Pular para o conteúdo principal

PASSOS E ESTRATÉGIAS PARA IMPLANTAR UM PROGRAMA DE QUALIDADE COM EFICIÊNCIA

1. Primeiramente deve-se buscar o consenso quanto a Visão de futuro da instituição. Ainda nesta fase, se define a Missão da organização, que consiste em estabelecer os caminhos para garantir a concretização da Visão.


2. O próximo passo é a execução de um ciclo de palestras dirigido a todos os funcionários, enfocando a importância da qualidade e o compromisso da empresa, na pessoa de seu dirigente. Este ciclo de palestras é denominado Sensibilização para a Qualidade e objetiva o nivelamento conceitual de todos os funcionários da empresa.

3. Com os conceitos nivelados, a próxima ação é preparar toda hierarquia da empresa (diretores, gerentes, chefes, supervisores e outros) em técnicas de liderança, motivação e comunicação para a qualidade. Esta atividade ajudará a sustentar o processo de gestão da qualidade na empresa, principalmente no que se refere a administração dos funcionários.

4. Após a preparação comportamental da hierarquia, é hora de capacitar todos em técnicas e ferramentas da qualidade.O objetivo deste passo é instrumentalizar os funcionários em habilidades para solução de oportunidades de melhoria, utilizando a prática das atividades em equipe. Dentre as técnica recomendadas estão Brainstorming (Tempestade de Idéias); Consenso; Eficácia de Trabalhos em Equipe; Uso da Estrela Decisória. E dentre as ferramentas: Histograma; Diagrama dos 4M's; Seqüencial de Ishikawa; e outras como: Cartas de Controle; Análise de Pareto; Estrela Decisória.

5. A essa altura, todos os funcionários estarão preparados - ou pelo menos informados - para a participação ativa num Programa de Qualidade. Resta integrá-los em atividades participativas que estimulem a busca contínua de melhoria (Kaizen). Neste processo implanta-se os Times da Qualidade (TQ's), em nível tático e operacional. TQ's são pequenos grupos de funcionários que realizam reuniões semanais para desenvolverem projetos de melhoria no âmbito da qualidade, da produtividade, da redução de custo, da desburocratização, do desperdício, etc. Cada grupo é coordenado pela hierarquia imediatamente superior.

6. Com os Times da Qualidade em ação, deve-se planejar a aplicação de atividades que mantenham o engajamento do Programa de Qualidade.

7. Com a mobilização para a qualidade em ação, conforme a seqüência dos passos de 1 a 6, resta a organização da empresa quanto aos seus procedimentos, instruções de trabalho, Manual da Qualidade e registros. Esta ação sobre o sistema da qualidade complementa todo processo de mobilização e capacitação dos funcionários em direção à Qualidade Total.

Diversos são os métodos, técnicas e procedimentos administrativos e produtivos à disposição do meio organizacional. Alguns já existentes há muito tempo, outros adaptados ao novo contexto ou criados diante da influência das novas tecnologias ou expectativas do mercado.

Não há modelo ideal ou padrão, o que existe são modelos que se adaptam as necessidades da organização e ao mesmo tempo estão alinhados com seus aspectos culturais. É preciso que o nível gerencial esteja capacitado para identificar o melhor caminho para a busca da melhoria dos processos e produtos. Com a Gestão Participativa a melhoria da qualidade e da produtividade serão alvos possíveis de serem alcançados. E ficam algumas dicas a serem aplicadas de acordo com a discussão anterior.

1. Melhorará o relacionamento interpessoal entre os colaboradores;
2. Trará benefícios no convívio entre empregadores e trabalhadores;
3. Estimulará a confiança e a capacidade de trabalho de todos na empresa;
4. Criará um ambiente democrático nas relações de trabalho, com responsabilidade definidas;
5. Possibilitará uma maior valorização e melhores perspectivas para os empregados e empregadores.

Assim, todos serão beneficiados com o processo de qualidade bem definido.


BIBLIOGRAFIA

  • BORGES, André. Gestão pela Qualidade, artigo publicado no SYXT,p. 6-54 -  Agosto,2006.
  • NOGUEIRA, Carlos Eduardo Guedes. Evolução de gerenciamento pela qualidade total para o modelo das organizações de aprendizagem. Gestão& Regionalidade nº 63 , p. 54-69– Janeiro-Abril,2006.
  • CUNHA, Miguel Pina e. CUNHA João Vieira da. DAHAB, Sônia.Gestão da Qualidade: uma abordagem Dialéctica.REAC, edição especial, 2001 p. 197-215.


Comentários

Mensagem

Mensagem

Postagens mais visitadas deste blog

OURILANDIA DO NORTE 2011 - AVENIDA PRINCIPAL

Essa foto mostra como está a Avenida principal de Ourilândia do Norte à noite. Ela foi registrada às 19:23h, horário local e mostra a Av. das Nações, agora iluminada. O registro foi feito pouco antes da Praça das Crianças sentido Tucumã - Ourilândia.  Características da foto: Panasonic ZS-7 Distância focal de 22mm Diafragma em f/4.5 Tempo de exposição de 0,6 segundos Velocidade ISO em 400 Fonte: Fotógrafo Arlindo Carvalho (fotografoarlindocarvalho@yahoo.com.br)

ATIVIDADES DE ALFABETIZAÇÃO

Bom dia, Hoje encontrei sites super legais e que com certeza ajudam muitos professores, pois trazem atividades interessantíssimas para os alunos e que ajudam muito no processo de alfabetização. Principalmente em escolas públicas, onde os alunos não tem acesso a livros didáticos, aí vai a minha sugestão... usar uma impressora matricial e imprimir as tarefinhas na matriz, depois é só rodar nas folhas. Veja abaixo uma relação das principais galerias: Coleção Tindolelê, Alfabeto da Abelhinha, A Mágica da Letras… [ + ] http://picasaweb.google.com.br/annevilaca Coordenação Motora, Dificuldades Ortográficas, Desenhos e Moldes… [ + ] http://picasaweb.google.com.br/mirian1018 Redação para Crianças, Lápis na Mão, Apostila Método Fônico… [ + ] http://picasaweb.google.com.br/atividadesescolares Cantigas Patatí Patatá, Letras Decoradas, Livros dos Animais… [ + ] http://picasaweb.google.com.br/vsulien Professor Sassá, História da Dona Baratinha, Unidunitê… [ + ] http://picasaweb.google.com.br/vagald...

MIP ENGENHARIA OBRA 277, USINA DA VSB

Fonte:  Informativo MIP, ano 03, n.10 Julho, Agosto e Setembro 2010 A Usina da VSB, situada no município de Jeceaba, irá produzir 600 mil toneladas de tubos de aço, sem costura por ano para o setor petrolífero mundial. O escopo da MIP, na construção da VSB, compreende a montagem eletromecânica da Aciaria Elétrica e Lingotamento Contínuo. A obra teve seu início em 25/05/2010 e as principais atividades já desenvolvidas são: Montagem da torre de giro da panela; Solda na carcaça do forno; Montagem dos extratores; Pré-Montagem da Chaminé; Pré-Montagem e montagem do filtro de manga; Montagem dos headers principais, Fila B e C. VSB EM JECEABA F onte: http://www.diariodocomercio.com.br ;  www.vstubos.com Foto: Jornal Hoje em dia online A unidade de aciaria da VSB será a primeira do Brasil a utilizar o Sistema Consteel, um conjunto de equipamentos que aumenta a produtividade e reduz o consumo de energia elétrica. O aparato realiza o carregamento contínuo do mater...