Pular para o conteúdo principal

VISITANDO O CENTRO HISTÓRICO DE PARACATU

O Tombamento do Centro Histórico de Paracatu, cidade da região noroeste de Minas, foi aprovado pelo Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural. A proposta de inclusão do local na lista do Patrimônio Cultural Brasileiro partiu do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

Segundo o Iphan, Paracatu se destaca pelo valor histórico e pela localização estratégica. Na época do Ciclo do Ouro, a cidade era ponto de convergência dos diversos caminhos que ligavam os litorais de Bahia, Pernambuco e Rio de Janeiro até Minas Gerais e a outras partes do país.

Em Paracatu foram encontradas as últimas jazidas de ouro no Estado, quando o ciclo estava chegando ao fim, o que fez com que o município conquistasse importância no cenário nacional. 

O Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, que avalia os processos de tombamento e registro, é formado por 22 conselheiros de instituições como Ministério do Turismo, Instituto dos Arquitetos do Brasil, Sociedade de Arqueologia Brasileira e Ministério da Educação.


Centro histórico de Paracatu é exemplo de cuidado e beleza

A pequena vila cresceu, virou cidade, desenvolveu. O cenário de um vilarejo onde as pessoas ainda se reuniam nas calçadas para conversar, deu lugar a um turbilhão de novidades.  No entanto, Paracatu ainda tem algo a compartilhar com seus moradores e visitantes. É algo que conta sua história, remonta seu passado, deixa um gostinho dos tempos da monarquia.

O Centro histórico de Paracatu encanta a todos pela sua conservação e beleza. O passar do tempo não foi suficiente para colocar abaixo anos e anos de história e cultura. No seu 212º aniversário, o presente é contar com a consciência de cada morador que, o mais importante, é proteger e zelar por esse patrimônio.

São casarões, becos de pedra, igrejas e uma série de outros objetos em exposição no museu municipal. Essa cidade de gente hospitaleira, de cultura forte e de riquezas, continua irradiando sua tradição e deixando seu marco no tempo.

  




 












 




  

  


 

 

 


 

 

 


Fotos: Monique

Comentários

Mensagem

Mensagem

Postagens mais visitadas deste blog

PROGRAMA QUALIDADE TOTAL 5 S

O 5S ou  House keeping  é um conjunto de técnicas desenvolvidas no Japão e utilizadas inicialmente pelas donas-de-casa japonesas para envolver todos os membros da família na administração e organização do lar.     No final dos anos 60, quando os industriais japoneses começaram a implantar o sistema de qualidade total (QT) nas suas empresas, perceberam que o 5S seria um programa básico para o sucesso da QT.  O Programa recebeu esse nome devido às iniciais das cinco palavras japonesas que sintetizam as cinco etapas do programa: Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke, mas para a adequação à língua portuguesa adotou-se os 5 sensos: de utilização, de ordenação, de limpeza, de saúde e autodisciplina.  O Programa 5S será definido na instituição como:  Seiri - Senso de Organização: a arte de descartar fora coisas sem uso; Seiton - Senso de Arrumação: a arte de cada coisa no seu lugar para pronto uso; Seiso - Senso de Limpeza: a arte de tirar não sujar; Seiketsu -Senso de Padroniza

OURILANDIA DO NORTE 2011 - AVENIDA PRINCIPAL

Essa foto mostra como está a Avenida principal de Ourilândia do Norte à noite. Ela foi registrada às 19:23h, horário local e mostra a Av. das Nações, agora iluminada. O registro foi feito pouco antes da Praça das Crianças sentido Tucumã - Ourilândia.  Características da foto: Panasonic ZS-7 Distância focal de 22mm Diafragma em f/4.5 Tempo de exposição de 0,6 segundos Velocidade ISO em 400 Fonte: Fotógrafo Arlindo Carvalho (fotografoarlindocarvalho@yahoo.com.br)

SERRA DOS CARAJÁS, VILA RESIDENCIAL DA VALE, AEROPORTO DE PARAUAPEBAS

A Serra dos Carajás fica localizada no Parque Ecológico de Carajás, na cidade de Parauapebas, Pará. Na serra está localizada a maior mina de ferro a céu aberto do mundo, explorada hoje pela VALE. A mina de ferro de Carajás não é conhecida apenas pelo seu tamanho, mas também pela qualidade do minério de ferro extraído, que é hoje considerado o mais puro do mundo. Para entrar no Parque Ecológico do Carajás é preciso passar pela primeira portaria se identificar e percorrer mais 15 quilômetros para atingir 700 metros acima do nível do mar, o visitante se depara com uma bifurcação no alto da serra. À esquerda está o Núcleo de Carajás, uma pequena vila construída durante o regime militar e onde vivem cerca de seis mil pessoas, a maioria funcionários da Vale. Ao chegar neste núcleo passamos por mais uma portaria, desta vez não precisamos nos cadastrar, mas possui segurança, muitas câmeras e vigia noite e dia. Erguida em meio à floresta, o vilarejo é cercado por uma grade para evitar que bi