Pular para o conteúdo principal

A INCLUSÃO E A CRIANÇA HIPERATIVA


A escola se queixa: "Esse menino não pára!"; "Parece que ele está sempre com a cabeça no mundo da lua!"; "Ele não consegue acompanhar porque não presta atenção no que faz!"; "Esse menino precisa de limites!". Quando os pais ouvem esses comentários dos professores, uma pergunta muito séria ronda sua cabeça: até que ponto a "energia" ou a "distração" do filho são normais ou são sinais de que há algo realmente errado acontecendo?


O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (denominação correta da conhecida hiperatividade) é um quadro que ocorre antes dos 7 anos de idade e, segundo algumas estimativas norte-americanas, atinge cerca de 3% a 5% das crianças, sendo muito mais freqüente em meninos do que em meninas.

A criança com TDAH não é distraída ou agitada porque quer. Ela se comporta dessa forma porque não consegue ser diferente! Por isso, se você desconfia de que a conduta do seu filho (ou seu aluno) pode ser um sinal de que ele tenha o TDAH, procure um neuropediatra ou um psiquiatra infantil (ou então sugira que os pais da criança façam isso). Esses profissionais poderão fazer o diagnóstico adequado e receitar medicamentos, se for necessário.

O trabalho de um psicólogo será necessário para ajudar a criança a lidar com suas dificuldades e com as pessoas com quem convive.Algumas dicas para lidar com a criança com TDAH:

- A criança precisa de estruturação. Um ambiente organizado ajudará na organização interna da criança.
- Nunca dê mais que uma instrução ao mesmo tempo. A criança certamente se esquecerá de alguma coisa.
- Ao falar com a criança, olhe sempre nos olhos dela. Isso a ajudará a manter a atenção no que você está dizendo.
- Repita sempre as instruções, pois a criança precisa disso.
- Na escola, o professor deve procurar dar tarefas curtas para a criança. Se a for longa, é importante tentar dividi-la em tarefas menores para que a criança não tenha a sensação de que é longa demais e que nunca vai terminar tudo aquilo.
- Sempre valorize as coisas boas que a criança faz e as tarefas que consegue cumprir: ela provavelmente está cansada de saber de suas limitações, mas poucas vezes tem a oportunidade de ouvir sobre suas conquistas.

A criança com déficit de atenção e hiperatividade apresenta problemas em quatro áreas: atenção, controle de impulsos, atividade motora e baixo limiar para a frustração.

Comentários

Anônimo disse…
Tenho um filho hiperativo e passo por sérios probelemas ba escola, professora reclamando o tempo todo, mãe de aluno reclamando que o meu filho agrediu o filho dela, mas constantemente o meu tambpem é agredido. Às vezes penso em tirar o meu filho da escola. Pergunto hoje ele está com quase 05 anos, será que depois dos sete irá melhorar o comportamento? quem tiver alguma dica me mande pelo e-mail: danielalilian@msn.com

Mensagem

Mensagem

Postagens mais visitadas deste blog

OURILANDIA DO NORTE 2011 - AVENIDA PRINCIPAL

Essa foto mostra como está a Avenida principal de Ourilândia do Norte à noite. Ela foi registrada às 19:23h, horário local e mostra a Av. das Nações, agora iluminada. O registro foi feito pouco antes da Praça das Crianças sentido Tucumã - Ourilândia.  Características da foto: Panasonic ZS-7 Distância focal de 22mm Diafragma em f/4.5 Tempo de exposição de 0,6 segundos Velocidade ISO em 400 Fonte: Fotógrafo Arlindo Carvalho (fotografoarlindocarvalho@yahoo.com.br)

CIRURGIA PARA VOLTAR A OUVIR - IMPLANTE COCLEAR

O MILAGRE DA AUDIÇÃO IMPLANTE COCLEAR OU "OUVIDO BIONICO" Crianças e adultos vítimas de surdez profunda e sem poder aquisitivo para bancar uma cirurgia corretiva podem ter esperanças de voltar a escutar. Basta que o implante coclear seja indicado para o seu tipo de problema. Isso por que o SUS (Sistema Único de Saúde) já oferece esse tipo de operação em hospitais de São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Rio Grande do Norte. Desde 1990, 700 pessoas já foram beneficiadas. Em breve, o Rio de Janeiro também entrará na lista com o credenciamento do Hospital Gafrée e Guinle pelo Ministério da Saúde. A cirurgia é indicada para pessoas que não podem usar aparelhos auditivos convencionais.“É um procedimento de alta complexidade e o Sistema Único de Saúde arca com os todos os custos”, explica o Dr. Fernando Portinho, otorrinolaringologista, professor da Escola de Medicina da UNIRIO (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro) e coordenador do projeto.O tratamento completo ...

ATIVIDADES DE ALFABETIZAÇÃO

Bom dia, Hoje encontrei sites super legais e que com certeza ajudam muitos professores, pois trazem atividades interessantíssimas para os alunos e que ajudam muito no processo de alfabetização. Principalmente em escolas públicas, onde os alunos não tem acesso a livros didáticos, aí vai a minha sugestão... usar uma impressora matricial e imprimir as tarefinhas na matriz, depois é só rodar nas folhas. Veja abaixo uma relação das principais galerias: Coleção Tindolelê, Alfabeto da Abelhinha, A Mágica da Letras… [ + ] http://picasaweb.google.com.br/annevilaca Coordenação Motora, Dificuldades Ortográficas, Desenhos e Moldes… [ + ] http://picasaweb.google.com.br/mirian1018 Redação para Crianças, Lápis na Mão, Apostila Método Fônico… [ + ] http://picasaweb.google.com.br/atividadesescolares Cantigas Patatí Patatá, Letras Decoradas, Livros dos Animais… [ + ] http://picasaweb.google.com.br/vsulien Professor Sassá, História da Dona Baratinha, Unidunitê… [ + ] http://picasaweb.google.com.br/vagald...