Pular para o conteúdo principal

A ESCOLA PROFESSORA ANTONIA BORGES AGORA FAZ PARTE DOS AMIGOS DA ESCOLA

AMIGOS DA ESCOLA

Oi amigos, fico muito feliz de dizer que desde o dia 10 de agosto a Escola Municipal Professora Antônia Borges, na cidade de Ourilandia do Norte- PA, faz parte do Projeto Amigos da Escola.

A escola é a primeira na região a fazer parte desse projeto. E foi graças a um trabalho primoroso realizado por toda a familia Antônia Borges (direção, coordenação, professores, funcionários, alunos e pais de alunos) que a escola está conseguindo implantar esse projeto que é muito conhecido na região Sul e Sudeste, mas pouco divulgado na região Norte, portanto fazer parte dessa história é um orgulho pra todos nós.






O QUE É ESSE PROJETO?
Amigos da Escola é um projeto criado pela Rede Globo (TV Globo e emissoras afiliadas) com o objetivo de contribuir para o fortalecimento da educação e da escola pública de educação básica.
O projeto estimula o envolvimento de todos (profissionais da educação, alunos, familiares e comunidade) nesse esforço e a participação de voluntários e entidades no desenvolvimento de ações educacionais – complementares, e nunca em substituição, às atividades curriculares/educação formal – e de cidadania, em benefício dos alunos, da própria escola, de seus profissionais e da comunidade.

O projeto é implementado em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Faça Parte, Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), além de instituições e empresas comprometidas com a educação de qualidade para todos.

O Amigos da Escola é um projeto de comunicação implementado de forma descentralizada. Ele utiliza a força mobilizadora da Rede Globo para sensibilizar a população e a comunidade escolar a darem sua contribuição para a melhoria contínua da escola pública (em seu papel essencial de educação formal e centro da comunidade). Além disso, desenvolve ferramentas úteis para a escola que realiza ou pretende realizar atividades com voluntários.
O que o Amigos da Escola se propõe a fazer?

*Mobilizar voluntários por meio de campanhas na TV e informar a população (pelo site e pelo telefone) sobre as escolas que estão interessadas em receber voluntários;
*Divulgar boas experiências nos espaços jornalísticos da Rede Globo;
*Promover Dias Temáticos nacionais que possam ser aproveitados pela escola para dinamizar suas atividades e projetos;
*Contribuir com subsídios para a direção da escola, fornecendo informações e recursos para que a própria escola desenvolva suas competências para o melhor aproveitamento e organização das atividades.
PARCERIAS
REDE GLOBO
A comunicação é o fio condutor de todas as ações sociais implementadas pela TV Globo. Todos os seus projetos sociais foram implantados com base na premissa de que a maior contribuição social de uma empresa de comunicação é a divulgação dos bons exemplos, a mobilização, a prestação de contas e o esclarecimento da sociedade. É dessa forma que uma empresa de comunicação com o perfil da TV Globo pode fazer a diferença.
Outro denominador comum é a educação. A Globo entende que a educação é o tema prioritário a ser privilegiado nas ações sociais, representando o caminho ideal para se alcançar um consistente desenvolvimento com justiça social. Foi sob essa ótica que surgiu a ideia do Amigos da Escola – como contribuição à mais relevante das questões sociais, a educação – lançado em 1999. O papel da Rede Globo A Rede Globo é a responsável pela coordenação nacional do projeto, juntamente com as emissoras afiliadas participantes.
A Globo se propõe a:
- produzir conteúdos e fornecer subsídios para estimular atividades;
- incentivar o voluntariado (por meio da divulgação de campanhas e ações do projeto);
- promover o intercâmbio de conhecimentos e experiências;
- deixar claro o papel da responsabilidade do Estado na educação pública;
- buscar parcerias nacionais para aumentar a eficácia do projeto;
- dar visibilidade aos seus parceiros.

O FAÇA PARTE
foi criado em 2001 para coordenar no Brasil as atividades do Ano Internacional do Voluntário, e vem priorizando suas ações na área educacional. Desde 2002, é parceiro do Ministério de Educação e Cultura (MEC), do Consed, da Undime e da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) no desenvolvimento do Programa de Voluntariado Educativo. Criou em 2003 o Selo Escola Solidária, que permite conhecer e reconhecer os projetos de voluntariado educativo das escolas brasileiras. Com o Selo Escola Solidária, ficou demonstrada a expressividade do voluntariado nas escolas de todo o país.
Os projetos de voluntariado educativo reconhecidos pelo Selo Escola Solidária mostram que os alunos vêm se destacando como os primeiros e principais amigos da escola. O papel do Faça Parte no Amigos da Escola O Faça Parte atua como facilitador e articulador institucional entre os diferentes parceiros do projeto e assegura a base conceitual e metodológica, além de orientar as capacitações desenvolvidas.

A União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME)
é uma instituição colegiada, representativa dos secretários e dirigentes de Educação dos municípios. São mais de 5.500 municípios no Brasil e, por isso, a Undime tem uma forma própria de se organizar. Há a Undime Nacional, com representantes de dirigentes de cada Estado, que também se reúnem para discutir as questões educacionais. Para descentralizar e manter a representatividade dos municípios, em cada Estado se organiza uma Undime Estadual, com representantes das diferentes regiões do Estado. Esse modelo de organização leva em conta a quantidade de municípios, a diversidade e a distância física entre eles, e tem por objetivo promover maior integração e qualificação do ensino público. O papel da Undime Representando os responsáveis pela educação pública no âmbito municipal, cabe à Undime, por intermédio das secretarias municipais de Educação, a coordenação, o apoio e a orientação às escolas públicas municipais.

O Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED)
é uma instituição colegiada que conta com a participação de todos os 27 secretários de Estado da Educação. Assim como as escolas organizam seus conselhos, os secretários de Educação também se unem para trocar ideias sobre a política educacional, discutir problemas ligados à área e tomar decisões conjuntas que possam contribuir com a melhoria da educação. O papel do Consed Representando os responsáveis pela educação pública no âmbito estadual, cabe ao Consed, por intermédio das secretarias de Educação, a coordenação, o apoio e a orientação às redes escolares.

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF)
foi criado pela ONU em 1946 como um fundo emergencial para socorrer as crianças dos países devastados pela II Guerra Mundial. No Brasil, o Fundo atua desde 1950 ao lado de governos e da sociedade civil para promover e garantir os direitos de cada criança e de cada adolescente. Sua atuação está principalmente centrada na articulação, no monitoramento, na avaliação e na promoção de políticas públicas na área da infância e da adolescência. Para isso, cumpre seu papel com responsabilidade e independência, garantindo a transparência de suas ações e desenvolvendo seu Programa de País baseado em pesquisas e dados atualizados, que permitem fazer um diagnóstico sobre a realidade da infância e da adolescência. A parceria do UNICEF com o Amigos da Escola tem por objetivo fortalecer as ações do Programa na direção da participação da comunidade escolar de modo a garantir garantir o direito de aprender de cada criança e cada adolescente, alunos e alunas das escolas participantes.
A ESCOLA
é o local privilegiado para o desenvolvimento de ações de voluntariado na educação. É, portanto, a instituição central e a mais importante do projeto. Cabe à escola o desenvolvimento e a coordenação das atividades realizadas nas suas dependências com a comunidade de entorno, conforme suas necessidades, interesse e seu projeto político-pedagógico.

Comentários

Mensagem

Mensagem

Postagens mais visitadas deste blog

MINERAÇÃO ONÇA PUMA -OBRA 273 - OURILANDIA DO NORTE - PARÁ

MARÇO/2010 TRANSPORTADORES DE CORREIA -                VENTILADORES EM BAIXO DA GALERIA DREYER PRECIPITADORES SILOS DE PÓ, SILOS DE MINERIO SECO                                                                                                   CHAMINÉ GALPAO ESTOCAGEM DE EMERGENCIA DE MINERIO KILN LAVADOR DE GASES MÁQUINAS DE PÁTIO EMPILHADEIRA E RECUPERADORA MONTAGEM DO 4. PRECIPITADOR EM MONTAGEM PRECIPITADORES PRECIPITADORES SILOS DE PÓ, SILOS DE MINERIO SECO SISTEMA DE REFRIGERAÇÃO DE AGUA - ASPIRAL

CIRURGIA PARA VOLTAR A OUVIR - IMPLANTE COCLEAR

O MILAGRE DA AUDIÇÃO IMPLANTE COCLEAR OU "OUVIDO BIONICO" Crianças e adultos vítimas de surdez profunda e sem poder aquisitivo para bancar uma cirurgia corretiva podem ter esperanças de voltar a escutar. Basta que o implante coclear seja indicado para o seu tipo de problema. Isso por que o SUS (Sistema Único de Saúde) já oferece esse tipo de operação em hospitais de São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Rio Grande do Norte. Desde 1990, 700 pessoas já foram beneficiadas. Em breve, o Rio de Janeiro também entrará na lista com o credenciamento do Hospital Gafrée e Guinle pelo Ministério da Saúde. A cirurgia é indicada para pessoas que não podem usar aparelhos auditivos convencionais.“É um procedimento de alta complexidade e o Sistema Único de Saúde arca com os todos os custos”, explica o Dr. Fernando Portinho, otorrinolaringologista, professor da Escola de Medicina da UNIRIO (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro) e coordenador do projeto.O tratamento com

FAMILIA GUERARD, GHERARDI, GERARDI, GIRARDI

MINHA ÁRVORE GENEALÓGICA MEU NOME É MONIQUE, Meu tataravô ( LOURENÇO GHERARDI ) , minha tataravó ( ADELIA FERRAGATTI ) ele filho de ( LOURENÇO GHERARDI E DOROTEIA PERONO ), ela filha de ( GIACOMO FERRAGATTI E IRENE OZELIO) . meu bisavô materno ( LOURENçO FRANCISCO GHERARDI) e minha bisavó materna (VIRGINIA TAVARES ALBERGARIA GHERARDI ) , minha avó materna (ELZI GUERARDI NASCIMENTO) e meu avô materno (LUIZ GONZAGA DO NASCIMENTO), meus pais (MARIA DA GLORIA DO NASCIMENTO SOUZA e ADÃO HELIO DE SOUZA). Família Gerardi Em 06 de março de 1895 chegou ao porto de Santos, desembarcando do navio “ARNO” uma família vinda da região de Treviso, norte da Itália que se apresentou como  FAMÍLIA GIRARDI , mas por falha de grafia do oficial de registros da imigração o sobrenome passou a ser  GERARDI. Assim podemos considerar como origem da família o sobrenomeGIRARDI e a geração que que ficou no Estado de São Paulo, GERARDI. OLHA COMO É GRANDE A FAMILIA GUERARDI...  ESSES PARENTE