Pular para o conteúdo principal

MÃO NA MASSA - MULHER NA CONSTRUÇÃO CIVIL


Mão na massa


Domingo é Dia Internacional da Mulher. E os assuntos que provam as conquistas femininas são vários. Mas é no mercado de trabalho que houve muita evolução. Muitas mulheres, que literalmente arregaçaram as mangas e colocam a mão na massa, provaram que são tão capazes quanto os homens. Será que está dando certo?



Um projeto iniciado em 2007, chamado “Mão na Massa”, capacita mulheres entre 15 e 45 anos para os trabalhos de pedreira, pintora, encanadora e carpinteira. Funciona assim: as mulheres se inscrevem, são selecionadas e começam o curso, que dura seis meses. São quatro meses de aulas teóricas e dois para a prática. Ao fim, elas são encaminhadas para o mercado de trabalho. Essas alunas estão quase se formando. O trabalho é como se fosse um teste final e é feito em instituições sociais.



Outro exemplo de garra é de Danielle de Souza. Ela morava em Cabo Frio, no Rio de Janeiro. Há um ano veio tentar a vida na capital com a filha e começou o curso “Mão na Massa. Teve que alugar uma casa, mas não tinha como pagar o aluguel. Foi ai que veio a proposta da amiga Edlaine. Ela tinha um quarto que funcionava como depósito de objetos e estava caindo aos pedaços. Se Danielle fizesse a obra, teria onde ficar de graça. A casinha é bem pequena, mas Danielle conseguiu, com a obra, reconstruir um lugar agradável de se morar. Piso, parede, parte elétrica e até pintura texturizada no banheiro - um capricho de quem aprendeu direitinho como ser uma pedreira detalhista.




Essa reportagem foi exibida na Rede Globo no programa Mais Você, segundo Ana Maria Braga, esse projeto está sendo extendido para o Estado do Pará.








Comentários

luzfernandes disse…
eu,adorei eu glog monique meu nome é Leci e eu fiz parte da terceira turma
hoje sou uma pessoa mais feliz e com muita foça e vontade,de muda a minha vida! beijos leci fernande mota felipe.
MONIQUE disse…
Oi Leci, adorei seu comentário. Que sua história sirva de lição para milhares de brasileiras!!!!!
Tenha certeza que estarei torcendo por vc, pelo seu sucesso profissional e pessoal. Agora vc ganhou mais uma amiga!!!!!!! Um grande abraço!!!!!
Unknown disse…
amei saber qu existem esse tipo de trabalho eu gostaria de fasser um curso desse como faço?para fazer este culço

Mensagem

Mensagem

Postagens mais visitadas deste blog

PROGRAMA QUALIDADE TOTAL 5 S

O 5S ou  House keeping  é um conjunto de técnicas desenvolvidas no Japão e utilizadas inicialmente pelas donas-de-casa japonesas para envolver todos os membros da família na administração e organização do lar.     No final dos anos 60, quando os industriais japoneses começaram a implantar o sistema de qualidade total (QT) nas suas empresas, perceberam que o 5S seria um programa básico para o sucesso da QT.  O Programa recebeu esse nome devido às iniciais das cinco palavras japonesas que sintetizam as cinco etapas do programa: Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke, mas para a adequação à língua portuguesa adotou-se os 5 sensos: de utilização, de ordenação, de limpeza, de saúde e autodisciplina.  O Programa 5S será definido na instituição como:  Seiri - Senso de Organização: a arte de descartar fora coisas sem uso; Seiton - Senso de Arrumação: a arte de cada coisa no seu lugar para pronto uso; Seiso - Senso de Limpeza: a arte de tirar não sujar; Seiketsu -Senso de Padroniza

OURILANDIA DO NORTE 2011 - AVENIDA PRINCIPAL

Essa foto mostra como está a Avenida principal de Ourilândia do Norte à noite. Ela foi registrada às 19:23h, horário local e mostra a Av. das Nações, agora iluminada. O registro foi feito pouco antes da Praça das Crianças sentido Tucumã - Ourilândia.  Características da foto: Panasonic ZS-7 Distância focal de 22mm Diafragma em f/4.5 Tempo de exposição de 0,6 segundos Velocidade ISO em 400 Fonte: Fotógrafo Arlindo Carvalho (fotografoarlindocarvalho@yahoo.com.br)

SERRA DOS CARAJÁS, VILA RESIDENCIAL DA VALE, AEROPORTO DE PARAUAPEBAS

A Serra dos Carajás fica localizada no Parque Ecológico de Carajás, na cidade de Parauapebas, Pará. Na serra está localizada a maior mina de ferro a céu aberto do mundo, explorada hoje pela VALE. A mina de ferro de Carajás não é conhecida apenas pelo seu tamanho, mas também pela qualidade do minério de ferro extraído, que é hoje considerado o mais puro do mundo. Para entrar no Parque Ecológico do Carajás é preciso passar pela primeira portaria se identificar e percorrer mais 15 quilômetros para atingir 700 metros acima do nível do mar, o visitante se depara com uma bifurcação no alto da serra. À esquerda está o Núcleo de Carajás, uma pequena vila construída durante o regime militar e onde vivem cerca de seis mil pessoas, a maioria funcionários da Vale. Ao chegar neste núcleo passamos por mais uma portaria, desta vez não precisamos nos cadastrar, mas possui segurança, muitas câmeras e vigia noite e dia. Erguida em meio à floresta, o vilarejo é cercado por uma grade para evitar que bi