Pular para o conteúdo principal

COMIDAS TÍPICAS DO PARAENSES

A Culinária do Pará apresenta como sua maior influência a cultura indígena e, um pouco da portuguesa e africana. Os ingredientes básicos são oriundos da exuberante natureza da Amazônia, como camarão caranguejo,  marisco,  peixe, aves, caça, pato, todos temperados com folhas (maniva, chicóriacoentro),  pimentas de cheiro e ervas. São cozidos em panelas de barro ou assados em moquéns e embebidos de tucupi. Comem-se até às larvas de insetos e ovos de diferentes aves. Servidos em cuias, em casulos de folhas de banana, em recipientes de barro e até em toscas urupemas dando um sabor agradabilíssimo aos pratos do Pará.


TACACÁ 

Ingredientes:
2 litros de tucupí
4 dentes de alho
1 colher de chá de sal
4 pimentas de cheiro
2 maços de jambu
1/2 kg de camarão salgado (seco)
1/2 xícara de goma de mandioca
pimenta de cheiro


Modo de preparo: Coloque em uma panela o tucupí, tempere com alho, chicória, alfavaca e sal, leve ao fogo e deixe levantar a fervura. A seguir baixe o fogo, tampe a panela e deixe cozinhar por 30 minutos.
Cozinhe o jambu em água quente, deixe cozinhar até os talos ficarem macios, retire e escorra, deixe reservado. Retire a cabeça do camarão e deixe de molho em uma vasilha com água para retirar o sal. Ferva 4 xicaras de água com sal a gosto, dissolva a goma em uma vasilha com água fria, acressente ao poucos na água fervendo, até ficar um mingau grosso, ou, ao ponto de sua preferência. Sirva em uma cuia nesta sequência: duas colher de sopa de tucupí, uma concha de goma, uma concha de tucupí, algumas folhas de jambú e 5 camarões, sal e pimenta a gosto. Na falta da goma de mandioca pode ser usada o povilho azedo. 
Tempo de preparo: 1 h 30 min   - Rendimento: 10 porções

ARROZ DE JAMBU


Ingredientes:
1 colher (sopa) de manteiga
2 dentes de alho picados
1 cebola média picada
1 xícara de arroz
1 xícara de folhas de jambu
sal a gosto. 



Modo de Preparo: Numa panela com a manteiga, refogue o alho e a cebola até começarem a dourar. Junte o arroz e refogue por mais alguns minutos. Adicione 2 xícaras de água fervente, tempere e cozinhe em fogo médio, até o arroz ficar macio e cozido. Enquanto isso, lave as folhas de jambu e coloque para ferver rapidamente numa panela com água fervente. Escorra, corte as folhas e misture com o arroz.
Tempo de preparo: 15 min  - Rendimento: 03 porções

TUCUPI

Ingredientes
3 kg de mandioca brava (maniva)
4 dentes de alho amassados
2 maços de chicória
sal a gosto
pimenta de cheiro a gosto.

Modo de Preparo: Descasque a mandioca, lave-a e depois rale no ralador. Coloque numa panela e vá acrescentando água até a mandioca virar uma massa. Esprema esta massa com as mãos para extrair um líquido amarelo, que é o tucupi. Deixe este líquido descansar por 12 horas, que a goma vai se separar do tucupi (líquido). Reserve a goma que dever ser usada depois na preparação do tacacá. Numa panela grande, ferva o tucupi com o alho, a chicória e o sal por 1 hora e 30 minutos. 
Tempo de preparo: 15 h
Rendimento: 2 litros


  BOMBOM DE CUPUAÇU

Ingredientes
3 latas de leite condensado
1/2 kg de polpa de cupuaçu
1/2 kg de açúcar
Para a cobertura:
1/2 kg de chocolate ao leite.

 Modo de Preparo

 Numa panela, coloque o leite condensado e leve ao fogo médio até começar a soltar do fundo da panela e dar ponto de enrolar. Deixe esfriar um pouco e retire 1/2 colher (sopa) da massa de leite condensado, achate com os dedos e passe o açúcar. Recheie com 1 colher (chá) de doce de cupuaçu. Faça uma bolinha e feche, passe no açúcar novamente e deixe secar de um dia para o outro. Derreta o chocolate em banho- maria e mergulhe os bombons para que fiquem todos cobertos. Deixe secar e depois embrulhe
Rendimento: 50 bombons

FILHOTE DE TUCUPI

Ingredientes
1 quilo de filhote
05 cebolas médias
05 tomates
05 pimentões médios
04 batatas médias
04 ovos
08 dentes de alho
03 pimentas de cheiro
05 limões
A gosto: temperos verdes (cebolinha, cheiro verde, salsa, alfavaca e chicória), azeite, sal e farinha d’água.

Modo de Preparo: Corte o peixe em 4 partes, lave-os em água corrente e 1 limão. Faça um “vinha-d’alho” com o sumo de 4 limões, alho picado, sal a gosto, 1/2 copo de água; envolva as postas do peixe e deixe descançar por aproximadamente 3 horas. Em um caldeirão, colocar para ferver, por aproximadamente 10 a 15 minutos 5 litros de água com 1 cebola, tomate, 1 pimentão picados, a cebolinha, o cheiro verde, a salsa, a alfavaca, a chicória, as 3 pimentas de cheiro, 4 dentes de alho picados, um fio de azeite e sal à gosto. Quando tudo estiver fervido, separar em uma panela 2 litros da fervura e pôr para cozinhar o restante das cebolas, dos tomates, dos pimentões, dos alhos e as batatas. Conforme foram ficando cozidos, retire um a um e reserve. Deixe esfriar todo o caldo do cozimento. Em uma panela, à parte, cozinhar os ovos até ficarem duros, descascá-los e reservar. Volte para o caldeirão o caldo já frio, as postas de peixe e levante fervura deixe cozinhar as postas de peixe por 3 a 5 minutos. Após o peixe estar cozido, separar 1 litros do caldo para fazer o pirão. 
Pirão escaldado
Em uma panela, ferver o caldo e acrescentar aos poucos a farinha d’água mexendo sempre, para não embolar, até formar um pirão de consistência não muito mole.

Como servir:
Em um prato de sopa, colocar as postas do peixe cozido, as cebolas, os tomates, os pimentões, os alhos, as batatas e os ovos, recobrindo com a caldeirada bem quente. Em uma travessa, à parte, colocar o pirão escaldado enfeitando-o com raminhos de salsa. 
Tempo de preparo: 40 min
Rendimento: 04 porções

QUENGA

Ingredientes
1 frango inteiro ou coxa e sobrecoxa
1 cebola picadinha
4 dentes de alho picadinho  
Sal, e tempero a gosto
Cheiro verde picadinho a gosto
10 espigas de milho mais ou menos firme
Modo de Preparo: Picar o frango em pedaços pequenos. Deixar a cebola dourar e acrescentar o frango, fritando-o até dourar . Corte o milho e bata-o no liquidificador com um pouco de água e coe em peneira fina

Após isso, acrescentar o alho ao frango, o sal e tempero a gosto (pimenta etc), o líquido do milho e ir mexendo sempre até cozinhar. Acrescentar água aos poucos e deixar cozinhando, não pare de mexer para não grudar no fundo. Estará pronto quando o caldo estiver grosso e com sabor de cozido;  Coloque cheiro verde a vontade. Sirva com arroz branco, quiabo frito.


Fonte: Blog CEM - Centro Educacional Modelo  

Comentários

Anônimo disse…
Ola meu nome é gabriele eu adoro cozinhar e tenho apenas 12 anos eu fiz aquele BOMBOM DE CUPUAÇU e todos amaram obrigada por estas receitas ajudou muito ;)!

Mensagem

Mensagem

Postagens mais visitadas deste blog

PROGRAMA QUALIDADE TOTAL 5 S

O 5S ou  House keeping  é um conjunto de técnicas desenvolvidas no Japão e utilizadas inicialmente pelas donas-de-casa japonesas para envolver todos os membros da família na administração e organização do lar.     No final dos anos 60, quando os industriais japoneses começaram a implantar o sistema de qualidade total (QT) nas suas empresas, perceberam que o 5S seria um programa básico para o sucesso da QT.  O Programa recebeu esse nome devido às iniciais das cinco palavras japonesas que sintetizam as cinco etapas do programa: Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke, mas para a adequação à língua portuguesa adotou-se os 5 sensos: de utilização, de ordenação, de limpeza, de saúde e autodisciplina.  O Programa 5S será definido na instituição como:  Seiri - Senso de Organização: a arte de descartar fora coisas sem uso; Seiton - Senso de Arrumação: a arte de cada coisa no seu lugar para pronto uso; Seiso - Senso de Limpeza: a arte de tirar não sujar; Seiketsu -Senso de Padroniza

OURILANDIA DO NORTE 2011 - AVENIDA PRINCIPAL

Essa foto mostra como está a Avenida principal de Ourilândia do Norte à noite. Ela foi registrada às 19:23h, horário local e mostra a Av. das Nações, agora iluminada. O registro foi feito pouco antes da Praça das Crianças sentido Tucumã - Ourilândia.  Características da foto: Panasonic ZS-7 Distância focal de 22mm Diafragma em f/4.5 Tempo de exposição de 0,6 segundos Velocidade ISO em 400 Fonte: Fotógrafo Arlindo Carvalho (fotografoarlindocarvalho@yahoo.com.br)

SERRA DOS CARAJÁS, VILA RESIDENCIAL DA VALE, AEROPORTO DE PARAUAPEBAS

A Serra dos Carajás fica localizada no Parque Ecológico de Carajás, na cidade de Parauapebas, Pará. Na serra está localizada a maior mina de ferro a céu aberto do mundo, explorada hoje pela VALE. A mina de ferro de Carajás não é conhecida apenas pelo seu tamanho, mas também pela qualidade do minério de ferro extraído, que é hoje considerado o mais puro do mundo. Para entrar no Parque Ecológico do Carajás é preciso passar pela primeira portaria se identificar e percorrer mais 15 quilômetros para atingir 700 metros acima do nível do mar, o visitante se depara com uma bifurcação no alto da serra. À esquerda está o Núcleo de Carajás, uma pequena vila construída durante o regime militar e onde vivem cerca de seis mil pessoas, a maioria funcionários da Vale. Ao chegar neste núcleo passamos por mais uma portaria, desta vez não precisamos nos cadastrar, mas possui segurança, muitas câmeras e vigia noite e dia. Erguida em meio à floresta, o vilarejo é cercado por uma grade para evitar que bi