Pular para o conteúdo principal

TERMOS TÉCNICOS E PALAVRAS INTERESSANTES

Amigos, hoje fiz uma pesquisa sobre algumas palavras e termos técnicos presentes em divulgação de empresas que lemos mas temos dúvidas a respeito. Muitas vezes pensamos em pesquisar mas são tantas as tarefas diárias  que só nos lembramos delas quando aparecerem novamente. São palavras que me deixaram curiosa.

TENACIDADE - Tenacidade é a energia mecânica, ou seja, o impacto necessário para levar um material à ruptura. Tenacidade é uma medida de quantidade de energia que um material pode absorver antes de fraturar.


STAKEHOLDERS - Stakeholder (em português, parte interessada ou interveniente), é um termo usado em diversas áreas como administração e arquitetura de software referente as partes interessadas que devem estar de acordo com as práticas de governança corporativa executadas pela empresa.


KONW-HOW - é o conhecimento de como executar alguma tarefa. O know-how é diferente de outros tipos do conhecimento tais como o conhecimento proposicional que pode diretamente ser aplicado a uma tarefa. O conhecimento processual sobre resolver problemas difere do conhecimento proposicional sobre resolver um problema. Para o exemplo, em alguns sistemas legais, este conhecimento ou know-how estiveram considerados a propriedade intelectual de uma companhia, e podem ser transferidos quando essa companhia compra. Uma limitação do conhecimento processual é seu trabalho-dependência; assim tende a ser menos geral do que o conhecimento proposicional. Para o exemplo, um perito de computador pode ter o conhecimento sobre um algoritmo do computador em línguas múltiplas, ou no pseudocódigo, visto que um programador Visual Basic pode somente saber sobre uma execução específica desse algoritmo, escrito naquela linguagem de programação específica. Assim a perícia e a experiência manual do programador Visual Basic puderam ser do valor comercial somente aos job-shops deMicrosoft, para o exemplo. Uma vantagem do conhecimento processual é que pode envolver mais sentidos, tais como a experiência manual, prática em resolver problemas, ou a compreensão das limitações de uma solução específica. Assim o know-how pode frequentemente sobrepor-se à teoria.

ISO 14001 - A ISO 14001 é uma norma internacionalmente reconhecida que define o que deve ser feito para estabelecer um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) efetivo. A norma é desenvolvida com objetivo de  criar o equilíbrio entre a manutenção da rentabilidade e a redução do impacto ambiental; com o comprometimento de toda a organização. Com ela é possível que sejam atingidos ambos objetivos.

O que está na ISO 14001:
  • Requisitos gerais
  • Política ambiental
  • Planejamento da implementação e operação
  • Verificação e ação corretiva
  • Análise crítica pela administração

LAIA - LEVANTAMENTO DOS ASPECTOS E IMPACTOS AMBIENTAIS - O LAIA é um requisito fundamental na fase de Planejamento de um SGA, consistindo numa série de procedimentos que, quanto operacionalizados, permitem traçar o perfil de interação entre uma organização e o meio ambiente que a circunda. A identificação dos aspectos e impactos ambientais associados às atividades, processos e produtos, portanto, é uma das etapas mais importantes do SGA, uma vez que tal atividade estabelece as bases para a sua credibilidade do sistema. A identificação dos aspectos e impactos é importante especialmente para realização da avaliação de desempenho ambiental da organização. O LAIA é, portanto, uma das primeiras etapas que a empresa precisa realizar para iniciar a implantação do de um Sistema de Gestão Ambiental. É a fase de diagnosticar e avaliar a situação atual da empresa. Neste ponto podemos nos basear e analisar a norma ISO 14031 – Avaliação de Desempenho Ambiental – Diretrizes Gerais.

ORE DRYNG- secagem de minério

CALCINING-  é um processo de tratamento térmico aplicado a minérios e outros materiais sólidos, a fim de provocar uma decomposição térmica, transição de fase , ou a remoção de uma fração volátil. O processo de calcinação ocorre normalmente em temperaturas abaixo do ponto de fusão dos materiais do produto. Calcinação deve ser distinguido de assar , em que mais complexo gás-sólido reações ocorrem entre a atmosfera do forno e os sólidos.


PROJETO FAST TRACKING- Uma técnica de compressão do cronograma de um projeto específico que altera a lógica de rede para sobrepor fases que normalmente seriam realizadas em seqüência, como a fase de projeto e a fase de construção, ou para realizar atividades do cronograma em paralelo. ”


CULTURA EM SSO- Single Sign On (SSO) - é definido como um único ponto de entrada, ou seja, um usuário apenas necessita se autenticar uma unica vez, para posteriormente, permitir o acesso automaticamente às diversas aplicações externas, sem a necessidade de recordar seu login e senha em cada sistema. Os produtos de SSO contêm um sistema de sincronização da sua senha com a do cliente ou então um sistema de integração com os sistemas de rede. Como diferentes aplicações e recursos suportam mecanismos de autenticação diferentes, o único sign-on tem que internamente traduzir a e armazenar as credenciais diferentes comparadas ao que é usado para a autenticação inicial.

TREINAMENTO ON THE JOB- Utilizar a rotina, dentro das tarefas prática de um indivíduo. Sem retirá-lo para a sala de aula. Como um estágio prático superviosanado diretamente.

Comentários

Mensagem

Mensagem

Postagens mais visitadas deste blog

PROGRAMA QUALIDADE TOTAL 5 S

O 5S ou  House keeping  é um conjunto de técnicas desenvolvidas no Japão e utilizadas inicialmente pelas donas-de-casa japonesas para envolver todos os membros da família na administração e organização do lar.     No final dos anos 60, quando os industriais japoneses começaram a implantar o sistema de qualidade total (QT) nas suas empresas, perceberam que o 5S seria um programa básico para o sucesso da QT.  O Programa recebeu esse nome devido às iniciais das cinco palavras japonesas que sintetizam as cinco etapas do programa: Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke, mas para a adequação à língua portuguesa adotou-se os 5 sensos: de utilização, de ordenação, de limpeza, de saúde e autodisciplina.  O Programa 5S será definido na instituição como:  Seiri - Senso de Organização: a arte de descartar fora coisas sem uso; Seiton - Senso de Arrumação: a arte de cada coisa no seu lugar para pronto uso; Seiso - Senso de Limpeza: a arte de tirar não sujar; Seiketsu -Senso de Padroniza

OURILANDIA DO NORTE 2011 - AVENIDA PRINCIPAL

Essa foto mostra como está a Avenida principal de Ourilândia do Norte à noite. Ela foi registrada às 19:23h, horário local e mostra a Av. das Nações, agora iluminada. O registro foi feito pouco antes da Praça das Crianças sentido Tucumã - Ourilândia.  Características da foto: Panasonic ZS-7 Distância focal de 22mm Diafragma em f/4.5 Tempo de exposição de 0,6 segundos Velocidade ISO em 400 Fonte: Fotógrafo Arlindo Carvalho (fotografoarlindocarvalho@yahoo.com.br)

SERRA DOS CARAJÁS, VILA RESIDENCIAL DA VALE, AEROPORTO DE PARAUAPEBAS

A Serra dos Carajás fica localizada no Parque Ecológico de Carajás, na cidade de Parauapebas, Pará. Na serra está localizada a maior mina de ferro a céu aberto do mundo, explorada hoje pela VALE. A mina de ferro de Carajás não é conhecida apenas pelo seu tamanho, mas também pela qualidade do minério de ferro extraído, que é hoje considerado o mais puro do mundo. Para entrar no Parque Ecológico do Carajás é preciso passar pela primeira portaria se identificar e percorrer mais 15 quilômetros para atingir 700 metros acima do nível do mar, o visitante se depara com uma bifurcação no alto da serra. À esquerda está o Núcleo de Carajás, uma pequena vila construída durante o regime militar e onde vivem cerca de seis mil pessoas, a maioria funcionários da Vale. Ao chegar neste núcleo passamos por mais uma portaria, desta vez não precisamos nos cadastrar, mas possui segurança, muitas câmeras e vigia noite e dia. Erguida em meio à floresta, o vilarejo é cercado por uma grade para evitar que bi