Pular para o conteúdo principal

EU TIVE ECLAMPSIA

A ECLAMPSIA

Hoje na escola me perguntaram porque eu tenho um filho apenas. Primeiramente porque fica muito complicado ter muitos filhos hoje em dia com o custo de vida tão alto. Mas devo confessar que o motivo maior foi porque quando fiquei grávida tive eclampsia. Foi um susto pra mim e pra minha família pois nunca tínhamos ouvido falar a respeito desse problema.

Minha gravidez estava sendo muito tranquila. Tinha um bom acompanhamento médico particular. O Rafael foi um filho muito desejado, e amado.

Mas num belo dia, estava trabalhando quando senti uma tonteira. . . imediatamente meus colegas de trabalho quiseram me dar café com sal achando que a minha pressão estava baixa, mas eu não aceitei porque o gosto é horrível. Fui então para casa e eu via luzinhas brilhantes a toda hora, depois comecei a sentir dor na nuca. Parei no posto médico mais próximo e de lá mesmo me encaminharam para o hospital. A pressão estava altíssima.

No hospital chamaram minha médica, Dra. Larissa. Desse dia em diante até o nascimento do Rafael minha vida virou do avesso. Foram dias revesando entre a cama de casa e o quarto do hospital, sempre deitada do lado direito ( até hoje não consigo mais dormir desse lado). E pior, ninguém me falava direito o que estava acontecendo. Me enxiam de paparicos, cortaram o sal da minha comida, mas explicação mesmo. . . nada.

O QUE É ECLAMPSIA e PRÉ- ECLAMPSIA = Eclampsia é a forma mais grave da doença pré-eclampsia. A doença é caracterizada pela pressão alta e presença de proteína na urina. Geralmente acontece na segunda metade da gravidez . A causa é desconhecida. Na pré-eclampsia grave, além do aumento da pressão arterial e proteinúria, inchaço, pode-se notar dor de cabeça, cansaço, sensação de ardor no estômago e alterações visuais ligeiras. Quando a eclampsia estiver iminente acontecerá hemorragias vaginais e diminuição dos movimentos do seu bebê.
O Risco: Possuem maiores riscos de adquirir a doença as mulheres que engravidam mais velhas ou muito novas, que estão grávidas pela primeira vez, que têm histórico de diabetes, pressão alta, pré-eclampsia ou eclampsia, se há alguém na família que já teve a pré-eclampsia, e obesas.

No meu caso nada disso se aplicou. Eu tinha 24 anos, pressão normal, não tenho diabetes, e ninguém na minha família teve a doença. Os dias se passavam, a ansiedade aumentava. Na cidade onde eu morava não havia hospital com CTI e nenhum médico quis assumir a responsabilidade de me operar. Os remédios não faziam mais efeito e a pressão não abaixava.

Fiz diversos exames para acompanhar o crescimento do bebê. Tomei remédios para que o pulmaozinho dele desenvolvesse mais rapidamente. E os dias se passavam . . .

Meu marido e meus pais já haviam me colocado na fila a espera de uma CTI , mas nada, a resposta era sempre a mesma, não há vagas. Foi então que Deus encaminhou anjos que salvaram minha vida.

Na época eu e meu marido trabalhávamos no Hotel Fazenda Pedra do Sino e a D. Nicédia que é proprietária do Hotel ligou para um amigo da famíla Dr. Artur Palhares que conseguiu pra mim uma vaga no Hospital das Clínicas em Belo Horizonte. Agradeço a esses dois anjos que embora eu esteja tão distante serei eternamente grata, pois segundo os médicos aquela seria minha ultima noite de vida.

No Hospital das Clínica UFMG fui recebida com tratamento VIP. Médicos maravilhosos e estagiários atenciosos. Desculpe se não me lembro do nome de todos mas agradeço a médica Dra. Caroline e sua equipe, a todas as enfermeiras pelo carinho.

Saímos de Lafaiete exatamente à meia noite e chegamos de ambulancia em BH em 1 hora. Os enfermeiros já me esperavam na recepção e fui direto de maca para me preparar para a cirurgia. Foi muito complicado pois não pegava a anestesia. Senti muita dor pois a cezárea teve que começar mesmo sem anestezia. Depois disso entrei em coma e só me lembro de acordar no quarto, cercada de carinho e de atenção, e com uma voz super grave. Até hoje minha voz ainda é grave, mas eu gosto dela assim.

No hospital estavam sempre ao meu lado meu Marido e minha mãe e isso foi essencial para minha recuperação. O Rafael nasceu pequenininho com 1,750 Kg mas com muita saúde graças a Deus. Hoje o Rafael está com 9 anos, saudável, inteligente e lindo!!!!!!!!!

Depois disso ficamos com medo de outra gestação e meu marido me deu a maior prova de amor do mundo. Para que eu não corresse risco novamente, e não precisasse me arriscar em outra cirurgia ele optou pela vazectomia.

Essa é a mais uma história da minha vida. Espero que tenham gostado!!!!

Comentários

Anônimo disse…
Eu tive eclampsia mais meu filho faleceu
estava no setimo mes,e nisso ele deslocou o pescoço e quebrou-se no meio,induziram o parto,e eu não posso mais engravidar
eclampsia eu sempre vou ter para sempre...
Anônimo disse…
019-9815-4104
preciso de respostas por que eclampsia eclampsia morte do meu filho,e agora será que posso engravidar novamente????
MONIQUE disse…
Oi amiga, meus sentimentos pelo seu anjinho. Não posso te dizer com certeza sobre seu caso, porque não sou especialista, sou apenas uma mulher que viveu esses momentos delicados; No meu caso, engravidar seria uma sentença de morte, por isso meu marido vez vazectomia; Agora o que posso te aconselhar é procurar um especialista porque essas respostas só mesmo depois de muitos exames vc terá um diagnóstico seguro. Agora eu e meu marido pensamos em no futuro adotar um ou uma filha, porque o que conta mesmo é o amor, o carinho, o dia a dia. Pensa nisso também... quem sabe seu anjinho lá de cima ficará muito feliz em saber que vcs estão cuidando de outros anjinhos que estão aqui precisando de todo esse amor que vcs tem guardado.... beijos e força ...
daniela disse…
oi pessoal me chamo daniela , acabei de perder o meu bebe estava com 5 meses (gestacional) devido a perda do liquido e da pressão alta , eu ainda estou morrendo de medo , de não mais engravidar ou ficar com alguma sequelas , por favor alguem pode me ajudar
MONIQUE disse…
Oi Daniela, meus sentimentos pelo seu anjinho. No meu caso, engravidar seria uma sentença de morte, por isso meu marido vez vazectomia; Agora o o ideal é procurar um especialista porque essas respostas só mesmo depois de muitos exames vc terá um diagnóstico seguro. O que me disseram é que depende do grau da Eclampsia e a gravidade, eu mesmo conheci uma mulher que teve 3 filhos normais depois de ter passado pela eclampsia e perdido o primeiro. Um caso nunca é igual ao outro. Beijos e força ...
Anônimo disse…
Boa Noite, me chamo Adriana eu tive eclâmpsia com 22 anos com 5 meses de gravidez o bebê morreu, depois com 24 anos engravidei fiz um Pré Natal muito bem acompanhado no Hospital das clinicas de SP no oitavo mês minha pressão subiu onde foi caracterizado a Pré eclâmpsia mas como fui muito bem monitorada pelo Pré natal fizeram meu parto no oitavo mês Guilherme nasceu saudável com 2250 e 42cm , hj tem 10 anos. Tenham fé amigas e tudo dará certo .
Anônimo disse…
TIVE ECLAMPSIA AOS 19 ANOS , HJ AOS 39 ESTOU A MINHA PRESSÃO NUNCA MAIS FOI A MESMA . FIQUEI HIPERTENSA , TIVE 3 FILHOS E DEUS SABE O Q PASSEI EM CADA GRAVDEZ. CONVIVO COM UMA ENXAQUECA(ACHO Q DEVIDO AO ECLAMPSIA) E FAÇO TRATAMENTO COM NEURO.
LAMENTO QUANDO FICO SABENDO QUE UMA MULHER CORRE O RISCO DE MORRER NA HORA DO PARTO,NAQUELE TEMPO EU NÃO SABIA O RISCO QUE PASSEI.BEIJOS!!!
Anônimo disse…
Olá Monique parabéns pelo seu bb lindo, Deus realmente fez um milagre na sua vida,assim como fez na minha, tenho 20 anos e tive eclampsia faz 20 dias, eu vi a morte de perto, fiquei cegapor um tempo...depois comecei a enxergar vultos e agora consigo ver melhor mas minha visão ainda não é a mesma e doi quando estou nna claridade, os médicos disseram q foi um milagre eu e minha bb ter sobrevivido e eu não ter ficado em coma, Jesus e minha mãe estavam o tempo todo comigo,,,, espero agora criar minha filhinha o nome dela é Francini Beatriz ...e peso a Deus que minha visão volte ao normal.Abraço grande tudo de mais lindoo!
tuka_universo disse…
Oi pessoal, Bom estou aqui para relatar a minha experiência com eclampsia...
Fiquei gravida com 15 anos de idade de meu primeiro filho, tive uma gestação normal, fiz exames pré-natal e fiz acompanhamento médico mensal, uma gravidez normal, embora eu tivesse apenas 15 anos.
Com 6 meses de gestação comecei a inchar muito, mais todos me falavam que era normal, acontece q fui inchando tanto que um dia levantei e não consegui descer as escadas de casa, não consegui ao menos fechar minhas pernas...
Fui levada ao médico e lá me informaram que minha pressão esta 18 não me lembro quanto estava a minima mais a alta estava 18...o médico me passou alguns medicamentos para abaixar a pressão, tive bons resultados com o remédio minha pressão abaixou e eu desinchei... como notei minha melhora parei então de tomar os medicamentos por conta própria.
tuka_universo disse…
continuando:
No dia em que eu ia passar no medico para minha consulta mensal e a penúltima consulta ja que eu estava de 8 meses, me levantei e senti tonturas, e uma dor forte na nuca, minha mãe perguntou se eu não queria ficar em casa pois não estava passando bem para sair e ela não poderia me acompanhar nesse dia. respondi que não pois gostava de ir nas consultas, em Campos do Jordão nessa época todas as consultas o médico fazia ultrassom, o aparelho ja ficava na sala do medico e eu gosta de ver meu bebe, então resolvi ir.
Ao chegar no ponto de ônibus comecei a perceber que não estava enxergando bem, umas luzinhas ficavam piscando na minha vista e dificultava minha visão. Quando cheguei próximo ao hospital ja não enxergava nada do meu lado esquerdo...
Ao chegar na recepção cometi o maior erro que quase me levou a morte. Não informei a enfermeira que estava passando mau, eu era muito nova, achei que estava com algum problema na visão, e como eu cheguei cedo e eu seria a primeira a ser atendida, resolvi sentar e esperar passar pelo médico e disse p mim mesma, após a consulta eu vou ate a sala do oftalmologista e informo o que esta acontecendo.
Uns minutos depois comecei a sentir minha boca seca, e logo en seguida comecei a sentir tonturas, depois disso lembro que cai no chão e lembro de ver pessoas a minha volta dizendo, qual seu nome, tenta ficar acordada, quantos anos voce tem? e depois apaguei...
tuka_universo disse…
continuando:
O médico falou que eu não deveria engravidar novamente, mais 3 anos depois engravidei a da minha filha, por causa do meu histórico médico tive um pré natal bem acompanhado, quando completei 8 meses de gestação da Samara senti fortes dores na nuca e fui internada, minha pressão esta muito alta e a médica me falou que eu estava com pré- eclampsia, e para não correr risco o médico resolveu retira-la, fez antes um exame do liquido da bolsa para ver se estava maduro, e então retirou ela no mesmo dia...
Sei que corri muito risco de vida, e se estou viva hoje é pela misericórdia de Deus, mais faria tudo novamente, pois não me arrependo das duas jóias que Deus me deu... Hoje tenho 29 anos, meu filho tem 13 anos e minha filha tem 10 anos...meu casamento anterior não foi bem sucedido, mais hoje Deus me deu de presente um marido, que amo muito e gostaria de ter mais um filho, não sei se posso ter eclampsia novamente, mais acredito que Deus é capaz de milagres orem por mim para que Deus nos dê essa benção que é um filho...
Unknown disse…
Bom dia Tuka, obrigada por dividir conosco essa história tão emocionante. Como passei por isso também sei o peso dessa emoção, sei que nos marca para sempre. Conheci mulheres que passaram por esses momentos mas não permaneceram aqui para contar. Somos muito abençoadas com certeza e você é uma vencedora, por passar duas vezes por essa provação e estar aqui pra contar. Um grande abraço e beijos a sua família que com certeza é muito amada por você e por Papai do Céu.
Anônimo disse…
Minha irmã teve eclampsia . A dela foi grave. Teve q ficar em coma induzido. Os médicos falavam q ela só ia acordar amanhã. Mas Deus e maravilhoso. Ela está consciente. Visão perfeita o bebê ta bem. Anna Sophia . milagre de Deus
Anônimo disse…
Olá!!!

Tive eclampsia com rotura hepática grave, os médicos me desenganaram dando 1% apenas de vida e com sequelas... fiquei em coma, 19 dias na UTI e 24 internada, Deus levou o meu filho e me devolveu a vida

Abraços ( Mara)

Mensagem

Mensagem

Postagens mais visitadas deste blog

PROGRAMA QUALIDADE TOTAL 5 S

O 5S ou  House keeping  é um conjunto de técnicas desenvolvidas no Japão e utilizadas inicialmente pelas donas-de-casa japonesas para envolver todos os membros da família na administração e organização do lar.     No final dos anos 60, quando os industriais japoneses começaram a implantar o sistema de qualidade total (QT) nas suas empresas, perceberam que o 5S seria um programa básico para o sucesso da QT.  O Programa recebeu esse nome devido às iniciais das cinco palavras japonesas que sintetizam as cinco etapas do programa: Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke, mas para a adequação à língua portuguesa adotou-se os 5 sensos: de utilização, de ordenação, de limpeza, de saúde e autodisciplina.  O Programa 5S será definido na instituição como:  Seiri - Senso de Organização: a arte de descartar fora coisas sem uso; Seiton - Senso de Arrumação: a arte de cada coisa no seu lugar para pronto uso; Seiso - Senso de Limpeza: a arte de tirar não sujar; Seiketsu -Senso de Padroniza

OURILANDIA DO NORTE 2011 - AVENIDA PRINCIPAL

Essa foto mostra como está a Avenida principal de Ourilândia do Norte à noite. Ela foi registrada às 19:23h, horário local e mostra a Av. das Nações, agora iluminada. O registro foi feito pouco antes da Praça das Crianças sentido Tucumã - Ourilândia.  Características da foto: Panasonic ZS-7 Distância focal de 22mm Diafragma em f/4.5 Tempo de exposição de 0,6 segundos Velocidade ISO em 400 Fonte: Fotógrafo Arlindo Carvalho (fotografoarlindocarvalho@yahoo.com.br)

SERRA DOS CARAJÁS, VILA RESIDENCIAL DA VALE, AEROPORTO DE PARAUAPEBAS

A Serra dos Carajás fica localizada no Parque Ecológico de Carajás, na cidade de Parauapebas, Pará. Na serra está localizada a maior mina de ferro a céu aberto do mundo, explorada hoje pela VALE. A mina de ferro de Carajás não é conhecida apenas pelo seu tamanho, mas também pela qualidade do minério de ferro extraído, que é hoje considerado o mais puro do mundo. Para entrar no Parque Ecológico do Carajás é preciso passar pela primeira portaria se identificar e percorrer mais 15 quilômetros para atingir 700 metros acima do nível do mar, o visitante se depara com uma bifurcação no alto da serra. À esquerda está o Núcleo de Carajás, uma pequena vila construída durante o regime militar e onde vivem cerca de seis mil pessoas, a maioria funcionários da Vale. Ao chegar neste núcleo passamos por mais uma portaria, desta vez não precisamos nos cadastrar, mas possui segurança, muitas câmeras e vigia noite e dia. Erguida em meio à floresta, o vilarejo é cercado por uma grade para evitar que bi