Pular para o conteúdo principal

QUALIDADE - UM POUCO DE HISTÓRIA

Era Artesanal (séc. XIX) :




O artesão envolve-se em todas as etapas da produção desde a compra dos materiais e acabamento até a entrega do produto ao cliente. Ele é o único responsável pela qualidade.



Era Industrial (1930 - 1980) :

A divisão do trabalho, devido a produção em Massa, cria o inspector da qualidade no final da linha de produção. Os artesãos ficam desorientados pois estavam acostumados a produzir por medida. O inspetor é  o responsável pela qualidade.



Era da Informação (1980...) :

A Segunda Guerra Mundial acelerou a Qualidade. Existe agora a preocupação em melhorar a Qualidade dos produtos. Muitas empresas implementaram Programas de Certificação de Fornecedores. Profissionais da garantia da Qualidade desenvolveram Técnicas de Análise de Falhas. Engenheiros da Qualidade envolveram-se nos Estágios iniciais de Projectos de Produtos. O profissional é treinado e informado para produzir e garantir a qualidade do que faz. Auto-controlo: cada um é inspector da qualidade do seu próprio trabalho.

O Sec. XX 

Ficou caracterizado pelo nascimento e desenvolvimento dos temas relacionados com a Qualidade e, curiosamente, foi estimulado pelas necessidades emergentes durante e após as duas guerras mundiais. Caracterizado por um processo inicialmente lento e quase exclusivamente concentrado nos E.U.A, Europa e Japão, só teve a sua generalidade a outros países, independentemente do seu grau de industrialização, no último quarto do referido século.


Os ciclos evolutivos da Qualidade progrediram conforme se demonstram:

  • Inspeção da QUALIDADE;
  • Controle da QUALIDADE;
  • Garantia da QUALIDADE;
  • Gestão da QUALIDADE TOTAL

Fonte: Prai-madeira

Comentários

Mensagem

Mensagem

Postagens mais visitadas deste blog

OURILANDIA DO NORTE 2011 - AVENIDA PRINCIPAL

Essa foto mostra como está a Avenida principal de Ourilândia do Norte à noite. Ela foi registrada às 19:23h, horário local e mostra a Av. das Nações, agora iluminada. O registro foi feito pouco antes da Praça das Crianças sentido Tucumã - Ourilândia.  Características da foto: Panasonic ZS-7 Distância focal de 22mm Diafragma em f/4.5 Tempo de exposição de 0,6 segundos Velocidade ISO em 400 Fonte: Fotógrafo Arlindo Carvalho (fotografoarlindocarvalho@yahoo.com.br)

FLOR

Era uma vez uma flor que nasceu no meio das pedras. Quem sabe como, conseguiu crescer e ser um sinal de vida no meio de tanta tristeza. Passou uma jovem e ficou admirada com a flor. Logo pensou em Deus. Cortou a flor e a levou para a igreja. Mas, após uma semana a flor tinha morrido. Era uma vez uma flor que nasceu no meio das pedras. Quem sabe como, conseguiu crescer e ser um sinal de vida no meio de tanta tristeza. Passou um homem, viu a flor, pensou em Deus, agradeceu e a deixou ali; não quis cortá-la para não matá-la. Mas, dias depois, veio uma tempestade e a flor morreu... Era uma vez uma flor que nasceu no meio das pedras. Quem sabe como, conseguiu crescer e ser um sinal de vida no meio de tanta tristeza. Passou uma criança e achou que aquela flor era parecida com ela: bonita, mas sozinha. Decidiu voltar todos os dias. Um dia regou, outro dia trouxe terra, outro dia podou, depois fez um canteiro,colocou adubo... Um mês depois, lá onde tinha só pedras e

PARA UM CASAMENTO PERFEITO, UMA FLOR MUITO RARA

  Havia uma jovem muito rica, que tinha tudo: um marido maravilhoso, filhos perfeitos, um emprego que lhe pagava muitíssimo bem, uma família unida. O estranho é que ela não conseguia conciliar tudo isso, o trabalho e os afazeres lhe ocupavam todo o tempo e a sua vida estava deficitária em algumas áreas. Se o trabalho lhe consumia muito tempo, ela tirava dos filhos,se surgiam problemas, ela deixava de lado o marido... E assim, as pessoas que ela amava eram sempre deixadas para depois. Até que um dia, seu pai, um homem muito sábio, lhe deu um presente: uma flor muito cara e raríssima, da qual havia um apenas exemplar em todo o mundo.  E disse à ela: - Filha, esta flor vai te ajudar muito mais do que você imagina! Você terá apenas que regá-la e podá-la de vez em quando, ás vezes conversar um pouquinho com ela, e ela te dará em troca esse perfume maravilhoso e essas lindas flores. A jovem ficou muito emocionada, afinal a flor era de uma beleza sem igual. Mas o tempo foi passando, os