Pular para o conteúdo principal

ACORDO ORTOGRÁFICO


ACORDO ORTOGRÁFICO

No dia 07 de fevereiro, falei sobre a reforma ortográfica da Lingua Portuguesa, o que foi mudado, as novas normas etc. Mas é importante lembrarmos ó porquê dessas mudanças.

O Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990 é um tratado internacional que tem por objetivo criar uma ortografia unificada para o português, a ser usada por todos os países de língua oficial portuguesa. Foi assinado por representantes oficiais de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe em Lisboa, em 16 de Dezembro de 1990, ao fim de uma negociação entre a Academia de Ciências de Lisboa e a Academia Brasileira de Letras iniciada em 1980. Depois de obter a sua independência, Timor-Leste aderiu ao Acordo em 2004. O acordo teve ainda a presença de uma delegação de observadores da Galiza[1].

Tranquilo sem trema.

Voo sem acento.

Ideia sem acento.

Micro-ondas com hífen.

Autoescola sem hífen.

Antirrugas sem hífen e com RR.


É, nossa língua mudou. E você, já mudou também?


Gostando ou não, concordando ou não, não há como fugir: você terá que aprender a escrever do jeito novo, pois desde 1º de janeiro de 2009 já está valendo no Brasil o Acordo Ortográfico de 1990.
Para ajudar no aprendizado da nova ortografia, eu selecionei na internet sites para consulta, que vão ajudar muito professores e alunos nessa fase de transição, além é claro do resumo que eu já postei na minha página em "Mudanças Ortográficas".


Veja a seguir uma seleção de referências, vídeos, textos, animações e matérias e planos de aula sobre o acordo ortográfico. Estas dicas podem ajudar educadores tanto a compreenderem mais as mudanças como também a planejar aulas.


Portal Klick Educação - O Portal Klick organizou um especial com várias dicas para educadores, além de jogos, animações e planos de aula sobre o acordo ortográfico.


Nossa Língua Plantão Ortográfico TV Cultura - O site disponibiliza textos e vídeos do Professor Pasquale com dicas e tira-dúvidas sobre a Nova Ortografia.


Revista Nova Escola - A revista produziu uma edição especial destacando as principais mudanças com o acordo ortográfico, o que muda no Brasil e em Portugal e também uma matéria sobre a História da Língua Portuguesa no Brasil.


Manual da nova ortografia - acesse o manual interativo da Nova Ortografia, produzido pela editora Ática. O manual, construído em parceria com a Nova Escola, também está disponível para download em pdf.


Infográfico do IG - o IG produziu um interessante infográfico mostrando algumas mudanças com relação ao acordo ortográfico para os países de Língua Portuguesa. No site também há um Guia prático da Nova Ortografia produzido pelo Michaelis.


Site FLIP - corretor automático gratuito para a nova ortografia. É so digitar ou colar o texto no editor e ele faz a tradução.

Comentários

Mensagem

Mensagem

Postagens mais visitadas deste blog

MINERAÇÃO ONÇA PUMA -OBRA 273 - OURILANDIA DO NORTE - PARÁ

MARÇO/2010 TRANSPORTADORES DE CORREIA -                VENTILADORES EM BAIXO DA GALERIA DREYER PRECIPITADORES SILOS DE PÓ, SILOS DE MINERIO SECO                                                                                                   CHAMINÉ GALPAO ESTOCAGEM DE EMERGENCIA DE MINERIO KILN LAVADOR DE GASES MÁQUINAS DE PÁTIO EMPILHADEIRA E RECUPERADORA MONTAGEM DO 4. PRECIPITADOR EM MONTAGEM PRECIPITADORES PRECIPITADORES SILOS DE PÓ, SILOS DE MINERIO SECO SISTEMA DE REFRIGERAÇÃO DE AGUA - ASPIRAL

CIRURGIA PARA VOLTAR A OUVIR - IMPLANTE COCLEAR

O MILAGRE DA AUDIÇÃO IMPLANTE COCLEAR OU "OUVIDO BIONICO" Crianças e adultos vítimas de surdez profunda e sem poder aquisitivo para bancar uma cirurgia corretiva podem ter esperanças de voltar a escutar. Basta que o implante coclear seja indicado para o seu tipo de problema. Isso por que o SUS (Sistema Único de Saúde) já oferece esse tipo de operação em hospitais de São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Rio Grande do Norte. Desde 1990, 700 pessoas já foram beneficiadas. Em breve, o Rio de Janeiro também entrará na lista com o credenciamento do Hospital Gafrée e Guinle pelo Ministério da Saúde. A cirurgia é indicada para pessoas que não podem usar aparelhos auditivos convencionais.“É um procedimento de alta complexidade e o Sistema Único de Saúde arca com os todos os custos”, explica o Dr. Fernando Portinho, otorrinolaringologista, professor da Escola de Medicina da UNIRIO (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro) e coordenador do projeto.O tratamento com

FAMILIA GUERARD, GHERARDI, GERARDI, GIRARDI

MINHA ÁRVORE GENEALÓGICA MEU NOME É MONIQUE, Meu tataravô ( LOURENÇO GHERARDI ) , minha tataravó ( ADELIA FERRAGATTI ) ele filho de ( LOURENÇO GHERARDI E DOROTEIA PERONO ), ela filha de ( GIACOMO FERRAGATTI E IRENE OZELIO) . meu bisavô materno ( LOURENçO FRANCISCO GHERARDI) e minha bisavó materna (VIRGINIA TAVARES ALBERGARIA GHERARDI ) , minha avó materna (ELZI GUERARDI NASCIMENTO) e meu avô materno (LUIZ GONZAGA DO NASCIMENTO), meus pais (MARIA DA GLORIA DO NASCIMENTO SOUZA e ADÃO HELIO DE SOUZA). Família Gerardi Em 06 de março de 1895 chegou ao porto de Santos, desembarcando do navio “ARNO” uma família vinda da região de Treviso, norte da Itália que se apresentou como  FAMÍLIA GIRARDI , mas por falha de grafia do oficial de registros da imigração o sobrenome passou a ser  GERARDI. Assim podemos considerar como origem da família o sobrenomeGIRARDI e a geração que que ficou no Estado de São Paulo, GERARDI. OLHA COMO É GRANDE A FAMILIA GUERARDI...  ESSES PARENTE