Pular para o conteúdo principal

PASSOS E ESTRATÉGIAS PARA IMPLANTAR UM PROGRAMA DE QUALIDADE COM EFICIÊNCIA

1. Primeiramente deve-se buscar o consenso quanto a Visão de futuro da instituição. Ainda nesta fase, se define a Missão da organização, que consiste em estabelecer os caminhos para garantir a concretização da Visão.


2. O próximo passo é a execução de um ciclo de palestras dirigido a todos os funcionários, enfocando a importância da qualidade e o compromisso da empresa, na pessoa de seu dirigente. Este ciclo de palestras é denominado Sensibilização para a Qualidade e objetiva o nivelamento conceitual de todos os funcionários da empresa.

3. Com os conceitos nivelados, a próxima ação é preparar toda hierarquia da empresa (diretores, gerentes, chefes, supervisores e outros) em técnicas de liderança, motivação e comunicação para a qualidade. Esta atividade ajudará a sustentar o processo de gestão da qualidade na empresa, principalmente no que se refere a administração dos funcionários.

4. Após a preparação comportamental da hierarquia, é hora de capacitar todos em técnicas e ferramentas da qualidade.O objetivo deste passo é instrumentalizar os funcionários em habilidades para solução de oportunidades de melhoria, utilizando a prática das atividades em equipe. Dentre as técnica recomendadas estão Brainstorming (Tempestade de Idéias); Consenso; Eficácia de Trabalhos em Equipe; Uso da Estrela Decisória. E dentre as ferramentas: Histograma; Diagrama dos 4M's; Seqüencial de Ishikawa; e outras como: Cartas de Controle; Análise de Pareto; Estrela Decisória.

5. A essa altura, todos os funcionários estarão preparados - ou pelo menos informados - para a participação ativa num Programa de Qualidade. Resta integrá-los em atividades participativas que estimulem a busca contínua de melhoria (Kaizen). Neste processo implanta-se os Times da Qualidade (TQ's), em nível tático e operacional. TQ's são pequenos grupos de funcionários que realizam reuniões semanais para desenvolverem projetos de melhoria no âmbito da qualidade, da produtividade, da redução de custo, da desburocratização, do desperdício, etc. Cada grupo é coordenado pela hierarquia imediatamente superior.

6. Com os Times da Qualidade em ação, deve-se planejar a aplicação de atividades que mantenham o engajamento do Programa de Qualidade.

7. Com a mobilização para a qualidade em ação, conforme a seqüência dos passos de 1 a 6, resta a organização da empresa quanto aos seus procedimentos, instruções de trabalho, Manual da Qualidade e registros. Esta ação sobre o sistema da qualidade complementa todo processo de mobilização e capacitação dos funcionários em direção à Qualidade Total.

Diversos são os métodos, técnicas e procedimentos administrativos e produtivos à disposição do meio organizacional. Alguns já existentes há muito tempo, outros adaptados ao novo contexto ou criados diante da influência das novas tecnologias ou expectativas do mercado.

Não há modelo ideal ou padrão, o que existe são modelos que se adaptam as necessidades da organização e ao mesmo tempo estão alinhados com seus aspectos culturais. É preciso que o nível gerencial esteja capacitado para identificar o melhor caminho para a busca da melhoria dos processos e produtos. Com a Gestão Participativa a melhoria da qualidade e da produtividade serão alvos possíveis de serem alcançados. E ficam algumas dicas a serem aplicadas de acordo com a discussão anterior.

1. Melhorará o relacionamento interpessoal entre os colaboradores;
2. Trará benefícios no convívio entre empregadores e trabalhadores;
3. Estimulará a confiança e a capacidade de trabalho de todos na empresa;
4. Criará um ambiente democrático nas relações de trabalho, com responsabilidade definidas;
5. Possibilitará uma maior valorização e melhores perspectivas para os empregados e empregadores.

Assim, todos serão beneficiados com o processo de qualidade bem definido.


BIBLIOGRAFIA

  • BORGES, André. Gestão pela Qualidade, artigo publicado no SYXT,p. 6-54 -  Agosto,2006.
  • NOGUEIRA, Carlos Eduardo Guedes. Evolução de gerenciamento pela qualidade total para o modelo das organizações de aprendizagem. Gestão& Regionalidade nº 63 , p. 54-69– Janeiro-Abril,2006.
  • CUNHA, Miguel Pina e. CUNHA João Vieira da. DAHAB, Sônia.Gestão da Qualidade: uma abordagem Dialéctica.REAC, edição especial, 2001 p. 197-215.


Comentários

Mensagem

Mensagem

Postagens mais visitadas deste blog

OURILANDIA DO NORTE 2011 - AVENIDA PRINCIPAL

Essa foto mostra como está a Avenida principal de Ourilândia do Norte à noite. Ela foi registrada às 19:23h, horário local e mostra a Av. das Nações, agora iluminada. O registro foi feito pouco antes da Praça das Crianças sentido Tucumã - Ourilândia.  Características da foto: Panasonic ZS-7 Distância focal de 22mm Diafragma em f/4.5 Tempo de exposição de 0,6 segundos Velocidade ISO em 400 Fonte: Fotógrafo Arlindo Carvalho (fotografoarlindocarvalho@yahoo.com.br)

FLOR

Era uma vez uma flor que nasceu no meio das pedras. Quem sabe como, conseguiu crescer e ser um sinal de vida no meio de tanta tristeza. Passou uma jovem e ficou admirada com a flor. Logo pensou em Deus. Cortou a flor e a levou para a igreja. Mas, após uma semana a flor tinha morrido. Era uma vez uma flor que nasceu no meio das pedras. Quem sabe como, conseguiu crescer e ser um sinal de vida no meio de tanta tristeza. Passou um homem, viu a flor, pensou em Deus, agradeceu e a deixou ali; não quis cortá-la para não matá-la. Mas, dias depois, veio uma tempestade e a flor morreu... Era uma vez uma flor que nasceu no meio das pedras. Quem sabe como, conseguiu crescer e ser um sinal de vida no meio de tanta tristeza. Passou uma criança e achou que aquela flor era parecida com ela: bonita, mas sozinha. Decidiu voltar todos os dias. Um dia regou, outro dia trouxe terra, outro dia podou, depois fez um canteiro,colocou adubo... Um mês depois, lá onde tinha só pedras e

PARA UM CASAMENTO PERFEITO, UMA FLOR MUITO RARA

  Havia uma jovem muito rica, que tinha tudo: um marido maravilhoso, filhos perfeitos, um emprego que lhe pagava muitíssimo bem, uma família unida. O estranho é que ela não conseguia conciliar tudo isso, o trabalho e os afazeres lhe ocupavam todo o tempo e a sua vida estava deficitária em algumas áreas. Se o trabalho lhe consumia muito tempo, ela tirava dos filhos,se surgiam problemas, ela deixava de lado o marido... E assim, as pessoas que ela amava eram sempre deixadas para depois. Até que um dia, seu pai, um homem muito sábio, lhe deu um presente: uma flor muito cara e raríssima, da qual havia um apenas exemplar em todo o mundo.  E disse à ela: - Filha, esta flor vai te ajudar muito mais do que você imagina! Você terá apenas que regá-la e podá-la de vez em quando, ás vezes conversar um pouquinho com ela, e ela te dará em troca esse perfume maravilhoso e essas lindas flores. A jovem ficou muito emocionada, afinal a flor era de uma beleza sem igual. Mas o tempo foi passando, os