Pular para o conteúdo principal

BESOURO DE LIMEIRA (Sternocolaspis quatuordecimcostata)



Esse lindo besourinho é um espetáculo da natureza. Sempre encontro um passeando pelo prédio aqui em Parauapebas.

Depois de alguns amigos levantarem dúvidas sobre esse pequeno resolvi pesquisar e postar aqui no Blog. 

Visto de perto ele me parece uma pequena joia, mas segundo o site da Embrapa ele não é tão inofensivo assim...

Sinônimo: Colaspis quatuordecimcostata 
É um besouro de coloração geral verde azulada brilhante, apresentando carenas longitudinais nos élitros. 

Causa danos de importância econômica em várias culturas, tais como abacate, ameixa, caqui, maçã, manga, nêspera, pêra, pêssego, uva, entre outras. Danos:Atacam muitas rosáceas, tanto as folhas como os frutos verdes. 

As folhas têm seu limbo perfurado ou totalmente destruído e, os frutos verdes, caem ou amadurecem precocemente. O ataque mais importante é nos frutos. Controle: Recomenda-se pulverizações com inseticidas fosforados registrados para as culturas.

Agora esses aqui fotografados no meu prédio tem sorte de não ter nascido no Marrocos... se não iam mesmo  é pra panela, segundo o site  http://mdemulher.abril.com.br este besouro é preparado em um prático exótico, dizem - tem grande poder afrodisíaco.  

 

 

Ha... ele pode não ser tão inofensivo... mas que é bonito, isso é .... kkkkk 

Comentários

Anônimo disse…
esse tipo de besouro é venenoso ?
Anônimo disse…
Tenho um besouro em .jpg, pode identificar pra mim?
Como t emando a foto?
Unknown disse…
Oi, obrigada pela visita ao blog. Gostaria muito de ter tamanho conhecimento para ajudá-lo. Para identificar esse besouro que encontrei aqui usei o velho truque pesquisa em sites de pesquisa no google kkkk. Se quiser enviar fotos para o blog pode enviar anexada no email moniquecristinasouza@gmail.com posto aqui no Blog e tentamos ver se conseguimos essa informação com nossos leitores.
Unknown disse…
Acho que não porque no Marrocos eles vão para a panela, mas eu não me arrisco e fico só observando a sua beleza. Parecem pequenas joias.

Mensagem

Mensagem

Postagens mais visitadas deste blog

FLOR

Era uma vez uma flor que nasceu no meio das pedras. Quem sabe como, conseguiu crescer e ser um sinal de vida no meio de tanta tristeza. Passou uma jovem e ficou admirada com a flor. Logo pensou em Deus. Cortou a flor e a levou para a igreja. Mas, após uma semana a flor tinha morrido. Era uma vez uma flor que nasceu no meio das pedras. Quem sabe como, conseguiu crescer e ser um sinal de vida no meio de tanta tristeza. Passou um homem, viu a flor, pensou em Deus, agradeceu e a deixou ali; não quis cortá-la para não matá-la. Mas, dias depois, veio uma tempestade e a flor morreu... Era uma vez uma flor que nasceu no meio das pedras. Quem sabe como, conseguiu crescer e ser um sinal de vida no meio de tanta tristeza. Passou uma criança e achou que aquela flor era parecida com ela: bonita, mas sozinha. Decidiu voltar todos os dias. Um dia regou, outro dia trouxe terra, outro dia podou, depois fez um canteiro,colocou adubo... Um mês depois, lá onde tinha só pedras e

PARA UM CASAMENTO PERFEITO, UMA FLOR MUITO RARA

  Havia uma jovem muito rica, que tinha tudo: um marido maravilhoso, filhos perfeitos, um emprego que lhe pagava muitíssimo bem, uma família unida. O estranho é que ela não conseguia conciliar tudo isso, o trabalho e os afazeres lhe ocupavam todo o tempo e a sua vida estava deficitária em algumas áreas. Se o trabalho lhe consumia muito tempo, ela tirava dos filhos,se surgiam problemas, ela deixava de lado o marido... E assim, as pessoas que ela amava eram sempre deixadas para depois. Até que um dia, seu pai, um homem muito sábio, lhe deu um presente: uma flor muito cara e raríssima, da qual havia um apenas exemplar em todo o mundo.  E disse à ela: - Filha, esta flor vai te ajudar muito mais do que você imagina! Você terá apenas que regá-la e podá-la de vez em quando, ás vezes conversar um pouquinho com ela, e ela te dará em troca esse perfume maravilhoso e essas lindas flores. A jovem ficou muito emocionada, afinal a flor era de uma beleza sem igual. Mas o tempo foi passando, os

OURILANDIA DO NORTE 2011 - AVENIDA PRINCIPAL

Essa foto mostra como está a Avenida principal de Ourilândia do Norte à noite. Ela foi registrada às 19:23h, horário local e mostra a Av. das Nações, agora iluminada. O registro foi feito pouco antes da Praça das Crianças sentido Tucumã - Ourilândia.  Características da foto: Panasonic ZS-7 Distância focal de 22mm Diafragma em f/4.5 Tempo de exposição de 0,6 segundos Velocidade ISO em 400 Fonte: Fotógrafo Arlindo Carvalho (fotografoarlindocarvalho@yahoo.com.br)