Pular para o conteúdo principal

A CHEGADA EM OURILANDIA


Como chegamos em Ourilandia á noite só fomos conhecer a cidade no outro dia. Saímos para um passeio logo cedo. A primeira impressão que tive é que estava em uma cidade do litoral. Muito quente, uma rua longa e a sensação é que se andarmos até o final da rua encontraremos o mar. Só que estamos a quilômetros do litoral. Essa impressão é por causa do calor, da claridade.


A cidade está em construção ainda. Basicamente o comercio fica na avenida principal da cidade. Em 1980 o município de Ourilândia do Norte foi constituído com a implantação do Projeto Tucumã e colonização particular de Andrade Gutierrez. Em decorrência dos atrativos da região, que possui terra boa e muito ouro, chegaram pessoas de várias regiões do país, porém, o Projeto Tucumã selecionava as pessoas para se estabelecerem na região. Os que não possuíam condições financeiras de adquirir lotes de terra entravam na seleção do projeto. Essas pessoas se aglomeraram próximo à guarita posta pelos Diretores do Projeto Tucumã e construíram barracos de lona de pau-a-pique, por isso o primeiro nome de Ourilândia do Norte foi Gurita. A área da sede municipal era de posse do Fazendeiro e piloto, Ernesto. A terra foi solicitada pelo GETAT, organizadora do loteamento, para urbanização do povoado às margens da rodovia PA-279, nos limites do Projeto Tucumã.

Andamos por toda a cidade, conhecemos os comercios, as pessoas.
Nos surpriendemos com o fato de aqui as pessoas não usarem capacete para pilotar, nos falaram que isso foi para evitar assaltos, e olhando por esse lado faz sentido. Mas os incrivel mesmo foi ver quantas pessoas cabem em uma moto. 2, 3,4, e até 5. Vimos também mulheres elegantemente sentadas de lado nas motos o que me lembrou os filmes de época onde vemos mulheres cavalgando sentadas de lado. Vimos crianças pequenas e até bebês sendo transportados em motos. E como tem moto aqui!!!!!! Parece que tem mais motos que moradores.

Aprendemos muito já no primeiro dia sobre a história do povo ourilandense que é marcada por movimentos sociais, pela resistência às dificuldades e pela busca de conquistas por melhores condições de vida. Já surgiram diversas greves pacíficas reivindicando o fim do Projeto Tucumã e a redistribuição das terras para reforma agrária, melhoria das estradas, ligação de energia elétrica e pavimentação da PA-279 entres outros, também importantes.

Comentários

Anônimo disse…
Ei ardorei conhecer um pouco dessa cidade. Logo logo estarei aí.
Anônimo disse…
Oi Monique ,gostei muito de saber mais sobre sua cidade,e se for possível,me add aí no seu msn,pois tenho interesses proficionais nessa cidade é gostaria muito de saber mais sobre ela.Meu end é:marci_stm@hotmail.com,por favor me mande mais fotos.Obrigada.

Mensagem

Mensagem

Postagens mais visitadas deste blog

PROGRAMA QUALIDADE TOTAL 5 S

O 5S ou  House keeping  é um conjunto de técnicas desenvolvidas no Japão e utilizadas inicialmente pelas donas-de-casa japonesas para envolver todos os membros da família na administração e organização do lar.     No final dos anos 60, quando os industriais japoneses começaram a implantar o sistema de qualidade total (QT) nas suas empresas, perceberam que o 5S seria um programa básico para o sucesso da QT.  O Programa recebeu esse nome devido às iniciais das cinco palavras japonesas que sintetizam as cinco etapas do programa: Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke, mas para a adequação à língua portuguesa adotou-se os 5 sensos: de utilização, de ordenação, de limpeza, de saúde e autodisciplina.  O Programa 5S será definido na instituição como:  Seiri - Senso de Organização: a arte de descartar fora coisas sem uso; Seiton - Senso de Arrumação: a arte de cada coisa no seu lugar para pronto uso; Seiso - Senso de Limpeza: a arte de tirar não sujar; Seiketsu -Senso de Padroniza

OURILANDIA DO NORTE 2011 - AVENIDA PRINCIPAL

Essa foto mostra como está a Avenida principal de Ourilândia do Norte à noite. Ela foi registrada às 19:23h, horário local e mostra a Av. das Nações, agora iluminada. O registro foi feito pouco antes da Praça das Crianças sentido Tucumã - Ourilândia.  Características da foto: Panasonic ZS-7 Distância focal de 22mm Diafragma em f/4.5 Tempo de exposição de 0,6 segundos Velocidade ISO em 400 Fonte: Fotógrafo Arlindo Carvalho (fotografoarlindocarvalho@yahoo.com.br)

SERRA DOS CARAJÁS, VILA RESIDENCIAL DA VALE, AEROPORTO DE PARAUAPEBAS

A Serra dos Carajás fica localizada no Parque Ecológico de Carajás, na cidade de Parauapebas, Pará. Na serra está localizada a maior mina de ferro a céu aberto do mundo, explorada hoje pela VALE. A mina de ferro de Carajás não é conhecida apenas pelo seu tamanho, mas também pela qualidade do minério de ferro extraído, que é hoje considerado o mais puro do mundo. Para entrar no Parque Ecológico do Carajás é preciso passar pela primeira portaria se identificar e percorrer mais 15 quilômetros para atingir 700 metros acima do nível do mar, o visitante se depara com uma bifurcação no alto da serra. À esquerda está o Núcleo de Carajás, uma pequena vila construída durante o regime militar e onde vivem cerca de seis mil pessoas, a maioria funcionários da Vale. Ao chegar neste núcleo passamos por mais uma portaria, desta vez não precisamos nos cadastrar, mas possui segurança, muitas câmeras e vigia noite e dia. Erguida em meio à floresta, o vilarejo é cercado por uma grade para evitar que bi