Pular para o conteúdo principal

Quarta-feira de Cinzas


Oi gente! Acabou o carnaval e a vida continua. Hoje ainda não tem aula aqui. Só mesmo amanhã recomeçam as aulas. O carnaval aqui em Ourilandia foi bem "tranquilo". Não vimos blocos de ruas. Teve baile no BIG BOY, uma boate muito conhecida aqui, mas com criança pequena é melhor não se aventurar. Teve também o Carnaval Automotivo. O que eu gosto mesmo são das famosas Marchinhas de Carnaval... que saudade . . . esse ano não deu mas quem sabe o ano que vem. Nas empresas não teve nem feriado. A turma trabalhou normalmente. Mas não reclamamos. O importante é estar trabalhando e principalmente fazendo o que se gosta.

Hoje resolvi pesquisar um pouco sobre a Quarta-feira de cinzas. Quando criança aprendi que nao devemos comer carne neste dia, que é o primeiro dia da quaresma, mas gostaria de saber um pouco mais.

Quer aprender junto comigo?


O uso litúrgico das cinzas tem sua origem no Antigo Testamento. As cinzas simbolizam dor, morte e penitência. Uma das frases – no momentio da imposição das cinzas – serve de lembrete para nós: 'Lembra-te que do pó viestes e ao pó, hás de retornar.' A cinza quer demonstrar justamente isso; viemos do pó, viemos da cinza e voltaremos para lá, mas, precisamos estar com os nossos corações preparados, com a nossa alma preparada para Deus.

Todas as religiões têm períodos voltados à reflexão, fazem parte da disciplina religiosa. Cada doutrina religiosa tem seu calendário específico para seguir. A cor litúrgica deste tempo é o roxo, que significa luto e penitência. Cerca de duzentos anos após o nascimento de Cristo, os cristãos começaram a preparar a festa da Páscoa com três dias de oração, meditação e jejum. Por volta do ano 350 d. C., a Igreja aumentou o tempo de preparação para quarenta dias. Assim surgiu a Quaresma.

Mas nem todas as religiões realizam a quaresma. Segundo o Pastor Jackson Rodrigues, do Santuário da Família Centro de Evangelização Integrada, para os evangélicos ela não existe. Já a Páscoa é parte do culto religioso. Ele ressalva apenas que o cerimonial aplicado hoje é diferente do registrado na Bíblia. A Páscoa, como é comemorada hoje, foi instituída em Roma, por volta do século 4 a.C. Já a Páscoa dos judeus começou na saída de Israel do Egito, aproximadamente 1,4 mil antes de Cristo.

Para os judeus a páscoa é celebrada no dia 14 do mês de Nizan, que equivale à metade do mês de março e metade do mês de abril. O que significa dizer que ela, necessariamente, não era comemorada em um domingo. Esse foi o dia escolhido pela igreja católica, por causa da ressureição de Cristo que aconteceu justamente, em um domingo.

A Quaresma é tempo de reparação, são quarenta dias de conversão e penitência, para se preparar para a "passagem do pecado para a vida", para entrar numa forma nova na água purificadora da Páscoa, para que a vida se faça presente com sua novidade e com seu amor restaurador.

Assim sendo, não importa sua religião ou credo, analise sua conduta para conhecer em quê esta falhando.

Faça propósitos para cumprir dia a dia e revise à noite se os alcançou.


Lembre-se de não colocar muitos propósitos porque será muito difícil cumprir todos.


Deve-se subir as escadas de degrau em degrau, não se pode subir toda ela de uma só vez.

Conheça qual é o seu defeito dominante e faça um plano para lutar contra ele.


Teu plano deve ser realista, prático e concreto para poder cumpri-lo.


Quaresma é tempo de reflexão de seus atos e suas ações.

Não esqueçam disso.....

Comentários

Mensagem

Mensagem

Postagens mais visitadas deste blog

OURILANDIA DO NORTE 2011 - AVENIDA PRINCIPAL

Essa foto mostra como está a Avenida principal de Ourilândia do Norte à noite. Ela foi registrada às 19:23h, horário local e mostra a Av. das Nações, agora iluminada. O registro foi feito pouco antes da Praça das Crianças sentido Tucumã - Ourilândia.  Características da foto: Panasonic ZS-7 Distância focal de 22mm Diafragma em f/4.5 Tempo de exposição de 0,6 segundos Velocidade ISO em 400 Fonte: Fotógrafo Arlindo Carvalho (fotografoarlindocarvalho@yahoo.com.br)

FLOR

Era uma vez uma flor que nasceu no meio das pedras. Quem sabe como, conseguiu crescer e ser um sinal de vida no meio de tanta tristeza. Passou uma jovem e ficou admirada com a flor. Logo pensou em Deus. Cortou a flor e a levou para a igreja. Mas, após uma semana a flor tinha morrido. Era uma vez uma flor que nasceu no meio das pedras. Quem sabe como, conseguiu crescer e ser um sinal de vida no meio de tanta tristeza. Passou um homem, viu a flor, pensou em Deus, agradeceu e a deixou ali; não quis cortá-la para não matá-la. Mas, dias depois, veio uma tempestade e a flor morreu... Era uma vez uma flor que nasceu no meio das pedras. Quem sabe como, conseguiu crescer e ser um sinal de vida no meio de tanta tristeza. Passou uma criança e achou que aquela flor era parecida com ela: bonita, mas sozinha. Decidiu voltar todos os dias. Um dia regou, outro dia trouxe terra, outro dia podou, depois fez um canteiro,colocou adubo... Um mês depois, lá onde tinha só pedras e

PARA UM CASAMENTO PERFEITO, UMA FLOR MUITO RARA

  Havia uma jovem muito rica, que tinha tudo: um marido maravilhoso, filhos perfeitos, um emprego que lhe pagava muitíssimo bem, uma família unida. O estranho é que ela não conseguia conciliar tudo isso, o trabalho e os afazeres lhe ocupavam todo o tempo e a sua vida estava deficitária em algumas áreas. Se o trabalho lhe consumia muito tempo, ela tirava dos filhos,se surgiam problemas, ela deixava de lado o marido... E assim, as pessoas que ela amava eram sempre deixadas para depois. Até que um dia, seu pai, um homem muito sábio, lhe deu um presente: uma flor muito cara e raríssima, da qual havia um apenas exemplar em todo o mundo.  E disse à ela: - Filha, esta flor vai te ajudar muito mais do que você imagina! Você terá apenas que regá-la e podá-la de vez em quando, ás vezes conversar um pouquinho com ela, e ela te dará em troca esse perfume maravilhoso e essas lindas flores. A jovem ficou muito emocionada, afinal a flor era de uma beleza sem igual. Mas o tempo foi passando, os