Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Outubro 21, 2011

GESTÃO DA QUALIDADE - CONCEITOS

Qualidade significa grau no qual um conjunto de características inerentes satisfaz a
requisitos.

Segundo a norma NBR ISO 9000:2005 – Sistemas de gestão da qualidade: Fundamentos e vocabulário, qualidade significa: grau no qual um conjunto de características inerentes satisfaz a requisitos.

Há, ainda, outras cinco definições do conceito de qualidade (MARTINS; LAUGENI, 2006):

Transcendental: entende-se qualidade como sendo constituída de padrões elevadíssimos, mundialmente reconhecidos;

Focada no produto: a qualidade é constituída de variáveis e atributos que podem ser medidos e controlados, além de ser determinada e percebida pelo cliente. Para fins de controle, devemos considerar os seguintes elementos:

• características operacionais principais,
• características operacionais adicionais,
• confiabilidade, conformidade, durabilidade, assistência técnica, estética e qualidade percebida; ƒ Focada no usuário: segundo Juran, “a qualidade é a adequação ao uso”, mas existem enormes dificuldade…

Mensagem

Mensagem