Cada vez há maior preocupação com o bem-estar da população e por isso, os governos investem em legislações e controles de qualidade para garantir que a população consome ou compra o máximo possível de produtos de qualidade, para manter índices de satisfação e de saúde positivos.
O Inspetor de Qualidade investiga e inspeciona determinado produto, fábrica, estabelecimento ou negócio para confirmar que as suas atividades e qualidade estão de acordo com os padrões regulamentados para garantir a segurança, satisfação e saúde do cliente direto ou indireto.
A norma ISO 9000 define qualidade como “todas as características de um produto ou serviço que são exigidas pelo consumidor” e o manejo de qualidade como “o que a organização necessita assegurar que seu produto tem em conformidade com as exigências do consumidor” (2000).
Já a norma NBR ISO-8402 / 1986 define qualidade como sendo: "Totalidade de características de uma entidade que lhe confere a capacidade de satisfazer as necessidades explícitas e implícitas".
"Qualidade é alcançar a excelência". Um pensamento de Aristóteles poderia ser o lema da nossa qualidade pessoal: “Nós somos o quê repetidamente fazemos. Excelência, Portanto, não é um ato... mas um hábito”. Os preceitos da qualidade não pretendem melhorar um produto e sim dar conformidade aos requisitos previamente definidos.
SER UM INSPETOR DE QUALIDADE
Um inspetor de qualidade compara se o produto, ou serviço final está feito de acordo com o que foi planejado, estabelecido pelo projeto, em conformidade com normas, tabelas ou pedido. Avaliação das características físicas: visuais, dimensionais, de resistência e funcionais atraves de ensaios ou testes que podem ser destrutivos ou não, dependendo do tipo de produto pode ser avaliado 100% ou seja um por um, ou estatísticamente, ou seja por amostragem que pode ser periódica ou aleatória para o caso de produto.
No caso se serviços é avaliado se atende ou não a expectativa do prestador e do cliente ou consumidor. A inspeção utiliza ferramentas próprias: gabaritos, bancos de teste, dispositivos, planilhas, cronogramas, relatórios, cartões, etc. Que reflete a qualidade na sua abrangência desde que foi produzido, até o prazo de validade do mesmo, ou se serviço ou produto de consumo se não há insatisfação do cliente final.
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