Pular para o conteúdo principal

SERRA DOS CARAJÁS, VILA RESIDENCIAL DA VALE, AEROPORTO DE PARAUAPEBAS

A Serra dos Carajás fica localizada no Parque Ecológico de Carajás, na cidade de Parauapebas, Pará. Na serra está localizada a maior mina de ferro a céu aberto do mundo, explorada hoje pela VALE.

A mina de ferro de Carajás não é conhecida apenas pelo seu tamanho, mas também pela qualidade do minério de ferro extraído, que é hoje considerado o mais puro do mundo.

Para entrar no Parque Ecológico do Carajás é preciso passar pela primeira portaria se identificar e percorrer mais 15 quilômetros para atingir 700 metros acima do nível do mar, o visitante se depara com uma bifurcação no alto da serra.

À esquerda está o Núcleo de Carajás, uma pequena vila construída durante o regime militar e onde vivem cerca de seis mil pessoas, a maioria funcionários da Vale. Ao chegar neste núcleo passamos por mais uma portaria, desta vez não precisamos nos cadastrar, mas possui segurança, muitas câmeras e vigia noite e dia. Erguida em meio à floresta, o vilarejo é cercado por uma grade para evitar que bichos, como onças, ataquem os moradores.

Em meio à floresta, o Núcleo, como é conhecido, oferece conveniências aos seus moradores: escola, hospital, supermercado, bancos, clube, um cinema com os últimos sucessos do cinema mundial e até um pequeno aeroporto onde opera a empresa TRIP, o AeroVale, apelido do avião da empresa usado por funcionários e visitantes. As casas não têm muro e é comum encontrar portas destrancadas durante o dia.
Um lugar de imensa tranquilidade, daqueles que dá vontade de ficar pra sempre.... eu não me importaria de ficar morando lá... na verdade seria como estar no paraíso pela qualidade de vida, segurança, enfim.... tudo o que eu queria pra mim e para minha família...


Vila Residencial
  

  

  

  

  

  

  


Aeroporto:


  









Comentários

Anônimo disse…
Vc me ajudou a voltar no tempo.Como keria vr este avião.era lá pra 1986 a 87.A Andrade Gutierrez era uma das terceirizadas da contratação da ferrovia.meu pai era tipógrafo.nós morávamos na vilá palmares da própria A G. Desta tenho mais saudades ainda.até sonho com ela. O rio Parauapebas passava bem perto.gostávamos de pescar.andar de bicicleta.e atarde ver o trem passar rumo au Maranhão.músicas da época.Abba.menudos.Ritchie.Reginaldo rosse.a obra akbou.todos foram embora.as casas foram desmontadas e montadas em outra obra da AG. Me parece que hj lá se tornou município de Parauapebas.as pessoas que tiveram lá.só Deus sabe.

Mensagem

Mensagem

Postagens mais visitadas deste blog

FLOR

Era uma vez uma flor que nasceu no meio das pedras. Quem sabe como, conseguiu crescer e ser um sinal de vida no meio de tanta tristeza. Passou uma jovem e ficou admirada com a flor. Logo pensou em Deus. Cortou a flor e a levou para a igreja. Mas, após uma semana a flor tinha morrido. Era uma vez uma flor que nasceu no meio das pedras. Quem sabe como, conseguiu crescer e ser um sinal de vida no meio de tanta tristeza. Passou um homem, viu a flor, pensou em Deus, agradeceu e a deixou ali; não quis cortá-la para não matá-la. Mas, dias depois, veio uma tempestade e a flor morreu... Era uma vez uma flor que nasceu no meio das pedras. Quem sabe como, conseguiu crescer e ser um sinal de vida no meio de tanta tristeza. Passou uma criança e achou que aquela flor era parecida com ela: bonita, mas sozinha. Decidiu voltar todos os dias. Um dia regou, outro dia trouxe terra, outro dia podou, depois fez um canteiro,colocou adubo... Um mês depois, lá onde tinha só pedras e

PARA UM CASAMENTO PERFEITO, UMA FLOR MUITO RARA

  Havia uma jovem muito rica, que tinha tudo: um marido maravilhoso, filhos perfeitos, um emprego que lhe pagava muitíssimo bem, uma família unida. O estranho é que ela não conseguia conciliar tudo isso, o trabalho e os afazeres lhe ocupavam todo o tempo e a sua vida estava deficitária em algumas áreas. Se o trabalho lhe consumia muito tempo, ela tirava dos filhos,se surgiam problemas, ela deixava de lado o marido... E assim, as pessoas que ela amava eram sempre deixadas para depois. Até que um dia, seu pai, um homem muito sábio, lhe deu um presente: uma flor muito cara e raríssima, da qual havia um apenas exemplar em todo o mundo.  E disse à ela: - Filha, esta flor vai te ajudar muito mais do que você imagina! Você terá apenas que regá-la e podá-la de vez em quando, ás vezes conversar um pouquinho com ela, e ela te dará em troca esse perfume maravilhoso e essas lindas flores. A jovem ficou muito emocionada, afinal a flor era de uma beleza sem igual. Mas o tempo foi passando, os

OURILANDIA DO NORTE 2011 - AVENIDA PRINCIPAL

Essa foto mostra como está a Avenida principal de Ourilândia do Norte à noite. Ela foi registrada às 19:23h, horário local e mostra a Av. das Nações, agora iluminada. O registro foi feito pouco antes da Praça das Crianças sentido Tucumã - Ourilândia.  Características da foto: Panasonic ZS-7 Distância focal de 22mm Diafragma em f/4.5 Tempo de exposição de 0,6 segundos Velocidade ISO em 400 Fonte: Fotógrafo Arlindo Carvalho (fotografoarlindocarvalho@yahoo.com.br)