Pular para o conteúdo principal

COMIDAS TÍPICAS DO PARAENSES

A Culinária do Pará apresenta como sua maior influência a cultura indígena e, um pouco da portuguesa e africana. Os ingredientes básicos são oriundos da exuberante natureza da Amazônia, como camarão caranguejo,  marisco,  peixe, aves, caça, pato, todos temperados com folhas (maniva, chicóriacoentro),  pimentas de cheiro e ervas. São cozidos em panelas de barro ou assados em moquéns e embebidos de tucupi. Comem-se até às larvas de insetos e ovos de diferentes aves. Servidos em cuias, em casulos de folhas de banana, em recipientes de barro e até em toscas urupemas dando um sabor agradabilíssimo aos pratos do Pará.


TACACÁ 

Ingredientes:
2 litros de tucupí
4 dentes de alho
1 colher de chá de sal
4 pimentas de cheiro
2 maços de jambu
1/2 kg de camarão salgado (seco)
1/2 xícara de goma de mandioca
pimenta de cheiro


Modo de preparo: Coloque em uma panela o tucupí, tempere com alho, chicória, alfavaca e sal, leve ao fogo e deixe levantar a fervura. A seguir baixe o fogo, tampe a panela e deixe cozinhar por 30 minutos.
Cozinhe o jambu em água quente, deixe cozinhar até os talos ficarem macios, retire e escorra, deixe reservado. Retire a cabeça do camarão e deixe de molho em uma vasilha com água para retirar o sal. Ferva 4 xicaras de água com sal a gosto, dissolva a goma em uma vasilha com água fria, acressente ao poucos na água fervendo, até ficar um mingau grosso, ou, ao ponto de sua preferência. Sirva em uma cuia nesta sequência: duas colher de sopa de tucupí, uma concha de goma, uma concha de tucupí, algumas folhas de jambú e 5 camarões, sal e pimenta a gosto. Na falta da goma de mandioca pode ser usada o povilho azedo. 
Tempo de preparo: 1 h 30 min   - Rendimento: 10 porções

ARROZ DE JAMBU


Ingredientes:
1 colher (sopa) de manteiga
2 dentes de alho picados
1 cebola média picada
1 xícara de arroz
1 xícara de folhas de jambu
sal a gosto. 



Modo de Preparo: Numa panela com a manteiga, refogue o alho e a cebola até começarem a dourar. Junte o arroz e refogue por mais alguns minutos. Adicione 2 xícaras de água fervente, tempere e cozinhe em fogo médio, até o arroz ficar macio e cozido. Enquanto isso, lave as folhas de jambu e coloque para ferver rapidamente numa panela com água fervente. Escorra, corte as folhas e misture com o arroz.
Tempo de preparo: 15 min  - Rendimento: 03 porções

TUCUPI

Ingredientes
3 kg de mandioca brava (maniva)
4 dentes de alho amassados
2 maços de chicória
sal a gosto
pimenta de cheiro a gosto.

Modo de Preparo: Descasque a mandioca, lave-a e depois rale no ralador. Coloque numa panela e vá acrescentando água até a mandioca virar uma massa. Esprema esta massa com as mãos para extrair um líquido amarelo, que é o tucupi. Deixe este líquido descansar por 12 horas, que a goma vai se separar do tucupi (líquido). Reserve a goma que dever ser usada depois na preparação do tacacá. Numa panela grande, ferva o tucupi com o alho, a chicória e o sal por 1 hora e 30 minutos. 
Tempo de preparo: 15 h
Rendimento: 2 litros


  BOMBOM DE CUPUAÇU

Ingredientes
3 latas de leite condensado
1/2 kg de polpa de cupuaçu
1/2 kg de açúcar
Para a cobertura:
1/2 kg de chocolate ao leite.

 Modo de Preparo

 Numa panela, coloque o leite condensado e leve ao fogo médio até começar a soltar do fundo da panela e dar ponto de enrolar. Deixe esfriar um pouco e retire 1/2 colher (sopa) da massa de leite condensado, achate com os dedos e passe o açúcar. Recheie com 1 colher (chá) de doce de cupuaçu. Faça uma bolinha e feche, passe no açúcar novamente e deixe secar de um dia para o outro. Derreta o chocolate em banho- maria e mergulhe os bombons para que fiquem todos cobertos. Deixe secar e depois embrulhe
Rendimento: 50 bombons

FILHOTE DE TUCUPI

Ingredientes
1 quilo de filhote
05 cebolas médias
05 tomates
05 pimentões médios
04 batatas médias
04 ovos
08 dentes de alho
03 pimentas de cheiro
05 limões
A gosto: temperos verdes (cebolinha, cheiro verde, salsa, alfavaca e chicória), azeite, sal e farinha d’água.

Modo de Preparo: Corte o peixe em 4 partes, lave-os em água corrente e 1 limão. Faça um “vinha-d’alho” com o sumo de 4 limões, alho picado, sal a gosto, 1/2 copo de água; envolva as postas do peixe e deixe descançar por aproximadamente 3 horas. Em um caldeirão, colocar para ferver, por aproximadamente 10 a 15 minutos 5 litros de água com 1 cebola, tomate, 1 pimentão picados, a cebolinha, o cheiro verde, a salsa, a alfavaca, a chicória, as 3 pimentas de cheiro, 4 dentes de alho picados, um fio de azeite e sal à gosto. Quando tudo estiver fervido, separar em uma panela 2 litros da fervura e pôr para cozinhar o restante das cebolas, dos tomates, dos pimentões, dos alhos e as batatas. Conforme foram ficando cozidos, retire um a um e reserve. Deixe esfriar todo o caldo do cozimento. Em uma panela, à parte, cozinhar os ovos até ficarem duros, descascá-los e reservar. Volte para o caldeirão o caldo já frio, as postas de peixe e levante fervura deixe cozinhar as postas de peixe por 3 a 5 minutos. Após o peixe estar cozido, separar 1 litros do caldo para fazer o pirão. 
Pirão escaldado
Em uma panela, ferver o caldo e acrescentar aos poucos a farinha d’água mexendo sempre, para não embolar, até formar um pirão de consistência não muito mole.

Como servir:
Em um prato de sopa, colocar as postas do peixe cozido, as cebolas, os tomates, os pimentões, os alhos, as batatas e os ovos, recobrindo com a caldeirada bem quente. Em uma travessa, à parte, colocar o pirão escaldado enfeitando-o com raminhos de salsa. 
Tempo de preparo: 40 min
Rendimento: 04 porções

QUENGA

Ingredientes
1 frango inteiro ou coxa e sobrecoxa
1 cebola picadinha
4 dentes de alho picadinho  
Sal, e tempero a gosto
Cheiro verde picadinho a gosto
10 espigas de milho mais ou menos firme
Modo de Preparo: Picar o frango em pedaços pequenos. Deixar a cebola dourar e acrescentar o frango, fritando-o até dourar . Corte o milho e bata-o no liquidificador com um pouco de água e coe em peneira fina

Após isso, acrescentar o alho ao frango, o sal e tempero a gosto (pimenta etc), o líquido do milho e ir mexendo sempre até cozinhar. Acrescentar água aos poucos e deixar cozinhando, não pare de mexer para não grudar no fundo. Estará pronto quando o caldo estiver grosso e com sabor de cozido;  Coloque cheiro verde a vontade. Sirva com arroz branco, quiabo frito.


Fonte: Blog CEM - Centro Educacional Modelo  

Comentários

Anônimo disse…
Ola meu nome é gabriele eu adoro cozinhar e tenho apenas 12 anos eu fiz aquele BOMBOM DE CUPUAÇU e todos amaram obrigada por estas receitas ajudou muito ;)!

Mensagem

Mensagem

Postagens mais visitadas deste blog

BIOGRAFIA RICARDO NUNES - O DONO DA RICARDO ELETRO

UMA HISTÓRIA EMOCIONANTE E VITORIOSA

Hoje eu quero comentar uma história de vida que assisti no Caldeirão do Huck nessa semana. Foi a história de mais um mineiro que acreditou no seu sonho, lutou muito e hoje é um vencedor, sem contudo perder a humildade.


O nome dessa pessoa que aprendi a admirar é Ricardo Nunes.

RICARDO nasceu em Divinópolis - Minas Gerais, em menos de duas décadas, Nunes partiu do ponto zero -- zero mesmo -- para tornar-se dono de uma das dez maiores redes de lojas de varejo do país. Sua trajetória empreendedora começou cedo e teve profunda influência de seu pai, um comerciante de bijuterias. "Meu pai morreu quando eu era criança", diz Nunes, o segundo de quatro filhos. Aos 12 anos após perder o pai Ricardo tinha que ajudar a mãe a cuidar dos irmãos, e por isso começou a vender as mexericas do sitio.
Ia vender perto das escolas e descobriu que gritando, vendia mais. Logo começaram a aparecer outras crianças vendendo perto dele, e então ele aprendeu que precis…

TATUAGEM NATURAL QUE DURA 5 ANOS

ADOREI ESSA NOVIDADE

Ontem aprendi com uma coordenadora da escola uma coisa super legal. Ela me contou que na sua adolescencia fez uma tatuagem natural que durou 5 anos!!!





Isso mesmo!!! Aqui nessa região eles usam um líquido da castanha do Caju para fazer tatuagem. Fica por 5 anos e depois desaparece.
Funciona dessa maneira . . .
A castanha contém um óleo-resina cáustica, conhecido como LCC (líquido da castanha de caju). A composição do LCC é principalmente de ácido anacárdico, cardol (11,31%) e seus derivados. Dentro da castanha é que se encontra a amêndoa oleaginosa, comestível, conhecida e comercializada como castanha de caju.

O LCC causa forte irritação na pele, deixando cicatrizes quase indeléveis que jovens usam para fazer um tipo primitivo de tatuagem. O LCC espesso é de cor escura, tem uso popular para verrugas, calos, edemas, manchas na pele e tecidos de neoformação.

O uso em estado fresco do fruto (castanha) pode provocar lesões na pele, pois é terrivelmente cáustico. Quando as …

"O Aplicativo Launcher (com.wmt.launcher) parou inesperadamente. Tente novamente" Como resolver esse problema.

Amigos, ha uns dias o Tablet do meu filho começou a aparecer essa mensagem: "O Aplicativo Launcher (com.wmt.launcher) parou inesperadamente. Tente novamente" Clicava na única opção: "Forçar fechamento". Ele fecha a mensagem e ela tornava a aparecer. E isso se repetia. Levei em técnicos de informática e fui informada que deveria procurar as lojas especializadas em celular. Que a unica opção seria reinstalar o sistema Android e que o preço ficaria em mais ou menos 120,00. 
Depois de muito pesquisar encontrei a solução e relativamente fácil. 
Logo ao ligar você recebe a mensagem, então clica em tente novamente e rapidamente para zerar as infos do Launcher, clique no lado esquerdo da tela, ícone de uma casa e fique com o dedo em cima segurando ate aparecer algo, clique em running task, clique em all ,click no icone de casa vermelha "LAUNCHER", clique em limpar dados, ok. Pronto! Espero que ajude!
Funcionou perfeitamente. Uma economia significativa não é... tá n…