Pular para o conteúdo principal

GESTÃO DA QUALIDADE - CONCEITOS

Qualidade significa grau no qual um conjunto de características inerentes satisfaz a

requisitos.


Segundo a norma NBR ISO 9000:2005 – Sistemas de gestão da qualidade: Fundamentos e vocabulário, qualidade significa: grau no qual um conjunto de características inerentes satisfaz a requisitos.

Há, ainda, outras cinco definições do conceito de qualidade (MARTINS; LAUGENI, 2006):

Transcendental: entende-se qualidade como sendo constituída de padrões elevadíssimos, mundialmente reconhecidos;

Focada no produto: a qualidade é constituída de variáveis e atributos que podem ser medidos e controlados, além de ser determinada e percebida pelo cliente. Para fins de controle, devemos considerar os seguintes elementos:

• características operacionais principais,
• características operacionais adicionais,
• confiabilidade, conformidade, durabilidade, assistência técnica, estética e qualidade percebida;
ƒ
Focada no usuário: segundo Juran, “a qualidade é a adequação ao uso”, mas existem enormes dificuldades na conceituação de termos como: uso, satisfação, durabilidade, ou mesmo na identificação clara de usuário/cliente do produto;
Focada na fabricação: segundo P. Crosby, a “qualidade é a adequação às normas e às especificações”;

Focada no valor: Feigenbaum entende que, para o consumidor, a qualidade é uma questão de o produto ser adequado ao uso e ao preço.

É importante compreender de forma clara que um sistema de gestão é um conjunto organizado de recursos e “regras” que faz com que um ser permaneça vivo; em outras palavras, sistema é composto de vários subsistemas (partes), que trabalham de maneira harmônica para atender a um objetivo comum para o qual o sistema foi criado.

Já a NBR ISO 9000 define SGQ como: “Sistema para estabelecer políticas e objetivos, e para atingir estes objetivos para dirigir e controlar uma organização, no que diz respeito à Qualidade.” (MARANHÃO, 2006).

Devido à necessidade de padrões internacionais de engenharia, no período pós-guerra, foi realizada uma reunião em Londres, Inglaterra, em 1946, com representantes de 25 países, os quais decidiram criar uma organização internacional com a finalidade de facilitar, em nível mundial, a coordenação e a unificação de normas industriais.

Com sede em Genebra, Suíça, essa organização começou a funcionar oficialmente em 23 de fevereiro de 1947, com a denominação International Organization for Standardization (ISO) ou Organização Internacional de Normalização (MARSHALL JUNIOR et al., 2006).

Não é raro alguém notar a falta de correspondência entre a sigla oficial ISO e o nome International Organization for Standardization, pois deveria ser IOS. O fato é que “iso” é uma palavra derivada do grego isos, significando “igual”, a qual deu origem ao prefixo “iso-”, utilizado em grande quantidade de termos (por exemplo, isométrico, isômero e isonomia). Além disso, a sigla é válida nos dois idiomas oficiais da organização internacional: inglês e francês (MARSHALL JUNIOR et al., 2006).

A “família ISO 9000” é composta de quatro normas, e é nesse arranjo que a Norma NBR ISO 9000 é o ponto de partida, uma vez que ela fixa as bases para a construção dos SGQs, pois sem a terminologia não há base consistente para estabelecer parâmetros para a desejada padronização. O objetivo da terminologia é limitar a variedade de interpretações, permitindo fixar termos comuns, como referências para negociação de contratos (MARANHÃO, 2006).

Fonte: Apostila Gestão da Qualidade, Wagner Teixeira dos Santos

Comentários

Mensagem

Mensagem

Postagens mais visitadas deste blog

OURILANDIA DO NORTE 2011 - AVENIDA PRINCIPAL

Essa foto mostra como está a Avenida principal de Ourilândia do Norte à noite. Ela foi registrada às 19:23h, horário local e mostra a Av. das Nações, agora iluminada. O registro foi feito pouco antes da Praça das Crianças sentido Tucumã - Ourilândia.  Características da foto: Panasonic ZS-7 Distância focal de 22mm Diafragma em f/4.5 Tempo de exposição de 0,6 segundos Velocidade ISO em 400 Fonte: Fotógrafo Arlindo Carvalho (fotografoarlindocarvalho@yahoo.com.br)

ATIVIDADES DE ALFABETIZAÇÃO

Bom dia, Hoje encontrei sites super legais e que com certeza ajudam muitos professores, pois trazem atividades interessantíssimas para os alunos e que ajudam muito no processo de alfabetização. Principalmente em escolas públicas, onde os alunos não tem acesso a livros didáticos, aí vai a minha sugestão... usar uma impressora matricial e imprimir as tarefinhas na matriz, depois é só rodar nas folhas. Veja abaixo uma relação das principais galerias: Coleção Tindolelê, Alfabeto da Abelhinha, A Mágica da Letras… [ + ] http://picasaweb.google.com.br/annevilaca Coordenação Motora, Dificuldades Ortográficas, Desenhos e Moldes… [ + ] http://picasaweb.google.com.br/mirian1018 Redação para Crianças, Lápis na Mão, Apostila Método Fônico… [ + ] http://picasaweb.google.com.br/atividadesescolares Cantigas Patatí Patatá, Letras Decoradas, Livros dos Animais… [ + ] http://picasaweb.google.com.br/vsulien Professor Sassá, História da Dona Baratinha, Unidunitê… [ + ] http://picasaweb.google.com.br/vagald...

MIP ENGENHARIA OBRA 277, USINA DA VSB

Fonte:  Informativo MIP, ano 03, n.10 Julho, Agosto e Setembro 2010 A Usina da VSB, situada no município de Jeceaba, irá produzir 600 mil toneladas de tubos de aço, sem costura por ano para o setor petrolífero mundial. O escopo da MIP, na construção da VSB, compreende a montagem eletromecânica da Aciaria Elétrica e Lingotamento Contínuo. A obra teve seu início em 25/05/2010 e as principais atividades já desenvolvidas são: Montagem da torre de giro da panela; Solda na carcaça do forno; Montagem dos extratores; Pré-Montagem da Chaminé; Pré-Montagem e montagem do filtro de manga; Montagem dos headers principais, Fila B e C. VSB EM JECEABA F onte: http://www.diariodocomercio.com.br ;  www.vstubos.com Foto: Jornal Hoje em dia online A unidade de aciaria da VSB será a primeira do Brasil a utilizar o Sistema Consteel, um conjunto de equipamentos que aumenta a produtividade e reduz o consumo de energia elétrica. O aparato realiza o carregamento contínuo do mater...