Pular para o conteúdo principal

APARELHO ORTODONTICO - CHEGOU O GRANDE DIA

Chegou o dia tão esperado. O Rafael passou a semana todo ansioso pela colocação do aparelho. Nesta primeira consulta o dentista colocou na parte superior dos dentes, no mês que vem será coloca a parte inferior. 

Vejam como ficou lindo meu rapaz de aparelho....


Agora vamos aprender como cuidar bem do aparelho porque cuidar bem do aparelho ortodôntico fixo prevenirá danos a ele, assim como tornará seu uso mais confortável. Aprender os princípios básicos de cuidado ortodôntico lhe ajudará a manter seus dentes e gengiva saudáveis. 

HIGIENE COM O APARELHO ORTODONTICO

Escovação e Uso de Fio Dental
Prepare-se para escovar: tire os elásticos e qualquer outra parte removível de seu dispositivo ortodôntico.
Limpe seu aparelho ortodôntico fixo: use sua escova em um ângulo de 45 graus para limpar ao redor dos fios. 





Escove primeiro acima de cada fio e depois embaixo. (Leva tempo garantir que toda a placa foi removida e que você escovou em todos os lados dos dentes superiores e inferiores).

Escove seus dentes: posicione sua escova em um ângulo de 45 graus na junção entre o dente e a gengiva, em seguida aplique uma suave pressão conforme você escova com um movimento circular. Use o mesmo movimento de escovação em todas as superfícies externas e internas dos dentes, inclinando a escova quando necessário para melhor alcançar os lados internos dos dentes anteriores menores



Passe fio dental: use o Oral-B® Super Floss ou passo fio. A extremidade rígida auxiliará para que o fio dental passe o fio ortodôntico. Utilize uma vez por dia.



Bocheche amplamente com água e examine seus dentes e aparelho fixo no espelho. Eles devem brilhar, estar lisos e ter a sensação de limpeza.
É necessária uma limpeza cuidadosa dos aparelhos fixos porque a placa e as bactérias ficam facilmente aprisionadas dentro e ao redor deles. O seguinte procedimento tornará simples e eficazes a escovação e o uso de fio dental diários.

Escove sua língua: você pode utilizar a própria escova ou um liimpador de língua. A língua não pode ter aspecto branco ou amarelado. Essa sujeira deve ser removida.



Cuidados Especiais

Técnicas especiais de limpeza possibilitam que você cuide de seus dentes, gengiva e aparelhos fixos de modo mais eficaz.
Produtos específicos disponíveis para cuidado ortodôntico:
- Escova de dentes unitufo: possui tufos de cerdas macias e em formato cônico para limpeza dental e gengival adequada;



- Escova de dentes ortodôntica: tem uma configuração especial de cerdas com corte em V para uma remoção eficaz de placa ao redor de fios, braquetes, dentes e gengiva;







- Escova interdental: para limpeza de espaços difíceis de acessar, é uma escova extrafina específica para o local;

- Bochechos com solução fluoretada: é uma proteção extra para os seus dentes. Bochechos de um minuto, após a escovação e antes de dormir conferem um bom meio para impedir o aparecimento de manchas e lesões cariosas. Solicite uma receita conosco e poderemos avaliar a necessidade.



Lembre-se: um melhor cuidado bucal resulta em redução no tempo de uso do aparelho ortodôntico fixo e reduz o risco de problemas potenciais.
  Cuidado Profissional - Visitas ao Dentista e ao Ortodontista
 
Durante o tempo em que você usar aparelho ortodôntico fixo em seus dentes, você precisará visitar o ortodontista regularmente para ajustes de seu dispositivo. Após um ajuste ortodôntico de rotina, você pode experimentar certa tensão ou mesmo uma leve quantidade de dor. Se esse desconforto ou dor não desaparecer rapidamente ou se tornar extremo, você deve consultar seu ortodontista. Preocupações com seu dispositivo e qualquer problema com partes quebradas devem também ser levados imediatamente ao conhecimento de seu ortodontista.

Também é importante que você continue com visitas regulares a seu dentista clínico geral enquanto se submete ao tratamento ortodôntico. Serão realizados avaliações de rotina em busca de cáries e sinais de doenças na gengiva.  E também poderá ser realizado profilaxia.;o uso de jato de bicarbonato é altamente eficar para limpeza dos dentes e também do aparelho ortodôntico. O jato consegue penetrar  em todos "cantinhos" da boca. 

Fonte:  www.odontobelavista.com.br  - Dra Vanessa Thiesen

Comentários

vanessa thiesen disse…
Olá
Vi que vc pegou as informações sobre higiene com aparelho ortodontico do meu site, www.odontobelavistacom.br
Achei bem legal difundir esses cuidados, tão importantes para a saúde bucal!
Parabéns!
Abraços
Dra Vanessa Thiesen
MONIQUE disse…
Dra. Vanessa, obrigada pela visita, adorei seu comentário. Na verdade recebi esse post por e-mail de um amigo odontologista que com certeza absoluta pegou do seu site. Mas acabo que colocar os créditos da matéria para o seu site. A matéria realmente é excelente mas estava faltando a fonte. Um grande abraço e muito obrigada mesmo.
Vanessa disse…
Olá o dr. ja colocou o aparelho em todos os dentes superiores na primeira consulta? O meu só colocou nos 4 dentes da frente e no proximo mes colocará no resto dos superiores e depois os inferiores, estou com medo de estar sendo enganada só para eles ficarem com o dinheiro da manutenção.
Anônimo disse…
MONIQUE DISSE....
Oi Vanessa, não dá pra comparar porque cada caso é um caso. Por exemplo, quando foi a minha vez, coloquei em todos os dentes, no do Rafael e do Alair (meu filho e meu marido) foi só em cima. Por isso fazemos aquela pastinha. Fique tranquila, mas se ainda estiver com dúvidas consulte outro dentista, pergunte a opinião dele sem compromisso.... Mas o tratamento é demorado mesmo, mas vale a pena...

Mensagem

Mensagem

Postagens mais visitadas deste blog

MINERAÇÃO ONÇA PUMA -OBRA 273 - OURILANDIA DO NORTE - PARÁ

MARÇO/2010 TRANSPORTADORES DE CORREIA -                VENTILADORES EM BAIXO DA GALERIA DREYER PRECIPITADORES SILOS DE PÓ, SILOS DE MINERIO SECO                                                                                                   CHAMINÉ GALPAO ESTOCAGEM DE EMERGENCIA DE MINERIO KILN LAVADOR DE GASES MÁQUINAS DE PÁTIO EMPILHADEIRA E RECUPERADORA MONTAGEM DO 4. PRECIPITADOR EM MONTAGEM PRECIPITADORES PRECIPITADORES SILOS DE PÓ, SILOS DE MINERIO SECO SISTEMA DE REFRIGERAÇÃO DE AGUA - ASPIRAL

CIRURGIA PARA VOLTAR A OUVIR - IMPLANTE COCLEAR

O MILAGRE DA AUDIÇÃO IMPLANTE COCLEAR OU "OUVIDO BIONICO" Crianças e adultos vítimas de surdez profunda e sem poder aquisitivo para bancar uma cirurgia corretiva podem ter esperanças de voltar a escutar. Basta que o implante coclear seja indicado para o seu tipo de problema. Isso por que o SUS (Sistema Único de Saúde) já oferece esse tipo de operação em hospitais de São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Rio Grande do Norte. Desde 1990, 700 pessoas já foram beneficiadas. Em breve, o Rio de Janeiro também entrará na lista com o credenciamento do Hospital Gafrée e Guinle pelo Ministério da Saúde. A cirurgia é indicada para pessoas que não podem usar aparelhos auditivos convencionais.“É um procedimento de alta complexidade e o Sistema Único de Saúde arca com os todos os custos”, explica o Dr. Fernando Portinho, otorrinolaringologista, professor da Escola de Medicina da UNIRIO (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro) e coordenador do projeto.O tratamento com

FAMILIA GUERARD, GHERARDI, GERARDI, GIRARDI

MINHA ÁRVORE GENEALÓGICA MEU NOME É MONIQUE, Meu tataravô ( LOURENÇO GHERARDI ) , minha tataravó ( ADELIA FERRAGATTI ) ele filho de ( LOURENÇO GHERARDI E DOROTEIA PERONO ), ela filha de ( GIACOMO FERRAGATTI E IRENE OZELIO) . meu bisavô materno ( LOURENçO FRANCISCO GHERARDI) e minha bisavó materna (VIRGINIA TAVARES ALBERGARIA GHERARDI ) , minha avó materna (ELZI GUERARDI NASCIMENTO) e meu avô materno (LUIZ GONZAGA DO NASCIMENTO), meus pais (MARIA DA GLORIA DO NASCIMENTO SOUZA e ADÃO HELIO DE SOUZA). Família Gerardi Em 06 de março de 1895 chegou ao porto de Santos, desembarcando do navio “ARNO” uma família vinda da região de Treviso, norte da Itália que se apresentou como  FAMÍLIA GIRARDI , mas por falha de grafia do oficial de registros da imigração o sobrenome passou a ser  GERARDI. Assim podemos considerar como origem da família o sobrenomeGIRARDI e a geração que que ficou no Estado de São Paulo, GERARDI. OLHA COMO É GRANDE A FAMILIA GUERARDI...  ESSES PARENTE