Pular para o conteúdo principal

MIP ENGENHARIA OBRA 277, USINA DA VSB

Fonte:  Informativo MIP, ano 03, n.10 Julho, Agosto e Setembro 2010

A Usina da VSB, situada no município de Jeceaba, irá produzir 600 mil toneladas de tubos de aço, sem costura por ano para o setor petrolífero mundial. O escopo da MIP, na construção da VSB, compreende a montagem eletromecânica da Aciaria Elétrica e Lingotamento Contínuo. A obra teve seu início em 25/05/2010 e as principais atividades já desenvolvidas são:

  • Montagem da torre de giro da panela;
  • Solda na carcaça do forno;
  • Montagem dos extratores;
  • Pré-Montagem da Chaminé;
  • Pré-Montagem e montagem do filtro de manga;
  • Montagem dos headers principais, Fila B e C.


VSB EM JECEABA

Fonte:http://www.diariodocomercio.com.brwww.vstubos.com


Foto: Jornal Hoje em dia online
A unidade de aciaria da VSB será a primeira do Brasil a utilizar o Sistema Consteel, um conjunto de equipamentos que aumenta a produtividade e reduz o consumo de energia elétrica. O aparato realiza o carregamento contínuo do material no forno, reduzindo o tempo da produção do aço.

A aciaria terá capacidade de produção de 1 milhão de toneladas de aço bruto ao ano, das quais 700 mil toneladas serão utilizadas para a fabricação de 600 mil toneladas de tubos de aço sem costura/ano, que serão divididas igualmente entre a Sumitomo e a Vallourec. As 100 mil toneladas restantes serão recicladas dentro do ciclo produtivo, retornando ao forno elétrico e dando origem a 300 mil toneladas de aço bruto em barras lingotadas para o grupo Vallourec.

A construção da usina está estruturada em quatro grandes áreas: área comum, área energética e utilidades, aciaria e altos-fornos e laminação e rosqueamento. O
start up das operações da planta está previsto para este semestre. As atividades devem entrar em plena operação até o final de 2011.

A construção civil da laminação já atingiu 80 mil metros cúbicos de concreto, o que equivale a 64% dos 125 mil metros cúbicos previstos, e já permite a utilização da estrutura metálica dos prédios e equipamentos. Conforme a assessoria de comunicação do grupo, 22 guindastes de grande porte, alguns com capacidade de içamento superior a 400 toneladas, foram usados para a montagem de 11,5 mil toneladas da estrutura.

Na laminação, a produção será de 600 mil toneladas de tubos de aço sem costura ao ano. O laminador de tubos PQF, da sigla em inglês 
premium quality finishing, assim como o sistema de estocagem de tubos automatizada através de cassetes, é considerado o diferencial na usina. Os tubos serão desenvolvidos com a medida entre 6 polegadas e 16 polegadas de diâmetro externo.
Mercado externo - De acordo com a companhia, os tubos terão alto valor agregado e mais de 90% da produção será destinada somente para exportação, atendendo à demanda do setor de óleo e gás. Apesar de a empresa não confirmar, fontes de mercado acreditam que a VSB pode mudar a estratégia, voltando maior parte da produção para o mercado doméstico em função da demanda prevista para o pré-sal.

Atualmente, 70 mil metros quadrados da edificação foram cobertos, o que permite a continuação dos trabalhos de montagem eletromecânica dos equipamentos nacionais e importados. Com o avanço da estrutura metálica, seis pontes rolantes foram montadas e cinco já estão em operação. As maiores vigas - cada ponte é composta por duas - possuem 47 metros de cumprimento, três metros de altura e pesam, juntas, aproximadamente 200 toneladas.

Na área de energia e utilidades, a subestação principal está concluída e em fase de testes e energização, bem como a linha de transmissão que conduzirá a energia a ser consumida pelo empreendimento. A linha de gás natural está finalizada, testada e pronta para operar. A fábrica que fornecerá o oxigênio também foi concluída, mas ainda passará por testes.

Ainda segundo informações da VSB, a empresa conta com cerca de 7 mil empregados prestadores de serviços. Do total, cerca de 50% são moradores da região onde a planta está sendo instalada. Ao todo, o complexo irá gerar aproximadamente 1,5 mil empregos diretos e 1,5 mil indiretos quando estiver em funcionamento.

RESPONSABILIDADE AMBIENTAL

A atuação da VSB em Jeceaba (MG) e região está pautada na responsabilidade socioambiental. Para isso, a Empresa adotou os conceitos mais modernos de sustentabilidade para nortear o seu relacionamento com os empregados, o meio ambiente e seus vizinhos.


A VSB vai plantar um cinturão verde de 100 metros de largura ao redor de todo o perímetro do Distrito Industrial de Jeceaba. O projeto, construído com recursos financeiros da joint venture, engloba não só a área da usina, mas também a de futuros empreendimentos. O plantio vai possibilitar a revegetação de uma vasta área local já degradada pela exploração rural ali existente.

Programas sociais voltados para promover a melhoria da qualidade de vida das pessoas e programas educacionais que estimulam a geração de renda serão contemplados pela política de responsabilidade social da VSB. Ela contemplará empregados da usina e familiares, prestadores de serviços, parceiros e comunidades vizinhas. O critério de seleção das ações levará em conta a verba disponível e o perfil de cada público.

Comentários

Mensagem

Mensagem

Postagens mais visitadas deste blog

PROGRAMA QUALIDADE TOTAL 5 S

O 5S ou  House keeping  é um conjunto de técnicas desenvolvidas no Japão e utilizadas inicialmente pelas donas-de-casa japonesas para envolver todos os membros da família na administração e organização do lar.     No final dos anos 60, quando os industriais japoneses começaram a implantar o sistema de qualidade total (QT) nas suas empresas, perceberam que o 5S seria um programa básico para o sucesso da QT.  O Programa recebeu esse nome devido às iniciais das cinco palavras japonesas que sintetizam as cinco etapas do programa: Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke, mas para a adequação à língua portuguesa adotou-se os 5 sensos: de utilização, de ordenação, de limpeza, de saúde e autodisciplina.  O Programa 5S será definido na instituição como:  Seiri - Senso de Organização: a arte de descartar fora coisas sem uso; Seiton - Senso de Arrumação: a arte de cada coisa no seu lugar para pronto uso; Seiso - Senso de Limpeza: a arte de tirar não sujar; Seiketsu -Senso de Padroniza

OURILANDIA DO NORTE 2011 - AVENIDA PRINCIPAL

Essa foto mostra como está a Avenida principal de Ourilândia do Norte à noite. Ela foi registrada às 19:23h, horário local e mostra a Av. das Nações, agora iluminada. O registro foi feito pouco antes da Praça das Crianças sentido Tucumã - Ourilândia.  Características da foto: Panasonic ZS-7 Distância focal de 22mm Diafragma em f/4.5 Tempo de exposição de 0,6 segundos Velocidade ISO em 400 Fonte: Fotógrafo Arlindo Carvalho (fotografoarlindocarvalho@yahoo.com.br)

FLOR

Era uma vez uma flor que nasceu no meio das pedras. Quem sabe como, conseguiu crescer e ser um sinal de vida no meio de tanta tristeza. Passou uma jovem e ficou admirada com a flor. Logo pensou em Deus. Cortou a flor e a levou para a igreja. Mas, após uma semana a flor tinha morrido. Era uma vez uma flor que nasceu no meio das pedras. Quem sabe como, conseguiu crescer e ser um sinal de vida no meio de tanta tristeza. Passou um homem, viu a flor, pensou em Deus, agradeceu e a deixou ali; não quis cortá-la para não matá-la. Mas, dias depois, veio uma tempestade e a flor morreu... Era uma vez uma flor que nasceu no meio das pedras. Quem sabe como, conseguiu crescer e ser um sinal de vida no meio de tanta tristeza. Passou uma criança e achou que aquela flor era parecida com ela: bonita, mas sozinha. Decidiu voltar todos os dias. Um dia regou, outro dia trouxe terra, outro dia podou, depois fez um canteiro,colocou adubo... Um mês depois, lá onde tinha só pedras e