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A IMPORTÂNCIA DO FEEDBACK

A muitos anos, fala-se sobre esse assunto, mas ainda hoje, encontramos dentro das organizações a falta de um feedback eficaz, ou, como alguns autores gostam de chamar a falta de um feedback produtivo.

O feedback é um retorno que damos a uma pessoa ou grupo no sentido de lhe fornecer informações sobre como a sua atuação está afetando outras pessoas e o negocio da organização. Mas para que ele seja eficaz ou produtivo, ele tem que ser capaz de ajudar o individuo ( ou grupo) a melhorar o seu desempenho e assim alcançar as suas metas e objetivos.

Não podemos nos esquecer que o feedback é vital para qualquer organização empenhada em sua própria melhoria, pois este é o único modo de saber o que precisa ser melhorado.

Fonte: Informativo MIP, Ano 03, n.10 – Julho, Agosto e Setembro 2010


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O FEEDBACK

Você costuma dar feedback para seus pares, chefes ou subordinados? Afinal, você sabe o que é feedback? Feedback é uma palavra inglesa, um termo da eletrônica traduzida em português por realimentação ou retroalimentação.
No processo de desenvolvimento da competência interpessoal, feedback é um método que auxilia no processo de mudança de comportamento, ou seja, é a comunicação entre uma pessoa ou um grupo no sentindo de fornecer-lhe informações sobre sua performance na organização.

È importante que os profissionais quando recebem um feedback, não apenas entendam as suas dicas sobre o que fazer para melhorar o desempenho profissional, mas também as coloque em prática. Muitos executivos não gostam de dar feedback, pois temem que os comentários bem intencionados sejam vistos como críticas pessoais e, por isso, evitam apontar falhas, questionar esforços e atitudes individuais. Esqueça isso!

Profissionais eficientes devem dar feedback todos os dias. Isso significa distribuir elogios merecidos, observações neutras e até um aviso mais sério. O ideal é que os aspectos positivos se sobreponham a todos os outros, afinal ninguém esquece os elogios recebidos. Elogie sempre que surgir oportunidade e não guarde seus comentários apenas para poucos momentos de brilho ou resultados excepcionais.

Quando o feedback é do tipo construtivo, é importante explicar aos colaboradores os seus altos padrões de desempenho. O efeito dessa abordagem é mais eficiente do que simplesmente chegar e dizer: "Há algo que você está fazendo errado e precisa mudar".
Quase todo mundo tem expectativa de ser avaliado, deixe a equipe comunicar-se livremente através de sugestões, idéias e ressalvas. Deixe as pessoas a par do próprio desempenho e incentive-as a melhorar. Use o método de três etapas para tornar o feedback o mais produtivo possível:

  • Convide os colaboradores a se auto-avaliarem: Escolha uma tarefa e deixa que a própria equipe avalie o seu trabalho de acordo com uma escala do tipo 1-10. Muitas pessoas são rigorosas quando julgam a si mesmas, ainda que exagerem nos resultados você terá uma base para começar a avaliação.
  • Faça follow-up: Peça que os profissionais expliquem ou dêem exemplos para justificar sua nota na auto-avaliação.
  • Ajuste sua análise com comentário deles: Agora que você deu chance para que os membros da sua equipe se auto-avaliassem, é a sua vez "Gostaria de acrescentar algo ao que você disse". Comece dando feedback sobre o que eles deixaram escapar, reforce as informações positivas apresentadas e termine com um elogio, para manter o clima otimista.

Lembre-se de que os elogios podem ocorrer face a face, por e-mail, através de um cartão ou até mesmo em pequenas lembranças, mas independente da forma, perderá todo o seu encanto se for repetido freqüentemente. Para produzir os efeitos desejados, o elogio precisa ser específico e sincero. E não se esqueça que a crítica sempre deverá ocorrer em particular.

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LEMBRE-SE SEMPRE





Para tornar-se um processo realmente útil, o feedback precisa ser tanto quanto possível:  



  • Descritivo [e não avaliativo]
  • Específico [e não geral]: 
  • Compatível com as necessidades de ambos
  • Dirigido [para o comportamento que o receptor possa modificar]
  • Solicitado [e não imposto]
  • Oportuno [preferencialmente após o fato, mas tendo também em conta o estado emocional das partes
  • Esclarecedor
    Deve-se pensar no feedback como forma de melhoria de comunicação com o receptor e seus objetivos, sendo que, para se elaborar um bom feed-back, é fundamental tomar alguns cuidados básicos:

    • Não utilizar o processo de feedback como desabafo, agressão, não reagir à resistência do receptor com mais pressão, pois isto só gera conflito e não constrói nada.
    • Tentar perceber se a pessoa está preparada para ouvir naquele momento o feedback.
    • É preciso atentar para estes aspectos de nula ou fraca prontidão receptiva, que constituem verdadeiros bloqueios à comunicação inter pessoal.

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