Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Dezembro 23, 2011

ESCARAVELHO OU BESOURO PRETO GRANDE

Olha que bonito o visitante do prédio hoje. Logo cedo encontrei-o, estava em uma posição bem desconfortável de cabeça para baixo mas resolvi dar uma forcinha e coloquei ele assim... 
Na verdade até hoje só havia conhecido seus parentes pequenos mas assim, grande, é muito mais bonito.... 
Os besouros, também chamados de escaravelhos, são insetos coleópteros, pertencentes à ordem Coleoptera. Estes animais são caracterizados principalmente pelo par de asas anterior endurecido, conhecidas como élitros. A ordem Coleoptera é a que tem maior número de espécies dentre todos os seres vivos — cerca de 350 mil — sendo, portanto o grupo animal mais diverso que existe. Dentre os seus representantes mais conhecidos estão as joaninhas, os rola-bosta, os gorgulhos, os besouros serra-pau e os vaga-lumes. A maior família dentro da ordem coleoptera é a família curculionidae. São os coleópteros providos de rostro. As antenas são genículo-clavadas ou genículo capitadas. São importantes pragas de culturas, c…

BESOURO DE LIMEIRA (Sternocolaspis quatuordecimcostata)

Esse lindo besourinho é um espetáculo da natureza. Sempre encontro um passeando pelo prédio aqui em Parauapebas.
Depois de alguns amigos levantarem dúvidas sobre esse pequeno resolvi pesquisar e postar aqui no Blog. 
Visto de perto ele me parece uma pequena joia, mas segundo o site da Embrapa ele não é tão inofensivo assim...
Sinônimo: Colaspis quatuordecimcostata  É um besouro de coloração geral verde azulada brilhante, apresentando carenas longitudinais nos élitros. 
Causa danos de importância econômica em várias culturas, tais como abacate, ameixa, caqui, maçã, manga, nêspera, pêra, pêssego, uva, entre outras. Danos:Atacam muitas rosáceas, tanto as folhas como os frutos verdes. 
As folhas têm seu limbo perfurado ou totalmente destruído e, os frutos verdes, caem ou amadurecem precocemente. O ataque mais importante é nos frutos. Controle: Recomenda-se pulverizações com inseticidas fosforados registrados para as culturas.
Agora esses aqui fotografados no meu prédio tem sorte de não ter nasci…

Mensagem

Mensagem