Pular para o conteúdo principal

PARAUAPEBAS , SERRA DOS CARAJÁS, MINA DO SOSSEGO


A CIDADE



Parauapebas encontra-se a cerca de 700 km de Belém, no Pará. Com cerca de 90 mil habitantes, a cidade é composta por pessoas vindas de diferentes partes do Brasil. São maranhenses, goianos, tocantinenses, mineiros, gaúchos, paulistas, capixabas etc. que migraram para a região em busca de trabalho e de uma vida melhor. 

Cercado por serras de minério de ferro, o município abriga um dos maiores empreendimentos minerais do mundo, o Projeto Carajás, desenvolvido pela Companhia Vale do Rio Doce. 

A exploração de manganês, níquel, cobre, estanho, alumínio e ouro é outra atividade importante para a economia local e nacional. Destacam-se também a crescente atividade agrícola e a exploração da madeira de lei.


O município, onde está localizada a maior província mineral do mundo, Carajás, transformou-se, em razão da execução de projetos e obras estruturantes, num dos mais atrativos do Estado para investimentos privados.

Prefeitura de Parauapebas


















SERRA DOS CARAJÁS

Serra dos Carajás é uma formação vulcano-sedimentar que faz parte do grupo Grão-Pará e está localizada na região central do Estado do Pará. Uma verdadeira “mina de ouro”, a região esconde em suas entranhas minério de ferro, ouro, cobre, zinco, manganêsprata, bauxita, níquel, cromo, estanho e tungstênio  em quantidades ainda desconhecidas e que fizeram da “Província Mineral de Carajás” uma das regiões mais ricas em minérios do mundo.








Comentários

Anônimo disse…
acho que a foto que vem depois da aroeira é da mina de Igarapé Bahia, que encerrou as atividades em 2003.
Anônimo disse…
parabéns pelas suas belas fotos.
MONIQUE disse…
Bom dia amigo, obrigada pelo esclarecimento. Como essa postagem foi um presentinho de um internauta que acompanha o blog eu não tenho certeza quanto a foto, mas na dúvida vou retirá-la provisoriamente até conseguir esclarecer melhor. Valeu e continue acompanhando nossas postagens.
Unknown disse…
sou jurandy de pio12- maranhao parabens pelas fotos sou fA da vale e sonho um dia fazer parte da vale e qeria ti da parabens pelo blog ta massa ta bju a coloca mas fotos da da mina ta bju.....
MONIQUE disse…
Obrigada Jurandy pela visita ao BLOG. Atualmente estamos em MG, dependendo portanto de amigos paraenses para me enviar fotos. Mas assim que receber mais fotos vou postar sim. Abraços.
Anônimo disse…
Bom dia Monique, adorei conheçer um pouco,da serra dos Carajas. Sou da cidade de Castanhal e mudei pra essa cidade há pouco tempo, e confesso me encantei

Mensagem

Mensagem

Postagens mais visitadas deste blog

PROGRAMA QUALIDADE TOTAL 5 S

O 5S ou  House keeping  é um conjunto de técnicas desenvolvidas no Japão e utilizadas inicialmente pelas donas-de-casa japonesas para envolver todos os membros da família na administração e organização do lar.     No final dos anos 60, quando os industriais japoneses começaram a implantar o sistema de qualidade total (QT) nas suas empresas, perceberam que o 5S seria um programa básico para o sucesso da QT.  O Programa recebeu esse nome devido às iniciais das cinco palavras japonesas que sintetizam as cinco etapas do programa: Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke, mas para a adequação à língua portuguesa adotou-se os 5 sensos: de utilização, de ordenação, de limpeza, de saúde e autodisciplina.  O Programa 5S será definido na instituição como:  Seiri - Senso de Organização: a arte de descartar fora coisas sem uso; Seiton - Senso de Arrumação: a arte de cada coisa no seu lugar para pronto uso; Seiso - Senso de Limpeza: a arte de tirar não sujar; Seiketsu -Senso de Padroniza

OURILANDIA DO NORTE 2011 - AVENIDA PRINCIPAL

Essa foto mostra como está a Avenida principal de Ourilândia do Norte à noite. Ela foi registrada às 19:23h, horário local e mostra a Av. das Nações, agora iluminada. O registro foi feito pouco antes da Praça das Crianças sentido Tucumã - Ourilândia.  Características da foto: Panasonic ZS-7 Distância focal de 22mm Diafragma em f/4.5 Tempo de exposição de 0,6 segundos Velocidade ISO em 400 Fonte: Fotógrafo Arlindo Carvalho (fotografoarlindocarvalho@yahoo.com.br)

SERRA DOS CARAJÁS, VILA RESIDENCIAL DA VALE, AEROPORTO DE PARAUAPEBAS

A Serra dos Carajás fica localizada no Parque Ecológico de Carajás, na cidade de Parauapebas, Pará. Na serra está localizada a maior mina de ferro a céu aberto do mundo, explorada hoje pela VALE. A mina de ferro de Carajás não é conhecida apenas pelo seu tamanho, mas também pela qualidade do minério de ferro extraído, que é hoje considerado o mais puro do mundo. Para entrar no Parque Ecológico do Carajás é preciso passar pela primeira portaria se identificar e percorrer mais 15 quilômetros para atingir 700 metros acima do nível do mar, o visitante se depara com uma bifurcação no alto da serra. À esquerda está o Núcleo de Carajás, uma pequena vila construída durante o regime militar e onde vivem cerca de seis mil pessoas, a maioria funcionários da Vale. Ao chegar neste núcleo passamos por mais uma portaria, desta vez não precisamos nos cadastrar, mas possui segurança, muitas câmeras e vigia noite e dia. Erguida em meio à floresta, o vilarejo é cercado por uma grade para evitar que bi