Pular para o conteúdo principal

PROJETOS - AULA 1

O que é um projeto? 
É um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. Os projetos e as operações diferem, principalmente, no fato de que os projetos são temporários e exclusivos, enquanto as operações são contínuas e repetitivas; Seu conjunto de atividades tem um ponto inicial e um resultado final definidos. Perseguem uma meta definida e um conjunto definitivo de recursos.

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES
- Os projetos são temporários
- Possuem equipe multidisciplinar e temporária
- Devem ser progressivamente elaborados.
- Devem ter propósitos definidos
- Ações não rotineiras e não repetitivas
- São interdependentes
- Devem mediar conflitos
- Devem criar um produto ou serviço singular
- Agregar valor à empresa e aos negócios.

Todo projeto tem origem em um ou mais estímulos externos ou internos da organização que podem ser:
- Fatores Isolados - legislação, expansão de instalação etc
- Um novo produto e um novo serviço: normalmente são criados em decorrência de uma necessidades da empresa em minimizar suas deficiências ou em aproveitar suas potencialidades. Também são utilizados para amenizar as ameaças ou aproveitar uma oportunidade de mercado.

Em resumo: O projeto surge para atender a uma demanda ou uma oferta.

EVOLUÇÃO HISTÓRICA

ERA AGRÍCOLA - inúmeros projetos admirados por todos nós: "As pirâmides egípcias, a muralha da China, as expedições terrestres e marítimas, as grandes embarcações etc." O trabalho era realizado pelas pessoas e animais e posteriormente passaram a ser empregados algumas formas de energia. Os projetos eram informais, tendo contudo os elementos essenciais para um projeto.

ERA INDUSTRIAL- marcada pela Revolução Industrial pouco antes do século XIX. Contava com as máquinas como meio de produção e formas de geração de energia.

ERA TECNOLÓGICA- Inicio em meados de 1975 com o término em 1995 - Gerenciamento voltado para os mecanismos regulatórios do mercado. Ou seja, o lucro como objetivo e preços competitivos;

ERA DO CONHECIMENTO- meados de 2000 até hoje.  Possui gerenciamento através da aquisição e conhecimento de formas progressivas e delegação de poder a equipe.

Hoje em dia, a rapidez que as mudanças acontecem no ambiente empresarial tem levado um número cada vez maior de empresas a executarem projetos no seu dia a dia.
- Competitividade acerrada
- Margem de lucro estreita
- Clientes exigentes
- Avanços tecnológicos

Gerenciar bem os projetos dentro de uma empresa, sejam eles o gerenciamento de um produto, a abertura de uma nova filial, a readequação de um processo produtivo, ou a implantação de uma nova tecnologia, tornou-se não apenas um diferencial competitivo, mas sobretudo uma questão de sobrevivência por isso a maior procura nos profissionais que saibam gerenciar projetos.

Em maior ou menor grau os projetos tem algum desses elementos em comum:
- Um objetivo
-Complexibilidade
-Unicidade
- Incerteza
- Natureza temporária.
- Ciclo de vida

Comentários

JoeFather disse…
Gostei da dica!

Parabéns pelo blog!

Abraços renovados!

Mensagem

Mensagem

Postagens mais visitadas deste blog

MINERAÇÃO ONÇA PUMA -OBRA 273 - OURILANDIA DO NORTE - PARÁ

MARÇO/2010 TRANSPORTADORES DE CORREIA -                VENTILADORES EM BAIXO DA GALERIA DREYER PRECIPITADORES SILOS DE PÓ, SILOS DE MINERIO SECO                                                                                                   CHAMINÉ GALPAO ESTOCAGEM DE EMERGENCIA DE MINERIO KILN LAVADOR DE GASES MÁQUINAS DE PÁTIO EMPILHADEIRA E RECUPERADORA MONTAGEM DO 4. PRECIPITADOR EM MONTAGEM PRECIPITADORES PRECIPITADORES SILOS DE PÓ, SILOS DE MINERIO SECO SISTEMA DE REFRIGERAÇÃO DE AGUA - ASPIRAL

CIRURGIA PARA VOLTAR A OUVIR - IMPLANTE COCLEAR

O MILAGRE DA AUDIÇÃO IMPLANTE COCLEAR OU "OUVIDO BIONICO" Crianças e adultos vítimas de surdez profunda e sem poder aquisitivo para bancar uma cirurgia corretiva podem ter esperanças de voltar a escutar. Basta que o implante coclear seja indicado para o seu tipo de problema. Isso por que o SUS (Sistema Único de Saúde) já oferece esse tipo de operação em hospitais de São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Rio Grande do Norte. Desde 1990, 700 pessoas já foram beneficiadas. Em breve, o Rio de Janeiro também entrará na lista com o credenciamento do Hospital Gafrée e Guinle pelo Ministério da Saúde. A cirurgia é indicada para pessoas que não podem usar aparelhos auditivos convencionais.“É um procedimento de alta complexidade e o Sistema Único de Saúde arca com os todos os custos”, explica o Dr. Fernando Portinho, otorrinolaringologista, professor da Escola de Medicina da UNIRIO (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro) e coordenador do projeto.O tratamento com

FAMILIA GUERARD, GHERARDI, GERARDI, GIRARDI

MINHA ÁRVORE GENEALÓGICA MEU NOME É MONIQUE, Meu tataravô ( LOURENÇO GHERARDI ) , minha tataravó ( ADELIA FERRAGATTI ) ele filho de ( LOURENÇO GHERARDI E DOROTEIA PERONO ), ela filha de ( GIACOMO FERRAGATTI E IRENE OZELIO) . meu bisavô materno ( LOURENçO FRANCISCO GHERARDI) e minha bisavó materna (VIRGINIA TAVARES ALBERGARIA GHERARDI ) , minha avó materna (ELZI GUERARDI NASCIMENTO) e meu avô materno (LUIZ GONZAGA DO NASCIMENTO), meus pais (MARIA DA GLORIA DO NASCIMENTO SOUZA e ADÃO HELIO DE SOUZA). Família Gerardi Em 06 de março de 1895 chegou ao porto de Santos, desembarcando do navio “ARNO” uma família vinda da região de Treviso, norte da Itália que se apresentou como  FAMÍLIA GIRARDI , mas por falha de grafia do oficial de registros da imigração o sobrenome passou a ser  GERARDI. Assim podemos considerar como origem da família o sobrenomeGIRARDI e a geração que que ficou no Estado de São Paulo, GERARDI. OLHA COMO É GRANDE A FAMILIA GUERARDI...  ESSES PARENTE