
Nesse ponto, já sabemos um pouco da história da maçonaria, sabemos que não é uma sociedade secreta, e não possui, portanto, nenhum segredo, e que qualquer um, desde que seja uma pessoa de bem e acredite em um Criador, exceto as mulheres, pode tornar-se um maçom. Agora a pergunta que fica é: O que os maçons fazem?

Na verdade, ser um maçom é eleger uma forma de vida, comprometido com a sociedade que vivemos. Serve para penetrar nos conhecimentos dos antigos Maçons, interpretar e utilizar sua simbologia para aperfeiçoar a nós mesmos e aos que estão em nossa volta. É um sistema de conduta moral aonde se aprende a dominar as paixões, as ambições, os vícios, e o ódio que oprime o homem.

A Maçonaria não é uma sociedade de auxílios mútuos, ela não garante a ninguém o recebimento de uma uma fixa e constante. Entretanto, a maçonaria se empenha para que nenhum de seus membros sofra necessidades. O maçom necessitado recebe de acordo com as condições e as possibilidades dos demais membros.

Confira alguns símbolos da maçonaria:


O Conhecimento: Representado pela letra G. Sétima letra do alfabeto latino e terceira letra do alfabeto grego (Gama). Ghimel, em fenício e em hebráico, Gomal em siríaco e Gun em árabe. A letra G é equivalente ao Gama grego – O Conhecimento – (de Gnosis).  Representa o Grande Arquiteto do Universo e a ciência da Geometria.





Medida na pesquisa: Representada pelo Compasso










Retidão na ação: Simbolizada pelo  esquadro.













Símbolo da maçonaria


Comentários

marcelo disse…
parabens pela explicação;gostaria de saber mais,pois tenho curiosidade
Anônimo disse…
Parabens! Vc disse tudo em tao pouco.
Anônimo disse…
parabens vc soube falar muito bem da maçonaria
isso muito bom tambem pq so assim os profanos fica sabeno da maçonaria como ela é um forte abraço e fuui.'.
cachorrosemdona disse…
Meu nome é Renato, Sou de São Paulo, e fui convidado a preencher uma vaga na mineração onça-puma em ourilandia. Gostaria de saber se tem algum maçom na sua família?

Cordialmente

Renato P. Correia
MONIQUE disse…
Bom dia Sr. Renato, obrigada pela visita ao BLOG da MONIQUE, desejo a vc e familia muita felicidade em 2011, e prosperidade em Ourilandia. Não tenho Maçons na minha familia infelizmente. Sou apenas uma curiosa que gosta de estar estudando assuntos interessantes, e a história da maçonaria acho fascinante.
Anônimo disse…
Existe loja maçonica em Ourilandia?
MONIQUE disse…
Bom dia amigo(a), eu sei que tem maçonaria em Ourilandia... quanto a loja não sei te informar. Assim que eu tiver contato com alguma amiga que ainda mora na cidade eu pergunto e posto pra vc. Abraços e obrigada pela visita.
Anônimo disse…
ah

Mensagem

Mensagem

Postagens mais visitadas deste blog

BIOGRAFIA RICARDO NUNES - O DONO DA RICARDO ELETRO

UMA HISTÓRIA EMOCIONANTE E VITORIOSA

Hoje eu quero comentar uma história de vida que assisti no Caldeirão do Huck nessa semana. Foi a história de mais um mineiro que acreditou no seu sonho, lutou muito e hoje é um vencedor, sem contudo perder a humildade.


O nome dessa pessoa que aprendi a admirar é Ricardo Nunes.

RICARDO nasceu em Divinópolis - Minas Gerais, em menos de duas décadas, Nunes partiu do ponto zero -- zero mesmo -- para tornar-se dono de uma das dez maiores redes de lojas de varejo do país. Sua trajetória empreendedora começou cedo e teve profunda influência de seu pai, um comerciante de bijuterias. "Meu pai morreu quando eu era criança", diz Nunes, o segundo de quatro filhos. Aos 12 anos após perder o pai Ricardo tinha que ajudar a mãe a cuidar dos irmãos, e por isso começou a vender as mexericas do sitio.
Ia vender perto das escolas e descobriu que gritando, vendia mais. Logo começaram a aparecer outras crianças vendendo perto dele, e então ele aprendeu que precis…

TATUAGEM NATURAL QUE DURA 5 ANOS

ADOREI ESSA NOVIDADE

Ontem aprendi com uma coordenadora da escola uma coisa super legal. Ela me contou que na sua adolescencia fez uma tatuagem natural que durou 5 anos!!!





Isso mesmo!!! Aqui nessa região eles usam um líquido da castanha do Caju para fazer tatuagem. Fica por 5 anos e depois desaparece.
Funciona dessa maneira . . .
A castanha contém um óleo-resina cáustica, conhecido como LCC (líquido da castanha de caju). A composição do LCC é principalmente de ácido anacárdico, cardol (11,31%) e seus derivados. Dentro da castanha é que se encontra a amêndoa oleaginosa, comestível, conhecida e comercializada como castanha de caju.

O LCC causa forte irritação na pele, deixando cicatrizes quase indeléveis que jovens usam para fazer um tipo primitivo de tatuagem. O LCC espesso é de cor escura, tem uso popular para verrugas, calos, edemas, manchas na pele e tecidos de neoformação.

O uso em estado fresco do fruto (castanha) pode provocar lesões na pele, pois é terrivelmente cáustico. Quando as …

"O Aplicativo Launcher (com.wmt.launcher) parou inesperadamente. Tente novamente" Como resolver esse problema.

Amigos, ha uns dias o Tablet do meu filho começou a aparecer essa mensagem: "O Aplicativo Launcher (com.wmt.launcher) parou inesperadamente. Tente novamente" Clicava na única opção: "Forçar fechamento". Ele fecha a mensagem e ela tornava a aparecer. E isso se repetia. Levei em técnicos de informática e fui informada que deveria procurar as lojas especializadas em celular. Que a unica opção seria reinstalar o sistema Android e que o preço ficaria em mais ou menos 120,00. 
Depois de muito pesquisar encontrei a solução e relativamente fácil. 
Logo ao ligar você recebe a mensagem, então clica em tente novamente e rapidamente para zerar as infos do Launcher, clique no lado esquerdo da tela, ícone de uma casa e fique com o dedo em cima segurando ate aparecer algo, clique em running task, clique em all ,click no icone de casa vermelha "LAUNCHER", clique em limpar dados, ok. Pronto! Espero que ajude!
Funcionou perfeitamente. Uma economia significativa não é... tá n…