Pular para o conteúdo principal

AÇAÍ - A PÉROLA DA AMAZÔNIA

Amigos, quando eu morei no Pará, outra coisa interessante que conheci lá foi uma frutinha muito simpática chamada Açaí. E como é apreciada. Em Ourilandia o que não faltava eram especiarias feitas da fruta. Sorvete, picolé, creme, suco, etc. As pessoas utilizam também nos pratos típicos, teve até pessoas que me disseram que o gostoso mesmo é a polpa da fruta com farinha...

Ontem nós saímos para comer pizza aqui em Paracatu, nossa família e duas familias de amigos que trabalham na empresa junto com o Alair, foi uma delícia, uma noite maravilhosa. Além das crianças estavam também o Katity e que teve a companhia de um amiguinho o Ispaic (um poodle Toy lindo, do Leonardo). Já o outro casal que é paraense também tem uma poodle toy, mas ficou em casa. Numa outra oportunidade vou colocar as fotos para vocês. Mas continuando, esse casal é paraense, então não podia faltar a mesa o assunto Açaí. Pensando nisso hoje deixo aqui uma homenagem aos novos amigos, uma pesquisa sobre essa frutinha muito gostosa.


Pequeno, redondo e de cor azul-noite, quase negro, o açaí pode ser considerado a pérola da Amazônia. O açaizeiro faz parte da família das palmáceas. Esta palmeira brasileira é uma planta que se desenvolve próxima aos ribeirões, rios, igapó, várzea e nas matas de terra firme, e com menos freqüência, em terrenos mais afastados e locais pantanosos. Ocorre predominantemente na região Norte, principalmente nos estados do Pará, Amapá, Maranhão e Tocantins. Palmeira delgada e alta que pode atingir uma altura de 20 a 25 metros. O açaizeiro apresenta farta perfilhação e alcança, no estado nativo, a 20 palmeiras por "touceira" (das quais pelo menos três em produção). Produz, cada uma, entre 6 e 8 cachos com 2,5 kg cada um, representando de 15 a 20 quilos de frutos por palmeira (em duas safras) e de 12 a 25 toneladas de frutos/ha/ano. Os troncos são lisos, roliços, longos, de cor clara, sem espinhos.

A palmeira do açaí apresenta folhas grandes, compridas e recortadas em tiras, de cor verde-escura, atingindo até 2 metros de comprimento. As folhas são usadas na cobertura das casas. Cachos de flores miúdas amarelas, surgem predominantemente de setembro a janeiro, podendo aparecer quase o ano todo.  Frutos pequeninos, redondos, roxos, quase pretos agrupados em cachos pendentes. Tem um caroço grande, e muito pouca polpa.  O fruto é colhido subindo-se na palmeira com o auxílio de um trançado de folha amarrado aos pés - a peconha. Fructificação de outubro a janeiro.

Estudos revelam que a polpa de Açaí da Amazônia contém:


 - Uma formidável concentração de antioxidantes que ajudam a combater o envelhecimento prematuro, contendo um volume 10-30 vezes maior de antocianinas (antioxidantes roxos) se comparado ao vinho tinto.
 - A antocianina é conhecida por suas potentes propriedades terapêuticas entre os quais inclui-se o tratamento de retinopatia diabética e de doença fibrocística da mama em seres humanos. Entre os potenciais efeitos fisiológicos das antocianinas incluem-se agentes radioprotetores, químioprotetores, vasoprotetores e antiinflamatórios.
 - A principal antocianina no Açaí é a cianidina-3 glucosídeo. A cianidina-3 - glucosídeo é comprovadamente 3.5 vezes mais forte do que Trolox (análogo da vitamina E).
 - Uma sinergia de gorduras monoinsaturadas (saudáveis), fibras alimentares e fitoesteróis, que contribuem para o sistema cardiovascular e a saúde do trato digestivo.
 - Um complexo essencial quase perfeito de aminoácidos juntamente com valiosas substâncias minerais, vitais à adequada contração e regeneração musculares. 
 - Fitoesteróis valiosos. Os Esteróies são componentes de membranas de células vegetais que oferecem inúmeros benefícios ao organismo humano, entre eles, a redução da colesterolemia.
 - Os esteróis vem atualmente sendo usados no tratamento de sintomas associados à hiperplasia benigna da próstata. Provas preliminares sugerem que beta-sitosterol (o esterol predominante no Açaí) possa ajudar na prevenção da fraqueza imunológica resultante de grave estresse físico. Boa fonte de fibras, o açaí contém 2.0 gramas de fibra alimentar em uma porção.
 - As fibras promovem um sistema digestivo saudável. Acredita-se que o baixo teor de fibras na dieta americana seja fator que contribui para a alta incidência de câncer e de doenças cardíacas. Fibras solúveis podem ajudar a reduzir o colesterol sangüíneo; e acredita-se que fibras insolúveis possam ajudar a reduzir o risco de desenvolvimento de certos tipos de câncer.  - 60% Oléico (Ômega 9), ácido graxo monoinsaturado essencial, que auxilia na redução dos níveis do LDL (colesterol ruim) enquanto mantém os do HDL (colesterol bom). 12% Linoléico (Ômega 6), ácido graxo poliinsaturado essencial, que comprovadamente reduz os níveis tanto do LDL quanto do HDL.
 - Ácidos graxos ajudam no transporte e absorção de vitaminas lipossolúveis, i.e., Vitaminas A, E, D, e K . A taxa de ácido graxo do Açaí assemelha-se à do azeite de oliva, a qual se acredita seja um fator que contribui para a baixa incidência de doença coronariana nas populações mediterrâneas.
Do site : Amazon Mania


RECEITAS COM AÇAI

AÇAÍ NA TIGELA

400 gr de açaí 
2 unidade(s) de banana 
60 gr de granola 
5 colher(es) (sopa) de xarope de guaraná 

Leve todos os ingredientes ao liqüidificador. Bata até formar um creme homogêneo. Sirva em uma tigela e polvilhe a granola. Dica: a banana pode ser substituída por outras frutas, como por exemplo, mamão papaya e abacate. Além disso, para acompanhar, pode-se optar por aveia ou tapioca; o xarope de guaraná pode ser encontrado em lojas de produtos naturais.


PUDIM DE AÇAÍ
1 xícara(s) (chá) de açúcar 
1/2 xícara(s) (chá) de água
Em uma panela de fundo largo, coloque o açúcar. Leve ao fogo baixo, deixando derreter suavemente. Quando estiver bem dourado, junte a água fervente e mexa com uma colher de pau. Deixe ferver até dissolver os torrões de açúcar. Forre uma forma com furo central (19 cm de diâmetro) com esta calda e reserve.

Pudim

1 lata(s) de leite condensado Mococa 
250 gr de açaí 
4 unidade(s) de ovo 
1 colher(es) (chá) de suco de limão 

Pudim
Em uma tigela ou no liqüidificador, misture o leite condensado, o açaí e os ovos até que a mistura fique homogênea. Não há necessidade de bater muito. 
Despeje na fôrma caramelizada. Cubra a forma com papel de alumínio e asse em banho-maria em forno médio (180ºC), por cerca de 1 hora e 30 minutos. 
Depois de frio, leve para gelar por cerca de 6 horas. Desenforme e sirva.

MOUSE DE AÇAÍ

2 litro(s) de polpa de açaí 
3 xícara(s) (chá) de açúcar 
10 unidade(s) de gema de ovo 
40 gr de gelatina incolor sem sabor 
1 xícara(s) (café) de água 
quanto baste de tapioca granulada 

Numa tigela, bate o açaí com 3 xícaras de chá de açúcar. Em outra tigela, bate asgemas com 10 colheres de sopa de açúcar até obter um creme claro. À parte, dissolva a gelatina na água e leve ao fogo, mexendo até derreter completamente. Junte ao açaí batido o creme de gemas e a gelatina dissolvida e misture bem. Despeje em uma forma para pudim e leve ao congelador até ficar firme. Para servir, desenforme a mousse e decore com tapioca.

Dica: Faça a mousse na véspera para dar tempo de congelar bem. Se preferir, acompanhe com merengue preparado da seguinte forma: bata seis claras em neve, misture três xícaras de chá de açúcar, leve ao banho-maria e bate até obter consistência firme. 



FILÉ NATURAL AO MOLHO DE AÇAÍ

Ingredientes 

Bife de Soja
- 250 g de PVT (proteína vegetal texturizada) moída 
- 100 g de farinha de trigo integral 
- 100 g de farinha de trigo especial 
- 1 xícara (chá) de cheiro verde
- 2 dentes de alho socados 
- 1 colher (sopa) de missô 

Molho de Açaí 
- 100 g de polpa de açaí 
- 1 colher (sopa) de leite de soja em pó
- 1 colher (sopa) de farinha de aveia 
- 2 colheres (sopa) de shoyu 

Modo de Preparo
Para o bife de soja, hidrate o PVT deixando de molho em água por cerca de 15 minutos (trocando de água uma vez). Em seguida, escorra e esprema bem, para retirar o excesso de água. Numa tigela, junte o pvt preparado, as farinhas, o cheiro verde, o alho e o missô. Misture bem com as mãos, até formar uma massa. Modele os bifes e asse em assadeira untada com azeite por cerca de 20 minutos. Para o molho, junte todos os ingredientes numa panela. Leve ao fogo brando e deixe reduzir rapidamente, até formar um molho cremoso. Sirva o bife regado com o molho. Acompanhe com arroz integral com ervas e batata sautè. Decore o prato com pepino japonês e um raminho de cebolinha.

Observação
- O PVT também pode ser encontrado com o nome PTS (proteína texturizada de soja). 




FRANGO GRELHADO AO MOLHO DE AÇAÍ


600g de filé de peito de frango
desossado
Sal a gosto
Pimenta-do-reino preta e outros condimentos a gosto
1 colher de chá de amido de milho
1 xícara de chá de vinho branco
4 colheres de sopa de açaí
tomilho a gosto
4 colheres de creme de leite de soja
frango


Tempere o frango com sal e pimenta. Aqueça um frigideira anti-aderente e grelhe os filés. Retire os filés e reserve. Misture o vinho e o amido de milho e leve à frigideira. Adicione a polpa de açaí e espere começar a engrossar. Em seguida, adicione o creme de leite de soja e desligue o fogo. Mexa e sirva com os filés de frango reservados.


PATO NO AÇAÍ

PATO CONFIT
4 coxas e 4 peitos de pato
300 g de sal grosso
400 g de banha de porco ou o quanto baste para cobrir o pato
3 dentes de alho
1 ramo de tomilho
2 folhas de louro
Grãos de pimenta amassados a gosto

MOLHO DE AÇAÍ
800 ml de suco de açaí
2 colheres (sopa) de vinagre balsâmico
3 dentes de alho amassados
Coxas e peitos do pato confit
200 ml de creme de leite fresco
50 g de bacon defumado picado
Coentro a gosto
1 pitada de açúcar
Sal e pimenta-malagueta picada a gosto

MONTAGEM
Pupunha cozida, minicebolas, dentes de alho com casca, nirá, tudo temperado com sal e puxado na manteiga.
Tiras de bacon 
Ramos de alecrim

PATO CONFIT
• Coloque as coxas e os peitos de pato no sal grosso, de um dia para o outro. Retire o sal e lave a carne.
• Numa panela, aqueça a banha e junte os pedaços de pato. Coloque os demais ingredientes e cozinhe em fogo brando por aproximadamente 2 horas.
• Para guardar, mantenha o pato dentro da própria banha.

MOLHO DE AÇAÍ
• Numa panela, ferva o suco de açaí com o balsâmico e o alho amassado.
• Junte o pato e cozinhe até o caldo reduzir a 3/4 do volume inicial.
• Retire o pato e reserve.
• Junte ao molho o creme de leite e o bacon. Deixe ferver e tempere com coentro, açúcar, sal e pimenta. 

MONTAGEM
• Coloque o pato nos pratos e regue com o molho. Acrescente os vegetais e decore com o bacon e o alecrim.

Receita executada pelo chef Claude Troisgros, em homenagem ao Restaurante Roanne, SP


PÃO DE AÇAÍ
 
02 ovos
20 gr de sal
60 gr de leite em pó
60 gr de açúcar
150 ml de água
400 ml de polpa de açaí
1 kg de farinha de trigo
30 gr de fermento biológico
60 gr de manteiga

Bata os ovos, o sal, o leite em pó, o açúcar, a água e o açaí. Acrescente o fermento biológico e a manteiga e misture bem. Adicione a farinha de trigo e sove bem. Cubra e deixe crescer até dobrar de volume. Modele e deixe crescer novamente. Asse em forno pré-aquecido a 180ºC até que, se enfiando um palito, este saia seco.

Comentários

Anônimo disse…
Monique, se vc quizer pode visitar o meu orkut. elisayoko@yahoo.com.br ( Belém, cidade das mangueiras )
Paulo Santos disse…
Atenção se você Eliza voltar a acessar este blogue, por favor ligue para o numero 3266-2877. O Angelini perdeu o seu contato e depois de muitos anos gostaria de falar com você.
lisayoko@yahoo.com.br

Mensagem

Mensagem

Postagens mais visitadas deste blog

PROGRAMA QUALIDADE TOTAL 5 S

O 5S ou  House keeping  é um conjunto de técnicas desenvolvidas no Japão e utilizadas inicialmente pelas donas-de-casa japonesas para envolver todos os membros da família na administração e organização do lar.     No final dos anos 60, quando os industriais japoneses começaram a implantar o sistema de qualidade total (QT) nas suas empresas, perceberam que o 5S seria um programa básico para o sucesso da QT.  O Programa recebeu esse nome devido às iniciais das cinco palavras japonesas que sintetizam as cinco etapas do programa: Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke, mas para a adequação à língua portuguesa adotou-se os 5 sensos: de utilização, de ordenação, de limpeza, de saúde e autodisciplina.  O Programa 5S será definido na instituição como:  Seiri - Senso de Organização: a arte de descartar fora coisas sem uso; Seiton - Senso de Arrumação: a arte de cada coisa no seu lugar para pronto uso; Seiso - Senso de Limpeza: a arte de tirar não sujar; Seiketsu -Senso de Padroniza

OURILANDIA DO NORTE 2011 - AVENIDA PRINCIPAL

Essa foto mostra como está a Avenida principal de Ourilândia do Norte à noite. Ela foi registrada às 19:23h, horário local e mostra a Av. das Nações, agora iluminada. O registro foi feito pouco antes da Praça das Crianças sentido Tucumã - Ourilândia.  Características da foto: Panasonic ZS-7 Distância focal de 22mm Diafragma em f/4.5 Tempo de exposição de 0,6 segundos Velocidade ISO em 400 Fonte: Fotógrafo Arlindo Carvalho (fotografoarlindocarvalho@yahoo.com.br)

SERRA DOS CARAJÁS, VILA RESIDENCIAL DA VALE, AEROPORTO DE PARAUAPEBAS

A Serra dos Carajás fica localizada no Parque Ecológico de Carajás, na cidade de Parauapebas, Pará. Na serra está localizada a maior mina de ferro a céu aberto do mundo, explorada hoje pela VALE. A mina de ferro de Carajás não é conhecida apenas pelo seu tamanho, mas também pela qualidade do minério de ferro extraído, que é hoje considerado o mais puro do mundo. Para entrar no Parque Ecológico do Carajás é preciso passar pela primeira portaria se identificar e percorrer mais 15 quilômetros para atingir 700 metros acima do nível do mar, o visitante se depara com uma bifurcação no alto da serra. À esquerda está o Núcleo de Carajás, uma pequena vila construída durante o regime militar e onde vivem cerca de seis mil pessoas, a maioria funcionários da Vale. Ao chegar neste núcleo passamos por mais uma portaria, desta vez não precisamos nos cadastrar, mas possui segurança, muitas câmeras e vigia noite e dia. Erguida em meio à floresta, o vilarejo é cercado por uma grade para evitar que bi