Pular para o conteúdo principal

PARAUAPEBAS , SERRA DOS CARAJÁS, MINA DO SOSSEGO


A CIDADE



Parauapebas encontra-se a cerca de 700 km de Belém, no Pará. Com cerca de 90 mil habitantes, a cidade é composta por pessoas vindas de diferentes partes do Brasil. São maranhenses, goianos, tocantinenses, mineiros, gaúchos, paulistas, capixabas etc. que migraram para a região em busca de trabalho e de uma vida melhor. 

Cercado por serras de minério de ferro, o município abriga um dos maiores empreendimentos minerais do mundo, o Projeto Carajás, desenvolvido pela Companhia Vale do Rio Doce. 

A exploração de manganês, níquel, cobre, estanho, alumínio e ouro é outra atividade importante para a economia local e nacional. Destacam-se também a crescente atividade agrícola e a exploração da madeira de lei.


O município, onde está localizada a maior província mineral do mundo, Carajás, transformou-se, em razão da execução de projetos e obras estruturantes, num dos mais atrativos do Estado para investimentos privados.

Prefeitura de Parauapebas


















SERRA DOS CARAJÁS

Serra dos Carajás é uma formação vulcano-sedimentar que faz parte do grupo Grão-Pará e está localizada na região central do Estado do Pará. Uma verdadeira “mina de ouro”, a região esconde em suas entranhas minério de ferro, ouro, cobre, zinco, manganêsprata, bauxita, níquel, cromo, estanho e tungstênio  em quantidades ainda desconhecidas e que fizeram da “Província Mineral de Carajás” uma das regiões mais ricas em minérios do mundo.








Comentários

Anônimo disse…
acho que a foto que vem depois da aroeira é da mina de Igarapé Bahia, que encerrou as atividades em 2003.
Anônimo disse…
parabéns pelas suas belas fotos.
MONIQUE disse…
Bom dia amigo, obrigada pelo esclarecimento. Como essa postagem foi um presentinho de um internauta que acompanha o blog eu não tenho certeza quanto a foto, mas na dúvida vou retirá-la provisoriamente até conseguir esclarecer melhor. Valeu e continue acompanhando nossas postagens.
Unknown disse…
sou jurandy de pio12- maranhao parabens pelas fotos sou fA da vale e sonho um dia fazer parte da vale e qeria ti da parabens pelo blog ta massa ta bju a coloca mas fotos da da mina ta bju.....
MONIQUE disse…
Obrigada Jurandy pela visita ao BLOG. Atualmente estamos em MG, dependendo portanto de amigos paraenses para me enviar fotos. Mas assim que receber mais fotos vou postar sim. Abraços.
Anônimo disse…
Bom dia Monique, adorei conheçer um pouco,da serra dos Carajas. Sou da cidade de Castanhal e mudei pra essa cidade há pouco tempo, e confesso me encantei

Mensagem

Mensagem

Postagens mais visitadas deste blog

FLOR

Era uma vez uma flor que nasceu no meio das pedras. Quem sabe como, conseguiu crescer e ser um sinal de vida no meio de tanta tristeza. Passou uma jovem e ficou admirada com a flor. Logo pensou em Deus. Cortou a flor e a levou para a igreja. Mas, após uma semana a flor tinha morrido. Era uma vez uma flor que nasceu no meio das pedras. Quem sabe como, conseguiu crescer e ser um sinal de vida no meio de tanta tristeza. Passou um homem, viu a flor, pensou em Deus, agradeceu e a deixou ali; não quis cortá-la para não matá-la. Mas, dias depois, veio uma tempestade e a flor morreu... Era uma vez uma flor que nasceu no meio das pedras. Quem sabe como, conseguiu crescer e ser um sinal de vida no meio de tanta tristeza. Passou uma criança e achou que aquela flor era parecida com ela: bonita, mas sozinha. Decidiu voltar todos os dias. Um dia regou, outro dia trouxe terra, outro dia podou, depois fez um canteiro,colocou adubo... Um mês depois, lá onde tinha só pedras e

PARA UM CASAMENTO PERFEITO, UMA FLOR MUITO RARA

  Havia uma jovem muito rica, que tinha tudo: um marido maravilhoso, filhos perfeitos, um emprego que lhe pagava muitíssimo bem, uma família unida. O estranho é que ela não conseguia conciliar tudo isso, o trabalho e os afazeres lhe ocupavam todo o tempo e a sua vida estava deficitária em algumas áreas. Se o trabalho lhe consumia muito tempo, ela tirava dos filhos,se surgiam problemas, ela deixava de lado o marido... E assim, as pessoas que ela amava eram sempre deixadas para depois. Até que um dia, seu pai, um homem muito sábio, lhe deu um presente: uma flor muito cara e raríssima, da qual havia um apenas exemplar em todo o mundo.  E disse à ela: - Filha, esta flor vai te ajudar muito mais do que você imagina! Você terá apenas que regá-la e podá-la de vez em quando, ás vezes conversar um pouquinho com ela, e ela te dará em troca esse perfume maravilhoso e essas lindas flores. A jovem ficou muito emocionada, afinal a flor era de uma beleza sem igual. Mas o tempo foi passando, os

OURILANDIA DO NORTE 2011 - AVENIDA PRINCIPAL

Essa foto mostra como está a Avenida principal de Ourilândia do Norte à noite. Ela foi registrada às 19:23h, horário local e mostra a Av. das Nações, agora iluminada. O registro foi feito pouco antes da Praça das Crianças sentido Tucumã - Ourilândia.  Características da foto: Panasonic ZS-7 Distância focal de 22mm Diafragma em f/4.5 Tempo de exposição de 0,6 segundos Velocidade ISO em 400 Fonte: Fotógrafo Arlindo Carvalho (fotografoarlindocarvalho@yahoo.com.br)