Pular para o conteúdo principal

QUALIDADE - UM POUCO DE HISTÓRIA

Era Artesanal (séc. XIX) :




O artesão envolve-se em todas as etapas da produção desde a compra dos materiais e acabamento até a entrega do produto ao cliente. Ele é o único responsável pela qualidade.



Era Industrial (1930 - 1980) :

A divisão do trabalho, devido a produção em Massa, cria o inspector da qualidade no final da linha de produção. Os artesãos ficam desorientados pois estavam acostumados a produzir por medida. O inspetor é  o responsável pela qualidade.



Era da Informação (1980...) :

A Segunda Guerra Mundial acelerou a Qualidade. Existe agora a preocupação em melhorar a Qualidade dos produtos. Muitas empresas implementaram Programas de Certificação de Fornecedores. Profissionais da garantia da Qualidade desenvolveram Técnicas de Análise de Falhas. Engenheiros da Qualidade envolveram-se nos Estágios iniciais de Projectos de Produtos. O profissional é treinado e informado para produzir e garantir a qualidade do que faz. Auto-controlo: cada um é inspector da qualidade do seu próprio trabalho.

O Sec. XX 

Ficou caracterizado pelo nascimento e desenvolvimento dos temas relacionados com a Qualidade e, curiosamente, foi estimulado pelas necessidades emergentes durante e após as duas guerras mundiais. Caracterizado por um processo inicialmente lento e quase exclusivamente concentrado nos E.U.A, Europa e Japão, só teve a sua generalidade a outros países, independentemente do seu grau de industrialização, no último quarto do referido século.


Os ciclos evolutivos da Qualidade progrediram conforme se demonstram:

  • Inspeção da QUALIDADE;
  • Controle da QUALIDADE;
  • Garantia da QUALIDADE;
  • Gestão da QUALIDADE TOTAL

Fonte: Prai-madeira

Comentários

Mensagem

Mensagem

Postagens mais visitadas deste blog

PROGRAMA QUALIDADE TOTAL 5 S

O 5S ou  House keeping  é um conjunto de técnicas desenvolvidas no Japão e utilizadas inicialmente pelas donas-de-casa japonesas para envolver todos os membros da família na administração e organização do lar.     No final dos anos 60, quando os industriais japoneses começaram a implantar o sistema de qualidade total (QT) nas suas empresas, perceberam que o 5S seria um programa básico para o sucesso da QT.  O Programa recebeu esse nome devido às iniciais das cinco palavras japonesas que sintetizam as cinco etapas do programa: Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke, mas para a adequação à língua portuguesa adotou-se os 5 sensos: de utilização, de ordenação, de limpeza, de saúde e autodisciplina.  O Programa 5S será definido na instituição como:  Seiri - Senso de Organização: a arte de descartar fora coisas sem uso; Seiton - Senso de Arrumação: a arte de cada coisa no seu lugar para pronto uso; Seiso - Senso de Limpeza: a arte de tirar não sujar; Seiketsu -Senso de Padroniza

OURILANDIA DO NORTE 2011 - AVENIDA PRINCIPAL

Essa foto mostra como está a Avenida principal de Ourilândia do Norte à noite. Ela foi registrada às 19:23h, horário local e mostra a Av. das Nações, agora iluminada. O registro foi feito pouco antes da Praça das Crianças sentido Tucumã - Ourilândia.  Características da foto: Panasonic ZS-7 Distância focal de 22mm Diafragma em f/4.5 Tempo de exposição de 0,6 segundos Velocidade ISO em 400 Fonte: Fotógrafo Arlindo Carvalho (fotografoarlindocarvalho@yahoo.com.br)

SERRA DOS CARAJÁS, VILA RESIDENCIAL DA VALE, AEROPORTO DE PARAUAPEBAS

A Serra dos Carajás fica localizada no Parque Ecológico de Carajás, na cidade de Parauapebas, Pará. Na serra está localizada a maior mina de ferro a céu aberto do mundo, explorada hoje pela VALE. A mina de ferro de Carajás não é conhecida apenas pelo seu tamanho, mas também pela qualidade do minério de ferro extraído, que é hoje considerado o mais puro do mundo. Para entrar no Parque Ecológico do Carajás é preciso passar pela primeira portaria se identificar e percorrer mais 15 quilômetros para atingir 700 metros acima do nível do mar, o visitante se depara com uma bifurcação no alto da serra. À esquerda está o Núcleo de Carajás, uma pequena vila construída durante o regime militar e onde vivem cerca de seis mil pessoas, a maioria funcionários da Vale. Ao chegar neste núcleo passamos por mais uma portaria, desta vez não precisamos nos cadastrar, mas possui segurança, muitas câmeras e vigia noite e dia. Erguida em meio à floresta, o vilarejo é cercado por uma grade para evitar que bi