Pular para o conteúdo principal

A ESCOLA PROFESSORA ANTONIA BORGES AGORA FAZ PARTE DOS AMIGOS DA ESCOLA

AMIGOS DA ESCOLA

Oi amigos, fico muito feliz de dizer que desde o dia 10 de agosto a Escola Municipal Professora Antônia Borges, na cidade de Ourilandia do Norte- PA, faz parte do Projeto Amigos da Escola.

A escola é a primeira na região a fazer parte desse projeto. E foi graças a um trabalho primoroso realizado por toda a familia Antônia Borges (direção, coordenação, professores, funcionários, alunos e pais de alunos) que a escola está conseguindo implantar esse projeto que é muito conhecido na região Sul e Sudeste, mas pouco divulgado na região Norte, portanto fazer parte dessa história é um orgulho pra todos nós.






O QUE É ESSE PROJETO?
Amigos da Escola é um projeto criado pela Rede Globo (TV Globo e emissoras afiliadas) com o objetivo de contribuir para o fortalecimento da educação e da escola pública de educação básica.
O projeto estimula o envolvimento de todos (profissionais da educação, alunos, familiares e comunidade) nesse esforço e a participação de voluntários e entidades no desenvolvimento de ações educacionais – complementares, e nunca em substituição, às atividades curriculares/educação formal – e de cidadania, em benefício dos alunos, da própria escola, de seus profissionais e da comunidade.

O projeto é implementado em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Faça Parte, Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), além de instituições e empresas comprometidas com a educação de qualidade para todos.

O Amigos da Escola é um projeto de comunicação implementado de forma descentralizada. Ele utiliza a força mobilizadora da Rede Globo para sensibilizar a população e a comunidade escolar a darem sua contribuição para a melhoria contínua da escola pública (em seu papel essencial de educação formal e centro da comunidade). Além disso, desenvolve ferramentas úteis para a escola que realiza ou pretende realizar atividades com voluntários.
O que o Amigos da Escola se propõe a fazer?

*Mobilizar voluntários por meio de campanhas na TV e informar a população (pelo site e pelo telefone) sobre as escolas que estão interessadas em receber voluntários;
*Divulgar boas experiências nos espaços jornalísticos da Rede Globo;
*Promover Dias Temáticos nacionais que possam ser aproveitados pela escola para dinamizar suas atividades e projetos;
*Contribuir com subsídios para a direção da escola, fornecendo informações e recursos para que a própria escola desenvolva suas competências para o melhor aproveitamento e organização das atividades.
PARCERIAS
REDE GLOBO
A comunicação é o fio condutor de todas as ações sociais implementadas pela TV Globo. Todos os seus projetos sociais foram implantados com base na premissa de que a maior contribuição social de uma empresa de comunicação é a divulgação dos bons exemplos, a mobilização, a prestação de contas e o esclarecimento da sociedade. É dessa forma que uma empresa de comunicação com o perfil da TV Globo pode fazer a diferença.
Outro denominador comum é a educação. A Globo entende que a educação é o tema prioritário a ser privilegiado nas ações sociais, representando o caminho ideal para se alcançar um consistente desenvolvimento com justiça social. Foi sob essa ótica que surgiu a ideia do Amigos da Escola – como contribuição à mais relevante das questões sociais, a educação – lançado em 1999. O papel da Rede Globo A Rede Globo é a responsável pela coordenação nacional do projeto, juntamente com as emissoras afiliadas participantes.
A Globo se propõe a:
- produzir conteúdos e fornecer subsídios para estimular atividades;
- incentivar o voluntariado (por meio da divulgação de campanhas e ações do projeto);
- promover o intercâmbio de conhecimentos e experiências;
- deixar claro o papel da responsabilidade do Estado na educação pública;
- buscar parcerias nacionais para aumentar a eficácia do projeto;
- dar visibilidade aos seus parceiros.

O FAÇA PARTE
foi criado em 2001 para coordenar no Brasil as atividades do Ano Internacional do Voluntário, e vem priorizando suas ações na área educacional. Desde 2002, é parceiro do Ministério de Educação e Cultura (MEC), do Consed, da Undime e da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) no desenvolvimento do Programa de Voluntariado Educativo. Criou em 2003 o Selo Escola Solidária, que permite conhecer e reconhecer os projetos de voluntariado educativo das escolas brasileiras. Com o Selo Escola Solidária, ficou demonstrada a expressividade do voluntariado nas escolas de todo o país.
Os projetos de voluntariado educativo reconhecidos pelo Selo Escola Solidária mostram que os alunos vêm se destacando como os primeiros e principais amigos da escola. O papel do Faça Parte no Amigos da Escola O Faça Parte atua como facilitador e articulador institucional entre os diferentes parceiros do projeto e assegura a base conceitual e metodológica, além de orientar as capacitações desenvolvidas.

A União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME)
é uma instituição colegiada, representativa dos secretários e dirigentes de Educação dos municípios. São mais de 5.500 municípios no Brasil e, por isso, a Undime tem uma forma própria de se organizar. Há a Undime Nacional, com representantes de dirigentes de cada Estado, que também se reúnem para discutir as questões educacionais. Para descentralizar e manter a representatividade dos municípios, em cada Estado se organiza uma Undime Estadual, com representantes das diferentes regiões do Estado. Esse modelo de organização leva em conta a quantidade de municípios, a diversidade e a distância física entre eles, e tem por objetivo promover maior integração e qualificação do ensino público. O papel da Undime Representando os responsáveis pela educação pública no âmbito municipal, cabe à Undime, por intermédio das secretarias municipais de Educação, a coordenação, o apoio e a orientação às escolas públicas municipais.

O Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED)
é uma instituição colegiada que conta com a participação de todos os 27 secretários de Estado da Educação. Assim como as escolas organizam seus conselhos, os secretários de Educação também se unem para trocar ideias sobre a política educacional, discutir problemas ligados à área e tomar decisões conjuntas que possam contribuir com a melhoria da educação. O papel do Consed Representando os responsáveis pela educação pública no âmbito estadual, cabe ao Consed, por intermédio das secretarias de Educação, a coordenação, o apoio e a orientação às redes escolares.

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF)
foi criado pela ONU em 1946 como um fundo emergencial para socorrer as crianças dos países devastados pela II Guerra Mundial. No Brasil, o Fundo atua desde 1950 ao lado de governos e da sociedade civil para promover e garantir os direitos de cada criança e de cada adolescente. Sua atuação está principalmente centrada na articulação, no monitoramento, na avaliação e na promoção de políticas públicas na área da infância e da adolescência. Para isso, cumpre seu papel com responsabilidade e independência, garantindo a transparência de suas ações e desenvolvendo seu Programa de País baseado em pesquisas e dados atualizados, que permitem fazer um diagnóstico sobre a realidade da infância e da adolescência. A parceria do UNICEF com o Amigos da Escola tem por objetivo fortalecer as ações do Programa na direção da participação da comunidade escolar de modo a garantir garantir o direito de aprender de cada criança e cada adolescente, alunos e alunas das escolas participantes.
A ESCOLA
é o local privilegiado para o desenvolvimento de ações de voluntariado na educação. É, portanto, a instituição central e a mais importante do projeto. Cabe à escola o desenvolvimento e a coordenação das atividades realizadas nas suas dependências com a comunidade de entorno, conforme suas necessidades, interesse e seu projeto político-pedagógico.

Comentários

Mensagem

Mensagem

Postagens mais visitadas deste blog

TATUAGEM NATURAL QUE DURA 5 ANOS

ADOREI ESSA NOVIDADE

Ontem aprendi com uma coordenadora da escola uma coisa super legal. Ela me contou que na sua adolescencia fez uma tatuagem natural que durou 5 anos!!!





Isso mesmo!!! Aqui nessa região eles usam um líquido da castanha do Caju para fazer tatuagem. Fica por 5 anos e depois desaparece.
Funciona dessa maneira . . .
A castanha contém um óleo-resina cáustica, conhecido como LCC (líquido da castanha de caju). A composição do LCC é principalmente de ácido anacárdico, cardol (11,31%) e seus derivados. Dentro da castanha é que se encontra a amêndoa oleaginosa, comestível, conhecida e comercializada como castanha de caju.

O LCC causa forte irritação na pele, deixando cicatrizes quase indeléveis que jovens usam para fazer um tipo primitivo de tatuagem. O LCC espesso é de cor escura, tem uso popular para verrugas, calos, edemas, manchas na pele e tecidos de neoformação.

O uso em estado fresco do fruto (castanha) pode provocar lesões na pele, pois é terrivelmente cáustico. Quando as …

BIOGRAFIA RICARDO NUNES - O DONO DA RICARDO ELETRO

UMA HISTÓRIA EMOCIONANTE E VITORIOSA

Hoje eu quero comentar uma história de vida que assisti no Caldeirão do Huck nessa semana. Foi a história de mais um mineiro que acreditou no seu sonho, lutou muito e hoje é um vencedor, sem contudo perder a humildade.


O nome dessa pessoa que aprendi a admirar é Ricardo Nunes.

RICARDO nasceu em Divinópolis - Minas Gerais, em menos de duas décadas, Nunes partiu do ponto zero -- zero mesmo -- para tornar-se dono de uma das dez maiores redes de lojas de varejo do país. Sua trajetória empreendedora começou cedo e teve profunda influência de seu pai, um comerciante de bijuterias. "Meu pai morreu quando eu era criança", diz Nunes, o segundo de quatro filhos. Aos 12 anos após perder o pai Ricardo tinha que ajudar a mãe a cuidar dos irmãos, e por isso começou a vender as mexericas do sitio.
Ia vender perto das escolas e descobriu que gritando, vendia mais. Logo começaram a aparecer outras crianças vendendo perto dele, e então ele aprendeu que precis…

"O Aplicativo Launcher (com.wmt.launcher) parou inesperadamente. Tente novamente" Como resolver esse problema.

Amigos, ha uns dias o Tablet do meu filho começou a aparecer essa mensagem: "O Aplicativo Launcher (com.wmt.launcher) parou inesperadamente. Tente novamente" Clicava na única opção: "Forçar fechamento". Ele fecha a mensagem e ela tornava a aparecer. E isso se repetia. Levei em técnicos de informática e fui informada que deveria procurar as lojas especializadas em celular. Que a unica opção seria reinstalar o sistema Android e que o preço ficaria em mais ou menos 120,00. 
Depois de muito pesquisar encontrei a solução e relativamente fácil. 
Logo ao ligar você recebe a mensagem, então clica em tente novamente e rapidamente para zerar as infos do Launcher, clique no lado esquerdo da tela, ícone de uma casa e fique com o dedo em cima segurando ate aparecer algo, clique em running task, clique em all ,click no icone de casa vermelha "LAUNCHER", clique em limpar dados, ok. Pronto! Espero que ajude!
Funcionou perfeitamente. Uma economia significativa não é... tá n…