Pular para o conteúdo principal

OBRA 276 - MIP/ MONTACALM - MARABÁ - AQUIRI - FLORESTA TAPIRAPÉ AQUIRI

Fonte: Jornal  Informativo MIP  - ano03 - n.10  - Julho, Agosto e  Setembro de 2010

Localizado no interior da reserva florestal Tapirapé  Aquiri em Marabá no Pará o Projeto Salobo possui a maior jazida de cobre já descoberta no Brasil e em fase de implantação. Tem seu Star-up previsto para o segundo semestre de 2011. O Consórcio Mip Montcalm está presente no projeto e tem como um dos seus maiores desafios a montagem do TCLD - Transportador tubular de longa distancia - que representa 24% do avanço da obra.

Fabricado pela empresa Tecnometal, segundo a revista Inmine, esse transportador é o único em sua categoria oferecendo solução técnica que leva consideração o relevo acidentado da planta. O transportador realizará curvas horizontais e verticais, com baixo impacto ao meio ambiente, uma vez que o minério será transportado no interior da correia tubular, com uma capacidade limite de 4587 toneladas/hora a uma distância horizontal de 1659 metros com desnível de 184 metros.

Graças a equipe formada por profissionais da engenharia e supervisão especializada de ambas as empresas, o Consórcio vem conseguindo imprimir avanços significativos na montagem, atingindo no término do mês de setembro de 2010 avanço de 25%.

  
Floresta Nacional do Tapirapé-Aquirí

A Floresta Nacional do Tapirapé-Aquirí está situada em sua maior parte no município de Marabá (PA) e uma porção menor no município de São Félix do Xingu. Geologicamente, a área da Flona do Tapirapé-Aquirí é parte integrante da Província Mineral de Carajás, estando inserida na Plataforma Amazônica, onde se destaca um conjunto de rochas pré-cambrianas fortemente dobradas e falhadas, denominada Serra dos Carajás, cuja altitude média é de cerca de 700 metros, sendo os topos residuais aplainados e o relevo intensamente dissecado por vales encaixados (Radambrasil, 1974). 

O clima da região, segundo a classificação de Köppen, pode ser enquadrado no tipo Awi, tropical chuvoso com seca de inverno, com precipitações anuais entre 2.000 e 2.400 mm e temperatura mensal sempre acima de 18 C. A região apresenta o período de estiagem com cinco meses consecutivos, de junho a outubro. Cerca de 87% da área da Flona do Tapirapé-Aquirí é coberta pela Floresta Ombrófila Aberta, 12% pela Floresta Ombrófila Densa, incluindo as áreas aluviais associadas aos cursos d'águas, mais uma pequena parte de áreas antropizadas.

(Fonte: ROLIM, S. G.; COUTO, H. T. Z. Do; JESUS, R. M. de ; FRANÇA , J. T. Modelos volumétricos para a Floresta Nacional do Tapirapé-Aquirí, Serra dos Carajás (PA). Acta Amaz.vol. 36no.1 Manaus Jan./Mar. 2006).

A Floresta Nacional (Flona) do Tapirapé-Aquiri, foi criada pelo Decreto n 97.720, de 05 de maio de 1989, com área oficial de 190.000 hectares, nos municípios de Marabá e São Félix do Xingu, margem esquerda do rio Itacaiúnas. 

Atividades: Extrativismo Coleta de Castanhas do Pará para comercialização e caça de subsistência pela comunidade indígena Xicrin do Cateté.

Fiscalização Realizada pelo IBAMA auxiliado através de convênio com a CVRD para atividades de proteção e fiscalização nos limites da UC. Pesquisa Mineral Pesquisas realizadas pela Salobo Metais (CVRD) em área de ocorrência de cobre.

Clima tropical chuvoso com seca de inverno, com precipitações anuais entre 2.000 e 2.400 mm e temperatura mensal sempre acima de 18°C. A região apresenta o período de estiagem com cinco meses consecutivos, de junho a outubro.

Geologia: As rochas da região apresentam-se dobradas em estilos diferentes, falhadas e metamorfizadas em graus variáveis. A seqüência de rochas mais importante da Floresta Nacional do Tapirapé-Aquiri corresponde a uma seqüência clasto-química com Formações Ferríferas Bandadas, a qual abriga os depósitos de Cu-Au-Ag-Mo, denominada Grupo Igarapé Salobo. O Sinclinório de Carajás é o principal produto desta fase orogênica, e os múltiplos eventos geológicos na região são responsáveis pelas condições que possibilitaram as ocorrências e jazidas de importantes recursos minerais hoje conhecidos nesta área, que convencionou-se denominar Província Mineral de Carajás.

Hidrologia: A área da Floresta Nacional do Tapirapé-Aquiri é banhada em toda sua porção oriental pela bacia do rio Itacaiúnas. Os principais rios que drenam a área compõem a bacia do rio Itacaiúnas, e são: rio Aquiri, rio Cinzento e rio Salobo (bacia com área de 235,52 Km2), cujas nascentes estão situadas nas encostas da Serra dos Carajás, na porção sul da Floresta Nacional e na Serra do Cinzento, ao norte, a uma altitude média de 600 - 650 m.

Vegetação: A Floresta Nacional do Tapirapé-Aquiri localiza-se na grande Região Amazônica, que tem a maior e mais rica formação florestal do planeta, tanto em extensão como em variedade de espécies vegetais e animais, condicionada pelo clima equatorial úmido.

Integrando a porção final de uma região conhecida geormorfologicamente como Serra dos Carajás, caracterizada por relevo formado por topos residuais aplainados e intensamente dissecado por vales encaixados, a Floresta Nacional do Tapirapé-Aquiri é coberta, em mais da metade de sua área (56%), por uma formação vegetal composta pela associação de Floresta Ombrófila Aberta Submontana (50%) com Palmeiras; Floresta Ombrófila Densa Submontana (30%) e Floresta Ombrófila Aluvial (20%).

(Fonte: Plano de Manejo para uso múltiplo da Floresta Nacional do Tapirapé-Aquiri / Companhia Vale do Rio Doce/IBAMA Setembro de 2006).



                             

Fonte (fotos) : http://mosaicocarajas.webng.com/tapirapeaquiri/FlonaTapirapeAquiriprincipal.html e http://br.viarural.com/servicos/turismo/reservas-biologicas/reserva-biologica-de-tapirape/default.htm

Comentários

Anônimo disse…
ei espero muito dessa obra principalmente dinheiro com muita hora extra.......
Anônimo disse…
oi monique parabens pelo seu comentario,em breve estarei conhecendo as aventuras da obra de SALOBO,será um prazer enorme compartilhar dessa historia de muita tecnologia e avanço industrial para essa região.Atualmente estou em OURILANDIA DO NORTE,mas as chances de ir pra SALOBO são 99% a cada mil. e eu epero muito deste novo empreendimento.abraços.
Anônimo disse…
gostaria de uma oportunidade de trabalhar nesta grandiosa empresa.sou eletricista força e controle.e estou a procura de emprego.FONE:(91)88779029
Anônimo disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse…
Gostaria de saber como faço para ter uma oportunidade de emprego na área ambiental nesta conceituada empresa....
Unknown disse…
no Site da Empresa MIP (www.mip.com.br) tem o formulário para cadastro e o email do RH para envio de currículos rh@mip.com.br e o tel do RH- 31 3036-5448
Boa sorte!!!
Unknown disse…
Qual é o Código telefônico da Área?
Unknown disse…
Boa noite Erickson Souza

O Código de área é 094
Anônimo disse…
oi gostaria de saber qual o número do telefone do escritório em marabá?
Unknown disse…
Bom dia, eu não tenho o numero de Marabá mas no site da MIP você tem acesso aos números de BH e com certeza poderão te informar o do escritório de Marabá. http://www.mip.com.br/portal/
Anônimo disse…
Muito interessante seu blog Monique, gostei... Trabalhei no Salobo Metais prestando serviços pelo Consórcio MipMontcalm!!!
Parabéns Monique ;)

Mensagem

Mensagem

Postagens mais visitadas deste blog

PROGRAMA QUALIDADE TOTAL 5 S

O 5S ou  House keeping  é um conjunto de técnicas desenvolvidas no Japão e utilizadas inicialmente pelas donas-de-casa japonesas para envolver todos os membros da família na administração e organização do lar.     No final dos anos 60, quando os industriais japoneses começaram a implantar o sistema de qualidade total (QT) nas suas empresas, perceberam que o 5S seria um programa básico para o sucesso da QT.  O Programa recebeu esse nome devido às iniciais das cinco palavras japonesas que sintetizam as cinco etapas do programa: Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke, mas para a adequação à língua portuguesa adotou-se os 5 sensos: de utilização, de ordenação, de limpeza, de saúde e autodisciplina.  O Programa 5S será definido na instituição como:  Seiri - Senso de Organização: a arte de descartar fora coisas sem uso; Seiton - Senso de Arrumação: a arte de cada coisa no seu lugar para pronto uso; Seiso - Senso de Limpeza: a arte de tirar não sujar; Seiketsu -Senso de Padroniza

OURILANDIA DO NORTE 2011 - AVENIDA PRINCIPAL

Essa foto mostra como está a Avenida principal de Ourilândia do Norte à noite. Ela foi registrada às 19:23h, horário local e mostra a Av. das Nações, agora iluminada. O registro foi feito pouco antes da Praça das Crianças sentido Tucumã - Ourilândia.  Características da foto: Panasonic ZS-7 Distância focal de 22mm Diafragma em f/4.5 Tempo de exposição de 0,6 segundos Velocidade ISO em 400 Fonte: Fotógrafo Arlindo Carvalho (fotografoarlindocarvalho@yahoo.com.br)

SERRA DOS CARAJÁS, VILA RESIDENCIAL DA VALE, AEROPORTO DE PARAUAPEBAS

A Serra dos Carajás fica localizada no Parque Ecológico de Carajás, na cidade de Parauapebas, Pará. Na serra está localizada a maior mina de ferro a céu aberto do mundo, explorada hoje pela VALE. A mina de ferro de Carajás não é conhecida apenas pelo seu tamanho, mas também pela qualidade do minério de ferro extraído, que é hoje considerado o mais puro do mundo. Para entrar no Parque Ecológico do Carajás é preciso passar pela primeira portaria se identificar e percorrer mais 15 quilômetros para atingir 700 metros acima do nível do mar, o visitante se depara com uma bifurcação no alto da serra. À esquerda está o Núcleo de Carajás, uma pequena vila construída durante o regime militar e onde vivem cerca de seis mil pessoas, a maioria funcionários da Vale. Ao chegar neste núcleo passamos por mais uma portaria, desta vez não precisamos nos cadastrar, mas possui segurança, muitas câmeras e vigia noite e dia. Erguida em meio à floresta, o vilarejo é cercado por uma grade para evitar que bi