Pular para o conteúdo principal

O ENIGMA DO EDIFICIO JOELMA

O Enigma do Edifício Joelma


Linha Direta - Mistério - Casos - Rede Globo


O Edifício Joelma, um dos mais imponentes prédios do centro de São Paulo, ardeu em chamas por mais de quatro horas no dia primeiro de fevereiro de 1974. O resultado desta tragédia foram 345 feridos e 189 mortos. Até hoje especialistas garantem que o lugar é cercado por uma estranha energia espiritual.

Segundo testemunhas, o Edifício Joelma carrega uma maldição. Em 1948, existia uma casa onde hoje é o Edifício Joelma. Nela morava o professor de química, Paulo Camargo, 26 anos, junto com sua mãe e duas irmãs. Paulo assassinou a tiros a mãe e as irmãs e enterrou os corpos em um poço que mandara construir no quintal da casa. Depois, Paulo suicidou-se.

Fundos da casa onde ocorreram os assassinatos em 1948



Poço onde foram encontrados os corpos



A polícia trabalhou com duas hipóteses para o crime. A primeira é que a família teria rejeitado uma namorada dele. A segunda é que Paulo teria matado a mãe e as irmãs porque elas portavam graves problemas de saúde e ele não queria cuidar delas.

O mistério da morte de toda a família nunca foi desvendado. Depois do resgate dos corpos, um bombeiro acabou também se tornando vítima da maldição e morreu de infecção cadavérica. O triplo assassinato seguido de um suicídio abalou a população de São Paulo e ficou conhecido como O Crime do Poço.

O lugar ganhou fama de mal-assombrado. Em 1972, a casa deu espaço a um prédio moderno de 20 andares. Era o Edifício Joelma. Por causa do Crime do Poço, a numeração da rua foi modificada, mas a maldição não foi esquecida.

A processadora de dados, Volquimar, 21 anos, e seu irmão Álvaro trabalhavam no prédio. No dia 1º de fevereiro de 1974, às 8h45 da manhã, um curto circuito no ar condicionado do prédio deu início ao incêndio. Sem ter para onde fugir, as pessoas entraram em pânico. O calor chegou a 700ºC e muitos se jogaram do alto do edifício. O fogo praticamente destruiu o Joelma. Faltou água nos carros do Corpo de Bombeiros e a escada Magirus só conseguiu atingir uma parte do edifício.

Volquimar morreu asfixiada por causa da fumaça e seu irmão Álvaro conseguiu sobreviver. Treze pessoas tentaram escapar pelo elevador, mas não conseguiram se salvar. Os corpos não foram identificados e acabaram sendo enterrados lado a lado no cemitério São Pedro, na capital.

Os treze corpos deram origem ao mistério das treze almas e a elas são atribuídos milagres. Em 1979, a história de Volquimar se transformou em filme e durante as filmagens ocorreram fenômenos misteriosos.


A cena da morte das personagens foi registrada por um fotógrafo. Quando reveladas, as fotos mostravam rostos de pessoas que não estavam nas filmagens.

Depois do incêndio, o Edifício Joelma ficou quatro anos interditado para obras. Quando reaberto, ele foi rebatizado com o nome de Praça da Bandeira. Segundo testemunhas, os espíritos dos mortos vagam pelo prédio até hoje.

O Edifício Joelma tem dezenas de salas vazias, mas a tentativa de livrar o local dos espíritos continua. As histórias em torno do antigo Joelma ainda são um grande mistério. Uns acreditam, outros duvidam e alguns têm certeza de que tudo é verdade.


Edificio Joelma 2009, Hoje conhecido como EDIFICIO PRAÇA DA BANDEIRA



Volquimar Carvalho dos Santos

A professora Volquimar Carvalho dos Santos, 21 anos, trabalhava no setor de processamento de dados de um banco que funcionava no 23º andar do Edifico Joelma. Ela era funcionária da empresa havia um ano e meio. O irmão dela, Álvaro, trabalhava no 10º andar do mesmo prédio. A família de Volquimar é espírita. Ao ser dado o aviso de incêndio, Volquimar e outras quatro companheiras tentaram fugir pela escada, mas quase foram atropeladas pelos funcionários desesperados que tentavam se salvar.


Elas correram para a cobertura do prédio, mas acabaram morrendo por asfixia. Álvaro, irmão de Volquimar, sobreviveu ao incêndio. Álvaro localizou o corpo da irmã no IML horas depois do incêndio ter terminado. Meses depois, Volquimar enviou uma mensagem psicografada para a mãe através do médium Chico Xavier. Na mensagem ela contava como tinha sido os seus últimos minutos de vida.

Em 1979, a história de Volquimar se transformou no filme “Joelma, 23º andar”. O roteiro é baseado nas cartas psicografadas por Chico Xavier que estão no livro “Somos Seis”.

Fatos estranhos ocorreram durante as filmagens, como ruidos estranhos no local onde não havia ninguém, refletores que eram "derrubados" embora estivessem bem fixados, sendo um dos fatos mais incríveis, foi a imagem de uma "pessoa" que não estava nas filmagens ao lado dos personagens em uma das cenas, indicando nitidamente ser um dos possíveis "Fantasmas do Edifício Joelma".

"Os acontecimentos ocorridos na área do Edifício Joelma seriam obra do acaso, ou haveria alguma maldição naquele local, talvez influenciada pelo crime ali cometido?



Quem sabe? A única certeza é que essa, bem como outras respostas estão


"Além da Imaginação!"

Comentários

Ivan disse…
Olá, Esses dias me bateu uma certa curiosidade, sobre o desastre do "Edifício JOELMA", então assisti o filme, os documentários e saí lendo o assunto pela internet... e cheguei aqui no seu BLOG!... Eu me lembro que no ano de 1987 (nas bancas) saiu uma série de livros chamado: "CIENCIAS PROIBIDAS" sobre ocultismo. O título já diz tudo!!! O primeiro número vinha com o famoso "JOGO DO COPO", tipo aqueles tabuleiros "OUIJA". Sabe o que me chama a atenção? É que a Volquimar consultava esse tipo de oráculo!!! E... se voce pesquisar voce vai ver que todos aqueles que consultaram os mortos usando ESSES JOGOS DO COPO E TÁBUAS DE OUIJA, acabaram ou possessos por demônios (veja o caso do EXORCISTA), ou se suicidaram ou sofreram algum tipo de desgraça. CURIOSO NÃO?!
"ivan.j@bol.com.br"
MONIQUE disse…
Ivan, seja bem vindo ao nosso BLOG. Não entendo muito desse assunto. Fui levada a publicá-lo movida pela mesma curiosidade que você. Não assisti ao filme, aqui é muito dificil ter acesso a esse material. Mas me guio sempre pelo ditado que diz... "seguro morreu de velho" ... kkkkkkkkkkkkk assuntos de ocultismo devem ficar apenas na literatura ... curiosidades a parte ... manter distancia do desconhecido é sempre mais seguro ... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Mas se ainda persistir na curiosidade tem um site muito legal, de pessoas que entendem muito destes assuntos e que você pode fazer perguntas que com certeza obterá respostas sérias... http://www.forumespirita.net
Espero ter ajudado.
Ivan disse…
Oi Professora Monique! Obrigado pelas boas vindas! Deixa eu me identificar um pouquinho! Eu moro em São Bernardo do Campo - SP. Às vezes eu tenho algumas coisas pra resolver no centro de "SAMPA", e de vez em quando eu passo na calçada do "JOELMA", qualquer dia desses, vou dar uma voltinha lá dentro, eh eh!... Quanto ao filme eu baixei pela internet (Dá uma procuradinha!). Os documentários estão disponíveis no YOU-TUBE... E no próximo dia 1.º de Fevereiro (Segunda-feira) a tragédia completa 36 anos. PUXA VIDA HÉIN?!

Parabéns pelo BLOG, obrigado pela sua atenção e até mais!
MONIQUE disse…
Ivan, vou tentar baixar o filme mas aqui a NET é muito lenta... o sinal é muito ruim. Se você for lá mesmo, mande-nos um depoimento... sobre dentro do edificio, suas sensações e impressões...
Se tiver mais sugestões de matérias para o Blog é só nos enviar pelo email alairsouza@oi.com.br e te darei os créditos da matéria. Até mais.
Anônimo disse…
Oi, Monique!!

Meu nome é Davi e, a exemplo do Ivan, também tenho curiosidade sobre esse incendio tão terrível e, ao procurar sites falando a respeito dele, encontrei seu blog, e então pensei em perguntar: você tem alguma referência ou conhecimento sobre uma possível lista com os nomes das vítimas dessa tragédia?
Se tiver, eu gostaria de ter acesso a ela.
A razão para tal curiosidade? "Há mais mistérios entre o céu e a terra do que possa entender a nossa vã filosofia."

Parabéns pelo blog!!

Até!!
MONIQUE disse…
Oi Davi, infelizmente não tenho a lista, mas vou procurar na internet. Se encontrar publico. Obrigada pela visita!!!!!
marcia amorim disse…
monique realmente fiquei muito satisfeita pela sua postagem acho que vc pesquizou bastante, sou estudante de historia e meu nome é marcia parabens
MONIQUE disse…
Oi Márcia, muito obrigada pelo comentário. Se quiser sugerir novos assuntos terei imenso prazer em publicar. Continue visitando nosso BLOG. Abraços, Monique
Joelma disse…
Oi Monique, me chamo joelma e tenho 36 anos completados no dia 01/04. Minha mãe jura que já havia escolhido meu nome antes,mas a história do Joelma me intriga muito; gostei da sua pesquisa, parabéns
Anônimo disse…
MUITO BOM MONIQUE, NESSE DIA ENTREGUEI UNS "BORDEROS" NA CREFISUL, ERA CONTINUO (OFFICE BOY) DA CREFISUL, E AS VEZES SUBIA ATÉ O 23 ANDAR, A QUAL FICAVA A DOCUMENTAÇÃO, NESSE DIA, JA ESTAVA TUDO PRONTO NO ANDAR TÉRREO ONDE FUNCIONAVA A CREFISUL.., ASSISTI TODO O INCENDIO, E SÓ SINTO QUE ESTE EDIFICIO CONTINUA DE PÉ...COMO FOI PRA EPÓCA UM ACONTECIMENTO TRÁGICO, ACREDITO QUE MUITAS PESSOAS NEM QUEREM MAIS COMENTAR, E POR IRONIA DO DESTINO(?) VIM MORAR EM FRENTE A ELE, PARABENS PELO SEU BLOG....
Anônimo disse…
oi monique eu tb me chamo monique e adorei bjs praser em te conhecer
MONIQUE disse…
Oi Monique, minha chará, obrigada pela visita ao Blog. O prazer é todo meu em receber pessoas como você, aqui no meu cantinho. Continue nos visitando sempre, e enviando sugestões sobre assuntos que você quer ver postado aqui. Um abraço - Monique
caroltobe disse…
vc conseguiu a lista de mortos do edificio Joelma? Tambem tenho curiosidades sobre eles. ja estudei e pesquisei bastante sobre o incendio do edificio, mas não consegui encontrar a lista que tanto procuro, se conseguir alguma coisa por favor me envie, eu ainda não sei da minha ligação com o incêndio, mas me parece que dependo desta lista pra saber. por favor, me ajude.
o meu e-mail é caroltobe@hotmail.com, se puder me ajudar, eu agradeço muito. beijos Carol
Anônimo disse…
oi bom dia para podermos entender a misericordia de Deus e seus designios com a humanidade devemos conhecer a doutrina dos espiritos com seriedade e profundidade e nela encontraremos o consolo e o entendimento para esses fatos que nos surpreendem.A morte não existe e não há efeito sem causa.Deus é justo sábio misericordioso..A doutrina dos espíritos é o consolo para todos nós
kitan disse…
Bom dia, gostaria de saber se alguem tem a lista dos mortos no incendio do edificio joelma.
Monique Souza disse…
Kitan, obrigada pela visita ao Blog, eu não tenho a lista mas deixo aqui a sua solicitação... há também gostaria de ter essa lista para postar aqui. Abraços.
Anônimo disse…
Aos que fizeram a passagem tão truculenta nesse infame incêndio só nos resta orar e pedir ao pai celestial que mande seus anjos de luz para que possa amenizar a dor e o entendimento a esses espiritos que ainda volitam perdidos nos corredores do Joelma.
andrellbarreto@hotmail.com
Rodrigo - 49 anos disse…
Saiu uma edição exclusiva sobre o incêndio na revista da época que se chamava MANCHETE.Muitas fotos, detalhes, não sei qual era a editora e também não me lembro se era semanal ou mensal. sei que lá continha essa lista, cheguei a ler. Deve haver um local que arquivam todas essas coisas.

Mensagem

Mensagem

Postagens mais visitadas deste blog

TATUAGEM NATURAL QUE DURA 5 ANOS

ADOREI ESSA NOVIDADE

Ontem aprendi com uma coordenadora da escola uma coisa super legal. Ela me contou que na sua adolescencia fez uma tatuagem natural que durou 5 anos!!!





Isso mesmo!!! Aqui nessa região eles usam um líquido da castanha do Caju para fazer tatuagem. Fica por 5 anos e depois desaparece.
Funciona dessa maneira . . .
A castanha contém um óleo-resina cáustica, conhecido como LCC (líquido da castanha de caju). A composição do LCC é principalmente de ácido anacárdico, cardol (11,31%) e seus derivados. Dentro da castanha é que se encontra a amêndoa oleaginosa, comestível, conhecida e comercializada como castanha de caju.

O LCC causa forte irritação na pele, deixando cicatrizes quase indeléveis que jovens usam para fazer um tipo primitivo de tatuagem. O LCC espesso é de cor escura, tem uso popular para verrugas, calos, edemas, manchas na pele e tecidos de neoformação.

O uso em estado fresco do fruto (castanha) pode provocar lesões na pele, pois é terrivelmente cáustico. Quando as …

BIOGRAFIA RICARDO NUNES - O DONO DA RICARDO ELETRO

UMA HISTÓRIA EMOCIONANTE E VITORIOSA

Hoje eu quero comentar uma história de vida que assisti no Caldeirão do Huck nessa semana. Foi a história de mais um mineiro que acreditou no seu sonho, lutou muito e hoje é um vencedor, sem contudo perder a humildade.


O nome dessa pessoa que aprendi a admirar é Ricardo Nunes.

RICARDO nasceu em Divinópolis - Minas Gerais, em menos de duas décadas, Nunes partiu do ponto zero -- zero mesmo -- para tornar-se dono de uma das dez maiores redes de lojas de varejo do país. Sua trajetória empreendedora começou cedo e teve profunda influência de seu pai, um comerciante de bijuterias. "Meu pai morreu quando eu era criança", diz Nunes, o segundo de quatro filhos. Aos 12 anos após perder o pai Ricardo tinha que ajudar a mãe a cuidar dos irmãos, e por isso começou a vender as mexericas do sitio.
Ia vender perto das escolas e descobriu que gritando, vendia mais. Logo começaram a aparecer outras crianças vendendo perto dele, e então ele aprendeu que precis…

"O Aplicativo Launcher (com.wmt.launcher) parou inesperadamente. Tente novamente" Como resolver esse problema.

Amigos, ha uns dias o Tablet do meu filho começou a aparecer essa mensagem: "O Aplicativo Launcher (com.wmt.launcher) parou inesperadamente. Tente novamente" Clicava na única opção: "Forçar fechamento". Ele fecha a mensagem e ela tornava a aparecer. E isso se repetia. Levei em técnicos de informática e fui informada que deveria procurar as lojas especializadas em celular. Que a unica opção seria reinstalar o sistema Android e que o preço ficaria em mais ou menos 120,00. 
Depois de muito pesquisar encontrei a solução e relativamente fácil. 
Logo ao ligar você recebe a mensagem, então clica em tente novamente e rapidamente para zerar as infos do Launcher, clique no lado esquerdo da tela, ícone de uma casa e fique com o dedo em cima segurando ate aparecer algo, clique em running task, clique em all ,click no icone de casa vermelha "LAUNCHER", clique em limpar dados, ok. Pronto! Espero que ajude!
Funcionou perfeitamente. Uma economia significativa não é... tá n…