Pular para o conteúdo principal

OBRA 276 - MIP/ MONTACALM - MARABÁ - AQUIRI - FLORESTA TAPIRAPÉ AQUIRI

Fonte: Jornal  Informativo MIP  - ano03 - n.10  - Julho, Agosto e  Setembro de 2010

Localizado no interior da reserva florestal Tapirapé  Aquiri em Marabá no Pará o Projeto Salobo possui a maior jazida de cobre já descoberta no Brasil e em fase de implantação. Tem seu Star-up previsto para o segundo semestre de 2011. O Consórcio Mip Montcalm está presente no projeto e tem como um dos seus maiores desafios a montagem do TCLD - Transportador tubular de longa distancia - que representa 24% do avanço da obra.

Fabricado pela empresa Tecnometal, segundo a revista Inmine, esse transportador é o único em sua categoria oferecendo solução técnica que leva consideração o relevo acidentado da planta. O transportador realizará curvas horizontais e verticais, com baixo impacto ao meio ambiente, uma vez que o minério será transportado no interior da correia tubular, com uma capacidade limite de 4587 toneladas/hora a uma distância horizontal de 1659 metros com desnível de 184 metros.

Graças a equipe formada por profissionais da engenharia e supervisão especializada de ambas as empresas, o Consórcio vem conseguindo imprimir avanços significativos na montagem, atingindo no término do mês de setembro de 2010 avanço de 25%.

  
Floresta Nacional do Tapirapé-Aquirí

A Floresta Nacional do Tapirapé-Aquirí está situada em sua maior parte no município de Marabá (PA) e uma porção menor no município de São Félix do Xingu. Geologicamente, a área da Flona do Tapirapé-Aquirí é parte integrante da Província Mineral de Carajás, estando inserida na Plataforma Amazônica, onde se destaca um conjunto de rochas pré-cambrianas fortemente dobradas e falhadas, denominada Serra dos Carajás, cuja altitude média é de cerca de 700 metros, sendo os topos residuais aplainados e o relevo intensamente dissecado por vales encaixados (Radambrasil, 1974). 

O clima da região, segundo a classificação de Köppen, pode ser enquadrado no tipo Awi, tropical chuvoso com seca de inverno, com precipitações anuais entre 2.000 e 2.400 mm e temperatura mensal sempre acima de 18 C. A região apresenta o período de estiagem com cinco meses consecutivos, de junho a outubro. Cerca de 87% da área da Flona do Tapirapé-Aquirí é coberta pela Floresta Ombrófila Aberta, 12% pela Floresta Ombrófila Densa, incluindo as áreas aluviais associadas aos cursos d'águas, mais uma pequena parte de áreas antropizadas.

(Fonte: ROLIM, S. G.; COUTO, H. T. Z. Do; JESUS, R. M. de ; FRANÇA , J. T. Modelos volumétricos para a Floresta Nacional do Tapirapé-Aquirí, Serra dos Carajás (PA). Acta Amaz.vol. 36no.1 Manaus Jan./Mar. 2006).

A Floresta Nacional (Flona) do Tapirapé-Aquiri, foi criada pelo Decreto n 97.720, de 05 de maio de 1989, com área oficial de 190.000 hectares, nos municípios de Marabá e São Félix do Xingu, margem esquerda do rio Itacaiúnas. 

Atividades: Extrativismo Coleta de Castanhas do Pará para comercialização e caça de subsistência pela comunidade indígena Xicrin do Cateté.

Fiscalização Realizada pelo IBAMA auxiliado através de convênio com a CVRD para atividades de proteção e fiscalização nos limites da UC. Pesquisa Mineral Pesquisas realizadas pela Salobo Metais (CVRD) em área de ocorrência de cobre.

Clima tropical chuvoso com seca de inverno, com precipitações anuais entre 2.000 e 2.400 mm e temperatura mensal sempre acima de 18°C. A região apresenta o período de estiagem com cinco meses consecutivos, de junho a outubro.

Geologia: As rochas da região apresentam-se dobradas em estilos diferentes, falhadas e metamorfizadas em graus variáveis. A seqüência de rochas mais importante da Floresta Nacional do Tapirapé-Aquiri corresponde a uma seqüência clasto-química com Formações Ferríferas Bandadas, a qual abriga os depósitos de Cu-Au-Ag-Mo, denominada Grupo Igarapé Salobo. O Sinclinório de Carajás é o principal produto desta fase orogênica, e os múltiplos eventos geológicos na região são responsáveis pelas condições que possibilitaram as ocorrências e jazidas de importantes recursos minerais hoje conhecidos nesta área, que convencionou-se denominar Província Mineral de Carajás.

Hidrologia: A área da Floresta Nacional do Tapirapé-Aquiri é banhada em toda sua porção oriental pela bacia do rio Itacaiúnas. Os principais rios que drenam a área compõem a bacia do rio Itacaiúnas, e são: rio Aquiri, rio Cinzento e rio Salobo (bacia com área de 235,52 Km2), cujas nascentes estão situadas nas encostas da Serra dos Carajás, na porção sul da Floresta Nacional e na Serra do Cinzento, ao norte, a uma altitude média de 600 - 650 m.

Vegetação: A Floresta Nacional do Tapirapé-Aquiri localiza-se na grande Região Amazônica, que tem a maior e mais rica formação florestal do planeta, tanto em extensão como em variedade de espécies vegetais e animais, condicionada pelo clima equatorial úmido.

Integrando a porção final de uma região conhecida geormorfologicamente como Serra dos Carajás, caracterizada por relevo formado por topos residuais aplainados e intensamente dissecado por vales encaixados, a Floresta Nacional do Tapirapé-Aquiri é coberta, em mais da metade de sua área (56%), por uma formação vegetal composta pela associação de Floresta Ombrófila Aberta Submontana (50%) com Palmeiras; Floresta Ombrófila Densa Submontana (30%) e Floresta Ombrófila Aluvial (20%).

(Fonte: Plano de Manejo para uso múltiplo da Floresta Nacional do Tapirapé-Aquiri / Companhia Vale do Rio Doce/IBAMA Setembro de 2006).



                             

Fonte (fotos) : http://mosaicocarajas.webng.com/tapirapeaquiri/FlonaTapirapeAquiriprincipal.html e http://br.viarural.com/servicos/turismo/reservas-biologicas/reserva-biologica-de-tapirape/default.htm

Comentários

Anônimo disse…
ei espero muito dessa obra principalmente dinheiro com muita hora extra.......
Anônimo disse…
oi monique parabens pelo seu comentario,em breve estarei conhecendo as aventuras da obra de SALOBO,será um prazer enorme compartilhar dessa historia de muita tecnologia e avanço industrial para essa região.Atualmente estou em OURILANDIA DO NORTE,mas as chances de ir pra SALOBO são 99% a cada mil. e eu epero muito deste novo empreendimento.abraços.
Anônimo disse…
gostaria de uma oportunidade de trabalhar nesta grandiosa empresa.sou eletricista força e controle.e estou a procura de emprego.FONE:(91)88779029
Anônimo disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse…
Gostaria de saber como faço para ter uma oportunidade de emprego na área ambiental nesta conceituada empresa....
Monique Souza disse…
no Site da Empresa MIP (www.mip.com.br) tem o formulário para cadastro e o email do RH para envio de currículos rh@mip.com.br e o tel do RH- 31 3036-5448
Boa sorte!!!
Erickson Sousa disse…
Qual é o Código telefônico da Área?
Monique Souza disse…
Boa noite Erickson Souza

O Código de área é 094
Anônimo disse…
oi gostaria de saber qual o número do telefone do escritório em marabá?
Monique Souza disse…
Bom dia, eu não tenho o numero de Marabá mas no site da MIP você tem acesso aos números de BH e com certeza poderão te informar o do escritório de Marabá. http://www.mip.com.br/portal/
Anônimo disse…
Muito interessante seu blog Monique, gostei... Trabalhei no Salobo Metais prestando serviços pelo Consórcio MipMontcalm!!!
Parabéns Monique ;)

Mensagem

Mensagem

Postagens mais visitadas deste blog

BIOGRAFIA RICARDO NUNES - O DONO DA RICARDO ELETRO

UMA HISTÓRIA EMOCIONANTE E VITORIOSA

Hoje eu quero comentar uma história de vida que assisti no Caldeirão do Huck nessa semana. Foi a história de mais um mineiro que acreditou no seu sonho, lutou muito e hoje é um vencedor, sem contudo perder a humildade.


O nome dessa pessoa que aprendi a admirar é Ricardo Nunes.

RICARDO nasceu em Divinópolis - Minas Gerais, em menos de duas décadas, Nunes partiu do ponto zero -- zero mesmo -- para tornar-se dono de uma das dez maiores redes de lojas de varejo do país. Sua trajetória empreendedora começou cedo e teve profunda influência de seu pai, um comerciante de bijuterias. "Meu pai morreu quando eu era criança", diz Nunes, o segundo de quatro filhos. Aos 12 anos após perder o pai Ricardo tinha que ajudar a mãe a cuidar dos irmãos, e por isso começou a vender as mexericas do sitio.
Ia vender perto das escolas e descobriu que gritando, vendia mais. Logo começaram a aparecer outras crianças vendendo perto dele, e então ele aprendeu que precis…

TATUAGEM NATURAL QUE DURA 5 ANOS

ADOREI ESSA NOVIDADE

Ontem aprendi com uma coordenadora da escola uma coisa super legal. Ela me contou que na sua adolescencia fez uma tatuagem natural que durou 5 anos!!!





Isso mesmo!!! Aqui nessa região eles usam um líquido da castanha do Caju para fazer tatuagem. Fica por 5 anos e depois desaparece.
Funciona dessa maneira . . .
A castanha contém um óleo-resina cáustica, conhecido como LCC (líquido da castanha de caju). A composição do LCC é principalmente de ácido anacárdico, cardol (11,31%) e seus derivados. Dentro da castanha é que se encontra a amêndoa oleaginosa, comestível, conhecida e comercializada como castanha de caju.

O LCC causa forte irritação na pele, deixando cicatrizes quase indeléveis que jovens usam para fazer um tipo primitivo de tatuagem. O LCC espesso é de cor escura, tem uso popular para verrugas, calos, edemas, manchas na pele e tecidos de neoformação.

O uso em estado fresco do fruto (castanha) pode provocar lesões na pele, pois é terrivelmente cáustico. Quando as …

"O Aplicativo Launcher (com.wmt.launcher) parou inesperadamente. Tente novamente" Como resolver esse problema.

Amigos, ha uns dias o Tablet do meu filho começou a aparecer essa mensagem: "O Aplicativo Launcher (com.wmt.launcher) parou inesperadamente. Tente novamente" Clicava na única opção: "Forçar fechamento". Ele fecha a mensagem e ela tornava a aparecer. E isso se repetia. Levei em técnicos de informática e fui informada que deveria procurar as lojas especializadas em celular. Que a unica opção seria reinstalar o sistema Android e que o preço ficaria em mais ou menos 120,00. 
Depois de muito pesquisar encontrei a solução e relativamente fácil. 
Logo ao ligar você recebe a mensagem, então clica em tente novamente e rapidamente para zerar as infos do Launcher, clique no lado esquerdo da tela, ícone de uma casa e fique com o dedo em cima segurando ate aparecer algo, clique em running task, clique em all ,click no icone de casa vermelha "LAUNCHER", clique em limpar dados, ok. Pronto! Espero que ajude!
Funcionou perfeitamente. Uma economia significativa não é... tá n…