Pular para o conteúdo principal

VISITANDO O CENTRO HISTÓRICO DE PARACATU

O Tombamento do Centro Histórico de Paracatu, cidade da região noroeste de Minas, foi aprovado pelo Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural. A proposta de inclusão do local na lista do Patrimônio Cultural Brasileiro partiu do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

Segundo o Iphan, Paracatu se destaca pelo valor histórico e pela localização estratégica. Na época do Ciclo do Ouro, a cidade era ponto de convergência dos diversos caminhos que ligavam os litorais de Bahia, Pernambuco e Rio de Janeiro até Minas Gerais e a outras partes do país.

Em Paracatu foram encontradas as últimas jazidas de ouro no Estado, quando o ciclo estava chegando ao fim, o que fez com que o município conquistasse importância no cenário nacional. 

O Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, que avalia os processos de tombamento e registro, é formado por 22 conselheiros de instituições como Ministério do Turismo, Instituto dos Arquitetos do Brasil, Sociedade de Arqueologia Brasileira e Ministério da Educação.


Centro histórico de Paracatu é exemplo de cuidado e beleza

A pequena vila cresceu, virou cidade, desenvolveu. O cenário de um vilarejo onde as pessoas ainda se reuniam nas calçadas para conversar, deu lugar a um turbilhão de novidades.  No entanto, Paracatu ainda tem algo a compartilhar com seus moradores e visitantes. É algo que conta sua história, remonta seu passado, deixa um gostinho dos tempos da monarquia.

O Centro histórico de Paracatu encanta a todos pela sua conservação e beleza. O passar do tempo não foi suficiente para colocar abaixo anos e anos de história e cultura. No seu 212º aniversário, o presente é contar com a consciência de cada morador que, o mais importante, é proteger e zelar por esse patrimônio.

São casarões, becos de pedra, igrejas e uma série de outros objetos em exposição no museu municipal. Essa cidade de gente hospitaleira, de cultura forte e de riquezas, continua irradiando sua tradição e deixando seu marco no tempo.

  




 












 




  

  


 

 

 


 

 

 


Fotos: Monique

Comentários

Mensagem

Mensagem

Postagens mais visitadas deste blog

OURILANDIA DO NORTE 2011 - AVENIDA PRINCIPAL

Essa foto mostra como está a Avenida principal de Ourilândia do Norte à noite. Ela foi registrada às 19:23h, horário local e mostra a Av. das Nações, agora iluminada. O registro foi feito pouco antes da Praça das Crianças sentido Tucumã - Ourilândia.  Características da foto: Panasonic ZS-7 Distância focal de 22mm Diafragma em f/4.5 Tempo de exposição de 0,6 segundos Velocidade ISO em 400 Fonte: Fotógrafo Arlindo Carvalho (fotografoarlindocarvalho@yahoo.com.br)

FLOR

Era uma vez uma flor que nasceu no meio das pedras. Quem sabe como, conseguiu crescer e ser um sinal de vida no meio de tanta tristeza. Passou uma jovem e ficou admirada com a flor. Logo pensou em Deus. Cortou a flor e a levou para a igreja. Mas, após uma semana a flor tinha morrido. Era uma vez uma flor que nasceu no meio das pedras. Quem sabe como, conseguiu crescer e ser um sinal de vida no meio de tanta tristeza. Passou um homem, viu a flor, pensou em Deus, agradeceu e a deixou ali; não quis cortá-la para não matá-la. Mas, dias depois, veio uma tempestade e a flor morreu... Era uma vez uma flor que nasceu no meio das pedras. Quem sabe como, conseguiu crescer e ser um sinal de vida no meio de tanta tristeza. Passou uma criança e achou que aquela flor era parecida com ela: bonita, mas sozinha. Decidiu voltar todos os dias. Um dia regou, outro dia trouxe terra, outro dia podou, depois fez um canteiro,colocou adubo... Um mês depois, lá onde tinha só pedras e

PARA UM CASAMENTO PERFEITO, UMA FLOR MUITO RARA

  Havia uma jovem muito rica, que tinha tudo: um marido maravilhoso, filhos perfeitos, um emprego que lhe pagava muitíssimo bem, uma família unida. O estranho é que ela não conseguia conciliar tudo isso, o trabalho e os afazeres lhe ocupavam todo o tempo e a sua vida estava deficitária em algumas áreas. Se o trabalho lhe consumia muito tempo, ela tirava dos filhos,se surgiam problemas, ela deixava de lado o marido... E assim, as pessoas que ela amava eram sempre deixadas para depois. Até que um dia, seu pai, um homem muito sábio, lhe deu um presente: uma flor muito cara e raríssima, da qual havia um apenas exemplar em todo o mundo.  E disse à ela: - Filha, esta flor vai te ajudar muito mais do que você imagina! Você terá apenas que regá-la e podá-la de vez em quando, ás vezes conversar um pouquinho com ela, e ela te dará em troca esse perfume maravilhoso e essas lindas flores. A jovem ficou muito emocionada, afinal a flor era de uma beleza sem igual. Mas o tempo foi passando, os