Pular para o conteúdo principal

CLINICA DE ORTODONTIA EM TUCUMÃ


Hoje o Rafael fez os primeiros exames para a colocação do Aparelho Ortodontico.

A Clinica escolhida foi a SORRIDENTE CLINICA ODONTOLÓGICA, com o Dentista Dr. HERBET ALBUQUERQUE COELHO, irmão da Dr. HELBA.

]

MUITAS VEZES NOS PERGUNTAMOS... CRIANÇAS PODEM USAR APARELHOS?


 O aparelho ortodôntico pode ser usado tanto para correções estéticas quanto para prevenir e sanar problemas ligados à saúde. Por isso é necessária a avaliação tanto do odontopediatra quanto do ortodontista.

Enquanto a criança possui apenas dentes-de-leite não é recomendado o uso do aparelho. Somente no início da dentição mista, que é a fase em que começa a troca dos dentes, os aparelhos são indicados para prevenir problemas como a falta de espaço para o nascimento do dente permanente, entre outros. É no fim da dentição mista que se opta pelos aparelhos para corrigir posições dentais erradas já instaladas.

Que indica o uso do aparelho ortodôntico na idade ideal é o ortodontista, após a análise de exames radiográficos e moldagens dos arcos dentais. É como se este especialista fizesse uma ‘documentação’ da criança, com imagens e laudos que revelam o tipo facial, a posição dos dentes, o crescimento ósseo e outros elementos que mostram se o ideal é colocar o aparelho fixo ou o móvel.
Sem esta avaliação criteriosa, podem surgir problemas: a criança que usa aparelho na fase de crescimento e maturação óssea errada – e não necessariamente em idade incorreta, já que cada um tem características físicas diferentes – pode ter o crescimento ósseo de uma região do arco freada e o nascimento dos dentes permanentes retardado ou até impedido.
Para finalizar, o dentista aconselha os pais: as crianças devem ser acompanhadas, sempre que possível, de maneira interdisciplinar, isto é, sendo avaliadas por fonoaudiólogo, odontopediatra, médico pediatra e ortodontista, pois hoje é muito comum apresentarem doenças respiratórias, como Rinite Alérgica, que provocam a respiração bucal. Doenças como esta atrapalham o desenvolvimento ideal da criança porque dificultam até mesmo a prática de esportes, essencial para o bom desenvolvimento infantil.


VAMOS CONHECER MELHOR AS ESPECIALIDADES DOS DENTISTAS?

As vezes vemos tantos nomes complicados e ficamos sem saber o que cada especialidade do dentista...

ORTODONTIA: A Ortodontia é uma especialidade da Odontologia que cuida da prevenção e do tratamento dos problemas dos dentes em má posição nas arcadas dentárias, por meio do uso de aparelhos ortodônticos. O motivo que leva o paciente ao uso de aparelho de correção nem sempre é de ordem estética; também pode ser de saúde.

CLÍNICA GERAL: Um clínico geral atua em todas as especialidades, de modo especial em Dentística e Prevenção. A Dentística Restauradora é a especialidade que restaura os dentes a partir de materiais manipulados em consultório. Seu objetivo principal é restabelecer a forma, função e estética perdidas. A significativa evolução dos instrumentais e materiais odontológicos levou gradativamente à substituição dos processos artesanais, dolorosos e agressivos. Tal fato permitiu a permuta do amálgama por resinas compostas fotopolimerizáveis de última geração.

ENDODONTIA: É o tratamento e remoção do tecido vivo do dente, localizado na câmara pulpar: a polpa dentária. Esta é atingida geralmente por um processo de cárie, e, quando removida, é substituída por uma pasta obturadora.

PERIODONTIA: A Periodontia trata dos assuntos relacionados ao periodonto, que é composto pelas gengivas, pelo osso de suporte (onde o dente se encaixa na maxila e na mandíbula), pelas fibras periodontais, que ligam o dente ao osso e dão suporte às gengivas. No início da sua existência como especialidade, a Periodontia contava somente com instrumentos manuais grosseiros para raspagem, no entanto, ela se desenvolveu com o uso de instrumentais, dispositivos e aparelhos como o ultrassom e jato de bicarbonato.

CIRURGIA ORAL MENOR: É o tratamento cirúrgico de algumas anomalias existentes na boca. São cirurgias simples realizadas no consultório, que exigem anestesia local, como extrações, remoção cirúrgica do freio labial superior e/ou freio lingual inferior, remoção de cistos, biópsias na cavidade oral, cirurgias bucais de pequeno porte e pequenas correções ósseas.

ODONTOPEDIATRIA: A Odontopediatria é a especialidade que trata de crianças e adolescentes, que cresceu e se modernizou, aliando-se com a psicologia para melhor atender e lidar com o comportamento infantil, proporcionando tratamentos cada vez menos traumáticos e mais agradáveis às crianças, buscando manter sadios, funcionais e bonitos os elementos dentários decíduos ou temporários, até o momento da sua substituição natural.

PRÓTESE: O tratamento de prótese tem como objetivo substituir um dente ou um conjunto deles, perdidos ou ausentes, por dentes artificiais. Existem vários tipos de prótese, confeccionados em diversos materiais.

IMPLANTODONTIA: Implante dental é a colocação de um cilindro dentro do osso para substituir uma raiz perdida. Sobre esse parafuso é colocado um dente artificial (prótese). A opção por implante é do paciente, mas deve ser orientada pelo seu dentista.

RADIOLOGIA ODONTOLÓGICA: É o conjunto de técnicas que possibilitam uma visão dos elementos dentais e tecidos ósseos, proporcionando uma visão abrangente do paciente e permitindo um exame com maior detalhamento.


Comentários

Mensagem

Mensagem

Postagens mais visitadas deste blog

MINERAÇÃO ONÇA PUMA -OBRA 273 - OURILANDIA DO NORTE - PARÁ

MARÇO/2010 TRANSPORTADORES DE CORREIA -                VENTILADORES EM BAIXO DA GALERIA DREYER PRECIPITADORES SILOS DE PÓ, SILOS DE MINERIO SECO                                                                                                   CHAMINÉ GALPAO ESTOCAGEM DE EMERGENCIA DE MINERIO KILN LAVADOR DE GASES MÁQUINAS DE PÁTIO EMPILHADEIRA E RECUPERADORA MONTAGEM DO 4. PRECIPITADOR EM MONTAGEM PRECIPITADORES PRECIPITADORES SILOS DE PÓ, SILOS DE MINERIO SECO SISTEMA DE REFRIGERAÇÃO DE AGUA - ASPIRAL

CIRURGIA PARA VOLTAR A OUVIR - IMPLANTE COCLEAR

O MILAGRE DA AUDIÇÃO IMPLANTE COCLEAR OU "OUVIDO BIONICO" Crianças e adultos vítimas de surdez profunda e sem poder aquisitivo para bancar uma cirurgia corretiva podem ter esperanças de voltar a escutar. Basta que o implante coclear seja indicado para o seu tipo de problema. Isso por que o SUS (Sistema Único de Saúde) já oferece esse tipo de operação em hospitais de São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Rio Grande do Norte. Desde 1990, 700 pessoas já foram beneficiadas. Em breve, o Rio de Janeiro também entrará na lista com o credenciamento do Hospital Gafrée e Guinle pelo Ministério da Saúde. A cirurgia é indicada para pessoas que não podem usar aparelhos auditivos convencionais.“É um procedimento de alta complexidade e o Sistema Único de Saúde arca com os todos os custos”, explica o Dr. Fernando Portinho, otorrinolaringologista, professor da Escola de Medicina da UNIRIO (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro) e coordenador do projeto.O tratamento com

FAMILIA GUERARD, GHERARDI, GERARDI, GIRARDI

MINHA ÁRVORE GENEALÓGICA MEU NOME É MONIQUE, Meu tataravô ( LOURENÇO GHERARDI ) , minha tataravó ( ADELIA FERRAGATTI ) ele filho de ( LOURENÇO GHERARDI E DOROTEIA PERONO ), ela filha de ( GIACOMO FERRAGATTI E IRENE OZELIO) . meu bisavô materno ( LOURENçO FRANCISCO GHERARDI) e minha bisavó materna (VIRGINIA TAVARES ALBERGARIA GHERARDI ) , minha avó materna (ELZI GUERARDI NASCIMENTO) e meu avô materno (LUIZ GONZAGA DO NASCIMENTO), meus pais (MARIA DA GLORIA DO NASCIMENTO SOUZA e ADÃO HELIO DE SOUZA). Família Gerardi Em 06 de março de 1895 chegou ao porto de Santos, desembarcando do navio “ARNO” uma família vinda da região de Treviso, norte da Itália que se apresentou como  FAMÍLIA GIRARDI , mas por falha de grafia do oficial de registros da imigração o sobrenome passou a ser  GERARDI. Assim podemos considerar como origem da família o sobrenomeGIRARDI e a geração que que ficou no Estado de São Paulo, GERARDI. OLHA COMO É GRANDE A FAMILIA GUERARDI...  ESSES PARENTE