Pular para o conteúdo principal

A ESCOLA PROFESSORA ANTONIA BORGES AGORA FAZ PARTE DOS AMIGOS DA ESCOLA

AMIGOS DA ESCOLA

Oi amigos, fico muito feliz de dizer que desde o dia 10 de agosto a Escola Municipal Professora Antônia Borges, na cidade de Ourilandia do Norte- PA, faz parte do Projeto Amigos da Escola.

A escola é a primeira na região a fazer parte desse projeto. E foi graças a um trabalho primoroso realizado por toda a familia Antônia Borges (direção, coordenação, professores, funcionários, alunos e pais de alunos) que a escola está conseguindo implantar esse projeto que é muito conhecido na região Sul e Sudeste, mas pouco divulgado na região Norte, portanto fazer parte dessa história é um orgulho pra todos nós.






O QUE É ESSE PROJETO?
Amigos da Escola é um projeto criado pela Rede Globo (TV Globo e emissoras afiliadas) com o objetivo de contribuir para o fortalecimento da educação e da escola pública de educação básica.
O projeto estimula o envolvimento de todos (profissionais da educação, alunos, familiares e comunidade) nesse esforço e a participação de voluntários e entidades no desenvolvimento de ações educacionais – complementares, e nunca em substituição, às atividades curriculares/educação formal – e de cidadania, em benefício dos alunos, da própria escola, de seus profissionais e da comunidade.

O projeto é implementado em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Faça Parte, Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), além de instituições e empresas comprometidas com a educação de qualidade para todos.

O Amigos da Escola é um projeto de comunicação implementado de forma descentralizada. Ele utiliza a força mobilizadora da Rede Globo para sensibilizar a população e a comunidade escolar a darem sua contribuição para a melhoria contínua da escola pública (em seu papel essencial de educação formal e centro da comunidade). Além disso, desenvolve ferramentas úteis para a escola que realiza ou pretende realizar atividades com voluntários.
O que o Amigos da Escola se propõe a fazer?

*Mobilizar voluntários por meio de campanhas na TV e informar a população (pelo site e pelo telefone) sobre as escolas que estão interessadas em receber voluntários;
*Divulgar boas experiências nos espaços jornalísticos da Rede Globo;
*Promover Dias Temáticos nacionais que possam ser aproveitados pela escola para dinamizar suas atividades e projetos;
*Contribuir com subsídios para a direção da escola, fornecendo informações e recursos para que a própria escola desenvolva suas competências para o melhor aproveitamento e organização das atividades.
PARCERIAS
REDE GLOBO
A comunicação é o fio condutor de todas as ações sociais implementadas pela TV Globo. Todos os seus projetos sociais foram implantados com base na premissa de que a maior contribuição social de uma empresa de comunicação é a divulgação dos bons exemplos, a mobilização, a prestação de contas e o esclarecimento da sociedade. É dessa forma que uma empresa de comunicação com o perfil da TV Globo pode fazer a diferença.
Outro denominador comum é a educação. A Globo entende que a educação é o tema prioritário a ser privilegiado nas ações sociais, representando o caminho ideal para se alcançar um consistente desenvolvimento com justiça social. Foi sob essa ótica que surgiu a ideia do Amigos da Escola – como contribuição à mais relevante das questões sociais, a educação – lançado em 1999. O papel da Rede Globo A Rede Globo é a responsável pela coordenação nacional do projeto, juntamente com as emissoras afiliadas participantes.
A Globo se propõe a:
- produzir conteúdos e fornecer subsídios para estimular atividades;
- incentivar o voluntariado (por meio da divulgação de campanhas e ações do projeto);
- promover o intercâmbio de conhecimentos e experiências;
- deixar claro o papel da responsabilidade do Estado na educação pública;
- buscar parcerias nacionais para aumentar a eficácia do projeto;
- dar visibilidade aos seus parceiros.

O FAÇA PARTE
foi criado em 2001 para coordenar no Brasil as atividades do Ano Internacional do Voluntário, e vem priorizando suas ações na área educacional. Desde 2002, é parceiro do Ministério de Educação e Cultura (MEC), do Consed, da Undime e da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) no desenvolvimento do Programa de Voluntariado Educativo. Criou em 2003 o Selo Escola Solidária, que permite conhecer e reconhecer os projetos de voluntariado educativo das escolas brasileiras. Com o Selo Escola Solidária, ficou demonstrada a expressividade do voluntariado nas escolas de todo o país.
Os projetos de voluntariado educativo reconhecidos pelo Selo Escola Solidária mostram que os alunos vêm se destacando como os primeiros e principais amigos da escola. O papel do Faça Parte no Amigos da Escola O Faça Parte atua como facilitador e articulador institucional entre os diferentes parceiros do projeto e assegura a base conceitual e metodológica, além de orientar as capacitações desenvolvidas.

A União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME)
é uma instituição colegiada, representativa dos secretários e dirigentes de Educação dos municípios. São mais de 5.500 municípios no Brasil e, por isso, a Undime tem uma forma própria de se organizar. Há a Undime Nacional, com representantes de dirigentes de cada Estado, que também se reúnem para discutir as questões educacionais. Para descentralizar e manter a representatividade dos municípios, em cada Estado se organiza uma Undime Estadual, com representantes das diferentes regiões do Estado. Esse modelo de organização leva em conta a quantidade de municípios, a diversidade e a distância física entre eles, e tem por objetivo promover maior integração e qualificação do ensino público. O papel da Undime Representando os responsáveis pela educação pública no âmbito municipal, cabe à Undime, por intermédio das secretarias municipais de Educação, a coordenação, o apoio e a orientação às escolas públicas municipais.

O Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED)
é uma instituição colegiada que conta com a participação de todos os 27 secretários de Estado da Educação. Assim como as escolas organizam seus conselhos, os secretários de Educação também se unem para trocar ideias sobre a política educacional, discutir problemas ligados à área e tomar decisões conjuntas que possam contribuir com a melhoria da educação. O papel do Consed Representando os responsáveis pela educação pública no âmbito estadual, cabe ao Consed, por intermédio das secretarias de Educação, a coordenação, o apoio e a orientação às redes escolares.

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF)
foi criado pela ONU em 1946 como um fundo emergencial para socorrer as crianças dos países devastados pela II Guerra Mundial. No Brasil, o Fundo atua desde 1950 ao lado de governos e da sociedade civil para promover e garantir os direitos de cada criança e de cada adolescente. Sua atuação está principalmente centrada na articulação, no monitoramento, na avaliação e na promoção de políticas públicas na área da infância e da adolescência. Para isso, cumpre seu papel com responsabilidade e independência, garantindo a transparência de suas ações e desenvolvendo seu Programa de País baseado em pesquisas e dados atualizados, que permitem fazer um diagnóstico sobre a realidade da infância e da adolescência. A parceria do UNICEF com o Amigos da Escola tem por objetivo fortalecer as ações do Programa na direção da participação da comunidade escolar de modo a garantir garantir o direito de aprender de cada criança e cada adolescente, alunos e alunas das escolas participantes.
A ESCOLA
é o local privilegiado para o desenvolvimento de ações de voluntariado na educação. É, portanto, a instituição central e a mais importante do projeto. Cabe à escola o desenvolvimento e a coordenação das atividades realizadas nas suas dependências com a comunidade de entorno, conforme suas necessidades, interesse e seu projeto político-pedagógico.

Comentários

Mensagem

Mensagem

Postagens mais visitadas deste blog

PROGRAMA QUALIDADE TOTAL 5 S

O 5S ou  House keeping  é um conjunto de técnicas desenvolvidas no Japão e utilizadas inicialmente pelas donas-de-casa japonesas para envolver todos os membros da família na administração e organização do lar.     No final dos anos 60, quando os industriais japoneses começaram a implantar o sistema de qualidade total (QT) nas suas empresas, perceberam que o 5S seria um programa básico para o sucesso da QT.  O Programa recebeu esse nome devido às iniciais das cinco palavras japonesas que sintetizam as cinco etapas do programa: Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke, mas para a adequação à língua portuguesa adotou-se os 5 sensos: de utilização, de ordenação, de limpeza, de saúde e autodisciplina.  O Programa 5S será definido na instituição como:  Seiri - Senso de Organização: a arte de descartar fora coisas sem uso; Seiton - Senso de Arrumação: a arte de cada coisa no seu lugar para pronto uso; Seiso - Senso de Limpeza: a arte de tirar não sujar; Seiketsu -Senso de Padroniza

OURILANDIA DO NORTE 2011 - AVENIDA PRINCIPAL

Essa foto mostra como está a Avenida principal de Ourilândia do Norte à noite. Ela foi registrada às 19:23h, horário local e mostra a Av. das Nações, agora iluminada. O registro foi feito pouco antes da Praça das Crianças sentido Tucumã - Ourilândia.  Características da foto: Panasonic ZS-7 Distância focal de 22mm Diafragma em f/4.5 Tempo de exposição de 0,6 segundos Velocidade ISO em 400 Fonte: Fotógrafo Arlindo Carvalho (fotografoarlindocarvalho@yahoo.com.br)

FLOR

Era uma vez uma flor que nasceu no meio das pedras. Quem sabe como, conseguiu crescer e ser um sinal de vida no meio de tanta tristeza. Passou uma jovem e ficou admirada com a flor. Logo pensou em Deus. Cortou a flor e a levou para a igreja. Mas, após uma semana a flor tinha morrido. Era uma vez uma flor que nasceu no meio das pedras. Quem sabe como, conseguiu crescer e ser um sinal de vida no meio de tanta tristeza. Passou um homem, viu a flor, pensou em Deus, agradeceu e a deixou ali; não quis cortá-la para não matá-la. Mas, dias depois, veio uma tempestade e a flor morreu... Era uma vez uma flor que nasceu no meio das pedras. Quem sabe como, conseguiu crescer e ser um sinal de vida no meio de tanta tristeza. Passou uma criança e achou que aquela flor era parecida com ela: bonita, mas sozinha. Decidiu voltar todos os dias. Um dia regou, outro dia trouxe terra, outro dia podou, depois fez um canteiro,colocou adubo... Um mês depois, lá onde tinha só pedras e