Pular para o conteúdo principal

O QUE É TER FÉ?

O que explica a religiosidade humana? Em plena era da clonagem, dos transplantes de órgãos e da internet, milhões de pessoas buscam apoio em " uma força Superior" que comande todo o Universo, inclusive suas próprias existências. 

No Brasil, mais de 90% da população crê em DEUS, segundo dados do IBGE. Os números não deixam dúvidasde que o poder da fé global e que, ao contrário do que se acreditava no início do século 20, nem mesmo a secularização da educação, aliada ao avanço da ciência e da tecnologia, foram suficientes para diminuir a presença de DEUS na vida humana. 

Porque essa necessidade de ter fé??

A fé e a relogiosidade procuram responder aquilo que o ser humano desconhece, proporcionando a certeza de que há um SER SUPERIOR amparando e fortalecendo, ajudando na conquista de seus objetivos Na tentativa de nos sertirmos seguros e de amenizar nossas angústias e sofrimentos, buscamos forças em algum lugar. Este lugar pode ser dentro de nós mesmos, numa Divindade, num Ser Superior que ninguém vê, mas que todos acreditam e que nos conforta com relação às perguntas que não possuem fundamento, como: de onde viemos, o que estamos fazendo aqui e para onde vamos depois da morte.

  As pessoas não precisam de evidências físicas para acreditar em DEUS. A fé se fundamenta na revelação. A fé não se opõe à Ciência, mas fé é antes de tudo, dom de DEUS e resposta do ser humano a DEUS que se revela. O fato de tantas pessoas acreditarem em algo intangível não significa que este não seja real. Muitas pessoas acreditam em coisas que não podem atingir pelos sentidos e nem por isso essas coisas deixam de existir ou ser verdadeiras. A fé não é um absurdo. Ela tem fundamento sólido na revelação e em fatos, como por exemplo,na RESSURREIÇÃO de JESUS CRISTO.

Mas, o que distingue a fé do fanatismo que move muitas pessoas?? A fé é quando as pessoas acreditam em alguma coisa, mas respeitam a convicção e as crenças dos outros. Fanatismo é quando você acha que aquilo que você acredita é a única verdade existente no mundo. Fanatismo, também o é, a exaltação de uma crença e não tem uma visão objetive e serena das coisas, por isso é cego e intolerante. 

Tendo, pois, em que acreditar no dia-a-dia, a fé ampara as pessoas nas suas dificuldades. A fé está vinculada à busca de segurança em alguém ou algo que é considerado o centro da vida humana; procuramos algo para amar e que nos ame algo para valorizar, e que nos dê valor, algo p/ honrar e respeitar e que tenha o poder de sustentar nosso ser. A fé, se relaciona de maneira unilateral com os verbos: acreditar, confiar ou apostar. Isto é, se alguém tem fé em algo, então acredita, confia e aposta nisso!!

Ter fé é nutrir um sentimento de afeição pelo que se acredita. Penso, que é impossível, viver sem fé!!!

Realmente, é impossível viver sem fé, porque é ela que dá sentido à vida! A fé manifesta a adesão pessoal a DEUS e aos seus desígnios. A religiosidade pode ajudar ou predispor p/ a fé. Mas, a fé dá sentido à vida e estabelece critérios de conduta, normas de comportamentos, favorece a busca de valores verdadeiros e duradouros.

A maioria das igrejas apresentam Cristo como Salvador, mas junto com Ele um pacote de regras como se a salvação dependesse delas, uma série de complementos, de emendas ao sacrifício de Cristo. Para muitos, o sacrifício ainda é uma demonstração pessoal da fé, envolve renúncia, por isso dói, incomoda. No entanto, chama a atenção de DEUS.

O que move as pessoas em torno deste sentimento que é difícil explicar é o fato de que ela ajuda a superar problemas e frustrações porque leva as pessoas para além do imediatismo das coisas materiais. A fé não é crendice nem magia, nem fuga da vida ou realidade.

Fonte: mensagem de TIFANI

Comentários

Mensagem

Mensagem

Postagens mais visitadas deste blog

PROGRAMA QUALIDADE TOTAL 5 S

O 5S ou  House keeping  é um conjunto de técnicas desenvolvidas no Japão e utilizadas inicialmente pelas donas-de-casa japonesas para envolver todos os membros da família na administração e organização do lar.     No final dos anos 60, quando os industriais japoneses começaram a implantar o sistema de qualidade total (QT) nas suas empresas, perceberam que o 5S seria um programa básico para o sucesso da QT.  O Programa recebeu esse nome devido às iniciais das cinco palavras japonesas que sintetizam as cinco etapas do programa: Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke, mas para a adequação à língua portuguesa adotou-se os 5 sensos: de utilização, de ordenação, de limpeza, de saúde e autodisciplina.  O Programa 5S será definido na instituição como:  Seiri - Senso de Organização: a arte de descartar fora coisas sem uso; Seiton - Senso de Arrumação: a arte de cada coisa no seu lugar para pronto uso; Seiso - Senso de Limpeza: a arte de tirar não sujar; Seiketsu -Senso de Padroniza

OURILANDIA DO NORTE 2011 - AVENIDA PRINCIPAL

Essa foto mostra como está a Avenida principal de Ourilândia do Norte à noite. Ela foi registrada às 19:23h, horário local e mostra a Av. das Nações, agora iluminada. O registro foi feito pouco antes da Praça das Crianças sentido Tucumã - Ourilândia.  Características da foto: Panasonic ZS-7 Distância focal de 22mm Diafragma em f/4.5 Tempo de exposição de 0,6 segundos Velocidade ISO em 400 Fonte: Fotógrafo Arlindo Carvalho (fotografoarlindocarvalho@yahoo.com.br)

SERRA DOS CARAJÁS, VILA RESIDENCIAL DA VALE, AEROPORTO DE PARAUAPEBAS

A Serra dos Carajás fica localizada no Parque Ecológico de Carajás, na cidade de Parauapebas, Pará. Na serra está localizada a maior mina de ferro a céu aberto do mundo, explorada hoje pela VALE. A mina de ferro de Carajás não é conhecida apenas pelo seu tamanho, mas também pela qualidade do minério de ferro extraído, que é hoje considerado o mais puro do mundo. Para entrar no Parque Ecológico do Carajás é preciso passar pela primeira portaria se identificar e percorrer mais 15 quilômetros para atingir 700 metros acima do nível do mar, o visitante se depara com uma bifurcação no alto da serra. À esquerda está o Núcleo de Carajás, uma pequena vila construída durante o regime militar e onde vivem cerca de seis mil pessoas, a maioria funcionários da Vale. Ao chegar neste núcleo passamos por mais uma portaria, desta vez não precisamos nos cadastrar, mas possui segurança, muitas câmeras e vigia noite e dia. Erguida em meio à floresta, o vilarejo é cercado por uma grade para evitar que bi