Pular para o conteúdo principal

MAÇONARIA SEGREDOS E SIMBOLOS


A maçonaria sempre despertou grande interesse e curiosidade por parte do grande público, pois, a maçonaria sempre foi cercada de grandes mistérios e segredos.
A maçonaria como conhecemos hoje, foi fundada em 24 de junho de 1717, em Londres, no entanto, a origem da maçonaria está ligada às lendas de Ísis e Osíris, Egito, ao culto a Mitra, vindo até a Ordem dos Templários e à Fraternidade Rosa Cruz.-

No Brasil, acredita-se que a  maçonaria teve a sua primeira loja – esse é o nome dado aos templos onde os maçons se reúnem – foi fundada em 1802 pelo botânico Manoel Arruda Câmara.

Apesar de muitas pessoas acreditarem que a maçonaria é uma sociedade secreta, os maçons negam, pois, segundo eles, ”uma sociedade secreta é aquela que tem objetivos secretos e ocultos a sua existência assim como as datas e locais de suas sessões. O objetivo e propósito da maçonaria, suas leis, história e filosofia tem sido divulgados em livros que estão à venda em qualquer livraria. Os únicos segredos que a maçonaria conserva é a cerimônia empregada na admissão de seus membros e os meios usados pelos maçons para se conhecerem.”

Para se tornar um maçom – o nome provém do inglês mason que significa “pedreiro”- não precisa ter uma religião específica, mas, deve acreditar na existência de um princípio criador, um Deus, e, como, segundo os maçons, não há “convite” para entrar na maçonaria, os interessados devem manifestar o desejo em ingressar espontaneamente nas lojas pertos de suas casas, ou em conversas com algum maçom amigo.

“As pessoas admitidas como membros de uma Loja devem ser homens bons e de princípios virtuosos, nascidos livres de idade madura, sem vínculos que o privem de pensar livremente, sendo vedada a admissão de mulheres assim como homens de comportamento duvidoso ou imoral.
Nesse ponto, já sabemos um pouco da história da maçonaria, sabemos que não é uma sociedade secreta, e não possui, portanto, nenhum segredo, e que qualquer um, desde que seja uma pessoa de bem e acredite em um Criador, exceto as mulheres, pode tornar-se um maçom. Agora a pergunta que fica é: O que os maçons fazem?

Na verdade, ser um maçom é eleger uma forma de vida, comprometido com a sociedade que vivemos. Serve para penetrar nos conhecimentos dos antigos Maçons, interpretar e utilizar sua simbologia para aperfeiçoar a nós mesmos e aos que estão em nossa volta. É um sistema de conduta moral aonde se aprende a dominar as paixões, as ambições, os vícios, e o ódio que oprime o homem.

A Maçonaria não é uma sociedade de auxílios mútuos, ela não garante a ninguém o recebimento de uma uma fixa e constante. Entretanto, a maçonaria se empenha para que nenhum de seus membros sofra necessidades. O maçom necessitado recebe de acordo com as condições e as possibilidades dos demais membros.

Confira alguns símbolos da maçonaria:


O Conhecimento: Representado pela letra G. Sétima letra do alfabeto latino e terceira letra do alfabeto grego (Gama). Ghimel, em fenício e em hebráico, Gomal em siríaco e Gun em árabe. A letra G é equivalente ao Gama grego – O Conhecimento – (de Gnosis).  Representa o Grande Arquiteto do Universo e a ciência da Geometria.





Medida na pesquisa: Representada pelo Compasso










Retidão na ação: Simbolizada pelo  esquadro.













Símbolo da maçonaria


Comentários

Unknown disse…
parabens pela explicação;gostaria de saber mais,pois tenho curiosidade
Anônimo disse…
Parabens! Vc disse tudo em tao pouco.
Anônimo disse…
parabens vc soube falar muito bem da maçonaria
isso muito bom tambem pq so assim os profanos fica sabeno da maçonaria como ela é um forte abraço e fuui.'.
Unknown disse…
Meu nome é Renato, Sou de São Paulo, e fui convidado a preencher uma vaga na mineração onça-puma em ourilandia. Gostaria de saber se tem algum maçom na sua família?

Cordialmente

Renato P. Correia
MONIQUE disse…
Bom dia Sr. Renato, obrigada pela visita ao BLOG da MONIQUE, desejo a vc e familia muita felicidade em 2011, e prosperidade em Ourilandia. Não tenho Maçons na minha familia infelizmente. Sou apenas uma curiosa que gosta de estar estudando assuntos interessantes, e a história da maçonaria acho fascinante.
Anônimo disse…
Existe loja maçonica em Ourilandia?
MONIQUE disse…
Bom dia amigo(a), eu sei que tem maçonaria em Ourilandia... quanto a loja não sei te informar. Assim que eu tiver contato com alguma amiga que ainda mora na cidade eu pergunto e posto pra vc. Abraços e obrigada pela visita.
Anônimo disse…
ah

Mensagem

Mensagem

Postagens mais visitadas deste blog

MINERAÇÃO ONÇA PUMA -OBRA 273 - OURILANDIA DO NORTE - PARÁ

MARÇO/2010 TRANSPORTADORES DE CORREIA -                VENTILADORES EM BAIXO DA GALERIA DREYER PRECIPITADORES SILOS DE PÓ, SILOS DE MINERIO SECO                                                                                                   CHAMINÉ GALPAO ESTOCAGEM DE EMERGENCIA DE MINERIO KILN LAVADOR DE GASES MÁQUINAS DE PÁTIO EMPILHADEIRA E RECUPERADORA MONTAGEM DO 4. PRECIPITADOR EM MONTAGEM PRECIPITADORES PRECIPITADORES SILOS DE PÓ, SILOS DE MINERIO SECO SISTEMA DE REFRIGERAÇÃO DE AGUA - ASPIRAL

CIRURGIA PARA VOLTAR A OUVIR - IMPLANTE COCLEAR

O MILAGRE DA AUDIÇÃO IMPLANTE COCLEAR OU "OUVIDO BIONICO" Crianças e adultos vítimas de surdez profunda e sem poder aquisitivo para bancar uma cirurgia corretiva podem ter esperanças de voltar a escutar. Basta que o implante coclear seja indicado para o seu tipo de problema. Isso por que o SUS (Sistema Único de Saúde) já oferece esse tipo de operação em hospitais de São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Rio Grande do Norte. Desde 1990, 700 pessoas já foram beneficiadas. Em breve, o Rio de Janeiro também entrará na lista com o credenciamento do Hospital Gafrée e Guinle pelo Ministério da Saúde. A cirurgia é indicada para pessoas que não podem usar aparelhos auditivos convencionais.“É um procedimento de alta complexidade e o Sistema Único de Saúde arca com os todos os custos”, explica o Dr. Fernando Portinho, otorrinolaringologista, professor da Escola de Medicina da UNIRIO (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro) e coordenador do projeto.O tratamento com

FAMILIA GUERARD, GHERARDI, GERARDI, GIRARDI

MINHA ÁRVORE GENEALÓGICA MEU NOME É MONIQUE, Meu tataravô ( LOURENÇO GHERARDI ) , minha tataravó ( ADELIA FERRAGATTI ) ele filho de ( LOURENÇO GHERARDI E DOROTEIA PERONO ), ela filha de ( GIACOMO FERRAGATTI E IRENE OZELIO) . meu bisavô materno ( LOURENçO FRANCISCO GHERARDI) e minha bisavó materna (VIRGINIA TAVARES ALBERGARIA GHERARDI ) , minha avó materna (ELZI GUERARDI NASCIMENTO) e meu avô materno (LUIZ GONZAGA DO NASCIMENTO), meus pais (MARIA DA GLORIA DO NASCIMENTO SOUZA e ADÃO HELIO DE SOUZA). Família Gerardi Em 06 de março de 1895 chegou ao porto de Santos, desembarcando do navio “ARNO” uma família vinda da região de Treviso, norte da Itália que se apresentou como  FAMÍLIA GIRARDI , mas por falha de grafia do oficial de registros da imigração o sobrenome passou a ser  GERARDI. Assim podemos considerar como origem da família o sobrenomeGIRARDI e a geração que que ficou no Estado de São Paulo, GERARDI. OLHA COMO É GRANDE A FAMILIA GUERARDI...  ESSES PARENTE