A CIDADE
Parauapebas encontra-se a cerca de 700 km de Belém, no Pará. Com cerca de 90 mil habitantes, a cidade é composta por pessoas vindas de diferentes partes do Brasil. São maranhenses, goianos, tocantinenses, mineiros, gaúchos, paulistas, capixabas etc. que migraram para a região em busca de trabalho e de uma vida melhor.
Cercado por serras de minério de ferro, o município abriga um dos maiores empreendimentos minerais do mundo, o Projeto Carajás, desenvolvido pela Companhia Vale do Rio Doce.
A exploração de manganês, níquel, cobre, estanho, alumínio e ouro é outra atividade importante para a economia local e nacional. Destacam-se também a crescente atividade agrícola e a exploração da madeira de lei.
O município, onde está localizada a maior província mineral do mundo, Carajás, transformou-se, em razão da execução de projetos e obras estruturantes, num dos mais atrativos do Estado para investimentos privados.
Prefeitura de Parauapebas
SERRA DOS CARAJÁS
A Serra dos Carajás é uma formação vulcano-sedimentar que faz parte do grupo Grão-Pará e está localizada na região central do Estado do Pará. Uma verdadeira “mina de ouro”, a região esconde em suas entranhas minério de ferro, ouro, cobre, zinco, manganês, prata, bauxita, níquel, cromo, estanho e tungstênio em quantidades ainda desconhecidas e que fizeram da “Província Mineral de Carajás” uma das regiões mais ricas em minérios do mundo.
Comentários