Um sofista se aproximou de Tales de Mileto, um dos sete sábios da Grécia Antiga, e tentou confundi-lo com as perguntas mais difíceis. Porém, o sábio de Mileto esteve à altura da prova porque respondeu a todas as perguntas sem a menor vacilação e assim mesmo com a maior exatidão.
1 – Qual é a coisa mais antiga?
- Deus, porque sempre tem existido.
2 – Qual é a coisa mais formosa?
- O Universo, porque é obra de Deus.
3 – Qual é a maior de todas as coisas?
- O Espaço, porque contém todo o Criador.
4 – Qual é a coisa mais constante?
- A esperança, porque permanece no homem depois que haja perdido todo o mais.
5 – Qual é a melhor de todas as coisas?
- A Virtude, porque sem ela não existe nada de bom.
6 – Qual é a mais rápida de todas as coisas?
- O Pensamento, porque em menos de um minuto pode voar até o final do Universo.
7 – Qual é a mais forte de todas as coisas?
- A Necessidade, porque faz com que o homem enfrente todos os perigos da vida.
8 – Qual é a mais fácil de todas as coisas?
- Dar conselhos.
Porém, quando chegou à nona pergunta, nosso sábio disse um paradoxo. Deu uma resposta que, estou seguro, não foi jamais entendida pelo mundano interlocutor, e que, para a maioria das pessoas terá um sentido superficial.
9 – Qual é a mais difícil de todas as coisas?
E o Sábio de Mileto replicou: - Conhecer a si mesmo.
TALES DE MILETO (BIOGRAFIA)
Tales de Mileto foi o primeiro matemático grego, nascido por volta do ano 640 e falecido em 550 a.c., em Mileto, cidade da Ásia Menor, descendente de uma família oriunda da Fenícia ou Beócia. Tales foi incluído entre os sete sábios da antiguidade. Estrangeiro rico e respeitável, o famoso Tales durante a sua estadia no Egito estudou Astronomia e Geometria.
Ao voltar de novo a Mileto, Tales abandonou, passado algum tempo, os negócios e a vida pública, para se dedicar inteiramente às especulações filosóficas, às observações astronômicas e às matemáticas. Fundou a mais antiga escola filosófica que se conhece - a Escola Jônica.
Tales foi também o primeiro a demonstrar que o diâmetro divide o círculo em duas partes iguais; e que são iguais entre si os ângulos da base de qualquer triângulo isósceles. Transmitiu aos gregos estes e outros conhecimentos, principalmente de astronomia teórica e prática.
IMPORTÂNCIA DE TALES
Caracter dedutivo que deu à ciência
Através de Tales e sua escola filosófica os gregos começaram a reunir em corpo a ciência matemática que provinha dos Egípcios e Caldeus
Aumentaram os conhecimentos desta ciência, Matemática, em diversos sentidos
Comentários