Pular para o conteúdo principal

11 de setembro - 9 anos depois

O dia 11 de setembro entrou para o calendário mundial em 2001, quando uma série de atentados terroristas em solo americano mataram quase 3 mil pessoas.  As cenas mais impactantes desta  tragédia foram vistas por  milhões de pessoas, ao vivo, pela televisão. Eu me lembro direitinho onde estava e o que fazia naquele momento. Eu assistia a tudo aquilo pela TV como quem assiste a um filme de terror... estava paralisada, impossível acreditar em tanta barbaridade... eu não queria acreditar no que estava bem diante de meus olhos... acho que o mundo parou também... 
Os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001, chamados também de atentados de 11 de setembro de 2001, foram uma série de ataques suicidas coordenados pela Al-Qaeda aos Estados Unidos em 11 de setembro de 2001

Na manhã daquele dia, 19 terroristasda Al-Qaeda sequestraram quatro aviões comerciais a jato de passageiros. Os sequestradores intencionalmente bateram dois dos aviões contra as Torres Gêmeas do World Trade Center em Nova Iorque, matando todos a bordo e muitos dos que trabalhavam nos edifícios. Ambos os prédios desmoronaram em duas horas, destruindo construções vizinhas e causando outros danos. O terceiro avião de passageiros caiu contra o Pentágono, em ArlingtonVirgínia, nos arredores de Washington, D.C. O quarto avião caiu em um campo próximo de Shanksville, na Pensilvânia, depois que alguns de seus passageiros e tripulantes tentaram retomar o controle do avião, que os sequestradores tinham reencaminhado para Washington, D.C. Não houve sobreviventes em qualquer um dos vôos.
O número total de mortos nos ataques foi 2 996 pessoas, incluindo os 19 sequestradores. A esmagadora maioria das vítimas era civil, incluindo cidadãos de mais de 70 países. Além disso, há pelo menos um óbito secundário - uma pessoa foi descartada da contagem por um médico legista, pois teria morrido por doença pulmonar devido à exposição à poeira do colapso do World Trade Center.

Acredita-se que Nova York foi escolhida por causa da repercussão do ataque: as torres do World Trade Center eram um símbolo do poderio americano, reunindo corretoras de valores e empresas nacionais e estrangeiras, e reuniam numa pequena área uma grande concentração de pessoas.

   Os ataques de 11 de setembro mostraram que a ameaça não está apenas em bombas químicas ou atômicas, mas em ações surpreendentes de terroristas suicidas. O presidente George W. Bush acreditava poder proteger o país instalando um escudo antimíssil.

   A organização responsável pelos ataques foi a Al Qaeda (organização islâmica radical), liderada pelo milionário saudita Osama Bin Laden.

   O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, afirmou na ocasião que os terroristas seriam encontrados e entregues à justiça. Declarou também que as nações que apóiam e protegem os terroristas poderiam sofrer represálias.
 
   Apoiados pela maior parte da comunidade internacional, os Estados Unidos iniciaram em 7 de outubro os bombardeios ao Afeganistão, país que abrigavaOsama Bin Laden e era governado por uma milícia islâmica radical, o "Talibã".


9 ANOS DE SAUDADE

BRASILEIROS QUE MORRERAM NO ATENTADO DE 11 DE SETEMBRO


A lista das vítimas do ataque ao World Trade Center tem três brasileiros:
Sandra Fajardo Smiths. Mineira de Belo Horizonte, Sandra tinha 37 anos. Trabalhava no 98o. andar do World Trade Center, na Torre Norte. Um dos aviões atingiu o prédio na altura do centésimo andar. Contadora da corretora Marsh & McLennan, Sandra era solteira e morava nos Estados Unidos há 15 anos.
Anne Marie Sallerin Ferreira. Engenheira Química por formação, a paulistana de 29 anos tinha realizado o sonho de trabalhar no coração financeiro da Wall Street. 

Anne Marie falou com a irmã Caroline apenas uma hora antes do desastre. Disse para a irmã que iriam passar o Natal juntas. Sonhava em levar a mãe, Catarina, e a irmã para morar com ela em Nova York.



Ivan Kyrillos Fairbanks Barbosa. Aos 30 anos, Ivan tinha chegado ao topo do mundo como gostava de dizer. Trabalhava na corretora Cantor Fitzgerald, no 105o. andar da Torre Norte, cinco andares acima do desastre provocado pelo Boeing 767 da American Airlines. A mãe de Ivan, Marilena Kyrillos Fairbanks Barbosa, escreveu uma carta na semana dos atentados: 

"A tragédia de 11 de setembro infelizmente levou Ivan, junto com tantos outros jovens promissores e cheios de sonhos. Deus permita ao menos que essa tragédia ajude a melhorar o mundo. Deus nos ajude a viver sem o Ivan. Deus ilumine o seu caminho até o nosso reencontro".

Ivan Fairbanks Barbosa, pai de Ivan, recorda a tragédia: “A última frase que ele falou foi a seguinte: ‘Aconteceu alguma coisa no prédio e eu vou ter que descer.’ Eu esperava com o tem´po eu estivesse bem, e isso não está acontecendo. Tinha uma fotografia que saiu numa revista, que de longe me arrepiou e até hoje eu não consegui chegar perto. Você vê nas janelas do World Trade Center um monte de gente e ele pode ser um. A coisa que me angustia muito são esses 10, 15 minutos de um sofrimento cão, uma dor, sem ninguém poder fazer absolutamente nada.”
Um brasileiro está desaparecido desde o dia 11 de setembro. Nilton Albuquerque teria ido a Nova York para uma reunião no 108o. andar da Torre Norte do World Trade Center. O engenheiro, que era carioca, trabalhava como despachante de importações e viajava freqüentemente ao exterior.
Por falta de registro de óbito, nem o consulado brasileiro nem a prefeitura de Nova York dão o brasileiro como vítima do atentado. Mas, desde então, Nilton sumiu.




Comentários

Carla Kyrillos disse…
Que saudade do meu primo (Ivan) ontem me deu uma angustia pensando nele...

É melhor pensar que ele ainda está la, vivendo com sua esposa, vivendo sua vida de sonhos, esperando um feriado para ir conhecer sua casa e saltarmos de paraquedas

Carla Kyrillos
nubia disse…
Olá Monique,
Gostei muito do seu blog!! Entrei de "bobeira" pois estava vendo as postagens do 11 de setembro. Quando eu vi que vc morou em Paracatu...Veja que mundo pequeno: minha filha estudou com seu filho em Paracatu. Ela se chama Stella e eu acho que vc a conhece rsrsrs...
Um abraço, sucesso! Nubia
MONIQUE disse…
oi Núbia, obrigada pelo carinho. Conheci a Stella, sim, uma menina de ouro, parabéns! Atualmente estamos no Pará, mas o Rafael tem muito carinho pelos amigos que deixou em Paracatu e fala muito deles. Um grande abraço a todos.

Mensagem

Mensagem

Postagens mais visitadas deste blog

TATUAGEM NATURAL QUE DURA 5 ANOS

ADOREI ESSA NOVIDADE

Ontem aprendi com uma coordenadora da escola uma coisa super legal. Ela me contou que na sua adolescencia fez uma tatuagem natural que durou 5 anos!!!





Isso mesmo!!! Aqui nessa região eles usam um líquido da castanha do Caju para fazer tatuagem. Fica por 5 anos e depois desaparece.
Funciona dessa maneira . . .
A castanha contém um óleo-resina cáustica, conhecido como LCC (líquido da castanha de caju). A composição do LCC é principalmente de ácido anacárdico, cardol (11,31%) e seus derivados. Dentro da castanha é que se encontra a amêndoa oleaginosa, comestível, conhecida e comercializada como castanha de caju.

O LCC causa forte irritação na pele, deixando cicatrizes quase indeléveis que jovens usam para fazer um tipo primitivo de tatuagem. O LCC espesso é de cor escura, tem uso popular para verrugas, calos, edemas, manchas na pele e tecidos de neoformação.

O uso em estado fresco do fruto (castanha) pode provocar lesões na pele, pois é terrivelmente cáustico. Quando as …

BIOGRAFIA RICARDO NUNES - O DONO DA RICARDO ELETRO

UMA HISTÓRIA EMOCIONANTE E VITORIOSA

Hoje eu quero comentar uma história de vida que assisti no Caldeirão do Huck nessa semana. Foi a história de mais um mineiro que acreditou no seu sonho, lutou muito e hoje é um vencedor, sem contudo perder a humildade.


O nome dessa pessoa que aprendi a admirar é Ricardo Nunes.

RICARDO nasceu em Divinópolis - Minas Gerais, em menos de duas décadas, Nunes partiu do ponto zero -- zero mesmo -- para tornar-se dono de uma das dez maiores redes de lojas de varejo do país. Sua trajetória empreendedora começou cedo e teve profunda influência de seu pai, um comerciante de bijuterias. "Meu pai morreu quando eu era criança", diz Nunes, o segundo de quatro filhos. Aos 12 anos após perder o pai Ricardo tinha que ajudar a mãe a cuidar dos irmãos, e por isso começou a vender as mexericas do sitio.
Ia vender perto das escolas e descobriu que gritando, vendia mais. Logo começaram a aparecer outras crianças vendendo perto dele, e então ele aprendeu que precis…

"O Aplicativo Launcher (com.wmt.launcher) parou inesperadamente. Tente novamente" Como resolver esse problema.

Amigos, ha uns dias o Tablet do meu filho começou a aparecer essa mensagem: "O Aplicativo Launcher (com.wmt.launcher) parou inesperadamente. Tente novamente" Clicava na única opção: "Forçar fechamento". Ele fecha a mensagem e ela tornava a aparecer. E isso se repetia. Levei em técnicos de informática e fui informada que deveria procurar as lojas especializadas em celular. Que a unica opção seria reinstalar o sistema Android e que o preço ficaria em mais ou menos 120,00. 
Depois de muito pesquisar encontrei a solução e relativamente fácil. 
Logo ao ligar você recebe a mensagem, então clica em tente novamente e rapidamente para zerar as infos do Launcher, clique no lado esquerdo da tela, ícone de uma casa e fique com o dedo em cima segurando ate aparecer algo, clique em running task, clique em all ,click no icone de casa vermelha "LAUNCHER", clique em limpar dados, ok. Pronto! Espero que ajude!
Funcionou perfeitamente. Uma economia significativa não é... tá n…