Era Artesanal (séc. XIX) :
O artesão envolve-se em todas as etapas da produção desde a compra dos materiais e acabamento até a entrega do produto ao cliente. Ele é o único responsável pela qualidade.
Era Industrial (1930 - 1980) :
A divisão do trabalho, devido a produção em Massa, cria o inspector da qualidade no final da linha de produção. Os artesãos ficam desorientados pois estavam acostumados a produzir por medida. O inspetor é o responsável pela qualidade.
Era da Informação (1980...) :
A Segunda Guerra Mundial acelerou a Qualidade. Existe agora a preocupação em melhorar a Qualidade dos produtos. Muitas empresas implementaram Programas de Certificação de Fornecedores. Profissionais da garantia da Qualidade desenvolveram Técnicas de Análise de Falhas. Engenheiros da Qualidade envolveram-se nos Estágios iniciais de Projectos de Produtos. O profissional é treinado e informado para produzir e garantir a qualidade do que faz. Auto-controlo: cada um é inspector da qualidade do seu próprio trabalho.
O Sec. XX
Ficou caracterizado pelo nascimento e desenvolvimento dos temas relacionados com a Qualidade e, curiosamente, foi estimulado pelas necessidades emergentes durante e após as duas guerras mundiais. Caracterizado por um processo inicialmente lento e quase exclusivamente concentrado nos E.U.A, Europa e Japão, só teve a sua generalidade a outros países, independentemente do seu grau de industrialização, no último quarto do referido século.
Os ciclos evolutivos da Qualidade progrediram conforme se demonstram:
- Inspeção da QUALIDADE;
- Controle da QUALIDADE;
- Garantia da QUALIDADE;
- Gestão da QUALIDADE TOTAL
Fonte: Prai-madeira
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