Pular para o conteúdo principal

A CHEGADA EM OURILANDIA


Como chegamos em Ourilandia á noite só fomos conhecer a cidade no outro dia. Saímos para um passeio logo cedo. A primeira impressão que tive é que estava em uma cidade do litoral. Muito quente, uma rua longa e a sensação é que se andarmos até o final da rua encontraremos o mar. Só que estamos a quilômetros do litoral. Essa impressão é por causa do calor, da claridade.


A cidade está em construção ainda. Basicamente o comercio fica na avenida principal da cidade. Em 1980 o município de Ourilândia do Norte foi constituído com a implantação do Projeto Tucumã e colonização particular de Andrade Gutierrez. Em decorrência dos atrativos da região, que possui terra boa e muito ouro, chegaram pessoas de várias regiões do país, porém, o Projeto Tucumã selecionava as pessoas para se estabelecerem na região. Os que não possuíam condições financeiras de adquirir lotes de terra entravam na seleção do projeto. Essas pessoas se aglomeraram próximo à guarita posta pelos Diretores do Projeto Tucumã e construíram barracos de lona de pau-a-pique, por isso o primeiro nome de Ourilândia do Norte foi Gurita. A área da sede municipal era de posse do Fazendeiro e piloto, Ernesto. A terra foi solicitada pelo GETAT, organizadora do loteamento, para urbanização do povoado às margens da rodovia PA-279, nos limites do Projeto Tucumã.

Andamos por toda a cidade, conhecemos os comercios, as pessoas.
Nos surpriendemos com o fato de aqui as pessoas não usarem capacete para pilotar, nos falaram que isso foi para evitar assaltos, e olhando por esse lado faz sentido. Mas os incrivel mesmo foi ver quantas pessoas cabem em uma moto. 2, 3,4, e até 5. Vimos também mulheres elegantemente sentadas de lado nas motos o que me lembrou os filmes de época onde vemos mulheres cavalgando sentadas de lado. Vimos crianças pequenas e até bebês sendo transportados em motos. E como tem moto aqui!!!!!! Parece que tem mais motos que moradores.

Aprendemos muito já no primeiro dia sobre a história do povo ourilandense que é marcada por movimentos sociais, pela resistência às dificuldades e pela busca de conquistas por melhores condições de vida. Já surgiram diversas greves pacíficas reivindicando o fim do Projeto Tucumã e a redistribuição das terras para reforma agrária, melhoria das estradas, ligação de energia elétrica e pavimentação da PA-279 entres outros, também importantes.

Comentários

Anônimo disse…
Ei ardorei conhecer um pouco dessa cidade. Logo logo estarei aí.
Anônimo disse…
Oi Monique ,gostei muito de saber mais sobre sua cidade,e se for possível,me add aí no seu msn,pois tenho interesses proficionais nessa cidade é gostaria muito de saber mais sobre ela.Meu end é:marci_stm@hotmail.com,por favor me mande mais fotos.Obrigada.

Mensagem

Mensagem

Postagens mais visitadas deste blog

OURILANDIA DO NORTE 2011 - AVENIDA PRINCIPAL

Essa foto mostra como está a Avenida principal de Ourilândia do Norte à noite. Ela foi registrada às 19:23h, horário local e mostra a Av. das Nações, agora iluminada. O registro foi feito pouco antes da Praça das Crianças sentido Tucumã - Ourilândia.  Características da foto: Panasonic ZS-7 Distância focal de 22mm Diafragma em f/4.5 Tempo de exposição de 0,6 segundos Velocidade ISO em 400 Fonte: Fotógrafo Arlindo Carvalho (fotografoarlindocarvalho@yahoo.com.br)

ATIVIDADES DE ALFABETIZAÇÃO

Bom dia, Hoje encontrei sites super legais e que com certeza ajudam muitos professores, pois trazem atividades interessantíssimas para os alunos e que ajudam muito no processo de alfabetização. Principalmente em escolas públicas, onde os alunos não tem acesso a livros didáticos, aí vai a minha sugestão... usar uma impressora matricial e imprimir as tarefinhas na matriz, depois é só rodar nas folhas. Veja abaixo uma relação das principais galerias: Coleção Tindolelê, Alfabeto da Abelhinha, A Mágica da Letras… [ + ] http://picasaweb.google.com.br/annevilaca Coordenação Motora, Dificuldades Ortográficas, Desenhos e Moldes… [ + ] http://picasaweb.google.com.br/mirian1018 Redação para Crianças, Lápis na Mão, Apostila Método Fônico… [ + ] http://picasaweb.google.com.br/atividadesescolares Cantigas Patatí Patatá, Letras Decoradas, Livros dos Animais… [ + ] http://picasaweb.google.com.br/vsulien Professor Sassá, História da Dona Baratinha, Unidunitê… [ + ] http://picasaweb.google.com.br/vagald...

MIP ENGENHARIA OBRA 277, USINA DA VSB

Fonte:  Informativo MIP, ano 03, n.10 Julho, Agosto e Setembro 2010 A Usina da VSB, situada no município de Jeceaba, irá produzir 600 mil toneladas de tubos de aço, sem costura por ano para o setor petrolífero mundial. O escopo da MIP, na construção da VSB, compreende a montagem eletromecânica da Aciaria Elétrica e Lingotamento Contínuo. A obra teve seu início em 25/05/2010 e as principais atividades já desenvolvidas são: Montagem da torre de giro da panela; Solda na carcaça do forno; Montagem dos extratores; Pré-Montagem da Chaminé; Pré-Montagem e montagem do filtro de manga; Montagem dos headers principais, Fila B e C. VSB EM JECEABA F onte: http://www.diariodocomercio.com.br ;  www.vstubos.com Foto: Jornal Hoje em dia online A unidade de aciaria da VSB será a primeira do Brasil a utilizar o Sistema Consteel, um conjunto de equipamentos que aumenta a produtividade e reduz o consumo de energia elétrica. O aparato realiza o carregamento contínuo do mater...