Hoje o Rafael fez os primeiros exames para a colocação do Aparelho Ortodontico.
A Clinica escolhida foi a SORRIDENTE CLINICA ODONTOLÓGICA, com o Dentista Dr. HERBET ALBUQUERQUE COELHO, irmão da Dr. HELBA.
MUITAS VEZES NOS PERGUNTAMOS... CRIANÇAS PODEM USAR APARELHOS?
O aparelho ortodôntico pode ser usado tanto para correções estéticas quanto para prevenir e sanar problemas ligados à saúde. Por isso é necessária a avaliação tanto do odontopediatra quanto do ortodontista.
Enquanto a criança possui apenas dentes-de-leite não é recomendado o uso do aparelho. Somente no início da dentição mista, que é a fase em que começa a troca dos dentes, os aparelhos são indicados para prevenir problemas como a falta de espaço para o nascimento do dente permanente, entre outros. É no fim da dentição mista que se opta pelos aparelhos para corrigir posições dentais erradas já instaladas.
Que indica o uso do aparelho ortodôntico na idade ideal é o ortodontista, após a análise de exames radiográficos e moldagens dos arcos dentais. É como se este especialista fizesse uma ‘documentação’ da criança, com imagens e laudos que revelam o tipo facial, a posição dos dentes, o crescimento ósseo e outros elementos que mostram se o ideal é colocar o aparelho fixo ou o móvel.
Sem esta avaliação criteriosa, podem surgir problemas: a criança que usa aparelho na fase de crescimento e maturação óssea errada – e não necessariamente em idade incorreta, já que cada um tem características físicas diferentes – pode ter o crescimento ósseo de uma região do arco freada e o nascimento dos dentes permanentes retardado ou até impedido.
Para finalizar, o dentista aconselha os pais: as crianças devem ser acompanhadas, sempre que possível, de maneira interdisciplinar, isto é, sendo avaliadas por fonoaudiólogo, odontopediatra, médico pediatra e ortodontista, pois hoje é muito comum apresentarem doenças respiratórias, como Rinite Alérgica, que provocam a respiração bucal. Doenças como esta atrapalham o desenvolvimento ideal da criança porque dificultam até mesmo a prática de esportes, essencial para o bom desenvolvimento infantil.
VAMOS CONHECER MELHOR AS ESPECIALIDADES DOS DENTISTAS?
As vezes vemos tantos nomes complicados e ficamos sem saber o que cada especialidade do dentista...
ORTODONTIA: A Ortodontia é uma especialidade da Odontologia que cuida da prevenção e do tratamento dos problemas dos dentes em má posição nas arcadas dentárias, por meio do uso de aparelhos ortodônticos. O motivo que leva o paciente ao uso de aparelho de correção nem sempre é de ordem estética; também pode ser de saúde.
CLÍNICA GERAL: Um clínico geral atua em todas as especialidades, de modo especial em Dentística e Prevenção. A Dentística Restauradora é a especialidade que restaura os dentes a partir de materiais manipulados em consultório. Seu objetivo principal é restabelecer a forma, função e estética perdidas. A significativa evolução dos instrumentais e materiais odontológicos levou gradativamente à substituição dos processos artesanais, dolorosos e agressivos. Tal fato permitiu a permuta do amálgama por resinas compostas fotopolimerizáveis de última geração.
ENDODONTIA: É o tratamento e remoção do tecido vivo do dente, localizado na câmara pulpar: a polpa dentária. Esta é atingida geralmente por um processo de cárie, e, quando removida, é substituída por uma pasta obturadora.
PERIODONTIA: A Periodontia trata dos assuntos relacionados ao periodonto, que é composto pelas gengivas, pelo osso de suporte (onde o dente se encaixa na maxila e na mandíbula), pelas fibras periodontais, que ligam o dente ao osso e dão suporte às gengivas. No início da sua existência como especialidade, a Periodontia contava somente com instrumentos manuais grosseiros para raspagem, no entanto, ela se desenvolveu com o uso de instrumentais, dispositivos e aparelhos como o ultrassom e jato de bicarbonato.
CIRURGIA ORAL MENOR: É o tratamento cirúrgico de algumas anomalias existentes na boca. São cirurgias simples realizadas no consultório, que exigem anestesia local, como extrações, remoção cirúrgica do freio labial superior e/ou freio lingual inferior, remoção de cistos, biópsias na cavidade oral, cirurgias bucais de pequeno porte e pequenas correções ósseas.
ODONTOPEDIATRIA: A Odontopediatria é a especialidade que trata de crianças e adolescentes, que cresceu e se modernizou, aliando-se com a psicologia para melhor atender e lidar com o comportamento infantil, proporcionando tratamentos cada vez menos traumáticos e mais agradáveis às crianças, buscando manter sadios, funcionais e bonitos os elementos dentários decíduos ou temporários, até o momento da sua substituição natural.
PRÓTESE: O tratamento de prótese tem como objetivo substituir um dente ou um conjunto deles, perdidos ou ausentes, por dentes artificiais. Existem vários tipos de prótese, confeccionados em diversos materiais.
IMPLANTODONTIA: Implante dental é a colocação de um cilindro dentro do osso para substituir uma raiz perdida. Sobre esse parafuso é colocado um dente artificial (prótese). A opção por implante é do paciente, mas deve ser orientada pelo seu dentista.
RADIOLOGIA ODONTOLÓGICA: É o conjunto de técnicas que possibilitam uma visão dos elementos dentais e tecidos ósseos, proporcionando uma visão abrangente do paciente e permitindo um exame com maior detalhamento.
Comentários