Pular para o conteúdo principal

ACORDO ORTOGRÁFICO


ACORDO ORTOGRÁFICO

No dia 07 de fevereiro, falei sobre a reforma ortográfica da Lingua Portuguesa, o que foi mudado, as novas normas etc. Mas é importante lembrarmos ó porquê dessas mudanças.

O Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990 é um tratado internacional que tem por objetivo criar uma ortografia unificada para o português, a ser usada por todos os países de língua oficial portuguesa. Foi assinado por representantes oficiais de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe em Lisboa, em 16 de Dezembro de 1990, ao fim de uma negociação entre a Academia de Ciências de Lisboa e a Academia Brasileira de Letras iniciada em 1980. Depois de obter a sua independência, Timor-Leste aderiu ao Acordo em 2004. O acordo teve ainda a presença de uma delegação de observadores da Galiza[1].

Tranquilo sem trema.

Voo sem acento.

Ideia sem acento.

Micro-ondas com hífen.

Autoescola sem hífen.

Antirrugas sem hífen e com RR.


É, nossa língua mudou. E você, já mudou também?


Gostando ou não, concordando ou não, não há como fugir: você terá que aprender a escrever do jeito novo, pois desde 1º de janeiro de 2009 já está valendo no Brasil o Acordo Ortográfico de 1990.
Para ajudar no aprendizado da nova ortografia, eu selecionei na internet sites para consulta, que vão ajudar muito professores e alunos nessa fase de transição, além é claro do resumo que eu já postei na minha página em "Mudanças Ortográficas".


Veja a seguir uma seleção de referências, vídeos, textos, animações e matérias e planos de aula sobre o acordo ortográfico. Estas dicas podem ajudar educadores tanto a compreenderem mais as mudanças como também a planejar aulas.


Portal Klick Educação - O Portal Klick organizou um especial com várias dicas para educadores, além de jogos, animações e planos de aula sobre o acordo ortográfico.


Nossa Língua Plantão Ortográfico TV Cultura - O site disponibiliza textos e vídeos do Professor Pasquale com dicas e tira-dúvidas sobre a Nova Ortografia.


Revista Nova Escola - A revista produziu uma edição especial destacando as principais mudanças com o acordo ortográfico, o que muda no Brasil e em Portugal e também uma matéria sobre a História da Língua Portuguesa no Brasil.


Manual da nova ortografia - acesse o manual interativo da Nova Ortografia, produzido pela editora Ática. O manual, construído em parceria com a Nova Escola, também está disponível para download em pdf.


Infográfico do IG - o IG produziu um interessante infográfico mostrando algumas mudanças com relação ao acordo ortográfico para os países de Língua Portuguesa. No site também há um Guia prático da Nova Ortografia produzido pelo Michaelis.


Site FLIP - corretor automático gratuito para a nova ortografia. É so digitar ou colar o texto no editor e ele faz a tradução.

Comentários

Mensagem

Mensagem

Postagens mais visitadas deste blog

PROGRAMA QUALIDADE TOTAL 5 S

O 5S ou  House keeping  é um conjunto de técnicas desenvolvidas no Japão e utilizadas inicialmente pelas donas-de-casa japonesas para envolver todos os membros da família na administração e organização do lar.     No final dos anos 60, quando os industriais japoneses começaram a implantar o sistema de qualidade total (QT) nas suas empresas, perceberam que o 5S seria um programa básico para o sucesso da QT.  O Programa recebeu esse nome devido às iniciais das cinco palavras japonesas que sintetizam as cinco etapas do programa: Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke, mas para a adequação à língua portuguesa adotou-se os 5 sensos: de utilização, de ordenação, de limpeza, de saúde e autodisciplina.  O Programa 5S será definido na instituição como:  Seiri - Senso de Organização: a arte de descartar fora coisas sem uso; Seiton - Senso de Arrumação: a arte de cada coisa no seu lugar para pronto uso; Seiso - Senso de Limpeza: a arte de tirar não sujar; Seiketsu -Senso de Padroniza

OURILANDIA DO NORTE 2011 - AVENIDA PRINCIPAL

Essa foto mostra como está a Avenida principal de Ourilândia do Norte à noite. Ela foi registrada às 19:23h, horário local e mostra a Av. das Nações, agora iluminada. O registro foi feito pouco antes da Praça das Crianças sentido Tucumã - Ourilândia.  Características da foto: Panasonic ZS-7 Distância focal de 22mm Diafragma em f/4.5 Tempo de exposição de 0,6 segundos Velocidade ISO em 400 Fonte: Fotógrafo Arlindo Carvalho (fotografoarlindocarvalho@yahoo.com.br)

SERRA DOS CARAJÁS, VILA RESIDENCIAL DA VALE, AEROPORTO DE PARAUAPEBAS

A Serra dos Carajás fica localizada no Parque Ecológico de Carajás, na cidade de Parauapebas, Pará. Na serra está localizada a maior mina de ferro a céu aberto do mundo, explorada hoje pela VALE. A mina de ferro de Carajás não é conhecida apenas pelo seu tamanho, mas também pela qualidade do minério de ferro extraído, que é hoje considerado o mais puro do mundo. Para entrar no Parque Ecológico do Carajás é preciso passar pela primeira portaria se identificar e percorrer mais 15 quilômetros para atingir 700 metros acima do nível do mar, o visitante se depara com uma bifurcação no alto da serra. À esquerda está o Núcleo de Carajás, uma pequena vila construída durante o regime militar e onde vivem cerca de seis mil pessoas, a maioria funcionários da Vale. Ao chegar neste núcleo passamos por mais uma portaria, desta vez não precisamos nos cadastrar, mas possui segurança, muitas câmeras e vigia noite e dia. Erguida em meio à floresta, o vilarejo é cercado por uma grade para evitar que bi