Pular para o conteúdo principal

HISTÓRIA DO JOQUEI CLUBE DE PARACATU

Amigos, hoje vou contar um pouco da história de um memorável clube. O Joquei Clube de Paracatu, vocês já o conhecem pelas inúmeras fotos que tenho publicado, do qual tivemos a felicidade de nos tornar-mos sócios logo que chegamos na cidade.




Tudo começou com um grupo de amigos preocupados com o bem estar da população Paracatuense ás 12 horas do dia 20 de abriu de 1928, onde realizou-se a instalação e eleição da primeira diretoria da Sociedade Joquei Clube de Paracatu. 

Ali presentes estavam diversos sócios no Salão Cine Roris, local escolhido para o evento. Esses homens, membros importantes de uma sociedade em crescimento dedicavam seu tempo e recursos próprios na missão de empreender um local de entreterimento e lazer destinado ao encontro de familias. 







A PRIMEIRA DIRETORIA ELEITA

Dr. Cândido Gonçalves Ulhoa - Presidente
Ademar da Silva Neiva - vice-presidente
Antônio de Freitas Neto - 1° secretário
Joé Jordão Júnior - 2° secretário
Alexandre Macedo Sobrinho - 1° tesoureiro
Francisco Carneiro de Mendonça - 2° tesoureiro
Antônio Jordão de Carvalho -  Procurador
Arlindo Ulhoa - Procurador









TEMPORADAS ANUAIS

A partir de sua fundação tiveram início as temporadas anuais, posteriormente vieram as reformas em arquibancadas e pistas. Marcam época os cavalos puro sangue, o Turfi e as apostas dominicais no Prado e Galanado. O Joquei Clube podemos dizer que é um verdadeiro PATRIMÔNIO CULTURAL. 










OS CARNAVAIS
Os carnavais no Joquei eram animados pelas marchinhas como Bandeira Branca, Olha a Cabeleira do Zezé...















TEMPORADA DIFÍCIL
O Clube passou por tempos difíceis, mas que foram superados com louvor...





 O JOQUEI HOJE

O Clube hoje infelizmente não possui as majestosas corridas de cavalos, mas possui um espaço maravilhoso com 2 piscinas para crianças de até 6 anos, 1 piscina para adolescentes, 1 piscina olímpica aquecida, 1 piscina com tobogam, quadras de tênis, campos de futebol, pista de caminhada, parquinho para os pequenos,  uma natureza esplendorosa
















 MENSAGEM FINAL
Amigos, vocês sabem que como acompanhamos obras viemos pra ficar por um curto tempo na cidade de Paracatu, infelizmente, porque confesso que estou amando esta cidade... Mas posso garantir que enquanto aqui estivermos continuaremos frequentando esse clube maravilhoso e recomendando a todos os amigos que façam o mesmo...

Pergunto a vocês cidadão Paracatuenses ... vocês ainda não são sócios?????? CORRAM AGORA ... o que estão esperando, um lugar lindo desses, lazer, esporte e cultura e ainda com belíssimas paisagem acessíveis a todos... corre lá e conversa com o pessoal da secretária, é muito fácil ficar sócio, é simplesmente impossível morar em Paracatu e não ir ao Joquei Clube!!!!!!!!!!!!!!!



AGRADECIMENTO ESPECIAL


Nosso agradecimento especial ao atual Presidente do Clube Sr. José Joaquim Costa Ulhoa conhecido por todos por "Zeca",  que nos presenteou com essas belíssimas fotos dos anos de Ouro do Joquei Clube e com essa aula de história e cultura, de lutas e vitórias e principalmente de preservação de um Patrimônio Cultural não só do povo Paracatuense mas sim de todos os Brasileiros.



Comentários

Anônimo disse…
Parabéns! Relendo a historia da minha querida Paracatu, recordo dos fins de semana no Jóquei, como também dos vários carnavais na minha adolescência. Amo demais!
Elizete Machado

Mensagem

Mensagem

Postagens mais visitadas deste blog

PROGRAMA QUALIDADE TOTAL 5 S

O 5S ou  House keeping  é um conjunto de técnicas desenvolvidas no Japão e utilizadas inicialmente pelas donas-de-casa japonesas para envolver todos os membros da família na administração e organização do lar.     No final dos anos 60, quando os industriais japoneses começaram a implantar o sistema de qualidade total (QT) nas suas empresas, perceberam que o 5S seria um programa básico para o sucesso da QT.  O Programa recebeu esse nome devido às iniciais das cinco palavras japonesas que sintetizam as cinco etapas do programa: Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke, mas para a adequação à língua portuguesa adotou-se os 5 sensos: de utilização, de ordenação, de limpeza, de saúde e autodisciplina.  O Programa 5S será definido na instituição como:  Seiri - Senso de Organização: a arte de descartar fora coisas sem uso; Seiton - Senso de Arrumação: a arte de cada coisa no seu lugar para pronto uso; Seiso - Senso de Limpeza: a arte de tirar não sujar; Seiketsu -Senso de Padroniza

OURILANDIA DO NORTE 2011 - AVENIDA PRINCIPAL

Essa foto mostra como está a Avenida principal de Ourilândia do Norte à noite. Ela foi registrada às 19:23h, horário local e mostra a Av. das Nações, agora iluminada. O registro foi feito pouco antes da Praça das Crianças sentido Tucumã - Ourilândia.  Características da foto: Panasonic ZS-7 Distância focal de 22mm Diafragma em f/4.5 Tempo de exposição de 0,6 segundos Velocidade ISO em 400 Fonte: Fotógrafo Arlindo Carvalho (fotografoarlindocarvalho@yahoo.com.br)

SERRA DOS CARAJÁS, VILA RESIDENCIAL DA VALE, AEROPORTO DE PARAUAPEBAS

A Serra dos Carajás fica localizada no Parque Ecológico de Carajás, na cidade de Parauapebas, Pará. Na serra está localizada a maior mina de ferro a céu aberto do mundo, explorada hoje pela VALE. A mina de ferro de Carajás não é conhecida apenas pelo seu tamanho, mas também pela qualidade do minério de ferro extraído, que é hoje considerado o mais puro do mundo. Para entrar no Parque Ecológico do Carajás é preciso passar pela primeira portaria se identificar e percorrer mais 15 quilômetros para atingir 700 metros acima do nível do mar, o visitante se depara com uma bifurcação no alto da serra. À esquerda está o Núcleo de Carajás, uma pequena vila construída durante o regime militar e onde vivem cerca de seis mil pessoas, a maioria funcionários da Vale. Ao chegar neste núcleo passamos por mais uma portaria, desta vez não precisamos nos cadastrar, mas possui segurança, muitas câmeras e vigia noite e dia. Erguida em meio à floresta, o vilarejo é cercado por uma grade para evitar que bi