Pular para o conteúdo principal

ARTESANATO DE OURILANDIA 1

RECICLAR PARA NÃO POLUIR

A quantidade lixo produzida diariamente por um ser humano é de aproximadamente 5 kg. Somando-se toda produção mundial, os números são assustadores.Uma garrafa plástica ou de vidro pode levar 1 milhão de anos para decompor-se e reintegrar-se ao meio ambiente. Uma lata de alumínio, de 80 a 100 anos. A cada tonelada de papel produzida, 12 árvores são abatidas. Porém, todo esse material pode ser reaproveitado, transformando-se em novos produtos ou matéria-prima, sem perder suas propriedades.
Por que não reciclar, então?
Separando todo lixo produzido em residências, estaremos evitando a poluição e impedindo que a sucata se misture aos restos de alimentos, facilitando assim seu reaproveitamento pelas indústrias. Depois de separado, o lixo deve ser colocado nos containers especiais ou encaminhado à coleta seletiva que o encaminhará as Usinas de Reciclagem. Os detritos despejados em terrenos baldios acabam prejudicando o meio ambiente e gerando graves problemas para a saúde.Entre você também nessa luta pela qualidade do nosso futuro.

Nesta linda foto temos A professora Penha que é a idealizadora de desse projeto de reciclagem de Papel em Ourilandia e a Diretora da Escola Três Poderes Maria José que a apoia juntamente com todos os professores para que seja um projeto de sucesso.










Essa boneca é toda feita em papel reciclado. Tem o tamanho de um ser humano. A saia é feita de papel picado com detalhes em flor de retalhos que foram feitas por crianças da APAE




Aqui temos vários exemplos de artesanato realizados pelo projeto. São peças feitas totalmente com materiais reciclados, peças lindíssimas!!!!!!!!













Essa poltrona foi toda feita em Petti e lona.














Essa flor é feita de bucha de banho e papel reciclado.





Essa é uma folha esqueletizada













Muito se tem falado sobre aquecimento global, meio ambiente, escassez da água, dentre outros fatores ambientais, mas, com a rotina, esses assuntos passam despercebidos e não notamos que esses problemas poderão afetar nossas vidas em um futuro próximo.
O papel é um dos materiais mais utilizados no ambiente de trabalho e, muitas vezes, o consumJustificaro dele é feito de forma incorreta.
A reciclagem de papel, portanto, torna-se uma atitude de extrema importância no nosso dia-a-dia, uma vez que desempenha um papel fundamental na diminuição do desmatamento, da poluição do ar, do consumo de energia entre outros aspectos ambientais, sem contar, na geração de novos empregos.

Em Ourilândia temos um grande projeto de Reciclagem Artesanal do Papel. Uma iniciativa da Prefeitura de Ourilândia do Norte -PA, através da Secretaria Municipal da Educação, sendo uma ação educativa complementar as ações da escola. Pressupõe-se realização de oficinas utilizando resíduos sólidos com intuito de conscientizar a população ourilandense quanto a importância de reduzir, reutilizar e reciclar o lixo, por meio de criação de peças artísticas utilitárias com vistas na utilidade ambiental e renda familiar.
Fiquei conhecendo este projeto através da professora de Artes Penha. Com ela visitei a escola Três Poderes e o Laboratório para a confecção dessas peças na Secretaria da Educação. Deixo aqui um grande abraço para outra colaboradora desse projeto a Voluntária Graça.

A implantação de campanhas como essa é de grande importância analisando os dados assustadores sobre o meio ambiente, além de promover mudanças em nossas atitudes e comportamentos, ocasionando o bem-estar social e econômico.

A luta para preservar o meio ambiente começa dentro de casa, continua no trabalho e nos acompanha em nossas atitudes diárias.

Para quem se interessar por estes trabalhos, participar do projeto ou adquirir essas peças lindas é só entrar em contato com a professora Penha no telefone (94) 91764680.

Comentários

Mensagem

Mensagem

Postagens mais visitadas deste blog

OURILANDIA DO NORTE 2011 - AVENIDA PRINCIPAL

Essa foto mostra como está a Avenida principal de Ourilândia do Norte à noite. Ela foi registrada às 19:23h, horário local e mostra a Av. das Nações, agora iluminada. O registro foi feito pouco antes da Praça das Crianças sentido Tucumã - Ourilândia.  Características da foto: Panasonic ZS-7 Distância focal de 22mm Diafragma em f/4.5 Tempo de exposição de 0,6 segundos Velocidade ISO em 400 Fonte: Fotógrafo Arlindo Carvalho (fotografoarlindocarvalho@yahoo.com.br)

FLOR

Era uma vez uma flor que nasceu no meio das pedras. Quem sabe como, conseguiu crescer e ser um sinal de vida no meio de tanta tristeza. Passou uma jovem e ficou admirada com a flor. Logo pensou em Deus. Cortou a flor e a levou para a igreja. Mas, após uma semana a flor tinha morrido. Era uma vez uma flor que nasceu no meio das pedras. Quem sabe como, conseguiu crescer e ser um sinal de vida no meio de tanta tristeza. Passou um homem, viu a flor, pensou em Deus, agradeceu e a deixou ali; não quis cortá-la para não matá-la. Mas, dias depois, veio uma tempestade e a flor morreu... Era uma vez uma flor que nasceu no meio das pedras. Quem sabe como, conseguiu crescer e ser um sinal de vida no meio de tanta tristeza. Passou uma criança e achou que aquela flor era parecida com ela: bonita, mas sozinha. Decidiu voltar todos os dias. Um dia regou, outro dia trouxe terra, outro dia podou, depois fez um canteiro,colocou adubo... Um mês depois, lá onde tinha só pedras e

PARA UM CASAMENTO PERFEITO, UMA FLOR MUITO RARA

  Havia uma jovem muito rica, que tinha tudo: um marido maravilhoso, filhos perfeitos, um emprego que lhe pagava muitíssimo bem, uma família unida. O estranho é que ela não conseguia conciliar tudo isso, o trabalho e os afazeres lhe ocupavam todo o tempo e a sua vida estava deficitária em algumas áreas. Se o trabalho lhe consumia muito tempo, ela tirava dos filhos,se surgiam problemas, ela deixava de lado o marido... E assim, as pessoas que ela amava eram sempre deixadas para depois. Até que um dia, seu pai, um homem muito sábio, lhe deu um presente: uma flor muito cara e raríssima, da qual havia um apenas exemplar em todo o mundo.  E disse à ela: - Filha, esta flor vai te ajudar muito mais do que você imagina! Você terá apenas que regá-la e podá-la de vez em quando, ás vezes conversar um pouquinho com ela, e ela te dará em troca esse perfume maravilhoso e essas lindas flores. A jovem ficou muito emocionada, afinal a flor era de uma beleza sem igual. Mas o tempo foi passando, os