A casa da Cultura de Paracatu é uma edificação exemplar do período imperial, foi construída por Domingos Pimentel de Ulhôa, entre 1854 e 1857 originalmente para fins de moradia de sua família.
Em 1908 a Câmara Municipal adquire o prédio que passa a ser o grupo escolar Afonso Arinos. Em outubro de 1988 é criada a Fundação Municipal Casa da Cultura.
Na Casa da Cultura estão as fotografias das grutas e cachoeiras da cidade, fotos históricas e telas com paisagens de Paracatu.
O artesanato de Paracatu é divulgado pela Casa através de exposição e venda.
No Brasil a devoção ao Santo Rosário foi trazida pelos missionários e logo se espalhou; principalmente entre os pretos escravos que nele encontravam as orações mais simples e populares: o Pai-Nosso e a Ave-Maria. Eles usavam o rosário pendurado ao pescoço e depois dos trabalhos do dia reuniam-se em torno de um "tirador de reza" e ouvia-se então, no interior das senzalas, o sussurrar das preces dos cativos. O terço era toda a liturgia dos pobres, dos que não sabiam ler nem escrever, mas que elevavam sua alma na contemplação dos mistérios da vida de Maria e de seu Divino Filho.
Comentários