Pular para o conteúdo principal

PROJETOS - AULA 1

O que é um projeto? 
É um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. Os projetos e as operações diferem, principalmente, no fato de que os projetos são temporários e exclusivos, enquanto as operações são contínuas e repetitivas; Seu conjunto de atividades tem um ponto inicial e um resultado final definidos. Perseguem uma meta definida e um conjunto definitivo de recursos.

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES
- Os projetos são temporários
- Possuem equipe multidisciplinar e temporária
- Devem ser progressivamente elaborados.
- Devem ter propósitos definidos
- Ações não rotineiras e não repetitivas
- São interdependentes
- Devem mediar conflitos
- Devem criar um produto ou serviço singular
- Agregar valor à empresa e aos negócios.

Todo projeto tem origem em um ou mais estímulos externos ou internos da organização que podem ser:
- Fatores Isolados - legislação, expansão de instalação etc
- Um novo produto e um novo serviço: normalmente são criados em decorrência de uma necessidades da empresa em minimizar suas deficiências ou em aproveitar suas potencialidades. Também são utilizados para amenizar as ameaças ou aproveitar uma oportunidade de mercado.

Em resumo: O projeto surge para atender a uma demanda ou uma oferta.

EVOLUÇÃO HISTÓRICA

ERA AGRÍCOLA - inúmeros projetos admirados por todos nós: "As pirâmides egípcias, a muralha da China, as expedições terrestres e marítimas, as grandes embarcações etc." O trabalho era realizado pelas pessoas e animais e posteriormente passaram a ser empregados algumas formas de energia. Os projetos eram informais, tendo contudo os elementos essenciais para um projeto.

ERA INDUSTRIAL- marcada pela Revolução Industrial pouco antes do século XIX. Contava com as máquinas como meio de produção e formas de geração de energia.

ERA TECNOLÓGICA- Inicio em meados de 1975 com o término em 1995 - Gerenciamento voltado para os mecanismos regulatórios do mercado. Ou seja, o lucro como objetivo e preços competitivos;

ERA DO CONHECIMENTO- meados de 2000 até hoje.  Possui gerenciamento através da aquisição e conhecimento de formas progressivas e delegação de poder a equipe.

Hoje em dia, a rapidez que as mudanças acontecem no ambiente empresarial tem levado um número cada vez maior de empresas a executarem projetos no seu dia a dia.
- Competitividade acerrada
- Margem de lucro estreita
- Clientes exigentes
- Avanços tecnológicos

Gerenciar bem os projetos dentro de uma empresa, sejam eles o gerenciamento de um produto, a abertura de uma nova filial, a readequação de um processo produtivo, ou a implantação de uma nova tecnologia, tornou-se não apenas um diferencial competitivo, mas sobretudo uma questão de sobrevivência por isso a maior procura nos profissionais que saibam gerenciar projetos.

Em maior ou menor grau os projetos tem algum desses elementos em comum:
- Um objetivo
-Complexibilidade
-Unicidade
- Incerteza
- Natureza temporária.
- Ciclo de vida

Comentários

JoeFather disse…
Gostei da dica!

Parabéns pelo blog!

Abraços renovados!

Mensagem

Mensagem

Postagens mais visitadas deste blog

PROGRAMA QUALIDADE TOTAL 5 S

O 5S ou  House keeping  é um conjunto de técnicas desenvolvidas no Japão e utilizadas inicialmente pelas donas-de-casa japonesas para envolver todos os membros da família na administração e organização do lar.     No final dos anos 60, quando os industriais japoneses começaram a implantar o sistema de qualidade total (QT) nas suas empresas, perceberam que o 5S seria um programa básico para o sucesso da QT.  O Programa recebeu esse nome devido às iniciais das cinco palavras japonesas que sintetizam as cinco etapas do programa: Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke, mas para a adequação à língua portuguesa adotou-se os 5 sensos: de utilização, de ordenação, de limpeza, de saúde e autodisciplina.  O Programa 5S será definido na instituição como:  Seiri - Senso de Organização: a arte de descartar fora coisas sem uso; Seiton - Senso de Arrumação: a arte de cada coisa no seu lugar para pronto uso; Seiso - Senso de Limpeza: a arte de tirar não sujar; Seiketsu -Senso de Padroniza

OURILANDIA DO NORTE 2011 - AVENIDA PRINCIPAL

Essa foto mostra como está a Avenida principal de Ourilândia do Norte à noite. Ela foi registrada às 19:23h, horário local e mostra a Av. das Nações, agora iluminada. O registro foi feito pouco antes da Praça das Crianças sentido Tucumã - Ourilândia.  Características da foto: Panasonic ZS-7 Distância focal de 22mm Diafragma em f/4.5 Tempo de exposição de 0,6 segundos Velocidade ISO em 400 Fonte: Fotógrafo Arlindo Carvalho (fotografoarlindocarvalho@yahoo.com.br)

FLOR

Era uma vez uma flor que nasceu no meio das pedras. Quem sabe como, conseguiu crescer e ser um sinal de vida no meio de tanta tristeza. Passou uma jovem e ficou admirada com a flor. Logo pensou em Deus. Cortou a flor e a levou para a igreja. Mas, após uma semana a flor tinha morrido. Era uma vez uma flor que nasceu no meio das pedras. Quem sabe como, conseguiu crescer e ser um sinal de vida no meio de tanta tristeza. Passou um homem, viu a flor, pensou em Deus, agradeceu e a deixou ali; não quis cortá-la para não matá-la. Mas, dias depois, veio uma tempestade e a flor morreu... Era uma vez uma flor que nasceu no meio das pedras. Quem sabe como, conseguiu crescer e ser um sinal de vida no meio de tanta tristeza. Passou uma criança e achou que aquela flor era parecida com ela: bonita, mas sozinha. Decidiu voltar todos os dias. Um dia regou, outro dia trouxe terra, outro dia podou, depois fez um canteiro,colocou adubo... Um mês depois, lá onde tinha só pedras e