Pular para o conteúdo principal

TRAGÉDIA REGIÃO SERRANA DO RIO DE JANEIRO, ENCHENTE, DEPOIMENTO DE UM SOBREVIVENTE

Gente, peguei esse relato de um site de Friburgo, da uma olhada. Depoimento real de um sobrevivente. Não moro no Rio de Janeiro, mas vi nesse depoimento uma chance de mesmo distante me unir a essas pessoas na intenção de ajudar. Peço a quem estiver lendo este artigo fazer o mesmo. Se puder ajudar materialmente estes são alguns postos relacionados abaixo deste relato que estão recebendo doações.

"Prezados membros, 

Eu, Fábio, mantenedor do site http://www.vivaolinux.com.br, na categoria de cidadão e morador de Nova Friburgo/RJ, venho por meio desta pedir ajuda às vítimas da tragédia que literalmente acabou com nossa cidade.

Parece que eu estava prevendo algo de ruim, tanto é que passei quase todo o mês ausente do site por conta de estafa mental, eu realmente não consegui botar o dedo no teclado neste final de ano. Por conta disso me dei ao direito de me ausentar do projeto por cerca de 20 dias, foram minhas merecidas férias após 8 anos de trabalho contínuo no VOL. 
ANTES DAS CHUVAS
Na última terça (11/01) minhas baterias deram sinal de recarga e resolvi voltar ao trabalho, mal sabia eu que essa volta seria provisória. Estou redigindo este texto sem saber se ao final ainda terei luz e/ou internet para publicá-lo. A cidade está O CAOS! 

Entre a noite de terça e madrugada de quarta um dilúvio sem precedentes e incessável atingiu toda a Região Serrada do Estado do Rio de Janeiro. Em poucos minutos o rio que corta toda a Nova Friburgo transbordou e se expandiu pelas avenidas e ruas transversais da cidade. Por ser uma região montanhosa, as águas das encostas rapidamente desceram como "pororocas" morro abaixo, literalmente carregando tudo o que havia em seu caminho. 

Moro no segundo andar de um prédio no centro da cidade, em menos de uma hora minha rua virou um rio, e com correnteza forte. No primeiro andar do prédio ficam o estacionamento e o (ex)apartamento de minha sogra, que foi tomado por aproximadamente 1,60m de água e lama. No estacionamento do prédio eu tinha 2 veículos, um Xsara Picaso 2003 que estava a venda e um Fiat Ideia 2007 que ainda nem comecei a pagar, ambos estão com lama até o teto (sim, a água cobriu ambos). 

Duas horas de chuva foram o suficiente para estabelecer o caos na cidade, neste ponto as emissoras de TV e as rádios FM já estavam fora do ar, a luz também fora cortada. O único meio de informação era uma rádio local, a Friburgo AM, que funcionava a base de gerador e ouvíamos através de um radinho à pinhas. O apresentador recebia ligações de todos os cantos da cidade com as vítimas narrando suas desgraças ao vivo, era gente morrendo pra tudo quanto é canto. 


Passei pelas piores sensações de minha vida durante a enchente. Da minha janela só dava pra ver o rio destruindo tudo o que havia pela frente. Era armário, capacete, colchonete, lixo e tudo o que havia de direito flutuando correnteza abaixo. O ápice foi quando passou o corpo de uma mulher, aparentemente morta, flutuando e sendo levada como se fosse um galho de árvore. Me senti a mais impotente das criaturas, e realmente era. 

Por volta das 4h da manhã de quarta, ainda com muita chuva surrando nosso solo, relâmpagos interrompendo a escuridão total como vista de minha janela e trovoadas mais altas que as reproduzidas em volume máximo de meu home theater, eis que tudo começa a tremer, aqui pensei que minha hora havia chegado. No dia seguinte descobri que a 100 metros daqui uma barreira desabou, destruiu um clube, parte de uma escola e a casa de um vizinho. Infelizmente o vizinho estava em casa, foi soterrado, seu cachorro saiu com vida. 


No dia seguinte (hoje), sem luz, telefone e água, fomos às ruas e começamos a trocar algum tipo de comunicação, tudo à moda antiga, no esquema boca-a-boca mesmo. Na verdade ainda estamos assim, no momento ainda não temos telefone, aproximadamente 40% da cidade tem luz e nem sei como é que o provedor está funcionando, pois ele também foi destruído pela água. 

Só estando aqui pra ter noção do estrago que foi causado na cidade, ela literalmente ACABOU. 

Meu tio conseguiu sair de sua casa segundos (SIM, SEGUNDOS) antes duma barreira destruí-la, felizmente sua mulher e filha também saíram ilesas, mas estão somente com a roupa do corpo. A maioria de seus vizinhos perderam a vida, incluindo as 3 melhores amiguinhas de minha prima. 

Aqui mesmo no centro (onde moro) 2 ou 3 prédios desmoronaram, ainda não se sabe quantas foram as vítimas. Teve uma rua que foi completamente soterrada, incluindo todas as casas, previsão de mais de 100 mortos no local. A rua do meu padrinho também sumiu do mapa, felizmente ele está curtindo o aniversário de 15 anos da minha outra prima na Disney. 

MUITA GENTE MORREU e ainda não foi retirada dos escombros. O número atual de 210 mortos somente na cidade de Nova Friburgo ainda é bastante impreciso, infelizmente. Na região já passam de 500. Há rumores de que existam 90 corpos de crianças e mais 6 adultos (os professores) numa colônia de férias que estava ocorrendo num bairro mais afastado da cidade. Se isto realmente for verdade, será uma das piores notícias da história do país. 

O ex-prefeito da cidade também foi soterrado em seu sítio e junto dele estavam o filho e neto. 

Tentei visitar um amigo meu e a única via que dá acesso à sua rua está interditada por queda de barreira, nem a pé dá pra passar. Estou MUITO preocupado com ele, que tem esposa e filha de 9 anos. Não sei a que ponto andam seus suprimentos, na verdade nem sei como estão suas condições de vida. 

Existem dezenas de pontos sem acesso na cidade, as pessoas estão ilhadas, sem comida e água. 

Helicópteros da Marinha não param de sobrevoar os céus, espero que estejam conseguindo socorrer a maioria, mas repito, é MUITA gente precisando de ajuda. 

Dos 3 hospitais da cidade, 2 foram destruídos pela enchente. Me parece que as forças armadas já montaram 2 hospitais de campo por aqui. 

O comércio, acabou... Os clubes, acabaram... As ruas, acabaram... As escolas, acabaram... Vamos recomeçar tudo do ZERO! 

Enfim, tirando meu trauma emocional e pequenos prejuízos materiais, informo que estou bem e com saúde. Não sei se o serviço de internet e luz permanecerá estável e amanhã também me voluntariarei na busca por vítimas com vida nos escombros, por conta disso ficarei meio que ausente nos próximos dias. Também preciso buscar informações sobre o restante de meus familiares e amigos. 

Peço um pouco mais de paciência a todos os autores de artigos e membros ávidos por informações sobre GNU/Linux, as coisas continuarão um pouco devagar por aqui nos próximos dias. Este ano me organizarei para descentralizar o "poder" aqui no site, ele não pode depender somente de uma pessoa para ter material publicado. 

Não deixem de continuar acessando o site, até porque nosso fórum é bem ativo. Se possível, visitem os anunciantes do site também, atualmente minha única fonte de renda é o clique de vocês nos banners do Viva o Linux e acreditem, tem muita gente precisando de ajuda por aqui, espero ter condições de ajudar. 

Sobre a ajuda, por hora meu apelo é que busquem em sua cidade algum posto de coleta de doações para as vítimas da tragédia e enviem pra cá o que puderem, na seguinte ordem de prioridade:
  1. Água mineral (não existe mais na cidade);
  2. Alimento não-perecível;
  3. Roupas;
  4. Tênis, sapatos, chinelos (favor enviarem um amarrado no outro, pois pares perdidos na pilha de calçados perdem a serventia).
Rezem pelas vítimas e peçam a Deus que pare de mandar chuva pra nossa região, pelo menos por hora! "

COMO AJUDAR AS VÍTIMAS DAS CHUVAS NA REGIÃO SERRANA DO RIO DE JANEIRO


Postos rodoviários, supermercados e abrigos estão recebendo donativos para ajudar as vítimas da chuva na Região Serrana do Rio. Os desabrigados e desalojados precisam de doações de água potável, alimentos, roupas, cobertores, colchonetes e itens de higiene pessoal, como sabonete, pasta de dente e fralda descartável.

Para doar sangue

O HemoRio montou um esquema especial de atendimento. Para doar é preciso estar bem de saúde, ter entre 18 e 65 anos e pesar mais de 50 kg. Não é necessário estar em jejum. A única recomendação é evitar alimentos gordurosos antes da coleta. Interessados devem se apresentar com um documento de identidade. Quem preferir, pode agendar um horário para fazer a doação no telefone 0800 282-0708. O HemoRio fica na Rua Frei Caneca 8, no Centro, e funciona de segunda a domingo, das 7h às 18h.

Contas para doações em dinheiro

A Prefeitura de Teresópolis disponibilizou uma conta corrente no Banco do Brasil para receber doações e ajudar as famílias atingidas pelo temporal. Com o nome “SOS Teresópolis – Donativos”, a conta corrente é número 110000-9, na Agência 0741-2. Há também a conta 2011-1, Agência 4146, da Caixa Econômica Federal. O CNPJ da Prefeitura é número 29.138.369/0001-47. Outras contas:

Prefeitura de Nova Friburgo
Banco: Banco do Brasil
Agência: 0335-2
Conta: 120.000-3

Prefeitura de São José do Vale do Rio Preto 
Banco: Banco do Brasil
Agência: 0080-9
Conta: 77000-0

Defesa Civil – RJ
Banco: Caixa Econômica Federal
Agência: 0199
Operação: 006
Conta: 2011-0

Fundo Estadual de Assistência Social do Estado do Rio de Janeiro
CNPJ 02932524/0001-46
Banco: Itaú
Agência: 5673
Conta: 00594-7

Campanha SOS Sudeste (CNBB e Cáritas Brasileira)
Banco: Caixa Econômica Federal
Agência: 1041
Operação: 003
Conta: 1490-8

ou

Banco: Banco do Brasil
Agência: 3475-4
Conta: 32.000-5

Postos para doações

Teresópolis
A Prefeitura de Teresópolis informou que as pessoas interessadas em trabalhar como voluntárias para ajudar no atendimento às vítimas das chuvas devem se cadastrar na sede da Defesa Civil, e não mais no Ginásio Pedrão. A Defesa Civil funciona na Rua Júlio Rosa, 444, na Tijuca.

No Ginásio Pedrão (Rua Tenente Luiz Meirelles 211, no bairro Várzea), permanece o cadastro de desabrigados e desalojados e a entrega de doações de mantimentos. Já as doações de medicamentos devem ser encaminhadas para a Secretaria de Saúde (Av. Feliciano Sodré, 675 – 3º piso Centro – Prefeitura).

Doações de móveis vão para o galpão próximo ao Pedrão, localizado na Rua Garcia Menezes de Aragão, 51, Várzea, Centro. A Secretaria de Obras está aceitando doações de galochas, capas de chuva, pás, enxadas, lonas pretas, que devem ser entregues na Rua Fritz Weber, Várzea, próximo a rodoviária e ao mercado popular.

Petrópolis
A Prefeitura de Petrópolis está solicitando que todas as doações sejam encaminhadas para o CIEP de Corrêas e não mais para o CIEP de Itaipava que já está com sua capacidade de armazenamento lotada. As doações devem ser entregues na Estrada União e Indústria, 2.822, em frente ao terminal de transporte público, em Corrêas.

A Prefeitura de Petrópolis solicita que as pessoas que desejam fazer doações ao município, enviem mantimentos, material de limpeza e higiene pessoal, lençois e roupa de cama. Não há mais necessidade de roupas. O número de roupas doadas já ultrapassa a necessidade dos moradores afetados pelas chuvas na região de Itaipava.

Museu Imperial
O Museu Imperial montou um posto de coleta de donativos. Além disso, os visitantes poem opatar por pagar a entrada com uma doação diretamente na bilheteria. O item de maior urgência é água potável, que pode ser trocada pelo ingresso com uma doação de, no mínimo, 1,5 litro. Também são recebidos itens de higiene pessoal, roupas, alimentos não perecíveis, roupa de cama, cobertores, colchonetes e toalhas. O ponto de coleta do museu é no prédio da biblioteca, no saguão em frente à sala multimídia, com acesso pelo bosque do imperador (praça do Cenip). Para trocas de doações por ingressos, os visitantes devem se dirigir diretamente à bilheteria.

Polícia Militar
Todos os batalhões da PM do Rio de Janeiro vão receber doações a partir desta quinta-feira (13). Os comandantes dos batalhões recomendam a doação de água mineral, alimentos não perecíveis e material de higiene pessoal.

Em São Paulo, todos os batalhões da Capital e do interior receberão alimentos não perecíveis, roupas, lençóis, cobertores, colchões, colchonetes, materiais de limpeza e higiene, água potável e remédios.

Rodoviária
A Rodoviária Novo Rio recebe doações para a Cruz Vermelha. Os donativos serão recebidos no piso de embarque inferior, das 9h às 17h.

Cruz Vermelha
A Cruz Vermelha está cadastrando voluntários para ajudar na triagem do material arrecadado para vítimas das chuvas na Região Serrana. Quem quiser colaborar deve procurar a sede da entidade no Rio, na Praça da Cruz Vermelha 10, no Centro.

Segundo o presidente da filial Rio, Luiz Alberto Lemos Sampaio, o mais importante agora é coletar alimentos não perecíveis, água, leite, além de roupa de cama e banho. Os donativos podem ser entregues no posto instalado na Rodoviária Novo Rio, na sede da Cruz Vermelha e nos quartéis do Corpo de Bombeiros.

Estádios
A Secretaria estadual de Esporte e Lazer montou uma rede de solidariedade. Os estádios do Maracanãzinho e Caio Martins (em Niterói) recolhem doações. As contribuições podem ser: garrafas de água potável, fraldas, material de higiene pessoal, colchonetes, alimentos não perecíveis, roupas e agasalhos. O Maracanãzinho recebe doações das 8h às 20h - Entrada pelo portão 12A. No Caio Martinns, o horário é o mesmo e a entrada é pelo portão principal na Avenida Roberto Silveira, em Icaraí.

Viva Rio
O Programa de Voluntariado do Viva Rio também iniciou uma campanha de arrecadação de roupas e mantimentos para a região serrana do Rio de Janeiro, especialmente Nova Friburgo, Teresópolis e Petrópolis. Para ajudar, basta fazer a doação na sede do Viva Rio (Rua do Russel, 76, Glória) ou através de depósito bancário na conta do Viva Rio, no Banco do Brasil, agência 1769-8, conta-corrente 411396-9 e CNPJ: 00343941/0001-28. Para mais informações o Viva Rio disponibiliza os telefones (21) 2555-3750 e (21) 2555-3785.

A ONG também estará recebendo donativos em todas as unidades das Lojas Americanas no Rio e nas estações do metrô de General Osório, Siqueira Campos, Botafogo, Carioca, Glória, Largo do Machado, Catete, Central do Brasil, Saens Peña, Nova América e Pavuna

Postos em estabelecimentos comerciais
O grupo de supermercados Pão de Açúcar montou postos de arrecadação em todas as 100 lojas da rede no estado do Rio. As doações podem ser feitas nos estabelecimentos Pão de Açúcar, ABC Compre Bem, Sendas , Extra Supermercados e Assaí. De acordo com o grupo, os donativos serão entregues até 26 de janeiro.

O supermercado Zona Sul também aceita doações durante o mês de janeiro em sua unidade Mega Box, localizada na Av. Brasil, 9.561 – Olaria. Quem quiser participar poderá contribuir com alimentos não perecíveis, roupas, sapatos, colchonetes, cobertores ou produtos de higiene. O Mega Box funciona de segunda a sexta, das 7h30m às 21h, e nos domingos e feriados, das 8h às 14h.

A rede de drogarias Tamoio recebe doações em todas as suas 42 lojas.

Rodovias
A Polícia Rodoviária Federal recebe doações nos seus 25 postos ao longo de 1.400 km de rodovias federais fluminsenses. Quem quiser colaborar pode ligar para o telefone 191 da PRF, que funciona 24h, e saber onde fica o ponto mais próximo de sua casa. Os donativos serão repassados à Cruz Vermelha.

A Concessionária Rio-Teresópolis (CRT) está recebendo doações de garrafas de água potável, remédios, alimentos não perecíveis, roupas, cobertores, colchonetes e itens de higiene pessoal como sabonete, pasta de dente e fralda descartável, nas cabines da Praça de Pedágio no km-133,5 da Rio-Teresópolis-Além Paraíba (BR-116/RJ), em Piabetá. Para grandes quantidades, os doadores devem dirigir-se ao Centro de Atendimento ao Usuário, que fica na pista sentido Rio a 300 metros da praça de pedágio.

Outros estados: .todos os 270 postos de fiscalização da PRF nas regiões Sul, Sudeste e Centro-oeste também funcionam como pontos de coleta de doações. De forma rápida e sem burocracia, o cidadão que quiser ajudar os desabrigados pelas chuvas na região Sudeste poderá doar alimentos não-perecíveis em qualquer unidade física da PRF instalada em 32 mil quilômetros de rodovias federais. A Polícia Rodoviária Federal não fará coleta de peças de vestuário nem de material de limpeza. Outro ponto que precisa ser observado é a data de validade dos alimentos. Não devem ser encaminhados à PRF donativos que vencerão antes de 30 dias.

BR-101
Autopista Fluminense, concessionária que administra a BR-101 Norte também abriu postos para o recolhimento de doações, na sede administrativa, da empresa, no KM 313, em São Gonçalo, na Região Metropolitano e na sede da Latina Manutenção, no Km 206, em Casimiro de Abreu .

Praça de pedágio:
Km 40 – Campos dos Goytacazes
Km 123 – Campos dos Goytacazes
Km 192 – Casimiro de Abreu
Km 252 – Rio Bonito
Km 299 – São Gonçalo

Bases operacionais:
Km 40 – Campos dos Goytacazes
Km 123 – Campos dos Goytacazes
Km 163 – Macaé
Km 235 – Silva Jardim
Km 282 – Itaboraí
Km 299 – São Gonçalo
Km 319 – Niterói

RJ-116
As quatro praças de pedágio da RJ-116 vão arrecadar donativos. Os locais são Itaboraí, Cachoeiras de Macacu, Nova Friburgo e Macuco. A Rota 116, que administra a via, está usando veículos da empresa para levar o material até as cidades atingidas.


MP
O Ministério Público do estado do Rio de Janeiro recebe doações na portaria do edifício-sede, na Av. Marechal Câmara, 370, no centro do Rio, de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h.

Inea
A sede do Instituto Estadual do Ambiente recebe doações de alimentos não perecíveis, colchonete, material de higiene e limpeza, sobretudo fraldas, e principalmente água. O endereço é Av. Venezuela, 110, Praça Mauá - centro do Rio.

Escolas de samba
As escolas de samba do Rio também estã recebendo donativos. Há postos de coleta na Cidade do Samba e nos barracões das escolas, na Gamboa. O Salgueiro arrecada alimentos não perecíveis, água, roupas e cobertores. As doações podem ser levadas à quadra da escola, que fica na Rua Silva Teles, 104, no Andaraí.

Tijuca Tênis Clube
A sede do clube recebe doações. O endereço é Rua Conde do Bonfim, 451 -- Tijuca. IInformações pelo telefone: 3294-9300.

AMaLeblon
A Associação de Moradores do Leblon criou um posto de coleta de donativos, que podem ser entregues no 23º Batalhão, localizado na Av. Bartolomeu Mitre.

Estações do metrô
O Metrô Rio vai disponibilizar a partir de sexta-feira (14), pontos de arrecadação em 11 estações nas linhas 1 e 2. Água, alimentos e produtos de higiene pessoal podem ser doados nas estações Carioca, Central, Largo do Machado, Catete, Glória, Ipanema/General Osório, Pavuna, Saens Peña, Botafogo, Nova América/Del Castilho e Siqueira Campos.

Flamengo
A presidente do Flamengo, Patrícia Amorim, anunciou que o clube também receberá, na sede da Gávea, donativos para desabrigados pelas chuvas na Região Serrana.

FIA
A Fundação da Infância e Adolescência abriu dois postos de doação: Rua Voluntários da Pátria, 120, Botafogo e Rua General Castrioto, 589, Barreto, em Niterói. Desde ontem (12) a entidade enviou 60 toneladas de alimentos e dois mil colchões para a região.

Shoppings também vão receber donativos
Bangu Shopping - Rua Fonseca, 240 - Bangu. Tel.: 2430-5130.
Carioca Shopping - Av. Vicente de Carvalho, 909 - Vila da Penha. Tel.: 2430-5120.
Caxias Shopping - Rodovia Washington Luiz, 2895, Duque de Caxias. Tel: 2430-5110
Passeio Shopping - Rua Viúva Dantas 100 - Campo Grande. Tel.: 2414-0003.
Santa Cruz Shopping - Rua Felipe Cardoso 540 - Santa Cruz. Tel.: 2418-9400.
Shopping Grande Rio - Rodovia Presidente Dutra, 4.200 - São João de Meriti. Tel.: 2430-5111
Via Parque Shopping - Av. Ayrton Senna, 3.000 - Barra da Tijuca. Tel.: 2430-5100.
Shopping Leblon - Av. Afrânio de Melo Franco, 290 - Leblon. Tel.: 2430-5122.BoulevardShopping São Gonçalo - doações no 1o andar do estabelecimento.
Center Shopping Rio - Avenida Geremário Dantas, 404 - Jacarepaguá
Fashion Mall - Estrada da Gávea, 899 - São Conrado.
Ilha Plaza - Av. Maestro Paulo e Silva, 400 - Ilha do Governador
NorteShopping - Av. Dom Hélder Câmara, 5474 - Cachambi
Plaza Shopping - Rua XV de Novembro, 8 - Centro, Niterói.
Rio Plaza Shopping - Rua General Severiano, 97 - Botafogo
Recreio Shopping - Av. das Américas, 19.019 - Recreio dos Bandeirantes
Shopping Tijuca - Av. Maracanã, 987 – Tijuca
West Shopping - Estrada do Mendanha, 555 - Campo Grande

Arquidiocese envia R$ 40 mil para a região
A Cáritas Arquidiocesana do Rio recebe doações em dinheiro em duas contas: Bradesco, Agência 0814-1, conta corrente 48500-4 e Banco do Brasil, Agência 3114-3, conta corrente 30000-4. Doações em espécie podem ser deixadas na Catedral de São Sebastião (Avenida Chile 245, no Centro). Haverá pontos de recolhimento na Cáritas e também na entrada da igreja, de 9h às 18h.

Ponte Rio-Niterói
A concessionária que administra a Ponte Rio-Niterói colocou um container para receber doações junto à praça de pedágio, à direita de quem segue no sentido Niterói. Mais informações: (21) 2620-9333.

Sesc, Senac e Fecomércio
As unidades do Sesc Rio e Senac Rio e a sede do Sistema Fecomércio-RJ estão coletando água mineral, alimento não perecível, roupas de cama e banho, material de limpeza e de higiene pessoal e colchões para as vítimas das enchentes na região serrana. As unidades do Sesc receberão as doações de terça a domingo, das 9h às 17h. Os pontos de coleta são:

Sede do Sistema Fecomércio-RJ - Rua Marquês de Abrantes, 99, Flamengo, de segunda a sexta, das 9h às 18h
Sesc Copacabana – Rua Domingos Ferreira, 160
SescTijuca – Rua Barão de Mesquita, 539
Sesc Ramos – Rua Teixeira Franco, 38
Sesc Madureira – Rua Ewbanck da Câmara , 90
Sesc São Gonçalo – Avenida Presidente Kennedy, 755
Sesc Niterói – Rua Padre Anchieta, 56 – Centro
Sesc São João de Meriti – Avenida Automóvel Clube, 66 –
Sesc Nova Iguaçu – Rua Dom Adriano Hipólito, 10 – Moquetá
Sesc Teresópolis – Av. Delfim Moreira, 749 – Centro
Sesc Quitandinha (Petrópolis) – Avenida Joaquim Rolla, 2 – Quitandinha

Unidades Senac Rio:
Horários de coleta das 9h às 19h, de segunda a sexta. Aos sábados, das 9h às 12h.
Niterói – Rua Almirante Teffé, 680 – Centro
Copacabana – Rua Pompeu Loureiro, 45
Marapendi – Avenida das Américas, 3959 – Barra da Tijuca
Faculdade Senac Rio – Rua Santa Luzia, 735 – Centro
Botafogo – Rua Bambina, 107

Sesi e Senai
O Sesi iniciou campanha de arrecadação de donativos para as vítimas das chuvas na Região Serrana, instalando postos de coletas e suas unidades no estado. O horário de funcionamento é das 8h às 17. Veja os endereços:
Sesi - Barra do Piraí - Av. Mário Salgueiro, 1.065 - Bairro Belvedere - Barra do Piraí
Senai - Barra do Piraí - Rua Alan Kardeck, s/nº - Muqueca - Barra do Piraí
Sesi - Barra Mansa - Av. Dário Aragão, 2 - Centro - Barra Mansa
Senai - Barra Mansa - Rua Senhor do Bonfim, 130 - Saudade - Barra Mansa
Sesi/Senai Benfica - Praça Natividade Saldanha, 19 - Benfica. Tel.: (21) 2587-4800
Senai - Campos - Rua Bruno de Azevedo, 37 - Pq. Tamandaré Campos dos Goytacazes
Sesi - Campos - Av. Deputado Bartolomeu Lysandro, 862 - Guarus – Campos dos Goytacazes
Sesi/Senai - Cinelândia - Rua Santa Luzia, 685 - 5º andar - Centro - Rio de Janeiro
SesiI - Duque de Caxias - Rua Artur Neiva, 100 - Bairro 25 de Agosto - Duque de Caxias
Senai - Duque de Caxias - Rua Arthur Goulart, 124 - Centro - Duque de Caxias
Sesi - Honório - Rua Loreto do Couto, 673 – Honório Gurgel
Sesi - Itaperuna - Av. Dep. José de Cerqueira Garcia, 883 - Bairro Presidente Costa e Silva - Itaperuna
Senai - Itaperuna - Av. Zulamith Bittencourt, 190 – 1º e 2º andar - Cidade Nova – Itaperuna
Sesi - Jacarepaguá - Av. Geremário Dantas, 342 - Tanque - Jacarepaguá - Tel.: (21) 3382-9999/9950
Senai - Jacarepaguá - Av. Geremário Dantas, 940 – Freguesia – Jacarepaguá
Sesi/Senai - Laranjeiras - Rua Esteves Júnior, 47 - Laranjeiras e Rua Ipiranga, 75 - Laranjeiras
Sesi - Macaé - Alameda Etelvino Gomes, 155 - Riviera Fluminense - Macaé 
Senai - Macaé - Av. Prefeito Aristeu Ferreira da Silva, 70 - Novo Cavaleiro - Macaé
Senai - Maracanã - Rua São Francisco Xavier, 417 – Maracanã
Senai - Mendes - Rua Professor Paulo Sérgio Nader Pereira, nº 250 - Centro - Mendes
Senai - Niterói - Rua General Castrioto, 460 - Barreto - Niterói
Sesi/Senai - Nova Iguaçu - Rua Gerson Chernicharo, s/nº - Bairro da Luz - Nova Iguaçu
Sesi - Petrópolis - Av. Barão do Rio Branco, 2.564 - Centro - Petrópolis
Senai - Petrópolis - Rua Bingen, 130 - Bingen - Petrópolis
Sesi - Resende - Rua Marcílio Dias, 468 - Jardim Jalisco - Resende
Senai - Resende - Rua Sarquis José Sarquis, 156 - Jardim Jalisco - Resende
Sesi/Senai – Santa Cruz - Rua Felipe Cardoso, 713 – Santa Cruz
Senai -Solda - Rua São Francisco Xavier, 601 - Maracanã - Tel.: (21) 3978-8700
Sesi/Senai - Tijuca - Rua Morais e Silva, nº 53 - Tijuca - Rio de Janeiro
Sesi/Senai - Vicente de Carvalho - Av. Pastor Martin Luther King Jr. (antiga Av. Automóvel Clube), 6475 - Vicente de Carvalho - Rio de Janeiro
Sesi/Senai - São Gonçalo - Rua Nilo Peçanha, 134 – Centro - São Gonçalo
Sesi - Três Rios - Av. Tenente Enéas Torno, s/no Margem Esquerda - Centro - Três Rios
Senai - Três Rios - Rua Izaltino de Oliveira, 90 - Centro - Três Rios
Sesi/Senai - Santo Antônio de Pádua - Av. João Jazbik, S/N - Bairro 17 - Santo Antonio de Pádua
Senai - Valença - Rua Comendador Araújo Leite, 320 - Valença - Rio de Janeiro
Senai - Vassouras - Rua Nilo Peçanha, 85 - Vassouras - Rio de Janeiro
Sesi - Volta Redonda - Avenida Lucas Evangelista, 595 - Aterrado - Volta Redonda
Senai - Volta Redonda - Rua Nicanor Teixeira de Carvalho, 1 - Barreira Cravo - Volta Redonda

Secretaria de Estado de Educação
A Secretaria de Estado de Educação (SEEDUC) está recolhendo em suas unidades escolares da Capital e Região Metropolitana. A SEEDUC destaca a importância da doação de livros infantis, papel, lápis de cera e materiais do gênero para que as crianças desabrigadas possam utilizar, além de material de higiene pessoal e alimentos não perecíveis para as famílias necessitadas.

Escolas
Colégio Mopi
O colégio Mopi montou postos de arrecadação e as doações podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, em duas unidades da escola. Estão arrecadando alimentos não perecíveis, roupas e artigos de higiene pessoal. Endereços: Rua Almirante Cóchrane 66 – Tijuca e Estrada da Barra da Tijuca 600 – Itanhangá.

Escola Parque
A escola Parque está arrecadando alimentos não perecíveis, mantas, toalhas, material de higiene e medicamentos para curativo. As contribuições poderão ser feitas entre os dias 17 de janeiro e 4 de fevereiro nas sedes da Barra e da Gávea. Endereços: Rua Pedra de Itaúna 111 - Barra e Rua Marquês de São Vicente 355 - Gávea.

Espaços culturais
A Secretaria de Estado de Cultura (SEC) e os espaços culturais do governo recebem doações para vítimas das chuvas. Nos teatros, o horário para doação é o do respectivo espetáculo. São estes os espaços da SEC para doações:

Biblioteca Parque de Manguinhos - Avenida Dom Helder Camara, 1184 - Tel.: (21) 22348915 e (21) 22348917 - De terça a domingo - das 9h às 20h
Biblioteca Estadual Infantil Anísio Teixeira - Rua Lopes Trovão, s/nº - Campo de São Bento – Niterói - Tel: 3719-8385 - De segunda a sexta, das 9h às 17h
Casa de Cultura Laura Alvim - Av. Vieira Souto, 176 – Ipanema - Tel: 2332-2015 - De terça a domingo, das 13h às 21h
Casa de Oliveira Viana - Alameda São Boaventura, 41 – Fonseca – Niterói - Tel: 3601-8220
De terça a sexta, das 10h às 17h
Escola de Artes Visuais do Parque Lage - Rua Jardim Botânico, 414 – Jardim Botânico
- Tel.: 3257 1800 - Diariamente, das 10h às 17h.
Museu Carmem Miranda - Av. Rui Barbosa, s/nº - Parque do Flamengo - Tel: 2334-4293 - De segunda a sexta, das 10h às 17h. Sábados e feriados, das 13h às 17h
Museu do Primeiro Reinado - Av. Pedro II, 293 – São Cristóvão - Telefax: 2332-4513 / 4514 / 4512 - De terça a sexta, das 10h às 17h
Museu do Ingá - Rua Presidente Pedreira, 78 – Ingá – Niterói - Tel: 2717-2903 / 2919 / 2790 / 2893 - De terça a sexta, das 11h às 17h. Sábados, domingos e feriados, das 13h às 17h
Casa França-Brasil - Rua Visconde de Itaboraí, 78 – Centro - Tel; 2332-5120 / 5121
De terça a domingo, das 10h às 20h
Museu da Imagem e do Som - Rua Rui Barbosa, 1 – Centro - Tel: : 2332-9068 / 2332-9067
De segunda a sexta, das 11h às 17h
Theatro Municipal do Rio de Janeiro - Avenida Almirante Barroso, 14/16 - Centro - De segunda a sexta, de meio-dia às 18h
Teatro João Caetano - Praça Tiradentes, s/nº - Centro - Tel: 2332-9166
Teatro Armando Gonzaga - Av. Gal. Oswaldo Cordeiro de Farias, 511 – Marechal Hermes - Tel: 2332-1040
Teatro Arthur Azevedo - Rua Victor Alves, 454 – Campo Grande -Tel: 2332-7516
Teatro Glaucio Gill - Praça Cardeal Arcoverde, s/nº - Copacabana - Tel: 2332-7904
Escola de Música Villa-Lobos - Rua Ramalho Ortigão, 9 – Centro - Tel: 2232-6405 / 2224-2116 - De segunda a sexta, das 9h às 19h

Parada Solidária
Os sindicadtos e empresas de transporte do também montaram postos para receber doações para as vítimas da tragédia da Região Serrana, no Rio, na Baixada Fluminense , em Niterói e em Petrópolis. Foram colocados ônibus para recolher alimentos, roupas, colchonetes e água. Veja onde os ônibus estarão posicionados, do dia 14 ao dia 21, das 8h às 20h.

No Rio:
Largo da Carioca, Centro
Cinelândia (a partir de 2ª feira, dia 17, em frente à Câmara dos Vereadores)
Terminal Alvorada, Barra da Tijuca (a coleta não será feita em ônibus, mas na Administração)
Ilha do Governador – sede da Sub-Prefeitura em frente ao posto RioCard
Praça General Osório, Ipanema (a partir de sábado, dia 15)

Em Duque de Caxias e Magé: 
Terminal Rodoviário Plínio Casado, Duque de Caxias
Terminal Rodoviário do Shopping Center, Duque de Caxias
Rodoviária de Piabetá, Magé
Praça da Prefeitura de Magé

Em Niterói 
Terminal João Goulart (em frente ao posto do Setrerj)

Em Petrópolis
Sede do Setranspetro – Rua do Imperador, 100 - Centro

São João de Meriti
A Prefeitura de São João de Meriti está recebendo doações de água potável, roupas, colchonetes, cobertores, material de higiene e alimentos não-perecíveis para as vítimas das chuvas na Região Serrana do Rio. Informação e solicitação de recolhimento pelo telefone 2651-1049.

As doações podem ser entregues de segunda a sexta das 9h às 17h, nos postos abaixo:

Secretaria Municipal de Promoção Social - Avenida Presidente Lincoln, 899- térreo, em Vilar dos Teles
Centro de Assistência Social (Cras) de Éden- Rua Ana Brito da Silva, 2470, em Éden
Centro de Assistência Social (Cras) de Jardim Íris - Rua Copacabana, 50, em Jardim Íris
Centro de Assistência Social (Cras) de Vila São José- Avenida Comendador Teles, 3199, na Vila São José
Centro de Referência Especializada da Assistência Social (Creas) de Vilar dos Teles - Rua Aldenor Ribeiro, 125, sala 02-Shopping dos Jeans
CET-Meriti - Avenida Automóvel Clube, 1785-Parque Jardim Bonifácio
Meriti-Previ- Rua Defensor Público Zilmar Pinaud, 220, em Jardim Meriti

COB e Comitê Rio 2016 
O posto montado na sede do Comitê Olímpico Brasileiro e do Comitê Organizador Rio 2016 está recebendo artigos de higiene e limpeza, roupas de cama e banho, alimentos não perecíveis e água mineral. Funciona de 8h às 18h, na Av. das Américas, 899 - Barra da Tijuca.

Secretaria de Ordem Pública
A Secretaria Especial de Ordem Pública (Seop) do Rio também está recebendo doações para as vítimas da tragédia na Região Serrana. O material deve ser levado até quarta-feira (19), no Batalhão da Guarda Municipal, na Avenida Pedro II, 111, em São Cristóvão, na Zona Norte do Rio.

Barcas
A concessionária Barcas S.A., com o apoio da Cruz Vermelha, está recolhendo material para ajudar as vítimas das chuvas Região Serrana, como água potável, alimentos não perecíveis, produtos de limpeza e de higiene pessoal, colchonetes. As doações podem ser feitas até dia 31 de janeiro nas estações.

Praça XV - Praça XV, 21, Centro do Rio

Araribóia - Praça Araribóia, números 6 e 8, Centro, Niterói
Charitas - Avenida Quintino Bocaiúva, s/nº, Charitas, Niterói
Cocotá - Parque Manoel Bandeira, s/nº, Cocotá, Ilha do Governador
Paquetá - Praça Pintor Pedro Bruno, nº 1, Ilha de Paquetá

SuperVia
Itens como alimentos não perecíveis, material de higiene, roupas, dentre outros, podem ser entregues no Balcão de Informações da estação Central do Brasil, que funciona nos dias úteis, das 7h às 17h. O material arrecadado será entregue a ONG Viva Rio que fará a devida distribuição.

Lojas

Toque a Campainha
Shopping Grande Rio - Rod. Pres. Dutra 42000 Km4, Loja 218 - São João de Meriti
Niterói - Rua Francisco da Cruz Nunes, 320 - Piratininga
São Gonçalo Shopping - Av. São Gonçalo 100, 1º piso
Shopping Tijuca - Av. Maracanã, 987 sl.2023/25/26
Suburbana - Av. Dom Helder Câmara 5273 - Pilares
Oswaldo Cruz - Rua João Vicente, 741 (em frente à estação)
Inhaúma / Loja de Saldos - Rua José dos Reis 2001 (próximo ao viaduto de Pilares)
Via Parque Shopping - Av. Ayrton Senna 3000, loja 1079, 1º andar - Barra da Tijuca
Recreio - Av. das Américas, 16.225
Jacarepaguá - Av. Geremario Dantas 1393
Botafogo - Rua São Clemente, 23
Copacabana - Rua Barão de Ipanema, 110
Copacabana II - Rua Barata Ribeiro, 334

New
Via Parque Shopping - 2º piso
Botafogo - Rua Voluntários da Pátria, 357
Recreio - Av. das Américas, 16.401 - Loja G
Copacabana - R. Barata Ribeiro, 752 Loja A

Dell Anno
Leblon - Rua Ataulfo de Paiva, 319
Casa Shopping - Av. Ayrton Senna, 2150 bloco B – lojas 101 a 103
Recreio - Av. Das Américas, 16.457
Tijuca - Rua Conde de Bonfim, 85

Maison Design
Av. Ayrton Senna, 2150 - 2º andar Bloco A, lojas 101 e 102

Lojas Renner
Todas as lojas da Renner localizadas no estado do Rio são postos de coleta de roupas e alimentos não perecíveis para ajudar as vítimas das chuvas.


Werner Coiffeur
Todas as 36 unidades do Werner Coiffeur no Rio estão recebendo doações de alimentos não perecíveis, água potável, material de limpeza e de higiene.

NET
A NET iniciou uma campanha nacional de arrecadação de doações. São 84 postos, localizados nas sedes regionais nas sedes da empresa, em todo o Brasil. A arrecadação ocorre até dia 26 de janeiro.

Comentários

Mensagem

Mensagem

Postagens mais visitadas deste blog

TATUAGEM NATURAL QUE DURA 5 ANOS

ADOREI ESSA NOVIDADE

Ontem aprendi com uma coordenadora da escola uma coisa super legal. Ela me contou que na sua adolescencia fez uma tatuagem natural que durou 5 anos!!!





Isso mesmo!!! Aqui nessa região eles usam um líquido da castanha do Caju para fazer tatuagem. Fica por 5 anos e depois desaparece.
Funciona dessa maneira . . .
A castanha contém um óleo-resina cáustica, conhecido como LCC (líquido da castanha de caju). A composição do LCC é principalmente de ácido anacárdico, cardol (11,31%) e seus derivados. Dentro da castanha é que se encontra a amêndoa oleaginosa, comestível, conhecida e comercializada como castanha de caju.

O LCC causa forte irritação na pele, deixando cicatrizes quase indeléveis que jovens usam para fazer um tipo primitivo de tatuagem. O LCC espesso é de cor escura, tem uso popular para verrugas, calos, edemas, manchas na pele e tecidos de neoformação.

O uso em estado fresco do fruto (castanha) pode provocar lesões na pele, pois é terrivelmente cáustico. Quando as …

BIOGRAFIA RICARDO NUNES - O DONO DA RICARDO ELETRO

UMA HISTÓRIA EMOCIONANTE E VITORIOSA

Hoje eu quero comentar uma história de vida que assisti no Caldeirão do Huck nessa semana. Foi a história de mais um mineiro que acreditou no seu sonho, lutou muito e hoje é um vencedor, sem contudo perder a humildade.


O nome dessa pessoa que aprendi a admirar é Ricardo Nunes.

RICARDO nasceu em Divinópolis - Minas Gerais, em menos de duas décadas, Nunes partiu do ponto zero -- zero mesmo -- para tornar-se dono de uma das dez maiores redes de lojas de varejo do país. Sua trajetória empreendedora começou cedo e teve profunda influência de seu pai, um comerciante de bijuterias. "Meu pai morreu quando eu era criança", diz Nunes, o segundo de quatro filhos. Aos 12 anos após perder o pai Ricardo tinha que ajudar a mãe a cuidar dos irmãos, e por isso começou a vender as mexericas do sitio.
Ia vender perto das escolas e descobriu que gritando, vendia mais. Logo começaram a aparecer outras crianças vendendo perto dele, e então ele aprendeu que precis…

"O Aplicativo Launcher (com.wmt.launcher) parou inesperadamente. Tente novamente" Como resolver esse problema.

Amigos, ha uns dias o Tablet do meu filho começou a aparecer essa mensagem: "O Aplicativo Launcher (com.wmt.launcher) parou inesperadamente. Tente novamente" Clicava na única opção: "Forçar fechamento". Ele fecha a mensagem e ela tornava a aparecer. E isso se repetia. Levei em técnicos de informática e fui informada que deveria procurar as lojas especializadas em celular. Que a unica opção seria reinstalar o sistema Android e que o preço ficaria em mais ou menos 120,00. 
Depois de muito pesquisar encontrei a solução e relativamente fácil. 
Logo ao ligar você recebe a mensagem, então clica em tente novamente e rapidamente para zerar as infos do Launcher, clique no lado esquerdo da tela, ícone de uma casa e fique com o dedo em cima segurando ate aparecer algo, clique em running task, clique em all ,click no icone de casa vermelha "LAUNCHER", clique em limpar dados, ok. Pronto! Espero que ajude!
Funcionou perfeitamente. Uma economia significativa não é... tá n…