Pular para o conteúdo principal

TERMOS TÉCNICOS E PALAVRAS INTERESSANTES

Amigos, hoje fiz uma pesquisa sobre algumas palavras e termos técnicos presentes em divulgação de empresas que lemos mas temos dúvidas a respeito. Muitas vezes pensamos em pesquisar mas são tantas as tarefas diárias  que só nos lembramos delas quando aparecerem novamente. São palavras que me deixaram curiosa.

TENACIDADE - Tenacidade é a energia mecânica, ou seja, o impacto necessário para levar um material à ruptura. Tenacidade é uma medida de quantidade de energia que um material pode absorver antes de fraturar.


STAKEHOLDERS - Stakeholder (em português, parte interessada ou interveniente), é um termo usado em diversas áreas como administração e arquitetura de software referente as partes interessadas que devem estar de acordo com as práticas de governança corporativa executadas pela empresa.


KONW-HOW - é o conhecimento de como executar alguma tarefa. O know-how é diferente de outros tipos do conhecimento tais como o conhecimento proposicional que pode diretamente ser aplicado a uma tarefa. O conhecimento processual sobre resolver problemas difere do conhecimento proposicional sobre resolver um problema. Para o exemplo, em alguns sistemas legais, este conhecimento ou know-how estiveram considerados a propriedade intelectual de uma companhia, e podem ser transferidos quando essa companhia compra. Uma limitação do conhecimento processual é seu trabalho-dependência; assim tende a ser menos geral do que o conhecimento proposicional. Para o exemplo, um perito de computador pode ter o conhecimento sobre um algoritmo do computador em línguas múltiplas, ou no pseudocódigo, visto que um programador Visual Basic pode somente saber sobre uma execução específica desse algoritmo, escrito naquela linguagem de programação específica. Assim a perícia e a experiência manual do programador Visual Basic puderam ser do valor comercial somente aos job-shops deMicrosoft, para o exemplo. Uma vantagem do conhecimento processual é que pode envolver mais sentidos, tais como a experiência manual, prática em resolver problemas, ou a compreensão das limitações de uma solução específica. Assim o know-how pode frequentemente sobrepor-se à teoria.

ISO 14001 - A ISO 14001 é uma norma internacionalmente reconhecida que define o que deve ser feito para estabelecer um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) efetivo. A norma é desenvolvida com objetivo de  criar o equilíbrio entre a manutenção da rentabilidade e a redução do impacto ambiental; com o comprometimento de toda a organização. Com ela é possível que sejam atingidos ambos objetivos.

O que está na ISO 14001:
  • Requisitos gerais
  • Política ambiental
  • Planejamento da implementação e operação
  • Verificação e ação corretiva
  • Análise crítica pela administração

LAIA - LEVANTAMENTO DOS ASPECTOS E IMPACTOS AMBIENTAIS - O LAIA é um requisito fundamental na fase de Planejamento de um SGA, consistindo numa série de procedimentos que, quanto operacionalizados, permitem traçar o perfil de interação entre uma organização e o meio ambiente que a circunda. A identificação dos aspectos e impactos ambientais associados às atividades, processos e produtos, portanto, é uma das etapas mais importantes do SGA, uma vez que tal atividade estabelece as bases para a sua credibilidade do sistema. A identificação dos aspectos e impactos é importante especialmente para realização da avaliação de desempenho ambiental da organização. O LAIA é, portanto, uma das primeiras etapas que a empresa precisa realizar para iniciar a implantação do de um Sistema de Gestão Ambiental. É a fase de diagnosticar e avaliar a situação atual da empresa. Neste ponto podemos nos basear e analisar a norma ISO 14031 – Avaliação de Desempenho Ambiental – Diretrizes Gerais.

ORE DRYNG- secagem de minério

CALCINING-  é um processo de tratamento térmico aplicado a minérios e outros materiais sólidos, a fim de provocar uma decomposição térmica, transição de fase , ou a remoção de uma fração volátil. O processo de calcinação ocorre normalmente em temperaturas abaixo do ponto de fusão dos materiais do produto. Calcinação deve ser distinguido de assar , em que mais complexo gás-sólido reações ocorrem entre a atmosfera do forno e os sólidos.


PROJETO FAST TRACKING- Uma técnica de compressão do cronograma de um projeto específico que altera a lógica de rede para sobrepor fases que normalmente seriam realizadas em seqüência, como a fase de projeto e a fase de construção, ou para realizar atividades do cronograma em paralelo. ”


CULTURA EM SSO- Single Sign On (SSO) - é definido como um único ponto de entrada, ou seja, um usuário apenas necessita se autenticar uma unica vez, para posteriormente, permitir o acesso automaticamente às diversas aplicações externas, sem a necessidade de recordar seu login e senha em cada sistema. Os produtos de SSO contêm um sistema de sincronização da sua senha com a do cliente ou então um sistema de integração com os sistemas de rede. Como diferentes aplicações e recursos suportam mecanismos de autenticação diferentes, o único sign-on tem que internamente traduzir a e armazenar as credenciais diferentes comparadas ao que é usado para a autenticação inicial.

TREINAMENTO ON THE JOB- Utilizar a rotina, dentro das tarefas prática de um indivíduo. Sem retirá-lo para a sala de aula. Como um estágio prático superviosanado diretamente.

Comentários

Severino disse…
Muito tecnico!!!

Mensagem

Mensagem

Postagens mais visitadas deste blog

MINERAÇÃO ONÇA PUMA -OBRA 273 - OURILANDIA DO NORTE - PARÁ

MARÇO/2010 TRANSPORTADORES DE CORREIA -                VENTILADORES EM BAIXO DA GALERIA DREYER PRECIPITADORES SILOS DE PÓ, SILOS DE MINERIO SECO                                                                                                   CHAMINÉ GALPAO ESTOCAGEM DE EMERGENCIA DE MINERIO KILN LAVADOR DE GASES MÁQUINAS DE PÁTIO EMPILHADEIRA E RECUPERADORA MONTAGEM DO 4. PRECIPITADOR EM MONTAGEM PRECIPITADORES PRECIPITADORES SILOS DE PÓ, SILOS DE MINERIO SECO SISTEMA DE REFRIGERAÇÃO DE AGUA - ASPIRAL

CIRURGIA PARA VOLTAR A OUVIR - IMPLANTE COCLEAR

O MILAGRE DA AUDIÇÃO IMPLANTE COCLEAR OU "OUVIDO BIONICO" Crianças e adultos vítimas de surdez profunda e sem poder aquisitivo para bancar uma cirurgia corretiva podem ter esperanças de voltar a escutar. Basta que o implante coclear seja indicado para o seu tipo de problema. Isso por que o SUS (Sistema Único de Saúde) já oferece esse tipo de operação em hospitais de São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Rio Grande do Norte. Desde 1990, 700 pessoas já foram beneficiadas. Em breve, o Rio de Janeiro também entrará na lista com o credenciamento do Hospital Gafrée e Guinle pelo Ministério da Saúde. A cirurgia é indicada para pessoas que não podem usar aparelhos auditivos convencionais.“É um procedimento de alta complexidade e o Sistema Único de Saúde arca com os todos os custos”, explica o Dr. Fernando Portinho, otorrinolaringologista, professor da Escola de Medicina da UNIRIO (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro) e coordenador do projeto.O tratamento com

FAMILIA GUERARD, GHERARDI, GERARDI, GIRARDI

MINHA ÁRVORE GENEALÓGICA MEU NOME É MONIQUE, Meu tataravô ( LOURENÇO GHERARDI ) , minha tataravó ( ADELIA FERRAGATTI ) ele filho de ( LOURENÇO GHERARDI E DOROTEIA PERONO ), ela filha de ( GIACOMO FERRAGATTI E IRENE OZELIO) . meu bisavô materno ( LOURENçO FRANCISCO GHERARDI) e minha bisavó materna (VIRGINIA TAVARES ALBERGARIA GHERARDI ) , minha avó materna (ELZI GUERARDI NASCIMENTO) e meu avô materno (LUIZ GONZAGA DO NASCIMENTO), meus pais (MARIA DA GLORIA DO NASCIMENTO SOUZA e ADÃO HELIO DE SOUZA). Família Gerardi Em 06 de março de 1895 chegou ao porto de Santos, desembarcando do navio “ARNO” uma família vinda da região de Treviso, norte da Itália que se apresentou como  FAMÍLIA GIRARDI , mas por falha de grafia do oficial de registros da imigração o sobrenome passou a ser  GERARDI. Assim podemos considerar como origem da família o sobrenomeGIRARDI e a geração que que ficou no Estado de São Paulo, GERARDI. OLHA COMO É GRANDE A FAMILIA GUERARDI...  ESSES PARENTE