O que explica a religiosidade humana? Em plena era da clonagem, dos transplantes de órgãos e da internet, milhões de pessoas buscam apoio em " uma força Superior" que comande todo o Universo, inclusive suas próprias existências.
No Brasil, mais de 90% da população crê em DEUS, segundo dados do IBGE. Os números não deixam dúvidasde que o poder da fé global e que, ao contrário do que se acreditava no início do século 20, nem mesmo a secularização da educação, aliada ao avanço da ciência e da tecnologia, foram suficientes para diminuir a presença de DEUS na vida humana.
Porque essa necessidade de ter fé??
A fé e a relogiosidade procuram responder aquilo que o ser humano desconhece, proporcionando a certeza de que há um SER SUPERIOR amparando e fortalecendo, ajudando na conquista de seus objetivos Na tentativa de nos sertirmos seguros e de amenizar nossas angústias e sofrimentos, buscamos forças em algum lugar. Este lugar pode ser dentro de nós mesmos, numa Divindade, num Ser Superior que ninguém vê, mas que todos acreditam e que nos conforta com relação às perguntas que não possuem fundamento, como: de onde viemos, o que estamos fazendo aqui e para onde vamos depois da morte.
As pessoas não precisam de evidências físicas para acreditar em DEUS. A fé se fundamenta na revelação. A fé não se opõe à Ciência, mas fé é antes de tudo, dom de DEUS e resposta do ser humano a DEUS que se revela. O fato de tantas pessoas acreditarem em algo intangível não significa que este não seja real. Muitas pessoas acreditam em coisas que não podem atingir pelos sentidos e nem por isso essas coisas deixam de existir ou ser verdadeiras. A fé não é um absurdo. Ela tem fundamento sólido na revelação e em fatos, como por exemplo,na RESSURREIÇÃO de JESUS CRISTO.
Mas, o que distingue a fé do fanatismo que move muitas pessoas?? A fé é quando as pessoas acreditam em alguma coisa, mas respeitam a convicção e as crenças dos outros. Fanatismo é quando você acha que aquilo que você acredita é a única verdade existente no mundo. Fanatismo, também o é, a exaltação de uma crença e não tem uma visão objetive e serena das coisas, por isso é cego e intolerante.
Tendo, pois, em que acreditar no dia-a-dia, a fé ampara as pessoas nas suas dificuldades. A fé está vinculada à busca de segurança em alguém ou algo que é considerado o centro da vida humana; procuramos algo para amar e que nos ame algo para valorizar, e que nos dê valor, algo p/ honrar e respeitar e que tenha o poder de sustentar nosso ser. A fé, se relaciona de maneira unilateral com os verbos: acreditar, confiar ou apostar. Isto é, se alguém tem fé em algo, então acredita, confia e aposta nisso!!
Realmente, é impossível viver sem fé, porque é ela que dá sentido à vida! A fé manifesta a adesão pessoal a DEUS e aos seus desígnios. A religiosidade pode ajudar ou predispor p/ a fé. Mas, a fé dá sentido à vida e estabelece critérios de conduta, normas de comportamentos, favorece a busca de valores verdadeiros e duradouros.
A maioria das igrejas apresentam Cristo como Salvador, mas junto com Ele um pacote de regras como se a salvação dependesse delas, uma série de complementos, de emendas ao sacrifício de Cristo. Para muitos, o sacrifício ainda é uma demonstração pessoal da fé, envolve renúncia, por isso dói, incomoda. No entanto, chama a atenção de DEUS.
O que move as pessoas em torno deste sentimento que é difícil explicar é o fato de que ela ajuda a superar problemas e frustrações porque leva as pessoas para além do imediatismo das coisas materiais. A fé não é crendice nem magia, nem fuga da vida ou realidade.
Fonte: mensagem de TIFANI
Comentários