Pular para o conteúdo principal

Maysa Barreto faleceu. Antes disso, Ana Carolina de Oliveira respondeu à sua carta

Amigos, estou publicando a continuação da história de Maysa Barreto, retirei da revista online Época, Mulher 7x7- Essa história me emocionou muito e é uma lição de vida que vou levar sempre comigo. Não conheci Maysa mas já admiro muito e tenho certeza que neste momento está cumprindo a promessa que fez a Ana Carolina de Oliveira, está cuidando da pequena Isabela Nardoni. Admiro também a reporter Katia Melo, que nos proporcionou essa história, pois nos faz repensar nossa vida, . Parabéns Katia Melo, seu trabalho foi brilhante e impecável.


"Maysa Barreto, 26 anos, pernambucana, faleceu nesta sexta-feira em um hospital em João Pessoa. Seu corpo foi cremado ontem, em Recife. Esperei a autorização da família para noticiar e  assim estou fazendo neste domingo de Páscoa. Quando recebi a carta que ela gostaria de enviar a Ana Carolina, acreditei na possibilidade de que com a sua publicação, Maysa pudesser receber um transplante de medula. Fiquei pensando: o que posso fazer por essa moça?  Por vezes, nós da mídia temos a chance de fazer uma ponte entre quem precisa e quem pode doar. Pedi permissão a Maysa para publicar a carta e ela me deu. Disse apenas para ter o cuidado de não falar em quanto tempo o médico lhe deu de vida. Os médicos lhe deram apenas três meses de vida. E assim eu fiz em respeito à sua dignidade, à sua vontade de viver.



A sua história me emocionou muito e emocionou centenas de brasileiros. Formou-se uma corrente em prol da sobrevivência de Maysa. Muita gente rezou por ela, outros ofereceram serem voluntários para o transplante de medula. Algumas pessoas ainda me ligaram indicando médicos e tratamentos. Mas tudo foi rápido demais. Depois da publicação da carta na quarta-feira 30, Maysa foi internada às pressas e seu estado só foi piorando e ela entrou em estado de coma. A sua irmã Maria Clara, com quem tive contato ainda disse: “que bênçãos que as pessoas estão mandando!”.

Confesso que ainda estou muito tocada. A história de pessoas como Maysa comovem, porque nos trazem a magnitude da vida. Diante delas, nos deparamos com nossa mesquinhez, nossa pequeneza, nossa finitude.  Essa matuta, como ela mesma dizia ser, lembrava a todos que para viver é preciso ter coragem. E fé. Talvez por isso eu tenha me identificado com ela. Na minha apresentação aqui neste blog digo que sou uma Maria ( a da canção de Miltom Nascimento)  que tem a “estranha mania de ter fé na vida”.

Talvez seja esse o sentido da mensagem de Maysa Barreto: coragem e fé.  

Quero dizer que o pedido dela foi feito. Ana Carolina de Oliveira, mãe de Isabella Nardoni,  recebeu a sua carta e a respondeu antes de Maysa partir de vez. Nela, Ana Carolina dizia que se Maysa fosse encontrar sua Isabella que enviasse a ela um grande abraço da mãe.

Precisamos de mais Maysas, mais Ana Carolinas e mais Marias. Nesse mundo tão umbilical, precisamos de seres que nos façam repensar e redimensionar a nossa existência.

Agradeço a todos que tentaram ajudar e em especial à família de Maysa que me confiou a sua história."


Comentários

Anônimo disse…
Não tenho o que dizer...
Triste muito triste, mais linda essa hstória.

Mensagem

Mensagem

Postagens mais visitadas deste blog

PROGRAMA QUALIDADE TOTAL 5 S

O 5S ou  House keeping  é um conjunto de técnicas desenvolvidas no Japão e utilizadas inicialmente pelas donas-de-casa japonesas para envolver todos os membros da família na administração e organização do lar.     No final dos anos 60, quando os industriais japoneses começaram a implantar o sistema de qualidade total (QT) nas suas empresas, perceberam que o 5S seria um programa básico para o sucesso da QT.  O Programa recebeu esse nome devido às iniciais das cinco palavras japonesas que sintetizam as cinco etapas do programa: Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke, mas para a adequação à língua portuguesa adotou-se os 5 sensos: de utilização, de ordenação, de limpeza, de saúde e autodisciplina.  O Programa 5S será definido na instituição como:  Seiri - Senso de Organização: a arte de descartar fora coisas sem uso; Seiton - Senso de Arrumação: a arte de cada coisa no seu lugar para pronto uso; Seiso - Senso de Limpeza: a arte de tirar não sujar; Seiketsu -Senso de Padroniza

OURILANDIA DO NORTE 2011 - AVENIDA PRINCIPAL

Essa foto mostra como está a Avenida principal de Ourilândia do Norte à noite. Ela foi registrada às 19:23h, horário local e mostra a Av. das Nações, agora iluminada. O registro foi feito pouco antes da Praça das Crianças sentido Tucumã - Ourilândia.  Características da foto: Panasonic ZS-7 Distância focal de 22mm Diafragma em f/4.5 Tempo de exposição de 0,6 segundos Velocidade ISO em 400 Fonte: Fotógrafo Arlindo Carvalho (fotografoarlindocarvalho@yahoo.com.br)

SERRA DOS CARAJÁS, VILA RESIDENCIAL DA VALE, AEROPORTO DE PARAUAPEBAS

A Serra dos Carajás fica localizada no Parque Ecológico de Carajás, na cidade de Parauapebas, Pará. Na serra está localizada a maior mina de ferro a céu aberto do mundo, explorada hoje pela VALE. A mina de ferro de Carajás não é conhecida apenas pelo seu tamanho, mas também pela qualidade do minério de ferro extraído, que é hoje considerado o mais puro do mundo. Para entrar no Parque Ecológico do Carajás é preciso passar pela primeira portaria se identificar e percorrer mais 15 quilômetros para atingir 700 metros acima do nível do mar, o visitante se depara com uma bifurcação no alto da serra. À esquerda está o Núcleo de Carajás, uma pequena vila construída durante o regime militar e onde vivem cerca de seis mil pessoas, a maioria funcionários da Vale. Ao chegar neste núcleo passamos por mais uma portaria, desta vez não precisamos nos cadastrar, mas possui segurança, muitas câmeras e vigia noite e dia. Erguida em meio à floresta, o vilarejo é cercado por uma grade para evitar que bi